Duarte Lima condenado a 10 anos de prisão

António Cotrim / Lusa

Domingos Duarte Lima

O ex-dirigente social-democrata Duarte Lima foi condenado em cúmulo jurídico a dez anos de prisão efetiva, pelos crimes de burla e branqueamento de capitais, no processo Homeland, decidiu o Tribunal de Instância Criminal Central de Lisboa, presidido pela juíza Filipa Valentim.

Duarte Lima, Pedro Lima e Vítor Raposo constituíram em 2007 o fundo Homeland com o antigo BPN, para a aquisição de terrenos, em Oeiras, nas imediações do local onde esteve prevista a sede do Instituto Português de Oncologia (IPO), projetco mais tarde abandonado.

O tribunal considerou provado que Duarte Lima praticou crimes de burla qualificada e branqueamento de capitais.

O antigo deputado do PSD foi condenado a 6 anos de prisão pelo crime burla e a 7 anos por branqueamento de capitais, tendo a pena ficado em 10 anos por cúmulo jurídico.

O tribunal  justifica que a pena seja efectiva por Duarte Lima não ter mostrado arrependimento.

Vitor Raposo, sócio do ex-deputado social-democrata,  foi condenado a seis anos de prisão efectiva por um crime de burla qualificada.

Outro dos arguidos no processo, Pedro Almeida e Paiva, foi condenado a dois anos e seis meses de prisão por um crime de burla qualificada e um de falsificação de documentos, embora a pena possa ser suspensa se pagar 50 mil euros ao Instituto Português de Oncologia.

Francisco Canas, conhecido como o ‘Zé das medalhas’, foi condenado a quatro anos de pena efectiva por um crime de branqueamento de capitais.

Duarte Lima, Vitor Raposo, Pedro Paiva e João Paiva estão ainda obrigados a pagar uma indemnização à Parvalorem, que poderá ir até aos 18 milhões de euros, determinou o tribunal criminal de Lisboa.

Apenas Pedro Lima, filho de Duarte Lima, foi absolvido.

“A decisão do tribunal é brutal, imerecida e injusta. É uma decisão com profundos e clamorosos erros de facto e erros jurídicos”, declarou Duarte Lima acerca da sua condenação, à saída do tribunal.

“Não houve burla. Se este negócio correu mal deveu-se à crise imobiliária e à derrocada do BPN. E não admito ser erigido como uma pessoa que pôs o BPN na situação em que o BPN está”, acrescentou o ex-deputado.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. E não lhe confiscam o quanto roubou??? de seguida, em vez de prisão, que é mais um encargo para o EP pago com o dinheiro dos contribuintes, dêem-lhe umas férias no Brasil, isso eu ajudo a pagar…

RESPONDER

Plataformas de streaming passam a ter de pagar 1% do seu lucro ao Estado

As plataformas de streaming passam a pagar uma taxa, após a proposta de lei ser aprovada esta sexta-feira, na Assembleia da República. Serviços como a Netflix, a HBO Portugal ou a Disney +, passam a …

Porto 1-0 Gil Vicente | Dupla Shoya-Evanilson embala “dragão”

Difícil, mas justo. O FC Porto recebeu o Gil Vicente numa noite chuvosa no Dragão, dominou claramente até aos 75 minutos – altura em que Zaidu foi expulso – e venceu por 1-0. Um resultado …

O novo recurso da Google encontra qualquer música. Basta cantarolar, assobiar ou cantar

Na semana passada, a gigante tecnológica da Google lançou uma versão atualizada da aplicação que ajuda a encontrar qualquer música que esteja presa na sua cabeça - mas que não saiba o nome. Com a nova …

Pintura de Jacob Lawrence desaparecida há 60 anos foi encontrada em Nova Iorque

Uma visitante do Met, nos Estados Unidos, descobriu o paredeiro do quadro desaparecido de Jacob Lawrence. A mulher associou o quadro a um pendurado na sala de estar dos seus vizinhos, suspeitando que poderia fazer …

Fezes ancestrais ajudam a descobrir como o microbioma afeta a nossa saúde

Um novo estudo, realizado em Israel e na Letónia, analisou fezes ancestrais e comparou-as com o nosso microbioma para tentar descobrir pistas sobre as doenças modernas. A equipa de investigadores, que trabalhou enterrada até aos joelhos …

Santa Clara 1-2 Sporting | “Leão” mostra POTEncial nas ilhas

Ao final da tarde deste sábado, o Sporting venceu o Santa Clara por 2-1, num duelo a contar para a 5ª jornada da Liga NOS que decorreu no Estádio de São Miguel, em Ponta Delgada. …

Robô ultrarrealista pode vir a substituir os golfinhos em cativeiro em parques temáticos

A empresa de engenharia Edge Innovations, com sede em São Francisco, Estados Unidos, projetou e construiu um golfinho-robô que se parece e age quase exatamente como um. Nadando ao redor da piscina enquanto um grupo de …

PCP avisa: Abstenção é “apenas e só” para discutir o OE2021

O secretário-geral do PCP avisou este sábado que a abstenção anunciada pelo partido visa "apenas e só" fazer passar o Orçamento do Estado de 2021 a "outra fase de discussão" e recusou estar garantido um …

Convento medieval encontrado sob parque de estacionamento em Inglaterra

Uma equipa de arqueólogos britânicos encontrou um convento medieval, há muito perdido, debaixo de um parque de estacionamento em Inglaterra. Há muito que os arqueólogos britânicos especulavam sobre a potencial localização de um antigo convento medieval, …

Virgin Galactic leva cientista planetário ao Espaço pela primeira vez

O norte-americano Alan Stern será o primeiro a realizar experiências científicas financiadas pela NASA, a bordo de uma aeronave comercial da empresa espacial privada Virgin Galactic. A NASA revelou a semana passada que o cientista planetário …