Drones só vão poder voar até 120 metros e longe dos aeroportos

As novas regras da ANAC sobre a utilização de drones foram esta quarta-feira publicadas em Diário da República e podem levar a multas que vão dos 250 aos 2.500 euros.

As novas regras da Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC) sobre a utilização de drones foram esta quarta-feira publicadas em Diário da República.

O regulamento, que estabelece as “condições de operação aplicáveis à utilização do espaço aéreo pelos sistemas de aeronaves pilotadas remotamente”, como cita o Expresso, entra em vigor em janeiro do próximo ano.

Assim, a partir de dia 13, os drones vão poder fazer voos diurnos, à linha de vista do piloto, até a uma altura de 120 metros.

No entanto, esta regra não se aplica a “áreas sujeitas a restrições ou na proximidade de infraestruturas aeroportuárias”. Ou seja, estes aparelhos devem ficar longe de aeroportos como, por exemplo, o Humberto Delgado, em Lisboa, ou o Francisco Sá Carneiro, no Porto.

Além disso, o regulamento proíbe ainda os voos “sobre concentrações de pessoas ao ar livre, entendendo-se como tal mais do que 12 pessoas”, “zonas de sinistro onde se encontrem a decorrer operações de proteção e socorro” e “sobre instalações onde se encontrem sediados órgãos de soberania, embaixadas e representações consulares, instalações militares, instalações das forças e serviços de segurança, locais onde decorram missões policiais, estabelecimentos prisionais e centros educativos da Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais”, cita o semanário.

Caso um utilizador pretenda voar depois do pôr-do-sol ou acima da superfície estabelecida, deverá ter uma “autorização expressa da ANAC” e o pedido tem de ser feito com uma “antecedência mínima de 12 dias úteis”.

Os drones têm de voar sempre com as luzes de identificação ligadas e os pilotos não podem exercer funções quando se encontrem em qualquer situação de incapacidade da sua aptidão física ou mental, acrescenta ainda o regulamento.

A violação destas regras pode levar a contraordenações aeronáuticas civis consideradas graves ou muito graves, que se traduzem em multas que vão dos 250 aos 2.500 euros.

Os mapas com as zonas interditas e permitidas estão publicadas no site www.voanaboa.pt

Segundo a ANAC, só este ano já foram registadas 14 ocorrências com drones.

O caso mais recente aconteceu precisamente esta semana, com um destes aparelhos a provocar uma “situação perigosíssima” no aeroporto de Lisboa, ao colocar em risco a aterragem e decolagem de aviões.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Operação Marquês. Ex-secretário de Estado de Passos Coelho chamado como testemunha

O juiz de instrução da Operação Marquês, Ivo Rosa, decidiu chamar o ex-secretário de Estado das Infraestruturas, Transportes e Comunicações Silva Monteiro como testemunha, avança a SIC Notícias. Segundo apurou a estação televisiva, o ex-governante …

Apple e Goldman Sachs acusados de terem criado cartão de crédito sexista

A Apple e o Goldman Sachs estão a ser acusados de terem lançado um cartão de crédito que discrimina os utilizadores em função do género. Um dos últimos a juntar ao rol de críticas ao Apple …

Grimaldo joga consecutivamente há 68 jornadas (só é ultrapassado por um guarda-redes)

Alejandro Grimaldo está há 68 jornadas a jogar consecutivamente a titular na lateral esquerda do Benfica - são dois anos sem descanso. Os números são avançados pelo desportivo A Bola, que dá conta que o lateral-esquerdo …

"Prática comercial enganosa". NOS obrigada a retirar campanha publicitária sobre 5G

A Associação da Auto Regulação Publicitária (ARP) deu razão a uma queixa da Meo e mandou a NOS retirar uma campanha de publicidade sobre um tarifário móvel 5G por considerar que constitui "uma prática comercial …

Eleição autárquica dos EUA pode ser desempatada com moeda ao ar

Um eleição autárquica numa pequena vila no Ohio, nos Estados Unidos, pode vir a ser decidida com o lançamento de uma moeda ao ar, o famoso jogo do "cara ou coroa". De acordo com o The …

Primeiro aniversário dos Coletes Amarelos. França receia novos tumultos

O clima de tensão regressa a França, com os coletes amarelos a anunciarem a preparação de novas ações para assinalar o primeiro aniversário do início do movimento. A 17 de novembro, o movimento Coletes Amarelos assinala …

Violência leva a mais violência, alerta chefe do Governo de Hong Kong

A chefe do Governo de Hong Kong condenou a “extensa violência” que marcou o dia de greve na cidade, realçando que esta “não resolverá nada” nem fará o Governo ceder aos “apelos políticos” dos manifestantes. Carrie …

Morreu Teresa Tarouca, fadista de "Saudade, silêncio e sombra"

A fadista Teresa Tarouca morreu na madrugada desta segunda-feira, no Hospital S. Francisco Xavier, em Lisboa, aos 77 anos, vítima de pneumonia dupla, disse à agência Lusa fonte próxima da família. O corpo de Teresa Tarouca …

Uma queda da varanda. Morreu fundador dos Capacetes Brancos que Rússia acusou de ser espião

O antigo oficial do exército britânico James Le Mesurier, um dos fundadores do movimento humanitário Capacetes Brancos que tem ajudado milhares de pessoas na Síria, foi encontrado morto perto de casa. Terá caído da varanda …

Nuno foi para a Noruega treinar uma equipa de futebol e acabou como vice-presidente da Câmara de Notodden

Nuno Marques emigrou para a Noruega há 15 anos para treinar uma equipa de futebol e acabou eleito vice-presidente da Câmara de Notodden (Leste), funções que jamais aceitaria em Portugal, onde “o principal problema da …