E a futura presidente de Angola é….

isabel_santos_angola / Instagram

A empresária angolana Isabel dos Santos

A empresária angolana Isabel dos Santos

O presidente de Angola, José Eduardo dos Santos, não confia em mais ninguém do que a filha, a quem quererá entregar a presidência do país.

Analistas ouvidos pela Bloomberg consideram que o presidente angolano José Eduardo dos Santos, a dois anos de deixar a presidência, estará a preparar uma “sucessão dinástica” para a liderança do país.

Segundo o jornal britânico, o presidente de Angola apertou ainda mais o controlo da sua família sobre a economia angolana, a terceira maior da África subsariana, com a nomeação da filha, a bilionária Isabel dos Santos, para a presidência da Sonangol.

A nomeação da empresária para presidente da petrolífera estatal angolana será uma forma de manter o poder de Angola no seio da família, e mostra que José Eduardo dos Santos “não confia em mais ninguém” além dos filhos.

Mais do que isso, “Eduardo dos Santos está à procura de uma sucessão dinástica“, diz Markus Weimer, um analista ouvido pela Bloomberg.

Segundo Weimer, a nomeação de Isabel dos Santos para a presidência da Sonangol é uma indicação muito clara de que a empresária será considerada como possível líder do país, quando o pai deixar a presidência, em 2018.

Esta sexta-feira, o presidente angolano nomeou Isabel dos Santos para a presidência da Sonangol, no âmbito de uma reestruturação da empresa estatal e do setor petrolífero angolano.

A restruturação irá dividir a petrolífera em duas entidades – uma que funcionará como regulador do sector, e outra, sob controlo presidencial, que assumirá a vertente de negócio da empresa.

Esta nomeação terá como objectivo “partir os potenciais blocos de poder” que se estão a formar dentro da Sonangol, e assim “colocar o controlo da empresa no âmbito da família dos Santos”, considera David Thomsom, analista da consultora energética Wood Mackenzie, citado pela Bloomberg.

“Ao dividir a empresa, o Presidente espera salvaguardar os interesses da sua família”, diz Thomson.

Isabel dos Santos, com activos de 3,2 mil milhões de dólares, entre os quais participações em várias empresas portuguesas, é a mulher mais rica de África. Tem já o controlo da Unitel, a maior operadora de telecomunicações de Angola.

ZAP

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. A questão Isabel dos Santos é vergonha absoluta, um pais tão necessitado, com tantos problemas motivado pela corrupção e nada se faz nesse sentido. A mulher mais rica de África conseguiu se-lo à custa do sangue de um povo que nem a nomeou. Vergonha

  2. Por cá o senhor Costa vai retirando gestores nomeados por concurso público e pondo em seu lugar os homens de confiança dos partidos que sustentam o governo.

  3. Afinal há mesmo uma monarquia absolutista no país mais corrupto do mundo!…
    Tudo para família e amigos; o povo que se lixe!…

RESPONDER

Estudo mostra que o canguru gigante tinha uma parecença com os pandas

O já extinto canguru gigante tinha uma característica muito semelhante com o panda-gigante dos dias modernos: grandes mandíbulas que lhe permitiam comer alimentos que outros animais não conseguiam. Há mais de 40 mil anos, o sudoeste …

Assunção Cristas contra o "ditador" verde e André Silva contra a "despesista" demagoga

O debate deste sábado, transmitido pela RTP3, sentou frente-a-frente os líderes do CDS e do PAN. Assunção Cristas contou quantas vezes o programa do adversário usa a palavra "proibir" e André Silva acusou os centristas …

Poluição no rio Lis arrasta-se há mais de 20 anos

A poluição na bacia hidrográfica do rio Lis arrasta-se há mais de duas décadas, com o contributo das descargas ilegais das suiniculturas, mas a construção da estação de tratamento de efluentes suinícolas tem sido adiada …

No Quénia, há meninas a faltar às aulas por não terem acesso a tampões

No Quénia, há adolescentes que não têm dinheiro para comprar pensos higiénicos ou tampões. Por isso, faltam às aulas. O Expresso conta a história de uma menina queniana, de 14 anos, que não aguentou ser humilhada …

As sestas podem ser boas amigas do coração

Fazer uma sesta uma ou duas vezes por semana pode reduzir o risco de ataque cardíaco ou AVC. No entanto, se fizer mais sestas do que o recomendado, os benefícios desaparecem. Uma equipa de cientistas decidiu …

Qual o tamanho mínimo para que um planeta possa ser habitável? Cientistas responderam

Uma equipa de cientistas de Harvard revelou o tamanho crítico abaixo do qual um planeta nunca pode ser habitável, mesmo que esteja numa área com uma distância à sua estrela que permita a existência de …

Criatura com "cabeça de canivete suíço" deu origem aos escorpiões e às aranhas

Encontrada no Canadá, esta nova espécie de fóssil provou ser o quelicerado mais antigo, situando a origem dos escorpiões e das aranhas há 500 milhões de anos. Com o tamanho de um dedo polegar, olhos em …

Benfica 2-0 Gil Vicente | "Águia" q.b. bate minhotos aguerridos

O Benfica cumpriu frente ao Gil Vicente, no Estádio da Luz, e venceu por 2-0, com um golo a fechar a primeira parte e outro a abrir a segunda. A formação “encarnada” sentiu muitas dificuldades para …

Há cidades que, em 2050, vão ser quentes demais para se visitar

Em 2050, há cidades que vão ser vítimas do flagelo das alterações climáticas. As altas temperaturas vão impedir que os turistas explorem cada recanto destas metrópoles. Os efeitos das alterações climáticas são cada vez mais visíveis.. …

As legislativas não se ganham nas sondagens, alerta Costa

Após ter sido divulgada mais uma sondagem este sábado, António Costa afirmou que as eleições não se ganham nas sondagens e apelou para a mobilização de modo a garantir a vitória. O secretário-geral do PS, António …