/

Entre os membros da UE, a economia portuguesa deve ser das menos afectadas pela guerra

11

Manuel de Almeida / Lusa

O ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira

Portugal é dos países da Europa que menos trocas comerciais faz com a Rússia e também é dos menos dependentes do petróleo e gás natural russos.

Face ao impacto pequeno do comércio com a Rússia na economia nacional, Portugal é um dos países da União Europeia que menos deve sofrer com o conflito na Ucrânia e as consequentes sanções impostas a Moscovo, nota o Público.

Um estudo publicado pelo Jacques Delors Centre, do economista Nils Redeker, teve em conta a situação de cada Estado-membro relativamente ao peso das suas relações com a Rússia, especialmente na questão energética, e a inflação.

Entre os 27, Portugal é o terceiro país onde as exportações para a Rússia são menores, apenas atrás da Malta e da Grécia. Já relativamente às importações, Portugal é o sétimo país menos dependente de produtos russos. No total, antes da guerra, o peso deste mercado não passava de 0,2%.

Como seria de esperar, os países vizinhos da Rússia são os que mais têm a perder, com o autor a realçar que os custos económicos “estão fortemente concentrados nos países bálticos e em alguns Estados-membros do Leste“. A Letónia, Estónia, Lituânia e Finlândia são as economias mais prejudicadas.

Relativamente ao petróleo e gás natural russos, dos quais a Europa, no geral, é muito dependente, especialmente nos países mais a Leste, com alguns a comprar mais de 60% da sua energia a Moscovo. Até países com economias maiores, como a Alemanha ou Itália, dependem bastante do gás russo.

Portugal também está menos frágil nesta questão, sendo o terceiro país que menos compra petróleo à Rússia e o oitavo que menos depende do gás natural russo. Dado o esforço europeu para que se corte a dependência energética da Rússia, o nosso país pode também vir a ser um ponto estratégico importante devido ao porto de Sines, que poderá servir para levar gás comprado a outros países ao resto da Europa.

Apesar de não depender muito directamente da energia russa, as famílias e empresas portuguesas podem também vir a sofrer com os efeitos colaterais da guerra, que têm alimentado uma escalada de preços e uma consequente inflação generalizada.

Mesmo neste contexto, Portugal fica na parte de baixo da tabela dos membros da UE, devido a factores como o clima mais ameno que exige menos consumo energético ou o peso mais reduzido da indústria na nossa economia.

Portugal é assim o sétimo país com uma intensidade energética — quantidade de energia precisa por unidade de PIB — mais baixa e é também o segundo país onde a energia pesa menos nas despesas das famílias, ficando abaixo dos 10%.

Estas previsões estão em linha com o que o Ministro das Finanças já avançou. À chegada à reunião do Eurogrupo na segunda-feira, João Leão adiantou que Portugal é “um dos países da UE que se espera que cresça mais este ano”, mas realça que este crescimento deve ser mais baixo do que as previsões de há dois meses.

Adriana Peixoto, ZAP //

11 Comments

  1. Se isso for verdade o costa é aldrabao e as gasolineiras aproveitaram se das desculpas esfarrapadas da guerra para fazer o que querem, e o costa descarta para o lado porque no final so ganha com isso… sempre disse que o problema era tanto o estado como as gasolineiras, o preço sobe o estado culpa as gasolineiras e continua tudo na mesma, o estado só fica a ganhar com a subida dos preços!
    Com votou no PS é que deveria levar com estas subidas de preços!!

  2. Mesmo que seja verdade, seguramente que nenhum português vai sentir na carteira os efeitos menos nefastos, comparativamente aos restantes europeus. Os empresários e o nosso governo vão assegurar que ficaremos em pé de igualdade. Solidariedade europeia.

  3. Tudo serve para enganar a parolada e alguns meterem ao bolso (Governo, hipermercados, gasolineiras, produtores agrícolas,etc). Foi o Covid, foi a seca, é a Guerra, tudo desculpas esfarrapadas para justificarem os enormes aumentos . Tudo especulação pura que aumentam os lucros sempre dos mesmos…

  4. Entre os membros da UE, a economia portuguesa deve ser das menos afectadas pela guerra!!!!!
    Pode ser verdade, mas já começaram a bombardear preços!
    É o país das oportunidades e de usarem a guerra para aumentar os preços de tudo.
    É A VERGONHOSO O QUE ESTÃO COM GANÂNCIA

  5. Pois é! É num estado de guerra e pandemia, que se fazem fortunas em vários setores, com roubos autorizados, e o Estado a dar o exemplo

  6. Creo que a única coisa em que Portugal não é afetado, é na contratação de ministros incompetentes, vamos continuar a ter muitos … infelizmente.
    Agora no resto !!!

    Em Espanha subi-o também o combustível e tudo o resto, resumindo, 1kg de laranjas custa aqui em Barcelona EUR 2,30 , gasóleo 1.86 e gasolina 1.98 (Repsol de El prat em Barcelona). Isto são preços de hoje.
    Sendo que Portugal é menos afetado, não deveria os preços em Portugal ser mais baixos do que aqui !!!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.