Economia portuguesa a “arrefecer”

Segundo trimestre com números diferentes do primeiro trimestre. Estagnação à vista na economia lusa.

A economia portuguesa cresceu 1,6% entre Janeiro e Março deste ano, comparando com o último trimestre de 2022.

O segundo trimestre ainda não acabou mas, já em Junho, os dados mostram que a economia “estará a arrefecer”, avisa o BPI citado no Jornal de Negócios.

Continua a haver um crescimento, mas mais tangencial – e até num ritmo próximo da estagnação.

O índice de produção industrial em Portugal desceu 7% em Abril, comparando com o mesmo mês de 2022. Há quebras no sector da energia, no escoamento de stocks, há quebra de encomendas.

Só o turismo apresenta subidas evidentes: mais 17,5% de hóspedes em Abril de 2023 do que em Abril de 2019 (o último antes dos efeitos da pandemia).

O indicador de clima económico apresentou no mês passado valores abaixo dos números do primeiro trimestre. As empresas estão menos confiantes.

As famílias estão mais confiantes (a inflação acalmou um pouco) mas não estão a gastar mais. As vendas a retalho, por exemplo, baixaram 1,3% em Abril.

Já em relação ao desemprego, a taxa em Abril foi de 6,8%, inferior à de Março, mas 0,9% mais alta do que o período homólogo de 2022.

A Comissão Europeia prevê que o PIB luso cresça apenas 0,1% em relação ao primeiro trimestre – e 1,7% comparando com o segundo trimestre do ano passado. O Banco de Portugal prevê uma subida de somente 0,3% em relação ao trimestre anterior.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.