E se pudesse controlar o desenlace dos seus sonhos?

Alyssa L. Miller / Flickr

-

Se gostou do filme “Inception”, então vai adorar esta notícia! Aqueles sonhos em que se chega nu ao local de trabalho, se cai de um precipício ou se está a fugir de um psicopata, podem ter os dias contados.

De acordo com um estudo publicado na revista Nature Neuroscience, aplicar correntes eléctricas no cérebro induz o “sonho lúcido”.

O sonho lúcido é um processo durante o qual a pessoa está consciente de que está a sonhar e, muitas vezes, consegue mesmo controlar o enredo do sonho. Estes resultados são os primeiros a revelar que a indução de ondas cerebrais de uma frequência específica produz o sonho lúcido.

uni-frankfurt.de

A psicóloga Ursula Voss, da Universidade J.W. Goethe de Frankfurt

A psicóloga Ursula Voss, da Universidade J.W. Goethe de Frankfurt

Para a realização do estudo, a equipa de cientistas, liderada pela psicóloga Ursula Voss, da Universidade J.W. Goethe de Frankfurt, na Alemanha, contou com voluntários humanos que relatavam, depois de acordar da fase REM do sono (a fase em que sonhamos), que tinham tido um sonho lúcido.

E a verdade é que, segundo os electroencefalogramas registados durante o sono, os sonhos eram acompanhados por uma actividade eléctrica cerebral particular, as chamadas ondas gama.

Perante os testemunhos, os investigadores questionaram: se ondas gama ocorrem naturalmente durante o sonho lúcido, o que aconteceria se uma corrente eléctrica com a mesma frequência que as ondas gama fosse induzida no cérebro?

E assim o fizeram, através de eléctrodos no couro cabeludo, numa técnica chamada de estimulação transcraniana de corrente alternada (tACS, na sigla em inglês).

No final da experiência, os 27 voluntários relataram que estavam conscientes do que estavam a sonhar, para além de se sentirem capazes de controlar o enredo do sonho.

Todos se sentiram ainda como se o protagonista do sonho fosse uma outra pessoa, que estivessem a observar.

Se estes resultados continuarem a confirmar-se, a técnica pode ajudar pessoas que sofrem de stress pós-traumático e que têm, várias vezes, sonhos aterradores.

CG, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

OMS inclui mais dois medicamentos nas recomendações para tratamento

A Organização Mundial de Saúde (OMS) acrescentou na quinta-feira dois medicamentos à lista de fármacos admitidos para tratamento da covid-19 e pediu à farmacêutica que os produz para baixar os preços e levantar as patentes. O …

Puigdemont em liberdade, mas com proibição de sair da Sardenha

O Tribunal de Recurso de Sassari decidiu, esta sexta-feira, deixar em liberdade o ex-presidente catalão Carles Puigdemont. Enquanto decorrer o processo judicial, não pode sair da ilha italiana. Carles Puigdemont saiu em liberdade esta sexta-feira, depois …

Centenas de pessoas protestam em Barcelona contra a prisão de Puigdemont em Itália

Centenas de pessoas reuniram-se próximo do consulado italiano em Barcelona em protesto contra a prisão de Carles Puigdemont. Centenas de pessoas reuniram-se esta sexta-feira próximo do consulado italiano em Barcelona, guardado por um forte dispositivo da …

Portugal com mais 9 mortes e 757 casos de covid-19

Portugal registou 757 novos casos e nove mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde. Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, Portugal registou, nas últimas …

EUA comprometem-se a tomar medidas concretas para resolver diferenças com França

Os Estados Unidos continuam a tentar resolver as diferenças com a França na sequência da crise dos submarinos, com o secretário de Estado a admitir que Washington terá de tomar medidas concretas para reconquistar a …

Portugueses suspeitos de violação em Espanha vão ser libertados

Depois de um recurso inicial ter sido rejeitado por perigo de fuga, um tribunal de instância superior aceitou o pedido de libertação dos dois portugueses que estavam em prisão preventiva desde Julho. Vão ser libertados esta …

Administração da insolvência defende a viabilização da Dielmar

As manifestações de interesse na compra da Dielmar devem ser apresentadas até à próxima segunda-feira. A assembleia de credores está marcada para 6 de Outubro. Segundo revela uma fonte próxima ao Jornal Económico, o administrador da …

FBI emite mandado de detenção a Brian Laundrie, namorado de Gabby Petito

O namorado de Gabby Petito desapareceu três dias depois da jovem também ter sido dada como desaparecida. O jovem de 23 anos está também a ser acusado de fraude bancária. O FBI emitiu esta quarta-feira um …

Cavidade gigante no espaço lança nova luz sobre a formação estelar

Astrónomos que analisaram mapas 3D das formas e tamanhos de nuvens moleculares próximas descobriram uma cavidade gigantesca no espaço. O vazio em forma de esfera, descrito na revista The Astrophysical Journal Letters, abrange cerca de 150 …

Professor que fazia vídeos obscenos foi suspenso

O Ministério da Educação suspendeu o professor de Economia e Direito da Escola Secundária Eça de Queirós, na Póvoa de Varzim, que terá um canal de YouTube com vídeos obscenos. O docente da Secundária Eça de …