/

Edouard Philippe é o novo primeiro-ministro de França

Julien de Rosa / EPA

Edouard Philippe, à direita, nomeado novo primeiro-ministro francês

Edouard Philippe, à direita, nomeado novo primeiro-ministro francês

Emmanuel Macron designou, esta segunda-feira, Edouard Philippe, deputado pelo partido Os Republicanos (direita) e até agora presidente da câmara da cidade portuária de Havre (norte), como novo primeiro-ministro.

A nomeação do novo Presidente francês foi anunciada esta segunda-feira pelo secretário-geral do Eliseu, Alexis Kohler.

Edouard Philippe, de 46 anos, é considerado um moderado próximo do ex-primeiro-ministro e do candidato derrotado nas primárias da direita, Alain Juppé.

A composição do governo de Philippe deve ser anunciada ainda esta terça-feira.

Este domingo, Emmamuel Macron tomou posse do cargo de Presidente da República de França, tornando-se, com 39 anos, o mais jovem chefe de Estado do país desde Luis Napoleão Bonaparte (1848-1852), sobrinho de Napoleão Bonaparte, presidente aos 40.

No seu primeiro discurso como presidente francês, Macron destacou que “os franceses elegeram a esperança e o espírito de conquista. O mundo e a Europa necessitam hoje, mais do que nunca, de uma França forte e segura do seu destino“, que traga a voz da liberdade, que saiba inventar o futuro, afirmou.

O novo Presidente francês prometeu trabalhar para que a Europa seja “refundada e relançada” e tudo fazer para combater o terrorismo e o autoritarismo e resolver a crise dos refugiados.

“Precisamos de uma Europa mais eficaz, mais democrática, mais política”, salientou Macron, no seu discurso, que na sua lista de desafios colocou também “os excessos de capitalismo no mundo” e as alterações climáticas.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.