E a futura presidente de Angola é….

isabel_santos_angola / Instagram

A empresária angolana Isabel dos Santos

A empresária angolana Isabel dos Santos

O presidente de Angola, José Eduardo dos Santos, não confia em mais ninguém do que a filha, a quem quererá entregar a presidência do país.

Analistas ouvidos pela Bloomberg consideram que o presidente angolano José Eduardo dos Santos, a dois anos de deixar a presidência, estará a preparar uma “sucessão dinástica” para a liderança do país.

Segundo o jornal britânico, o presidente de Angola apertou ainda mais o controlo da sua família sobre a economia angolana, a terceira maior da África subsariana, com a nomeação da filha, a bilionária Isabel dos Santos, para a presidência da Sonangol.

A nomeação da empresária para presidente da petrolífera estatal angolana será uma forma de manter o poder de Angola no seio da família, e mostra que José Eduardo dos Santos “não confia em mais ninguém” além dos filhos.

Mais do que isso, “Eduardo dos Santos está à procura de uma sucessão dinástica“, diz Markus Weimer, um analista ouvido pela Bloomberg.

Segundo Weimer, a nomeação de Isabel dos Santos para a presidência da Sonangol é uma indicação muito clara de que a empresária será considerada como possível líder do país, quando o pai deixar a presidência, em 2018.

Esta sexta-feira, o presidente angolano nomeou Isabel dos Santos para a presidência da Sonangol, no âmbito de uma reestruturação da empresa estatal e do setor petrolífero angolano.

A restruturação irá dividir a petrolífera em duas entidades – uma que funcionará como regulador do sector, e outra, sob controlo presidencial, que assumirá a vertente de negócio da empresa.

Esta nomeação terá como objectivo “partir os potenciais blocos de poder” que se estão a formar dentro da Sonangol, e assim “colocar o controlo da empresa no âmbito da família dos Santos”, considera David Thomsom, analista da consultora energética Wood Mackenzie, citado pela Bloomberg.

“Ao dividir a empresa, o Presidente espera salvaguardar os interesses da sua família”, diz Thomson.

Isabel dos Santos, com activos de 3,2 mil milhões de dólares, entre os quais participações em várias empresas portuguesas, é a mulher mais rica de África. Tem já o controlo da Unitel, a maior operadora de telecomunicações de Angola.

ZAP

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. A questão Isabel dos Santos é vergonha absoluta, um pais tão necessitado, com tantos problemas motivado pela corrupção e nada se faz nesse sentido. A mulher mais rica de África conseguiu se-lo à custa do sangue de um povo que nem a nomeou. Vergonha

  2. Por cá o senhor Costa vai retirando gestores nomeados por concurso público e pondo em seu lugar os homens de confiança dos partidos que sustentam o governo.

  3. Afinal há mesmo uma monarquia absolutista no país mais corrupto do mundo!…
    Tudo para família e amigos; o povo que se lixe!…

RESPONDER

Coreia do Norte importou milhões de dólares em bens de luxo apesar da proibição da ONU

A Coreia do Norte não pode importar bens de luxo. Mas um relatório da C4ADS - organização sem fins lucrativos que analisa conflitos e transações mundiais - concluiu que o país importou pelo menos 191 …

Texto base do inquérito à CGD aprovado. Indícios de gestão danosa ficam de fora

O Parlamento aprovou esta quarta-feira por unanimidade o projeto base do relatório da II comissão parlamentar de inquérito à recapitalização da Caixa Geral de Depósitos (CGD) e atos de gestão, noticia o jornal Eco. Tal como …

Alemanha aprova multas até 2.500 euros para pais que não vacinem filhos contra sarampo

A decisão aprovada, esta quarta-feira, estabelece que as multas poderão chegar aos 2.500 euros e também determina a exclusão de crianças não vacinadas do direito às creches. O conselho de ministros da Alemanha aprovou, esta quarta-feira, multas …

Demissão no PS Guarda após chumbo da lista liderada pela candidata de Costa

O presidente da Federação Socialista da Guarda, Pedro Fonseca, anunciou que vai demitir-se do cargo depois de a lista de candidatos às eleições legislativas, liderada por Ana Mendes Godinho, que foi apontada por António Costa, …

EDP não quer construir barragem do Fridão porque "é um péssimo negócio", diz Matos Fernandes

O ministro do Ambiente e Transição Energética reiterou esta terça-feira que o Governo não vai devolver dinheiro à EDP, que estava destinado à construção da barragem de Fridão, referindo que foi a empresa a desistir …

Estado vai ajudar restaurantes e hotéis a pagarem cinzeiros

Os estabelecimentos comerciais que ficam obrigados a disponibilizarem cinzeiros para cumprir a Lei das Beatas que foi aprovada, podem candidatar-se a fundos públicos para financiarem a colocação destes objectos. A Lei das Beatas, que prevê multas …

Meninas paquistanesas unidas pelo crânio foram separadas com sucesso em Londres

Duas meninas paquistanesas, que nasceram unidas pela cabeça num caso raro de siamesas, foram separadas com sucesso num hospital de Londres e já tiveram alta. Nascidas em janeiro de 2017, na cidade de Charsadda, no centro …

Ex-jogadores do Atlético de Madrid suspeitos de fraude fiscal

Os ex-futebolistas do Atlético de Madrid Juanma López e Mariano Aguilar estão a ser investigados por suspeita de terem defraudado o fisco em mais de cinco milhões de euros, revelou a justiça espanhola. Juanma López, de …

Açores considerados "hope spot" para a conservação dos oceanos

O arquipélago dos Açores foi classificado como "hope spot" (local de esperança) de proteção dos oceanos pela Mission Blue Foundation Sylvia Earle Alliance, um reconhecimento que pretende fazer da conservação da região uma prioridade. O reconhecimento …

Aprovado projeto contra sacos e cuvetes de plástico para pão, fruta e legumes

A comissão parlamentar de Ambiente aprovou, esta terça-feira, um projeto de lei dos Verdes para proibir a distribuição de sacos de plástico ultraleves e cuvetes de plástico para pão, frutas e legumes no comércio. O projeto …