Duarte Lima condenado a 10 anos de prisão

António Cotrim / Lusa

Domingos Duarte Lima

O ex-dirigente social-democrata Duarte Lima foi condenado em cúmulo jurídico a dez anos de prisão efetiva, pelos crimes de burla e branqueamento de capitais, no processo Homeland, decidiu o Tribunal de Instância Criminal Central de Lisboa, presidido pela juíza Filipa Valentim.

Duarte Lima, Pedro Lima e Vítor Raposo constituíram em 2007 o fundo Homeland com o antigo BPN, para a aquisição de terrenos, em Oeiras, nas imediações do local onde esteve prevista a sede do Instituto Português de Oncologia (IPO), projetco mais tarde abandonado.

O tribunal considerou provado que Duarte Lima praticou crimes de burla qualificada e branqueamento de capitais.

O antigo deputado do PSD foi condenado a 6 anos de prisão pelo crime burla e a 7 anos por branqueamento de capitais, tendo a pena ficado em 10 anos por cúmulo jurídico.

O tribunal  justifica que a pena seja efectiva por Duarte Lima não ter mostrado arrependimento.

Vitor Raposo, sócio do ex-deputado social-democrata,  foi condenado a seis anos de prisão efectiva por um crime de burla qualificada.

Outro dos arguidos no processo, Pedro Almeida e Paiva, foi condenado a dois anos e seis meses de prisão por um crime de burla qualificada e um de falsificação de documentos, embora a pena possa ser suspensa se pagar 50 mil euros ao Instituto Português de Oncologia.

Francisco Canas, conhecido como o ‘Zé das medalhas’, foi condenado a quatro anos de pena efectiva por um crime de branqueamento de capitais.

Duarte Lima, Vitor Raposo, Pedro Paiva e João Paiva estão ainda obrigados a pagar uma indemnização à Parvalorem, que poderá ir até aos 18 milhões de euros, determinou o tribunal criminal de Lisboa.

Apenas Pedro Lima, filho de Duarte Lima, foi absolvido.

“A decisão do tribunal é brutal, imerecida e injusta. É uma decisão com profundos e clamorosos erros de facto e erros jurídicos”, declarou Duarte Lima acerca da sua condenação, à saída do tribunal.

“Não houve burla. Se este negócio correu mal deveu-se à crise imobiliária e à derrocada do BPN. E não admito ser erigido como uma pessoa que pôs o BPN na situação em que o BPN está”, acrescentou o ex-deputado.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. E não lhe confiscam o quanto roubou??? de seguida, em vez de prisão, que é mais um encargo para o EP pago com o dinheiro dos contribuintes, dêem-lhe umas férias no Brasil, isso eu ajudo a pagar…

RESPONDER

Os Simpsons podem ter previsto o surto do novo coronavírus da China

A série de televisão animada "Os Simpsons" é conhecida por ter feito profecias que, com o passar do tempo, se tornaram mesmo realidade. Agora, os fãs do programa parecem ter encontrado um episódio que prediz …

Identificada nova espécie de dinossauro que viveu há mais de 150 milhões de anos

Paleontólogos identificaram, nos Estados Unidos, uma nova espécie de dinossauro do género dos alossauros, que viveu há mais de 150 milhões de anos. A espécie, que tem o nome de Allosaurus jimmadseni, foi identificada a partir …

Escorpião com 436 milhões de anos foi dos primeiros animais a pisar a Terra

Cientistas descobriram um escorpião com 436 milhões de anos que terá sido um dos primeiros animais da Terra a migrar dos habitats aquáticos para os terrestres. Foram encontrados dois fósseis da espécie num antigo mar tropical …

Bruno de Carvalho disposto a liderar SAD do Sporting com Varandas

O ex-presidente do Sporting admitiu, esta sexta-feira, estar disposto a liderar a SAD do clube, mesmo com Frederico Varandas como presidente. No seu comentário semanal na Rádio Estádio, Bruno de Carvalho disse estar disposto a regressar …

A Inteligência Artificial teria resolvido o mistério da fuga de Alcatraz

Um programa de Inteligência Artificial (IA) poderia ter resolvido o mistério da fuga dos irmãos irmãos John e Clarence Anglin e Frank Morris da prisão de Alcatraz, que foi considerada uma das mais seguras dos …

Mais de 30 militares dos EUA ficaram com lesões cerebrais após ataque iraniano

Mais de 30 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque iraniano na base militar de Ain al-Assad, no Iraque. 34 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque levado …

Homem que torturou suspeitos de planear o 11 de setembro diz que o voltaria a fazer

James Mitchell torturou os cinco suspeitos de terem planeado o ataque de 11 de setembro de 2001. Em tribunal, disse que não tem remorsos e que o voltaria a fazer. James Mitchell foi o psicólogo responsável …

Belenenses e Belenenses SAD chegam a acordo para suspender ações judiciais

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, esta sexta-feira, que foi alcançada uma suspensão das ações judiciais entre o Belenenses e a Belenenses SAD. Em comunicado publicado na sua página oficial, a FPF informou que o …

Amazon quer que os clientes paguem com as mãos

A gigante tecnológica Amazon quer que os  clientes comprem e efetuem o pagamento com um aceno da mão em vez de passar um cartão numa máquina. De acordo com o Wall Street Journal, que cita fontes …

59 autarcas constituídos arguidos na Operação Éter

O Ministério Público constituiu 74 arguidos, 59 dos quais autarcas e ex-autarcas de 47 câmaras do Norte e Centro, no processo da investigação às Lojas Interativas da Turismo do Porto e Norte, realizada no âmbito …