E a futura presidente de Angola é….

isabel_santos_angola / Instagram

A empresária angolana Isabel dos Santos

A empresária angolana Isabel dos Santos

O presidente de Angola, José Eduardo dos Santos, não confia em mais ninguém do que a filha, a quem quererá entregar a presidência do país.

Analistas ouvidos pela Bloomberg consideram que o presidente angolano José Eduardo dos Santos, a dois anos de deixar a presidência, estará a preparar uma “sucessão dinástica” para a liderança do país.

Segundo o jornal britânico, o presidente de Angola apertou ainda mais o controlo da sua família sobre a economia angolana, a terceira maior da África subsariana, com a nomeação da filha, a bilionária Isabel dos Santos, para a presidência da Sonangol.

A nomeação da empresária para presidente da petrolífera estatal angolana será uma forma de manter o poder de Angola no seio da família, e mostra que José Eduardo dos Santos “não confia em mais ninguém” além dos filhos.

Mais do que isso, “Eduardo dos Santos está à procura de uma sucessão dinástica“, diz Markus Weimer, um analista ouvido pela Bloomberg.

Segundo Weimer, a nomeação de Isabel dos Santos para a presidência da Sonangol é uma indicação muito clara de que a empresária será considerada como possível líder do país, quando o pai deixar a presidência, em 2018.

Esta sexta-feira, o presidente angolano nomeou Isabel dos Santos para a presidência da Sonangol, no âmbito de uma reestruturação da empresa estatal e do setor petrolífero angolano.

A restruturação irá dividir a petrolífera em duas entidades – uma que funcionará como regulador do sector, e outra, sob controlo presidencial, que assumirá a vertente de negócio da empresa.

Esta nomeação terá como objectivo “partir os potenciais blocos de poder” que se estão a formar dentro da Sonangol, e assim “colocar o controlo da empresa no âmbito da família dos Santos”, considera David Thomsom, analista da consultora energética Wood Mackenzie, citado pela Bloomberg.

“Ao dividir a empresa, o Presidente espera salvaguardar os interesses da sua família”, diz Thomson.

Isabel dos Santos, com activos de 3,2 mil milhões de dólares, entre os quais participações em várias empresas portuguesas, é a mulher mais rica de África. Tem já o controlo da Unitel, a maior operadora de telecomunicações de Angola.

ZAP

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. A questão Isabel dos Santos é vergonha absoluta, um pais tão necessitado, com tantos problemas motivado pela corrupção e nada se faz nesse sentido. A mulher mais rica de África conseguiu se-lo à custa do sangue de um povo que nem a nomeou. Vergonha

  2. Por cá o senhor Costa vai retirando gestores nomeados por concurso público e pondo em seu lugar os homens de confiança dos partidos que sustentam o governo.

  3. Afinal há mesmo uma monarquia absolutista no país mais corrupto do mundo!…
    Tudo para família e amigos; o povo que se lixe!…

RESPONDER

Lítio pode reverter malefícios de radiação no cérebro

Cientistas concluíram numa experiência com ratos que o lítio pode reverter os malefícios da radiação no cérebro, podendo o seu uso ser promissor para tratar crianças que foram sujeitas a radioterapia e desenvolveram posteriormente défices …

Um em cada dez sites de compras online usa táticas maliciosas nos clientes

https://vimeo.com/373176205 Um em cada dez sites de compras online usa táticas maliciosas para enganar, iludir ou persuadir os clientes. A tendência é que o recurso a estas práticas aumente nos próximos anos. Um estudo apresentado na semana …

Eurovisão procura voluntários para trabalhar 18 dias seguidos sem vencimento

A procura de voluntários para o Festival Eurovisão de 2020 está a gerar polémica. A organização quer disponibilidade total durante 18 dias, não oferecendo qualquer vencimento, nem pagando despesas de viagem ou estadia. O Festival Eurovisão …

Portugal 6 vs 0 Lituânia | Ronaldo e Cia destroem lituanos

Portugal goleou a Lituânia esta quinta-feira no Estádio Algarve, por 6-0, e está a uma vitória de garantir o apuramento para o Euro 2020, decisão que está marcada para o próximo domingo, quando a seleção …

Um “caixão” nuclear da Guerra Fria pode estar prestes a colapsar

Durante a Guerra Fria, os EUA lançaram 67 bombas atómicas nas Ilhas Marshall, no oceano Pacífico. No fim nos anos 70, os detritos expostos à radiação nas seis ilhas foram transportados para um poço gigante …

App usada para ler dados biométricos de europeus no Reino Unido pode ser pirateada

A aplicação digital criada pelo governo britânico para recolher dados biométricos dos europeus candidatos ao estatuto de residente no Reino Unido, obrigatório depois do Brexit e pedido por 210 mil portugueses, pode ser pirateada, alertou …

Bruxelas abre processo de infração contra Reino Unido por não nomear comissário europeu

A Comissão Europeia anunciou esta quinta-feira a abertura de um procedimento de infração contra o Reino Unido por este Estado-membro, que está em processo de saída da União Europeia (UE), não ter nomeado um comissário. “Enquanto …

Urgência pediátrica do Garcia de Orta encerra à noite a partir de segunda-feira

O serviço de urgência pediátrica do Hospital Garcia de Orta, em Almada, vai fechar à noite a partir de segunda-feira, disse a ministra da Saúde, que prolongou o horário de duas unidades de saúde para …

Hipercarro elétrico da Aspark pulveriza recorde de aceleração

O novo hipercarro elétrico Aspark Owl vai começar a sua produção já no próximo ano e conta já com o recorde de aceleração. O carro vai dos 0 aos 100 km/h em 1,69 segundos. Depois de …

Pelé desafia Ronaldo a bater o seu recorde de 1.283 golos

O ex-futebolista internacional brasileiro Pelé desafiou esta quinta-feira o avançado português Cristiano Ronaldo a superar o seu recorde de 1.283 golos. “Espero que, com a quantidade de golos que já marcou, e foram muitos, tenha saúde …