Duterte ameaça declarar guerra ao Canadá (por causa de lixo)

O presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, avisou o homólogo Justin Trudeau de que vai “declarar guerra” ao Canadá se este não for buscar as 2.405 toneladas de lixo que uma empresa canadiana enviou para as Filipinas entre 2013 e 2014.

O lixo plástico – que estava classificado como reciclável mas se verificou não o ser – chegou em 103 contentores, alguns dos quais ainda se veem no porto de Manila. Diversas tentativas de resolver o problema não deram fruto até agora e Duterte resolveu fazer uma declaração.

Vou declarar-lhes guerra. Vou avisá-los de que o lixo deles está a caminho”, disse ele, exigindo ao Canadá que resolva o assunto no prazo de uma semana, de acordo com o Expresso. “Preparem uma grande receção. Comam-no, se quiserem”

Há anos que as Filipinas exigem que o Canadá trate do lixo, cujo envio parece ter tido lugar à margem da lei. O primeiro-ministro canadiano disse que está bastante empenhado e falou numa “solução canadiana”, mas até agora não se sabe qual é. O material descartado consistiria em fraldas usadas para adultos, jornais, garrafas de plástico e sacos.

Recentemente, as Filipinas atacaram o Canadá, dizendo que os importadores privados estão a contrabandear toneladas de lixo para as Filipinas há vários anos. Enfrentando protestos de ambientalistas, o Canadá, no entanto, recusou a receber o material, justificando-se ao dizer que é incapaz de forçar uma empresa privada a recolher o lixo.

A questão do lixo internacional ocupa uma atenção crescente nos media e em fóruns internacionais, em parte graças a reportagens que têm mostrado crianças a brincar ao longo de cursos de água infetados com mercúrio e outras substâncias venenosas em aldeias longínquas de países como a China.

Tendo a China proibido recentemente o “lixo estrangeiro”, foi redirigido para países vizinhos, onde o problema se repete. O chamado e-waste, o lixo de aparelhos eletrónicos (computadores, etc), põe questões particularmente urgentes. Leis e acordos que proíbem ou limitam o seu envio para outros países não impedem que a prática se mantenha frequente, dada a receita importante que proporciona a países pobres na Ásia e em África.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

E depois de Cristas? CDS atira congresso de sucessão para 2020

A direção nacional do partido vai propor que o Congresso, que decidirá a liderança do CDS, seja apenas em janeiro, apesar de Assunção Cristas ter manifestado vontade de que fosse ainda este ano. O CDS-PP reúne …

Hong Kong. Deputados pró-democracia forçam Carrie Lam a discursar à porta fechada

A chefe do Executivo de Hong Kong foi esta quarta-feira obrigada a discursar à porta fechada, depois ter sido impedida de falar no parlamento por deputados pró-democracia, que exibiram cartazes e projetaram um vídeo. O discurso …

CP recebeu injeções de 1800 milhões de euros do Estado nos últimos três anos

Nos últimos três anos, o Estado fez 17 operações de reforço de capital na CP, na ordem dos 1,8 mil milhões de euros. Estes serviram principalmente para pagar dívidas da empresa a privados e ao …

Imposto Mortágua foi aplicado a 75 mil contribuintes

O novo escalão do Adicional ao IMI, que prevê a aplicação de uma taxa de 1,5% sobre o valor patrimonial dos imóveis que ultrapasse os dois milhões, chegou a 331 contribuintes. Ao todo, o imposto …

Preço da luz vai descer 18 cêntimos no mercado regulado

Os preços da eletricidade no mercado regulado vão voltar a descer em 2020, segundo a proposta avançada esta terça-feira pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE). Esta terça-feira, a ERSE propôs uma atualização em baixa de …

Portugal teve perdas fiscais de 900 milhões de euros por menor tributação do gasóleo

A tributação ao gasóleo é mais baixa do que os impostos à gasolina. A diferença entre os dois combustíveis leva a perdas de 900 milhões de euros ao Estado. Quem abastece um carro a gasóleo na …

Dulce Neto é a primeira mulher a presidir a um Supremo Tribunal português

A juíza conselheira toma posse, esta quarta-feira, como presidente do Supremo Tribunal Administrativo (STA), tornando-se na primeira mulher a ocupar o lugar cimeiro de um supremo tribunal em Portugal. Dulce Neto, de 58 anos, foi eleita …

Défice zero e mais crescimento. Previsões de Centeno para o OE2020 são de "elevado risco"

O Governo faz uma revisão das metas para 2020 no esboço do Orçamento de Estado para o próximo ano que enviou à Comissão Europeia, prevendo um aumento do crescimento económico e um saldo orçamental equilibrado, …

Conselho nacional do PSD pode ser atirado para novembro. Apoios a Rio e Montenegro equilibrados

Rui Rio mantém o silêncio sobre uma recandidatura a líder do PSD, o que está a ser visto como um condicionamento do partido, tendo também nas suas mãos o calendário interno. O conselho nacional para …

Varandas quer vender já em janeiro (e há três nomes em cima da mesa)

O Sporting deverá vender um jogador já no próximo mercado de transferências em janeiro. O dinheiro será destinado a renovações e a trazer um novo reforço para o ataque. Frederico Varandas continua a sua saga para …