Duterte ameaça declarar guerra ao Canadá (por causa de lixo)

O presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, avisou o homólogo Justin Trudeau de que vai “declarar guerra” ao Canadá se este não for buscar as 2.405 toneladas de lixo que uma empresa canadiana enviou para as Filipinas entre 2013 e 2014.

O lixo plástico – que estava classificado como reciclável mas se verificou não o ser – chegou em 103 contentores, alguns dos quais ainda se veem no porto de Manila. Diversas tentativas de resolver o problema não deram fruto até agora e Duterte resolveu fazer uma declaração.

Vou declarar-lhes guerra. Vou avisá-los de que o lixo deles está a caminho”, disse ele, exigindo ao Canadá que resolva o assunto no prazo de uma semana, de acordo com o Expresso. “Preparem uma grande receção. Comam-no, se quiserem”

Há anos que as Filipinas exigem que o Canadá trate do lixo, cujo envio parece ter tido lugar à margem da lei. O primeiro-ministro canadiano disse que está bastante empenhado e falou numa “solução canadiana”, mas até agora não se sabe qual é. O material descartado consistiria em fraldas usadas para adultos, jornais, garrafas de plástico e sacos.

Recentemente, as Filipinas atacaram o Canadá, dizendo que os importadores privados estão a contrabandear toneladas de lixo para as Filipinas há vários anos. Enfrentando protestos de ambientalistas, o Canadá, no entanto, recusou a receber o material, justificando-se ao dizer que é incapaz de forçar uma empresa privada a recolher o lixo.

A questão do lixo internacional ocupa uma atenção crescente nos media e em fóruns internacionais, em parte graças a reportagens que têm mostrado crianças a brincar ao longo de cursos de água infetados com mercúrio e outras substâncias venenosas em aldeias longínquas de países como a China.

Tendo a China proibido recentemente o “lixo estrangeiro”, foi redirigido para países vizinhos, onde o problema se repete. O chamado e-waste, o lixo de aparelhos eletrónicos (computadores, etc), põe questões particularmente urgentes. Leis e acordos que proíbem ou limitam o seu envio para outros países não impedem que a prática se mantenha frequente, dada a receita importante que proporciona a países pobres na Ásia e em África.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Há um enorme buraco na atmosfera de Marte (e a água está a escapar)

Uma vez a cada dois anos, um gigantesco buraco abres-e na atmosfera marciana, deixando escapar para o Espaço uma parte das escassas reservas de água do Planeta Vermelho. O estranho mecanismo meteorológico, nunca visto na Terra, …

Musk vai construir um túnel de alta velocidade em Las Vegas

A Boring Company conseguiu um contrato de 48,7 milhões de dólares para construir um sistema subterrâneo, chamado LVCC Loop, em Las Vegas. A empresa Boring Company, de Elon Musk, foi a escolhida para construir um túnel …

Cientistas podem ter descoberto a verdadeira origem da canábis

A origem da canábis é um mistério, mas a análise de pólen antigo sugere que a planta evoluiu cerca de três quilómetros acima do nível do mar no planalto tibetano. Documentos que datam da Idade Média …

Sporting vs FC Porto | Um ano depois, a Taça para os leões

O Sporting venceu o FC Porto, mais uma vez nas grandes penalidades, e arrecadou a 17ª Taça de Portugal. Num jogo muito disputado no Estádio do Jamor, que terminou empatado 1-1 no tempo regulamentar, o Porto …

Marcelo pede aos portugueses para votarem. "Ficar em casa é um erro enorme"

O Presidente da República pediu hoje aos portugueses que façam o "pequeno sacrifício" de votar nas eleições para o Parlamento Europeu e não deixem "nas mãos de 20% ou de 25% a decisão que é …

Uma cidade inteira dos EUA está refém de cibercriminosos

A cidade de Baltimore, nos Estados Unidos, está sob ataque. Mas a ameaça não vem de pessoas armadas com pistolas e bombas. Há duas semanas, cibercriminosos usaram ransomware - um tipo de software nocivo que restringe …

Abandonado em bebé no aeroporto de Gatwick, Steve encontrou a família 33 anos depois

Um bebé foi abandonado no chão de uma casa de banho do aeroporto de Gatwick a 10 de abril de 1986. Foi quando Beryl Wright encontrou o recém-nascido que começou o mistério que só se …

Monges encontram receita perdida e voltam a fabricar cerveja medieval belga após 224 anos

Os monges da abadia de Grimbergen, na província de Brabante Flamengo, na Bélgica, encontraram a receita original de uma cerveja que era produzida artesanalmente no local há 224 anos e voltarão a fabricá-la. Monges da Abadia …

Nova app permite transmitir consentimento ao par num encontro

Vem aí uma nova app para encontros que nos permite sinalizar quando é que o nosso par tem o nosso consentimento para avançar para o próximo passo. A aplicação permite também ganhar pontos conforme se …

Agências de espionagem dos EUA cedem informações a investigação sobre interferência russa

Trump ordenou às agências de espionagem norte-americanas que deem os dados que têm sobre interferência da Rússia nas presidenciais de 2016 ao Departamento da Justiça. O diretor dos serviços secretos nacionais norte-americanos, Dan Coats, afirmou este …