EDP ameaçou cortar a luz à Câmara de Aveiro

AliancacomAveiro / Facebook

O presidente da Câmara Municipal de Aveiro, José Ribau Esteves

O presidente da Câmara Municipal de Aveiro, José Ribau Esteves

O presidente da Câmara de Aveiro, Ribau Esteves, eleito pelo PSD/CDS/PPM, revelou que a EDP ameaçou recentemente cortar o fornecimento de energia nos edifícios municipais, porque a autarquia deixou de pagar as prestações para liquidar uma dívida de 1,1 milhões de euros.

A informação foi avançada por Ribau Esteves durante a última sessão da Assembleia Municipal, na noite desta quinta-feira, para ilustrar o “gravíssimo” problema financeiro da autarquia, que tem 140 milhões de euros de dívidas e apenas 44 milhões de euros de receitas.

“Estamos num estado muito mau, porque nem sequer cumprimos as nossas obrigações financeiras com a EDP”, disse o autarca.

Para evitar o corte no fornecimento de energia, Ribau Esteves negociou com a eléctrica portuguesa a reestruturação do plano de pagamentos que tinha sido acordado pelo seu antecessor, com a primeira prestação a ser paga no próximo mês de maio.

Segundo Ribau Esteves, a Câmara de Aveiro gasta, actualmente, cerca de 300 mil euros por mês com a iluminação pública e o consumo energético nos edifícios municipais.

Ainda durante a Assembleia Municipal, o autarca admitiu que não vai conseguir apresentar a estratégia de reestruturação financeira nos primeiros seis meses do mandato, que se completam na próxima semana, responsabilizando o Governo por isso.

“Era nossa perspectiva acabar este semestre já com uma visão clara sobre a estratégia para a reestruturação financeira, mas não o podemos fazer porque o Governo ainda não apresentou sequer a primeira versão do Fundo de Apoio Municipal”, disse Ribau Esteves.

Apesar disso, o autarca mostrou-se satisfeito com o trabalho realizado nos primeiros seis meses do mandato, salientando que foram alcançados praticamente todos os objectivos definidos.

“Estamos a aparelhar bem o navio para chegarmos ao porto que definimos ao final de quatro anos”, afirmou Ribau Esteves, garantindo que os próximos seis meses vão ser “muito mais realizadores”.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Rafa inegociável. Benfica só vende por 80 milhões de euros

Rafa é inegociável. O Benfica só deixar sair o extremo de 26 anos pelo valor da sua cláusula de rescisão, que está fixada nos 80 milhões de euros. A notícia é avançada esta sexta-feira pelo Correio …

França é esta sexta-feira novamente palco de greve geral contra reforma das pensões

Os sindicatos franceses voltam à rua no 51.º dia de greve contra a reforma das pensões que é apresentada esta sexta-feira no Conselho de Ministros. Durante esta sexta-feira, não se espera o nível de paralisação …

Marcelo nada diz sobre eventual candidatura de Ana Gomes à Presidência da República

O Presidente da República recusou esta quinta-feira comentar, em Israel, uma possível candidatura presidencial da ex-eurodeputada do PS Ana Gomes. "Eu não faço comentários sobre a vida política portuguesa", justificou Marcelo Rebelo de Sousa, quando questionado …

Defeito nos travões força Metro do Porto a andar devagar. Falha foi detetada há um ano

O descarrilamento de um metro na estação de Campanhã foi provocado por um defeito nos patins eletromagnéticos. A avaria afeta vários veículos da frota do Metro do Porto. No passado dia 2 de janeiro, uma falha …

Soares da Costa acusada de ajudar hotel-fantasma a "sacar" 1,2 milhões de euros ao Estado

A Soares da Costa e dois ex-responsáveis de um dos maiores grupos de construção civil portugueses estão acusados de fraude e de branqueamento de capitais num processo judicial que envolve um hotel-fantasma, que nunca foi …

Chega vai organizar angariação de fundos para a pediatria do S. João (mas hospital não sabe de nada)

O partido Chega, liderado por André Ventura, vai realizar um jantar no Mercado Ferreira Borges, no Porto, esta sexta-feira, e anunciou que parte da receita reverte para o serviço de Oncologia Pediátrica do S. João. …

Isabel dos Santos também sai da Efacec. Era "o negócio mais vulnerável" da empresária em Portugal

A Efacec anunciou, nesta sexta-feira, que Isabel dos Santos decidiu "sair da estrutura accionista" da empresa, "com efeitos definitivos". Uma decisão que surge no âmbito do "Luanda Leaks" que implica a empresária no desvio de …

Há pessoas a fingir serem funcionários da Segurança Social

A Segurança Social está a alertar para situações de fraude e roubo por pessoas que se fazem passar por funcionários que prometem prémios. Esta sexta-feira, o Instituto da Segurança Social alertou para situações de fraude e …

Já chegaram à Assembleia da República quase 600 propostas de alteração ao Orçamento

Nos serviços do Parlamento já deram entrada quase 600 propostas de alteração ao Orçamento do Estado para 2020. A esquerda domina a lista de mudanças. O PCP foi o partido que mais alterações colocou em cima …

Brexit já recebeu luz verde da Comissão e do Conselho Europeu

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, formalizaram esta sexta-feira o Acordo de Saída do Reino Unido da União Europeia (UE), faltando agora apenas a …