E a futura presidente de Angola é….

isabel_santos_angola / Instagram

A empresária angolana Isabel dos Santos

A empresária angolana Isabel dos Santos

O presidente de Angola, José Eduardo dos Santos, não confia em mais ninguém do que a filha, a quem quererá entregar a presidência do país.

Analistas ouvidos pela Bloomberg consideram que o presidente angolano José Eduardo dos Santos, a dois anos de deixar a presidência, estará a preparar uma “sucessão dinástica” para a liderança do país.

Segundo o jornal britânico, o presidente de Angola apertou ainda mais o controlo da sua família sobre a economia angolana, a terceira maior da África subsariana, com a nomeação da filha, a bilionária Isabel dos Santos, para a presidência da Sonangol.

A nomeação da empresária para presidente da petrolífera estatal angolana será uma forma de manter o poder de Angola no seio da família, e mostra que José Eduardo dos Santos “não confia em mais ninguém” além dos filhos.

Mais do que isso, “Eduardo dos Santos está à procura de uma sucessão dinástica“, diz Markus Weimer, um analista ouvido pela Bloomberg.

Segundo Weimer, a nomeação de Isabel dos Santos para a presidência da Sonangol é uma indicação muito clara de que a empresária será considerada como possível líder do país, quando o pai deixar a presidência, em 2018.

Esta sexta-feira, o presidente angolano nomeou Isabel dos Santos para a presidência da Sonangol, no âmbito de uma reestruturação da empresa estatal e do setor petrolífero angolano.

A restruturação irá dividir a petrolífera em duas entidades – uma que funcionará como regulador do sector, e outra, sob controlo presidencial, que assumirá a vertente de negócio da empresa.

Esta nomeação terá como objectivo “partir os potenciais blocos de poder” que se estão a formar dentro da Sonangol, e assim “colocar o controlo da empresa no âmbito da família dos Santos”, considera David Thomsom, analista da consultora energética Wood Mackenzie, citado pela Bloomberg.

“Ao dividir a empresa, o Presidente espera salvaguardar os interesses da sua família”, diz Thomson.

Isabel dos Santos, com activos de 3,2 mil milhões de dólares, entre os quais participações em várias empresas portuguesas, é a mulher mais rica de África. Tem já o controlo da Unitel, a maior operadora de telecomunicações de Angola.

ZAP

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. A questão Isabel dos Santos é vergonha absoluta, um pais tão necessitado, com tantos problemas motivado pela corrupção e nada se faz nesse sentido. A mulher mais rica de África conseguiu se-lo à custa do sangue de um povo que nem a nomeou. Vergonha

  2. Por cá o senhor Costa vai retirando gestores nomeados por concurso público e pondo em seu lugar os homens de confiança dos partidos que sustentam o governo.

  3. Afinal há mesmo uma monarquia absolutista no país mais corrupto do mundo!…
    Tudo para família e amigos; o povo que se lixe!…

RESPONDER

Descoberto âmbar com 40 milhões de anos com duas moscas a acasalar

Há 40 milhões de anos, no supercontinente Gonduana, duas moscas que se encontravam a acasalar viram-se, inesperadamente, numa situação complicada. De alguma forma, este par de moscas de pernas longas (Dolichopodidae) ficou preso na seiva pegajosa …

40 marinheiros do porta-aviões Charles de Gaulle com sintomas de covid-19

Quarenta marinheiros do porta-aviões francês Charles de Gaulle apresentaram recentemente "sintomas compatíveis" com os da infeção pelo novo coronavírus e estão sob "observação médica reforçada", anunciou o Ministério da Defesa. "A partir de hoje, uma equipa …

Medidas para as prisões, apoios às empresas, suspensão de tarifas. Parlamento discute mais de 100 iniciativas

Medidas excecionais para prisões e banca, mais apoios às empresas ou à cultura ou a suspensão de propinas e das tarifas de gás e luz são alguns dos temas que vão passar esta quarta-feira pelo …

Trump tem "interesse financeiro" em farmacêutica que produz hidroxicloroquina (a sua "cura" para a Covid-19)

Donald Trump falou da hidroxicloroquina como uma potencial "cura milagrosa" para a Covid-19, apesar das recomendações contrárias de especialistas e da falta de estudos científicos válidos que confirmem os benefícios da substância. O The New …

Restos de bombas atómicas revelam longa vida dos tubarões-baleia

Cientistas estão a determinar a esperança de vida do maior peixe dos oceanos com a ajuda de testes de bombas atómicas realizados durante a Guerra Fria, entre os anos 50 e 60. Em perigo de extinção, …

Telescópio russo apanha o despertar de um buraco negro

O telescópio russo ART-XC do observatório espacial Spektr-RG detetou uma fonte brilhante de raios-X no centro da Via Láctea, que acabou por revelar ser o "despertar" do buraco negro 4U 1755-338. A descoberta ocorreu no passado …

O cometa interestelar 2I/Borisov partiu-se em dois

O cometa interestelar 2I/Borisov, o primeiro do seu tipo a ser descoberto em agosto do ano passado, começou a dividir-se em duas partes na semana passada. As imagens contínuas do telescópio espacial Hubble do objeto interestelar …

Estudo estima 471 mortes em Portugal até agosto (e que o pico foi atingido a 3 de abril)

De acordo com as estimativas do estudo, cerca de 151.680 pessoas vão morrer na Europa durante a "primeira vaga" da doença. Um estudo divulgado esta terça-feira nos Estados Unidos estima que a covid-19 venha a provocar …

Mais de metade da população mundial está fechada em casa

Mais de metade da população mundial (52%) está atualmente confinada nas suas casas por ordem das autoridades para combater a propagação da doença covid-19. Segundo um balanço feito pela agência France Fresse (AFP), mais de quatro …

Documentário da Netflix reacende debate sobre os milhares de tigres em cativeiro nos Estados Unidos

A minissérie documental da Netflix "Tiger King: Morte, Caos e Loucura" veio reacender o debate sobre os grandes felinos que estão em cativeiro, frisando que há cerca de 10.000 espécimes nestas condições nos Estados Unidos. …