E a futura presidente de Angola é….

isabel_santos_angola / Instagram

A empresária angolana Isabel dos Santos

A empresária angolana Isabel dos Santos

O presidente de Angola, José Eduardo dos Santos, não confia em mais ninguém do que a filha, a quem quererá entregar a presidência do país.

Analistas ouvidos pela Bloomberg consideram que o presidente angolano José Eduardo dos Santos, a dois anos de deixar a presidência, estará a preparar uma “sucessão dinástica” para a liderança do país.

Segundo o jornal britânico, o presidente de Angola apertou ainda mais o controlo da sua família sobre a economia angolana, a terceira maior da África subsariana, com a nomeação da filha, a bilionária Isabel dos Santos, para a presidência da Sonangol.

A nomeação da empresária para presidente da petrolífera estatal angolana será uma forma de manter o poder de Angola no seio da família, e mostra que José Eduardo dos Santos “não confia em mais ninguém” além dos filhos.

Mais do que isso, “Eduardo dos Santos está à procura de uma sucessão dinástica“, diz Markus Weimer, um analista ouvido pela Bloomberg.

Segundo Weimer, a nomeação de Isabel dos Santos para a presidência da Sonangol é uma indicação muito clara de que a empresária será considerada como possível líder do país, quando o pai deixar a presidência, em 2018.

Esta sexta-feira, o presidente angolano nomeou Isabel dos Santos para a presidência da Sonangol, no âmbito de uma reestruturação da empresa estatal e do setor petrolífero angolano.

A restruturação irá dividir a petrolífera em duas entidades – uma que funcionará como regulador do sector, e outra, sob controlo presidencial, que assumirá a vertente de negócio da empresa.

Esta nomeação terá como objectivo “partir os potenciais blocos de poder” que se estão a formar dentro da Sonangol, e assim “colocar o controlo da empresa no âmbito da família dos Santos”, considera David Thomsom, analista da consultora energética Wood Mackenzie, citado pela Bloomberg.

“Ao dividir a empresa, o Presidente espera salvaguardar os interesses da sua família”, diz Thomson.

Isabel dos Santos, com activos de 3,2 mil milhões de dólares, entre os quais participações em várias empresas portuguesas, é a mulher mais rica de África. Tem já o controlo da Unitel, a maior operadora de telecomunicações de Angola.

ZAP

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. A questão Isabel dos Santos é vergonha absoluta, um pais tão necessitado, com tantos problemas motivado pela corrupção e nada se faz nesse sentido. A mulher mais rica de África conseguiu se-lo à custa do sangue de um povo que nem a nomeou. Vergonha

  2. Por cá o senhor Costa vai retirando gestores nomeados por concurso público e pondo em seu lugar os homens de confiança dos partidos que sustentam o governo.

  3. Afinal há mesmo uma monarquia absolutista no país mais corrupto do mundo!…
    Tudo para família e amigos; o povo que se lixe!…

RESPONDER

Cansado de denúncias, Betis pede aos seus sócios: "Portem-se bem"

Clube onde jogam dois portugueses quer que os adeptos tenham um "comportamento adequado" durante os jogos no Benito Villamarín. O Betis de Sevilha jogou seis vezes até agora, nesta época. Quatro desses encontros foram disputados em …

Junta militar de Myanmar está a sequestrar familiares de pessoas que pretende deter, diz especialista da ONU

A junta militar de Myanmar está a sequestrar familiares de pessoas que pretende deter, incluindo crianças com 20 semanas de idade, segundo o relator especial da Organização das Nações Unidas (ONU) destacado para o país, …

Regiões portuguesas entre as que mais colocaram trabalhadores em teletrabalho

  Apesar dos números elevados registados em Portugal, futuro do modelo está ainda em aberto, face à preferência dos patrões em ter os funcionários a trabalhar em ambiente de escritório. De acordo com dados revelados pelo Eurostat, …

Reino Unido em choque. Sabina Nessa pode ter sido assassinada por um estranho ainda em liberdade

Sabina Nessa, de 28 anos, terá sido assassinada enquanto caminhava pelo Cator Park, no sudeste de Londres, na passada sexta-feira. O percurso da sua casa até a um bar ia demorar apenas cinco minutos, mas …

A corrida a secretário-geral da UGT terá dois candidatos

É a primeira vez que a corrida à liderança da UGT conta com dois candidatos: além de José Abraão, atual dirigente da Federação de Sindicatos da Administração Pública (Fesap), Mário Mourão, presidente do Sindicato dos …

Colapso da Evergrande. China pede a governos regionais que se "preparem para a possível tempestade"

As autoridades chinesas estão a pedir aos governos regionais para se prepararem para um possível colapso da Evergrande. O The Wall Street Journal noticia, esta quinta-feira, que as autoridades chinesas estão a pedir aos governos regionais …

Governo vai testar 35 mil funcionários de creches e pré-escolar até 3 de outubro

Os funcionários das creches, do pré-escolar e a rede nacional de amas começaram esta quinta-feira a ser testados à covid-19, numa ação que até 3 de outubro abrangerá 35 mil pessoas em todo o país. O …

Bem-vindo à última fase do desconfinamento: fim do certificado em restaurantes, máscara em transportes e lares

"Estamos em condições para avançar para a terceira fase de desconfinamento." Foi com esta frase que António Costa deu início à conferência de imprensa após o Conselho de Ministros desta quinta-feira. Portugal vai avançar para a …

EUA reabrirá campo de detenção de migrantes perto da prisão de Guantánamo

A administração do Presidente dos Estados Unidos (EUA) Joe Biden se prepara para reabrir um campo de detenção de migrantes na Baía de Guantánamo, após um aumento de migrantes e requerentes de asilo no sul …

Défice desce para 5,3% do PIB no 2.º trimestre do ano

O défice orçamental do primeiro semestre deste ano é de 5,5% do PIB. A meta do ministro das Finanças para o ano de 2021 é de 4,5%.  O défice orçamental fixou-se em 5,3% do PIB no …