É assim tão mau comer antes de dormir?

Tem sido comum a crença de que é má ideia comer antes de dormir, principalmente porque isso faz com que ganhe peso. A realidade é que não é assim tão simples, e o pensamento por detrás desta teoria é, de facto, bastante controverso.

A maioria dos especialistas em nutrição e sono concorda que comer uma refeição completa antes de dormir não é o ideal, mas um lanche ligeiro não é suscetível de causar quaisquer problemas.

Num artigo no Study Finds, a dietista Shyla Cadogan recomenda que não se coma nada — ou que se faça apenas um lanche ligeiro duas a três horas antes de se deitar.

Segundo Cadogan, a vida é agitada; as coisas acontecem e, por vezes, é mesmo necessário comer alguma coisinha antes de ir para a cama.

No entanto, diz a dietista, não é boa ideia habituarmo-nos a isso.  O nosso ritmo circadiano, o relógio interno de 24 horas do corpo que nos ajuda a funcionar durante o dia e a dormir à noite, pode ser facilmente perturbado por várias coisas. Uma dessas coisas é comer refeições pesadas à noite.

Estar em sintonia com o  ritmo circadiano permite que o metabolismo funcione de forma ótima. Também é melhor que a digestão ocorra durante o dia, quando o  corpo está em movimento, a beber água e a fazer outras coisas básicas que ajudam a facilitar uma alimentação saudável.

À noite, enquanto dormimos, o nosso corpo, incluindo o aparelho digestivo, deve poder descansar e recuperar.

Comer algo leve antes de dormir é bom para a maioria das pessoas, nota Cadogan. No entanto, se vai petiscar, certifique-se de que faz a escolha certa.

Ao cair da noite, é mais provável que faça escolhas alimentares pouco saudáveis. É mais provável que pegue nas batatas fritas ou nas bolachas. Se gosta de doces, é mais provável que queira uma bolacha em vez de uma maçã.

Os hidratos de carbono mais processados, que aumentam rapidamente os níveis de açúcar no sangue, podem perturbar a qualidade do sono e também fazer com que o seu corpo trabalhe mais para estabilizar esses níveis de açúcar no sangue.

Se petiscar antes de dormir, tente optar por opções como fruta e queijo, para que os hidratos de carbono da fruta sejam combinados com a gordura e a proteína do queijo, pipocas ou um punhado de nozes. É muito mais provável que estes snacks ajudem a manter os níveis de açúcar no sangue estáveis durante a noite.

E se tiver o hábito de comer demasiado à noite? É comum as pessoas comerem muito à noite por diferentes razões, e pode ser um hábito difícil de abandonar. Se é o seu caso, experimente as dicas que lhe deixamos abaixo.

Coma o suficiente ao longo do dia

Comer muito pouco ao longo do dia é uma das formas mais seguras de se preparar para possíveis excessos durante a noite. É fácil adormecer com o estômago cheio, acordar sem muita fome, não comer até ao meio-dia e depois recomeçar o ciclo.

Tente fazer três refeições equilibradas por dia, que incluam proteínas, fibras, gorduras saudáveis e hidratos de carbono. Este equilíbrio ajuda a manter os níveis de açúcar no sangue mais estáveis, para que não sinta fome à noite.

Entretenha-se à noite

Já deu por si a andar pela cozinha e a abrir o frigorífico 15 vezes por noite – não porque tenha fome, mas por aborrecimento? Não é a única pessoa no mundo.

Comer à noite acontece muitas vezes porque a comida está disponível e é algo que se pode fazer enquanto se vê televisão ou outra coisa qualquer. Em vez de fazer lanches sem sentido, tente ouvir música, ler um livro ou telefonar a um amigo até se cansar.

Reduzir o stress

A vida é stressante, e é por isso que comer um litro de gelado às 22 horas pode ser algo que faz mais vezes do que quer. Quando estamos stressados, é mais provável que procuremos alimentos de conforto com alto teor de açúcar e gordura.

Embora nem sempre possamos controlar o stress nas nossas vidas, podemos fazer o nosso melhor para controlar a resposta.

Assim, devemos procurar coisas que nos ajudem a relaxar antes de dormir, como ver os seus programas de televisão favoritos, ler um livro ou até fazer uma meditação ligeira ou alongamentos antes de dormir.

Conclusão

Comer antes de dormir não significa que vamos automaticamente ganhar peso. O tipo de alimentos que comemos antes de nos deitarmos é mais importante. Ainda assim, o sono é um período de descanso para si e de recuperação dos processos do seu corpo.

Assim, o ideal é não comer — ou, pelo menos, limitar a sua alimentação a um petisco ligeiro nas duas horas antes de se deitar, para que o seu corpo possa dedicar esse tempo a esses processos de recuperação e não à digestão.

E, se petiscar antes de se deitar, recomenda-se que opte por escolhas mais saudáveis — em vez de alimentos altamente processados.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.