EDP lucra 4400 euros por hora com benefícios fiscais

Tiago Petinga / Lusa

O presidente da EDP, António Mexia

A EDP está entre as empresas que mais ganharam com os benefícios fiscais atribuídos pelo Estado no ano de 2016, com um valor que representa cerca de 4400 euros por hora.

O secretário de Estado dos Assuntos Fiscais anunciou que o Governo vai rever o estatuto dos benefícios fiscais, a breve prazo, com o intuito de acabar com alguns deles.

Ora, feitas as contas, a EDP foi o grupo privado que mais benefícios fiscais obteve em 2016, chegando ao patamar dos 38 milhões de euros. Um valor que dá “4400 euros por hora” em ganhos fiscais, avança o Expresso.

O semanário realça que a maior parte dos benefícios obtidos pela EDP junto do Fisco resultam da isenção do Imposto sobre os Produtos Petrolíferos e Energéticos (ISP) que é aplicado na produção de electricidade.

Este é precisamente um dos benefícios fiscais que o Governo pretende reavaliar, conforme está registado no Orçamento de Estado para 2018 (OE2018). O documento menciona o objectivo de “descarbonização da economia nacional”, salientando o interesse em “reduzir os incentivos fiscais aos combustíveis fósseis” e em “reavaliar a taxa de carbono”, tal como destacava o Público em Outubro de 2017.

O OE2018 especifica concretamente a intenção de “eliminação das isenções do ISP à produção de electricidade a partir do carvão“, citava ainda o jornal.

Assim, as centrais eléctricas a carvão deverão deixar de estar isentas do referido imposto.

ZAP //

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. «Assim, as centrais eléctricas a carvão deverão deixar de estar isentas do referido imposto», lê-se.
    Ora, daqui se deduz facilmente que poluir tem sido vantajoso. Como é que isto é possível?
    Mas o Mexia, habituado a mexer-se bem, não vai deixar de continuar a fazê-lo. Se o deixarem, claro está.

  2. Não entendo isto! O privado quer ser público em alguns aspectos e o público quer ser privado também em alguns aspectos! Está tudo louco!Só mesmo neste país….lol

  3. lucram tanto e ainda se paga a luz ao preço mais caro da europa
    deve ser para pagar os salarios dos chulos que estao à frente da empresa

  4. + Dividendos para o acionista chinez (+ de 600 milhões o ano passado). Eu já mudei de fornecedor
    e a estou pensar em deixar simplesmente de votar.

  5. coitados da edp….. devem ser considerados sem abrigo ou equiparados, bem faz a geringonça em os proteger, apesar de nao terem sido votados para governar receberam a bençao de marcelo e da quadrilha organizada para estorquir os portugueses sem dor . parabens!!!! e como a edp deve haver milhares de situaçoes identicas…. mas no fundo no fundo o que quer a geringonça com o fim dos beneficos fiscais e penalizar aqueles que nao se ajoelham a seus pes, nem vendem a alma ao diabo….

RESPONDER

Restos de bombas atómicas revelam longa vida dos tubarões-baleia

Cientistas estão a determinar a esperança de vida do maior peixe dos oceanos com a ajuda de testes de bombas atómicas realizados durante a Guerra Fria, entre os anos 50 e 60. Em perigo de extinção, …

Telescópio russo apanha o despertar de um buraco negro

O telescópio russo ART-XC do observatório espacial Spektr-RG detetou uma fonte brilhante de raios-X no centro da Via Láctea, que acabou por revelar ser o "despertar" do buraco negro 4U 1755-338. A descoberta ocorreu no passado …

O cometa interestelar 2I/Borisov partiu-se em dois

O cometa interestelar 2I/Borisov, o primeiro do seu tipo a ser descoberto em agosto do ano passado, começou a dividir-se em duas partes na semana passada. As imagens contínuas do telescópio espacial Hubble do objeto interestelar …

Estudo estima 471 mortes em Portugal até agosto (e que o pico foi atingido a 3 de abril)

De acordo com as estimativas do estudo, cerca de 151.680 pessoas vão morrer na Europa durante a "primeira vaga" da doença. Um estudo divulgado esta terça-feira nos Estados Unidos estima que a covid-19 venha a provocar …

Mais de metade da população mundial está fechada em casa

Mais de metade da população mundial (52%) está atualmente confinada nas suas casas por ordem das autoridades para combater a propagação da doença covid-19. Segundo um balanço feito pela agência France Fresse (AFP), mais de quatro …

Documentário da Netflix reacende debate sobre os milhares de tigres em cativeiro nos Estados Unidos

A minissérie documental da Netflix "Tiger King: Morte, Caos e Loucura" veio reacender o debate sobre os grandes felinos que estão em cativeiro, frisando que há cerca de 10.000 espécimes nestas condições nos Estados Unidos. …

Luciano venceu a covid-19 aos 100 anos. Teve direito a bolo, a um desenho e a uma alta hospitalar

Luciano Marques da Silva completou 100 anos no hospital de São João, no Porto, onde se encontrava hospitalizado devido à infeção por covid-19. Depois de dez dias de internamento, conseguiu vencer e recebeu alta. No dia …

Geneinno S2, a scooter subaquática que o impulsiona entre as ondas

Há dois anos, foi anunciada a Trident, uma scooter subaquática fabricada pela startup chinesa Geneinno. Agora, a empresa lançou um modelo mais barato e portátil, conhecido como Geneinno S2. O Trident - ou Geneinno S1 - …

WhatsApp restringe opção de reencaminhar mensagens para evitar desinformação

A rede social anunciou que vai passar a restringir o reencaminhamento de mensagens para tentar diminuir a disseminação de informação falsa sobre a pandemia de covid-19. De acordo com a revista Newsweek, a partir desta terça-feira, …

"Mostre-me a sua identificação." Na Tunísia, um robô pergunta às pessoas por que não estão em casa

Nas ruas de Túnis, a capital da Tunísia, um robô não pilotado aborda as pessoas na rua e pergunta-lhes por que não estão em casa, exigindo-lhes um documento de identificação. A Tunísia está em confinamento obrigatório …