E se pudesse controlar o desenlace dos seus sonhos?

Se gostou do filme “Inception”, então vai adorar esta notícia! Aqueles sonhos em que se chega nu ao local de trabalho, se cai de um precipício ou se está a fugir de um psicopata, podem ter os dias contados.

De acordo com um estudo publicado na revista Nature Neuroscience, aplicar correntes eléctricas no cérebro induz o “sonho lúcido”.

O sonho lúcido é um processo durante o qual a pessoa está consciente de que está a sonhar e, muitas vezes, consegue mesmo controlar o enredo do sonho. Estes resultados são os primeiros a revelar que a indução de ondas cerebrais de uma frequência específica produz o sonho lúcido.

uni-frankfurt.de

A psicóloga Ursula Voss, da Universidade J.W. Goethe de Frankfurt

A psicóloga Ursula Voss, da Universidade J.W. Goethe de Frankfurt

Para a realização do estudo, a equipa de cientistas, liderada pela psicóloga Ursula Voss, da Universidade J.W. Goethe de Frankfurt, na Alemanha, contou com voluntários humanos que relatavam, depois de acordar da fase REM do sono (a fase em que sonhamos), que tinham tido um sonho lúcido.

E a verdade é que, segundo os electroencefalogramas registados durante o sono, os sonhos eram acompanhados por uma actividade eléctrica cerebral particular, as chamadas ondas gama.

Perante os testemunhos, os investigadores questionaram: se ondas gama ocorrem naturalmente durante o sonho lúcido, o que aconteceria se uma corrente eléctrica com a mesma frequência que as ondas gama fosse induzida no cérebro?

E assim o fizeram, através de eléctrodos no couro cabeludo, numa técnica chamada de estimulação transcraniana de corrente alternada (tACS, na sigla em inglês).

No final da experiência, os 27 voluntários relataram que estavam conscientes do que estavam a sonhar, para além de se sentirem capazes de controlar o enredo do sonho.

Todos se sentiram ainda como se o protagonista do sonho fosse uma outra pessoa, que estivessem a observar.

Se estes resultados continuarem a confirmar-se, a técnica pode ajudar pessoas que sofrem de stress pós-traumático e que têm, várias vezes, sonhos aterradores.

CG, ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.