Uso de máscara obrigatório durante os exames nacionais, que podem durar mais de duas horas

Rodrigo Antunes / Lusa

Os alunos do ensino secundário que este ano realizem exames nacionais terão de estar durante toda a prova com a máscara de proteção pessoal.

O uso de máscara, que se tornou obrigatório no regresso às aulas presenciais dos alunos do 11.º e 12.º anos, a 18 de maio, continua a ser exigido aos alunos que farão as provas de acesso ao ensino superior, confirmou ao jornal Público o Júri Nacional de Exames (JNE).

Não é permitido retirar a máscara durante a realização das provas e exames”, estabeleceu o o JNE, dando conta que os professores vigilantes poderão, contudo, pedir que seja retirada esta proteção pessoal, mas só “quando se mostre necessário e apenas para o efeito de verificação da identificação do aluno”.

Os estudantes devem entrar nas escolas já com a máscara colocada e só poderão retirá-la quando estiverem já fora do recinto escolar, frisa o mesmo matutino.

Podem ser dispensado do uso de máscara as “pessoas com deficiência cognitiva, do desenvolvimento e perturbações psíquicas” ou que comprovem ter uma “condição clínica da pessoa não se coaduna com o uso” daquelas, pode ler-se no decreto que altera as medidas excecionais a adotar no âmbito da atual pandemia, aprovado nesta sexta-feira.

Os exames nacionais, durante os quais só poderá estar sentado um aluno por carteira, podem levar mais de duas horas. A duração dos exames é de 120 minutos, a que acrescem mais 30 de tolerância. No caso da disciplina de Matemática A a duração é de 150 minutos, mais o tempo suplementar da praxe.

As instruções do JNE aconselham ainda que, sempre que possível, estes exames devem ser feitos em espaços amplos como “pavilhões, auditórios, refeitórios, salas de convívio, etc.”, de modo a garantir “sempre o distanciamento físico necessário [dois metros]”.

A primeira fase de exames nacionais decorre entre 6 e 23 julho.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Químicos encontrados na comida e no ar ameaçam a fertilidade dos homens

Em apenas algumas gerações, a contagem de espermatozoides humanos pode diminuir para níveis abaixo daqueles considerados adequados para a fertilidade. Esta é a afirmação alarmante feita no novo livro da epidemiologista Shanna Swan, "Countdown", que reúne …

"Nomadland" é aposta na reabertura das salas de cinema

As salas de cinema reabrem já na segunda-feira e a grande aposta é Nomadland – Sobreviver na América, da realizadora Chloé Zhao. O premiado filme Nomadland – Sobreviver na América, da realizadora Chloé Zhao, é a …

Invasão ao Capitólio recriada através de vídeos divulgados nas redes sociais

A VICE recriou a invasão ao capitólio, no dia 6 de janeiro de 2021, através de vídeos divulgados pelos manifestantes nas redes sociais. Os resultados das eleições presidenciais norte-americanas não convenceram toda a gente. Uma parcela …

França cria delito de "ecocídio" para punir poluição ambiental

A lei resulta de uma recomendação da Convenção de Cidadãos pelo Clima e visa penalizar casos de poluição ambiental com crime específico. A câmara baixa francesa aprovou, este sábado, a criação do delito de “ecocídio” para …

Estação de metro abandonada em NY é o set de filmagens secreto mais bem guardado de Hollywood

A Bowery Station, uma estação de metro em Nova Iorque, permaneceu abandonada durante cerca de 20 anos, mas desfruta agora de uma nova vida. Tudo começou em 2016, quando Sam Hutchins, um veterano da indústria cinematográfica, procurava …

Nacional 0-1 FC Porto | Dragão cansado não facilita

O FC Porto foi à Madeira vencer o Nacional por 1-0. Quem pensou que seria jogo de goleada para os “azuis-e-brancos” enganou-se por completo. Os insulares deram luta, só permitiram um golo, por parte de Mehdi …

João Leão aposta num OE de "expansão" (e mantém a fé num acordo à esquerda)

O ministro das Finanças, João Leão, acredita que o sétimo Orçamento do Estado será aprovado com os partidos à sua esquerda. Ao semanário Expresso, João leão explicou que os próximos Orçamentos do Estado não serão de …

Português investigou histórias por detrás das dedicatórias de Beethoven

A dedicatória do compositor Beethoven da famosa "Sonata ao Luar" a uma alegada musa foi, afinal, uma forma sarcástica de se vingar pela forma como se sentiu desrespeitado, descobriu o musicólogo e pianista português Artur …

Nos canais de Utrecht, os peixes têm uma "campainha" para passar pela barreira

Quando os peixes desovam pelos canais de Utrecht, nos Países Baixos, costumam ser bloqueados pela eclusa Weerdsluis. Agora, a cidade lançou a primeira campainha para peixes do mundo. De acordo com o Dutch Review, o sistema …

Jorge Jesus acusa Gil Vicente de antijogo: "Fez o que o árbitro permitiu"

Este sábado, o Gil Vicente visitou o Benfica e saiu com os três pontos na bagagem ao vencer por 2-1, num duelo relativo à 27ª jornada da Liga NOS. O Benfica perdeu no Estádio da Luz …