Droga, notas de 500 euros e muitos telemóveis na prisão de Sintra

Há vídeos divulgados na Internet que revelam uma festa na prisão de Sintra com os reclusos a comprar e a consumir droga, com muita comida e muitos telemóveis — e sem nenhum guarda prisional à vista.

As imagens começaram por ser divulgadas pelo jornal Correio da Manhã, mas foram entretanto também difundidas por outros órgãos de informação, nomeadamente pela SIC.

Nelas é possível constatar a descontracção absoluta dos reclusos do Estabelecimento Prisional de Sintra a vender e consumir droga e a usar telemóveis, que são proibidos nas cadeias portuguesas.

No vídeo divulgado pelo canal televisivo, não se vê qualquer guarda prisional por perto e são ainda reveladas fotografias de reclusos, publicadas pelos próprios nas redes sociais, onde alguns surgem com notas de 500 euros que serão falsas.

As imagens, registadas com telemóveis dos reclusos, foram publicadas nas páginas de Facebook dos mesmos, adianta o Jornal de Notícias.

Segundo explicou um guarda prisional ao jornal, a festa registada nos vídeos realizou-se numa das salas de convívio da prisão para comemorar a entrada de “um recluso famoso por aqueles lados”,

De acordo com dados oficiais citados pelo JN, a prisão de Sintra tem 753 reclusos e 158 guardas prisionais.

Mas o estabelecimento de alta segurança chega a ficar com apenas 10 guardas de serviço em certas alturas do dia, revela a SIC.

Festa já está a ser investigada

A Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais anunciou entretanto que já está a investigar a festa que terá sido autorizada.

“Está a decorrer processo de inquérito a esta situação, bem como à da utilização de telemóveis por reclusos, o que não é permitido”, salienta a DGRSP, em comunicado citado pela Lusa.

“Mais se informa que as alegadas notas de 500 euros correspondem a fotocópias que se encontram apreendidas, estando os reclusos envolvidos a ser objecto de processo disciplinar”, acrescenta o comunicado da DGRSP.

A mesma fonte refere que os produtos alimentares que aparecem nos vídeos são “vendidos” no Estabelecimento Prisional e garante que serão feitas “as participações devidas ao Ministério Público, sendo que os principais protagonistas serão colocados em regime de segurança”.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Agora pergunta-se como é que em cadeia de “alta segurança” existe tudo aquilo que é proibido, andam a brincar com as pessoas e com o nosso dinheiro e sobretudo com a nossa segurança, precisamos também de um partido que conteste tudo isto e que ponha toda esta pouca vergonha em causa, basta de tanta liberdade e de tanta farsa.

  2. e a maior das vergonhas o que se passa nessa terra de fenómenos a prisão mais se confirma que e um mero hotel para bandidos que tem cama mesa e festas telemóveis drogas tem tudo somente porque alguém e conivente com esta malandragem. Faz falta em portugal e um joe arpaio que e sherif na california que todos os que por la passam não desejam la voltar mas isto e na america

    • Realmente a “América” é mesmo o melhor exemplo de prisões a nível mundial…
      É triste quando a ignorância não dá mais…

RESPONDER

Ford está a reciclar palha de café do McDonald's. Quer transformá-la em peças de carro

https://vimeo.com/377768195 A Ford está a fabricar peças de carro através de palha de café reciclada do McDonald's. A iniciativa contribui para a redução da pegada ecológica e do desperdício alimentar. O combate às alterações climáticas cabe um …

Comité da ONU preocupado com condições das prisões em Portugal

As condições de detenção, a sobrelotação das prisões, o alegado uso da força e outros abusos contra pessoas pertencentes a grupos raciais e étnicos são as principais preocupações do Comité da ONU contra a Tortura …

Cientistas identificaram organismo que prospera ao comer meteoritos

O micróbio Metallosphaera sedula tem uma propensão para comer minerais. E não estamos a falar de granito ou giz, mas de rochas muito mais especiais como meteoritos. Segundo o Science Alert, uma equipa internacional de cientistas …

Médicos estrangeiros em Portugal atingem o valor mais alto da última década

O número de médicos estrangeiros registados em Portugal atingiu, em 2019, o valor mais elevado da última década, situando-se em 4192, mais 9,1% face a 2009, revelam dados da Ordem dos Médicos (OM). A maioria dos …

O único carro-avião do mundo vai ser vendido em leilão

O Taylor Aerocar, aquele que é o único carro-avião legalizado em todo o mundo, vai a leilão no início do próximo ano. Este modelo da marca data do ano de 1954. Se é um apaixonado por …

Marcha pelo Clima. Polícia espanhola deteve duas pessoas com facas e martelos

A Polícia Nacional de Espanha deteve, na sexta-feira, duas pessoas que pretendiam perturbar a manifestação pelo clima em Madrid, tendo apreendido vários materiais, como facas e martelos. Um homem e uma mulher foram detidos e enviados …

Reflexão, ritual ou mundo idealizado. Um Natal sem filmes, não é Natal

Se é daquelas pessoas que passa a noite da Natal com uma chávena na mão, meias nos pés e um filme na televisão, saiba que não está sozinho. Nesta altura do ano, os filmes tornam-se …

Musk ilibado depois de ter chamado "pedófilo" a mergulhador no resgate da gruta da Tailândia

O magnata fundador da Tesla, Elon Musk, foi absolvido na sexta-feira no processo por difamação movido pelo espeleólogo britânico Vernon Unsworth, que alegava ter sido chamado de pedófilo. Após cerca de uma hora de deliberações, o …

Luzes nas redes de pesca? Os golfinhos e as tartarugas agradecem

A implementação de luzes nas redes de pesca reduz a probabilidade de tartarugas marinhas e de golfinhos serem apanhados por acidente. Luzes LED nas redes de pesca eliminariam a "captura acidental" de tartarugas marinhas em mais …

Presidente da República passa o fim de ano na ilha do Corvo

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai passar a noite de 31 de dezembro para 1 de janeiro na ilha do Corvo, nos Açores, de onde será transmitida a sua mensagem de Ano …