Duterte rejeita que a filha o vá suceder na liderança das Filipinas. “Isto não é para mulheres”

O líder das Filipinas, Rodrigo Duterte, descartou, na quarta-feira, a hipótese de a filha o vir a suceder no próximo ano, acrescentando que a presidência não é tarefa para uma mulher por causa das suas diferenças emocionais em relação aos homens.

“A minha filha não vai entrar na corrida [à presidência das Filipinas]. Eu disse a Inday [Sara, filha de Duterte] para não concorrer porque tenho pena [dela], sabendo que terá de passar pelo que eu estou a passar”, disse Duterte, durante o lançamento de um projeto de rodovia, citado pela CNN. “Isto não é para mulheres. A configuração emocional de uma mulher e de um homem é totalmente diferente. [Quem for presidente] vai tornar-se uma idiota aqui. Esta é a história triste.”

Duterte, de 75 anos, é famoso pelos seus comentários muitas vezes considerados ofensivos, sexistas e misóginos, mas o seu gabinetes costuma apelidá-los de piadas inofensivas.

A filha Sara Duterte-Carpio, de 42 anos, que o sucedeu como presidente da câmara de Davao City, ficou em primeiro lugar numa sondagem recente que pedia ao público para escolher um candidato preferido numa lista de possíveis candidatos para as eleições de 2022. Duas outras mulheres, o vice-presidente Leni Robredo e a senadora Grace Poe, eram candidatos hipotéticos.

Cristina Palabay, do grupo de direitos humanos Karapatan, disse que as mulheres são tão capazes quanto os homens em qualquer trabalho. “O que mais importa é se os interesses da maioria pobre forem defendidos”, disse.

Sara Duterte-Carpio cultivou uma imagem de relutante sucessora como presidente da câmara de Davao, onde é extremamente popular por mostrar o mesmo caráter duro e prático do seu pai, que governou a cidade durante duas décadas e disse abertamente à polícia para matar criminosos se resistirem à prisão.

A filha de Duterte, que serve como primeira-dama por causa do casamento anulado do seu pai, disse, em declarações à agência Reuters que informou o líder filipino que não pretendia concorrer.

“Se todo o país não quiser acreditar [nisso], não posso fazer nada a respeito. Nem toda a gente quer ser presidente. Eu sou uma delas”, disse Sara Duterte-Carpio. “Agradeço a todos pela sua confiança no que posso fazer, mas a minha recusa em concorrer à presidência não é o fim do mundo”.

Akbayan Partylist, um grupo de legisladores de esquerda, disse, em comunicado, que uma dinastia Duterte significaria uma lavagem do presidente “mau-governo incompetente, corrupto e assassino”. “Sara Duterte não deveria concorrer à presidência. Mas não é porque é uma mulher. Sara, como presidente, não cobrará a responsabilidade do seu pai pelos seus crimes contra o povo”.

Maria Campos Maria Campos, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Hahahahaaa… o Trump/Putin/Bolsonaro/Ventura das Filipinas não perdoa… é tipo a Igreja: mulheres; longe!…
    Curiosamente, a carneirada “de” Facebook nunca se lembra deste ditador de extrema-direita; é só do Kim “gordo” da Coreia ou do Maduro “podre” da Venezuela!…

RESPONDER

Costa, Von der Leyen na Cimeira Social no Porto

Cimeira Social cheia de boas intenções deixa factura de um milhão de euros (e "erro" na comida da PSP)

Os chefes de Estado e de Governo da União Europeia comprometeram-se, na Cimeira Social do Porto, a "trabalhar em prol de uma Europa social". Mas o evento deixa uma polémica com as refeições distribuídas aos …

Alfredo Casimiro contrata Banco Nomura para vender 50,1% da Groundforce

O principal acionista da Groundforce anunciou este sábado, em comunicado, ter contratado o banco Nomura para assessorar a venda da participação de 50,1% da Pasogal na empresa de handling Groundforce, e pediu "especial atenção" ao …

Transferência para o Wolves. Diogo Jota recorda palavras de Jorge Mendes: "Vês como eu tinha razão?"

Diogo Jota, atual avançado do Liverpool, recuou no tempo e enfatizou a importância de Jorge Mendes na progressão da sua carreira. O avançado internacional português, que se transferiu esta temporada para o Liverpool, trocou o Atlético …

Um total de 19.359 agregados pagaram adicional de solidariedade do IRS

Entre o Continente e as regiões autónomas dos Açores e da Madeira são 19.359 os agregados com rendimento coletável acima dos 80 mil euros e que, por esse motivo, foram chamados a pagar taxa adicional …

Resort Zmar

Imigrantes já começaram a ser retirados do Zmar (e os donos de casas podem ter de as desmontar)

Os primeiros imigrantes realojados no empreendimento turístico Zmar, em Odemira (Beja), já começaram a ser retirados do local, após a decisão do tribunal contra a requisição civil do Governo. E enquanto se pede a demissão …

Índia ultrapassa quatro mil mortos num só dia. Cuba vai imunizar população com vacinas nacionais

A Índia registou mais de quatro mil mortes associadas à covid-19 num só dia e o Brasil contabilizou 2.165 óbitos nas últimas 24 horas. Em contraste, Cuba vai começar a vacinar a população contra a …

Boris Johnson diz que não haverá novo referendo de independência na Escócia

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, recusou hoje qualquer possibilidade de realizar um novo referendo de independência na Escócia, mesmo que o Partido Nacional Escocês (SNP) obtenha maioria absoluta no parlamento regional. “Acho que um referendo no …

Associação dos Árbitros apresenta queixa contra Benfica, Jesus, Grimaldo e Otamendi

A Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF) apresentou uma queixa contra o Benfica, Jorge Jesus, Grimaldo e Otamendi, por causa das declarações proferidas após o jogo com o FC Porto. A notícia de que a …

Um milhão de pessoas já foram imunizadas. Faixa etária dos 50 anos começou a ser vacinada em alguns locais

Em alguns locais do país, já há pessoas na faixa etária dos 50 anos a receber a primeira dose da vacina contra a covid-19. Fonte da task force responsável pelo plano nacional de vacinação disse, este …

GNR inicia operação para dar segurança nas celebrações e peregrinação a Fátima

A GNR promove a partir de hoje uma operação de segurança em todo o território nacional, com maior incidência em Fátima e nas principais vias de acesso, para garantir segurança durante o deslocamento dos peregrinos …