Edouard Philippe é o novo primeiro-ministro de França

Julien de Rosa / EPA

Edouard Philippe, à direita, nomeado novo primeiro-ministro francês

Edouard Philippe, à direita, nomeado novo primeiro-ministro francês

Emmanuel Macron designou, esta segunda-feira, Edouard Philippe, deputado pelo partido Os Republicanos (direita) e até agora presidente da câmara da cidade portuária de Havre (norte), como novo primeiro-ministro.

A nomeação do novo Presidente francês foi anunciada esta segunda-feira pelo secretário-geral do Eliseu, Alexis Kohler.

Edouard Philippe, de 46 anos, é considerado um moderado próximo do ex-primeiro-ministro e do candidato derrotado nas primárias da direita, Alain Juppé.

A composição do governo de Philippe deve ser anunciada ainda esta terça-feira.

Este domingo, Emmamuel Macron tomou posse do cargo de Presidente da República de França, tornando-se, com 39 anos, o mais jovem chefe de Estado do país desde Luis Napoleão Bonaparte (1848-1852), sobrinho de Napoleão Bonaparte, presidente aos 40.

No seu primeiro discurso como presidente francês, Macron destacou que “os franceses elegeram a esperança e o espírito de conquista. O mundo e a Europa necessitam hoje, mais do que nunca, de uma França forte e segura do seu destino“, que traga a voz da liberdade, que saiba inventar o futuro, afirmou.

O novo Presidente francês prometeu trabalhar para que a Europa seja “refundada e relançada” e tudo fazer para combater o terrorismo e o autoritarismo e resolver a crise dos refugiados.

“Precisamos de uma Europa mais eficaz, mais democrática, mais política”, salientou Macron, no seu discurso, que na sua lista de desafios colocou também “os excessos de capitalismo no mundo” e as alterações climáticas.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Empresa está a contratar uma pessoa que será paga para usar pijamas e dormir

Um start-up de colchões da Índia, que se descreve como uma "empresa de soluções para dormir" está a contratar alguém que será pago apenas para fazer isso mesmo. O objetivo é testar os seus produtos de …

O primeiro local funerário de compostagem humana do mundo abre em 2021

Prevê-se que a primeira instalação funerária de compostagem humana do mundo abra na primavera de 2021, depois de os legisladores do Estado de Washington terem legalizado o processo póstumo no início do ano. A empresa Recompose, …

Estado emprestou dois milhões à Cruz Vermelha para pagar salários

A Parpública SGPS emprestou dois milhões de euros ao Hospital da Cruz Vermelha, nomeadamente para fazer pagamento de salários. A Parpública SGPS, holding tutelada pelo Ministério das Finanças, libertou dois milhões de euros para permitir ao …

Ex-ministro francês François Bayrou acusado de cumplicidade na apropriação de fundos

O ex-ministro francês François Bayrou, dirigente centrista e próximo de Emmanuel Mácron, foi acusado na sexta-feira por "cumplicidade na apropriação indevida de fundos públicos" no caso dos assistentes parlamentares do seu partido. A acusação, "anunciada antecipadamente …

"Profundamente envergonhada", Merkel visitou Auschwitz pela primeira vez

A chanceler alemã, Angela Merkel, visitou esta sexta-feira pela primeira vez o campo de concentração e extermínio de Auschwitz-Birkenau num "sinal de reconciliação com os judeus e o estado de Israel", considera o historiador René …

Capital do Natal de Algés avança com queixa-crime contra promotores

A organização da Capital do Natal, evento que decorre em Algés, Oeiras, vai apresentar uma queixa-crime contra os promotores turísticos que "adulteraram a oferta do parque", o que defraudou "um conjunto alargado de pessoas". Em causa …

Menino de 5 anos convidou todos os colegas do infantário para assistir à sua adoção

Um menino de cinco anos de Michigan, nos Estados Unidos, convidou a sua turma do infantário para testemunhar à sua adoção legal. A criança, identificada como Michael, foi adotada formalmente pela sua nova família na passada …

TDT vai mudar de frequência (outra vez)

A frequência da Televisão Digital Terrestre (TDT) está a ser alterada de forma faseada, o que significa que os portugueses que usem este serviço gratuito de televisão têm de sintonizar novamente os seus recetores e/ou …

Ruas de Águeda entre as "mais bonitas do mundo" para a CNN

As ruas do centro de Águeda, no distrito de Aveiro, decoradas com guarda-chuvas estão entre as 21 mais bonitas de mundo para a emissora norte-americana CNN. A distinção é avançada pelo jornal Público, que dá …

Hospitais vão poder pagar mais a médicos para garantir urgências no Natal

Os hospitais vão poder contratar médicos prestadores de serviço, vulgo tarefeiros, por valores superiores aos de referência durante o Natal e o Ano Novo. De acordo com o presidente da Federação Nacional dos Médicos, Noel Carrilho, …