Drone criou “situação perigosíssima” no aeroporto de Lisboa

Uma aeronave não tripulada sobrevoou este domingo o aeroporto de Lisboa, num incidente que as autoridades consideraram “perigosíssimo”, por ter colocado em risco a aterragem e decolagem de aviões.

Um drone violou este domingo o espaço aéreo do Aeroporto de Lisboa, colocando em risco toda a operação dos serviços do aeroporto.

Segundo o Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves, GPIAA, este foi o quarto caso, em 2016, de sobrevoo de drones junto a áreas reservadas à aviação.

Em 2015 foram registados pelo GPIAA 9 casos semelhantes, e em 2014 ocorreram 4 casos.

O director do GPIAA, Álvaro Neves, ouvido pela TSF, considerou o incidente “extremamente crítico e perigosíssimo para a operação normal da aviação tripulada”.

Segundo o responsável do Gabinete, o drone entrou cerca do meio dia no espaço do aeroporto de Lisboa, e “sobrevoou as pistas e a placa, pondo em risco a própria operação do aeroporto, consequentemente, obrigando as autoridades a tomar medidas”.

De acordo com o jornal Público, nem o drone nem o dono do aparelho foram identificados. Depois de ter sido accionado o alarme, a aeronave e o seu proprietário desapareceram por completo.

O caso surge na véspera da apresentação da primeira lei nacional para regulamentar a utilização de “pequenas aeronaves não tripuladas”.

ZAP

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. São pessoas destas inconscientes que dão mau nome ao aeromodelismo e UAVs.
    Eu tenho vários drones e nunca faria nem faço aventuras dessas.
    Para mais que os meus se recusariam a voar a menos de 5 km do aeroporto pois
    estãp programados com No Fly zones.

    • Acção conscenciosa a sua e de valorizar… Parabens!
      Passe lá perto, na 2ª circular ou nas traseiras do aeroporto junto à entrada dos CTT e vai vê-los por lá, inconscientes e apenas por mero prazer…
      Diga-lhes que os drones têm essa opção, talvez resulte. De outra forma, quando houver um acidente, tomam-se medidas!!!

  2. O que é que este drone foi ali fazer e mandado por quem? Mistério! Não houve quem o abatesse ou só os aviões russos é que são problema?

  3. Será que nao havia nenhum agente da autoridade de serviços, com balas na arma, 35 centimos/€ resolviam este problema e preveniam proximas intençoes ou descuidos (?)…

RESPONDER

Não foram meteoros. Uma forte atividade vulcânica arrefeceu a Terra há 13 mil anos

Porque é que a Terra arrefeceu repentinamente há 13 mil anos? Sedimentos antigos encontrados numa caverna no Texas, nos Estados Unidos, parecem ter resolvido este grande mistério. Alguns cientistas acreditam que o fenómeno que arrefeceu repentinamente …

Novo método prevê erupções solares com algumas horas de antecedência

Um novo método capaz de prever explosões solares poderia ajudar a Humanidade a preparar-se contra possíveis desastres causados por este fenómeno explosivo da nossa estrela. As erupções solares são explosões que ocorrem na superfície do Sol …

Mulan a preço premium estreia na Disney+ em setembro

A adaptação live-action de Mulan tem nova data de estreia. O anúncio foi feito pela Disney nesta terça-feira (4). O filme chega à plataforma de streaming Disney+ no dia 4 de setembro, estando disponível em …

Belgas trocam as voltas à pandemia e passam férias nas árvores

Enquanto uns passam o verão em casa, outros atrevem-se a ter uma experiência diferente. Alguns belgas estão a passar as noites de verão pendurados em árvores, em tendas em forma de lágrima. A pandemia de covid-19 …

Máscara inteligente traduz até oito línguas (mas não protege do coronavírus)

Esta máscara inteligente, criada por uma empresa japonesa, consegue traduzir o discurso do seu utilizador em várias línguas (mas, por si só, não o protege do novo coronavírus). Quando a pandemia de covid-19 transformou as máscaras …

Empresa fica com excedente de 40 mil quilos de frutos secos devido à covid-19

A GNS Foods, a empresa que nos últimos 30 anos forneceu os frutos secos à American Airlines, ficou com um excedente de 40 mil quilos por causa de restrições impostas devido à covid-19. Servir frutos secos …

Astronautas da NASA fizeram partidas por telefone para "matar" tempo durante o regresso à Terra

Os astronautas da NASA Bob Behnken e Doug Hurley fizeram algumas partidas por telefone durante o regresso à Terra a bordo cápsula Dragon, da empresa SpaceX de Elon Musk, num voo que foi duplamente histórico. …

Em plena pandemia, há um venezuelano que assegura os funerais no Peru

Ronald Marín é a última esperança para os habitantes de Comas, em Lima. O venezuelano é o único que realiza funerais católicos num cemitério longe do centro da capital, em plena pandemia. Vestido com uma túnica …

Covid-19 pôs mais de um milhão de portugueses em teletrabalho no 2.º trimestre

Um milhão de pessoas esteve em teletrabalho no segundo trimestre, sobretudo devido à covid-19, o equivalente a 23,1% da população empregada, enquanto mais de 600 mil não trabalharam nem no emprego nem em casa. De acordo …

Dia da Defesa Nacional regressa ao formato presencial a 2 de setembro

O Dia da Defesa Nacional, que está suspenso desde o dia 9 de março devido à pandemia de covid-19, irá regressar ao formato presencial a 2 de setembro, anunciou o Governo esta quarta-feira. Em comunicado, o …