EDP lucra 4400 euros por hora com benefícios fiscais

Tiago Petinga / Lusa

O presidente da EDP, António Mexia

A EDP está entre as empresas que mais ganharam com os benefícios fiscais atribuídos pelo Estado no ano de 2016, com um valor que representa cerca de 4400 euros por hora.

O secretário de Estado dos Assuntos Fiscais anunciou que o Governo vai rever o estatuto dos benefícios fiscais, a breve prazo, com o intuito de acabar com alguns deles.

Ora, feitas as contas, a EDP foi o grupo privado que mais benefícios fiscais obteve em 2016, chegando ao patamar dos 38 milhões de euros. Um valor que dá “4400 euros por hora” em ganhos fiscais, avança o Expresso.

O semanário realça que a maior parte dos benefícios obtidos pela EDP junto do Fisco resultam da isenção do Imposto sobre os Produtos Petrolíferos e Energéticos (ISP) que é aplicado na produção de electricidade.

Este é precisamente um dos benefícios fiscais que o Governo pretende reavaliar, conforme está registado no Orçamento de Estado para 2018 (OE2018). O documento menciona o objectivo de “descarbonização da economia nacional”, salientando o interesse em “reduzir os incentivos fiscais aos combustíveis fósseis” e em “reavaliar a taxa de carbono”, tal como destacava o Público em Outubro de 2017.

O OE2018 especifica concretamente a intenção de “eliminação das isenções do ISP à produção de electricidade a partir do carvão“, citava ainda o jornal.

Assim, as centrais eléctricas a carvão deverão deixar de estar isentas do referido imposto.

ZAP //

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. «Assim, as centrais eléctricas a carvão deverão deixar de estar isentas do referido imposto», lê-se.
    Ora, daqui se deduz facilmente que poluir tem sido vantajoso. Como é que isto é possível?
    Mas o Mexia, habituado a mexer-se bem, não vai deixar de continuar a fazê-lo. Se o deixarem, claro está.

  2. Não entendo isto! O privado quer ser público em alguns aspectos e o público quer ser privado também em alguns aspectos! Está tudo louco!Só mesmo neste país….lol

  3. lucram tanto e ainda se paga a luz ao preço mais caro da europa
    deve ser para pagar os salarios dos chulos que estao à frente da empresa

  4. + Dividendos para o acionista chinez (+ de 600 milhões o ano passado). Eu já mudei de fornecedor
    e a estou pensar em deixar simplesmente de votar.

  5. coitados da edp….. devem ser considerados sem abrigo ou equiparados, bem faz a geringonça em os proteger, apesar de nao terem sido votados para governar receberam a bençao de marcelo e da quadrilha organizada para estorquir os portugueses sem dor . parabens!!!! e como a edp deve haver milhares de situaçoes identicas…. mas no fundo no fundo o que quer a geringonça com o fim dos beneficos fiscais e penalizar aqueles que nao se ajoelham a seus pes, nem vendem a alma ao diabo….

RESPONDER

Milhares de manifestantes impedem abertura do parlamento do Líbano

Milhares de manifestantes bloquearam esta terça-feira os acessos ao parlamento do Líbano, obrigando a adiar novamente a análise de várias leis, como a que prevê uma amnistia a quem tem impostos em dívida, contestada por …

Huawei quer implementar 5G no Brasil

O Presidente do Brasil afirmou na segunda-feira que a gigante das telecomunicações chinesa Huawei pretende instalar a tecnologia de quinta geração (5G) no país, mas rejeitou que tenha sido feita uma proposta. O anúncio foi feito …

Benfica lança OPA para controlar SAD. Ações valorizam 70%

As ações da Benfica SAD estavam a valorizar 70%, para os 4,70 euros, um dia depois da Sport Lisboa e Benfica SGPS ter lançado uma Oferta Pública de Aquisição (OPA) sobre 28,067% do capital da …

Califórnia processa empresa por promover cigarros eletrónicos com sabores para atrair jovens

A Califórnia, nos Estados Unidos (EUA), abriu na segunda-feira um processo contra a Juul, marca líder de cigarros eletrónicos, acusando-a de desenvolver uma estratégia de marketing focada na conquista de menores de idade para adquirir …

Luis Enrique volta a assumir o comando da seleção espanhola

O treinador vai reassumir as funções de selecionador de futebol de Espanha, que deixou para acompanhar a doença da filha, que faleceu em agosto com um cancro ósseo. Luis Enrique, de 49 anos, regressa aos comandos …

Governo suspendeu 18 obras na ferrovia consideradas prioritárias

A Infraestruturas de Portugal (IP) adiou e/ou atrasou ou 18 obras do setor ferroviário que estavam contemplados no programa Ferrovia 2020 e eram consideradas prioritárias. De acordo com o Jornal de Notícias, que avança a notícia …

Suspeito do roubo das pistolas Glock implicou Direcção da PSP (mas nunca foi interrogado sobre isso)

O polícia que está acusado do roubo das pistolas Glock da PSP insinuou, em conversas telefónicas, que haveria chefias da Direcção Nacional desta força policial envolvidas na prática do crime. Apesar disso, nunca terá sido …

O Natal traz emoções fortes. Viva-as intensamente

Quando o tempo frio faz as suas primeiras aparições, quase imediatamente alguém afirma “não tarda nada estamos no Natal”. De facto, a quadra natalícia é o grande prémio de consolação do Inverno: o motivo pelo qual …

Estádio para os Jogos Olímpicos concluído antes da data prevista

O estádio Nacional Japonês, sede dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio de 2020, está concluído, a um mês da estreia oficial, informou esta terça-feira o organismo proprietário do complexo. De acordo com o Conselho de …

Suécia deixa cair investigação de violação contra Julian Assange

O Ministério Público sueco deixou cair a investigação de um caso de violação alegadamente cometido por Julian Assange, fundador do WikiLeaks, em 2010. "O Diretor Adjunto do Ministério Público, Eva-Marie Persson, decidiu hoje [terça-feira] descontinuar a …