A EDP está entre as empresas que mais ganharam com os benefícios fiscais atribuídos pelo Estado no ano de 2016, com um valor que representa cerca de 4400 euros por hora.
O secretário de Estado dos Assuntos Fiscais anunciou que o Governo vai rever o estatuto dos benefícios fiscais, a breve prazo, com o intuito de acabar com alguns deles.
Ora, feitas as contas, a EDP foi o grupo privado que mais benefícios fiscais obteve em 2016, chegando ao patamar dos 38 milhões de euros. Um valor que dá “4400 euros por hora” em ganhos fiscais, avança o Expresso.
O semanário realça que a maior parte dos benefícios obtidos pela EDP junto do Fisco resultam da isenção do Imposto sobre os Produtos Petrolíferos e Energéticos (ISP) que é aplicado na produção de electricidade.
Este é precisamente um dos benefícios fiscais que o Governo pretende reavaliar, conforme está registado no Orçamento de Estado para 2018 (OE2018). O documento menciona o objectivo de “descarbonização da economia nacional”, salientando o interesse em “reduzir os incentivos fiscais aos combustíveis fósseis” e em “reavaliar a taxa de carbono”, tal como destacava o Público em Outubro de 2017.
O OE2018 especifica concretamente a intenção de “eliminação das isenções do ISP à produção de electricidade a partir do carvão“, citava ainda o jornal.
Assim, as centrais eléctricas a carvão deverão deixar de estar isentas do referido imposto.
Ora aí está; mais uma vez os interesses privados pendurados na mama do Estado!…
«Assim, as centrais eléctricas a carvão deverão deixar de estar isentas do referido imposto», lê-se.
Ora, daqui se deduz facilmente que poluir tem sido vantajoso. Como é que isto é possível?
Mas o Mexia, habituado a mexer-se bem, não vai deixar de continuar a fazê-lo. Se o deixarem, claro está.
Há que auxiliar os pobres!
Não entendo isto! O privado quer ser público em alguns aspectos e o público quer ser privado também em alguns aspectos! Está tudo louco!Só mesmo neste país….lol
lucram tanto e ainda se paga a luz ao preço mais caro da europa
deve ser para pagar os salarios dos chulos que estao à frente da empresa
Se me disserem que Portugal é um país pobre eu não acredito! E sim mal gerido
+ Dividendos para o acionista chinez (+ de 600 milhões o ano passado). Eu já mudei de fornecedor
e a estou pensar em deixar simplesmente de votar.
coitados da edp….. devem ser considerados sem abrigo ou equiparados, bem faz a geringonça em os proteger, apesar de nao terem sido votados para governar receberam a bençao de marcelo e da quadrilha organizada para estorquir os portugueses sem dor . parabens!!!! e como a edp deve haver milhares de situaçoes identicas…. mas no fundo no fundo o que quer a geringonça com o fim dos beneficos fiscais e penalizar aqueles que nao se ajoelham a seus pes, nem vendem a alma ao diabo….