Edite Estrela vai presidir ao grupo de trabalho para a vacinação no Parlamento

partyofeuropeansocialists / Flickr

Edite Estrela, vice-presidente da Assembleia da República e deputada do PS

O Grupo de Trabalho sobre vacinação vai ser presidido pela deputada socialista Edite Estrela, que fará articulação com secretário-geral da Assembleia da República e os grupos parlamentares.

A vice-presidente da Assembleia da República e deputada do PS Edite Estrela vai coordenar o grupo de trabalho do Parlamento para a vacinação contra a covid-19, numa altura em que estão vacinados “menos de 30 deputados”.

Esta designação de Edite Estrela, que surge na sequência de uma proposta apresentada pelo presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, foi comunicada após a reunião desta quarta-feira da conferência de líderes.

“O grupo de trabalho para a vacinação contra a covid-19 vai ser presidido pela senhora deputada Edite Estrela, cabendo-lhe fazer a articulação com o secretário-geral da Assembleia da República e com os diversos grupos parlamentares”, afirmou a porta-voz da conferência de líderes, a deputada do PS Maria da Luz Rosinha.

De acordo com a porta-voz da conferência de líderes, na fase inicial deste processo, “após solicitação do primeiro-ministro [António Costa], os diferentes grupos parlamentares responderam dando conta dos deputados que constavam no grupo” de prioritários a vacinar em função dos lugares que ocupavam.

De uma lista inicial de 56 nomes, foram então vacinados “menos de 30″, entre os quais o presidente da Assembleia da República e a “vice” Edite Estrela.

“Neste momento, os deputados que deveriam ser vacinados prioritariamente já o foram. O grupo de trabalho vai agora apurar se mais deputados pretendem ser vacinados e, também, estabelecer um quadro de vacinação em relação aos funcionários”, adiantou Maria da Luz Rosinha.

No caso dos funcionários, o grupo de trabalho procederá a uma análise com as respetivas chefias para que haja uma garantia de funcionamento da Assembleia da República na atual conjuntura de epidemia de covid-19.

A vacinação contra a covid-19 em Portugal começou em 27 de dezembro, abrangendo primeiro profissionais de saúde envolvidos na resposta a esta doença, e estendendo-se depois a profissionais e residentes em lares de idosos e unidades de cuidados continuados.

A 25 de janeiro, um dia depois das eleições presidenciais, foi divulgado que os titulares de órgãos de soberania iriam começar a ser vacinados em breve, incluídos nos serviços críticos, e que o primeiro-ministro tinha elaborado um despacho solicitando a cada órgão de soberania que estabelecesse as suas prioridades para a vacinação.

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Perto de sequenciar 1 milhão de genomas, cientistas querem desvendar segredos genéticos

O projeto All of Us está a recolher informações genéticas, registos médicos e hábitos de saúde de mais de um milhão de pessoas. Os dados podem ser usados para desvendar segredos genéticos. O primeiro esboço do …

"Besta dos cinco dentes". Descoberta nova espécie de mamífero na Patagónia

Paleontólogos descobriram uma nova espécie de mamífero, com dentes peculiares, que viveu na Patagónia durante o período Cretáceo. De acordo com a agência Europa Press, os fósseis foram encontrados em Cerro Guido, na província chilena de …

Com os zoos fechados, tudo serve para entreter uma família de lontras. Até um simples galho de bambu

O confinamento serviu como um lembrete indesejado de que ficar preso dentro de casa sem muito o que fazer pode ser desgastante. O mesmo é verdade para os animais, por isso os jardins zoológicos tiveram …

Uma ilha, cinco géneros. Os Bugis têm palavras para as "cinco maneiras de estar no mundo"

Uma ilha, cinco géneros. O povo Bugis é um poderoso grupo étnico que se destaca pelo reconhecimento de cinco géneros distintos. Na Indonésia, a ilha Sulawesi é a casa de um povo que reconhece cinco …

O "aeroporto do amanhã" está abandonado no meio de um pântano dos Estados Unidos

Era para ser o "aeroporto do amanhã", um centro intercontinental para aviões supersónicos com seis pistas e conexões ferroviárias de alta velocidade para as cidades vizinhas. Hoje, é pouco mais do que uma pista no …

Facebook remove (acidentalmente) página oficial de Ville de Bitche, uma remota cidade francesa

O Facebook apagou a página de Ville de Bitche, uma remota cidade francesa. O município passou um mês a apelar à rede social para repor a página. "Recebemos uma mensagem no Facebook e também percebemos que …

NASA escolheu SpaceX de Elon Musk para a próxima missão tripulada à Lua

Elon Musk fecha contrato de 2,9 mil milhões de dólares para levar o Homem novamente à Lua. O contrato é a mais importante vitória da SpaceX e reforça a posição da empresa como parceira …

Benfica 1-2 Gil Vicente | Galo canta e silencia águia na Luz

STOP. O Gil Vicente visitou na tarde deste sábado o Benfica e saiu do palco da Luz com os três pontos na bagagem e a “cantar de galo”, ao vencer por 2-1, num duelo relativo …

"Longa vida à monarquia." Realeza britânica tende a viver mais três décadas do que a população geral

As diferenças na longevidade de alguns membros da família real em comparação com a população em geral são extremamente grandes, mas não incomuns. O príncipe Filipe, marido da rainha Isabel II e o consorte mais antigo …

Abominável (e falso) Homem das Neves. Líder russo usou Yeti para atrair turistas para a Sibéria

Um dos líderes regionais mais antigos de Vladimir Putin confessou ter encenado avistamentos falsos de Yetis numa tentativa de encorajar o turismo na Sibéria. Aman Tuleev, um dos líderes regionais de longa data do Presidente russo …