Droga, notas de 500 euros e muitos telemóveis na prisão de Sintra

Há vídeos divulgados na Internet que revelam uma festa na prisão de Sintra com os reclusos a comprar e a consumir droga, com muita comida e muitos telemóveis — e sem nenhum guarda prisional à vista.

As imagens começaram por ser divulgadas pelo jornal Correio da Manhã, mas foram entretanto também difundidas por outros órgãos de informação, nomeadamente pela SIC.

Nelas é possível constatar a descontracção absoluta dos reclusos do Estabelecimento Prisional de Sintra a vender e consumir droga e a usar telemóveis, que são proibidos nas cadeias portuguesas.

No vídeo divulgado pelo canal televisivo, não se vê qualquer guarda prisional por perto e são ainda reveladas fotografias de reclusos, publicadas pelos próprios nas redes sociais, onde alguns surgem com notas de 500 euros que serão falsas.

As imagens, registadas com telemóveis dos reclusos, foram publicadas nas páginas de Facebook dos mesmos, adianta o Jornal de Notícias.

Segundo explicou um guarda prisional ao jornal, a festa registada nos vídeos realizou-se numa das salas de convívio da prisão para comemorar a entrada de “um recluso famoso por aqueles lados”,

De acordo com dados oficiais citados pelo JN, a prisão de Sintra tem 753 reclusos e 158 guardas prisionais.

Mas o estabelecimento de alta segurança chega a ficar com apenas 10 guardas de serviço em certas alturas do dia, revela a SIC.

Festa já está a ser investigada

A Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais anunciou entretanto que já está a investigar a festa que terá sido autorizada.

“Está a decorrer processo de inquérito a esta situação, bem como à da utilização de telemóveis por reclusos, o que não é permitido”, salienta a DGRSP, em comunicado citado pela Lusa.

“Mais se informa que as alegadas notas de 500 euros correspondem a fotocópias que se encontram apreendidas, estando os reclusos envolvidos a ser objecto de processo disciplinar”, acrescenta o comunicado da DGRSP.

A mesma fonte refere que os produtos alimentares que aparecem nos vídeos são “vendidos” no Estabelecimento Prisional e garante que serão feitas “as participações devidas ao Ministério Público, sendo que os principais protagonistas serão colocados em regime de segurança”.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Agora pergunta-se como é que em cadeia de “alta segurança” existe tudo aquilo que é proibido, andam a brincar com as pessoas e com o nosso dinheiro e sobretudo com a nossa segurança, precisamos também de um partido que conteste tudo isto e que ponha toda esta pouca vergonha em causa, basta de tanta liberdade e de tanta farsa.

  2. e a maior das vergonhas o que se passa nessa terra de fenómenos a prisão mais se confirma que e um mero hotel para bandidos que tem cama mesa e festas telemóveis drogas tem tudo somente porque alguém e conivente com esta malandragem. Faz falta em portugal e um joe arpaio que e sherif na california que todos os que por la passam não desejam la voltar mas isto e na america

    • Realmente a “América” é mesmo o melhor exemplo de prisões a nível mundial…
      É triste quando a ignorância não dá mais…

RESPONDER

Bactérias benéficas do leite materno mudam ao longo do tempo

De acordo com um novo estudo, a mistura de bactérias benéficas transmitidas pelo leite materno muda significativamente com o tempo. Este pode atuar como uma injeção de reforço diário para a imunidade e metabolismo infantil. Os …

Quando um tigre vale mais morto do que vivo: A sórdida realidade das quintas de procriação

Em alguns países asiáticos, quintas de procriação de tigres exploram até ao tutano o valor económico do animal, submetendo-o a condições de vida degradantes. Tigres já foram puderam ser encontrados em grande parte da Ásia, do …

Ana Estrada Ugarte. Em decisão histórica, Peru abre as portas à eutanásia

Numa decisão histórica esta quinta-feira, o 11.º Tribunal Constitucional do Superior Tribunal de Justiça de Lima, no Peru, ordenou ao Ministério da Saúde do país que respeitasse a vontade de Ana Estrada Ugarte de acabar …

Árbitros estrangeiros na próxima época? APAF recusa "atestado de incompetência"

A Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF) tem a certeza de que o Conselho de Arbitragem (CA) não irá passar um "atestado de incompetência" aos árbitros portugueses, chamando estrangeiros para encontros de Ligas nacionais. Segundo …

Depois do desconforto que a série causou na Família Real, Harry defende "The Crown"

Durante uma entrevista a James Corden, para o programa americano The Late Late Show, o príncipe Harry defendeu a série The Crown da Netflix, explicando que embora não seja “estritamente precisa”, retrata a pressão da …

Benfica vai apresentar queixa por ameaças de morte a Vieira e vandalismo

O Benfica vai avançar com queixas devido às ameaças de morte ao presidente do clube em tarjas colocadas nas imediações do Estádio da Luz, mas também pela vandalização de várias casas benfiquistas. Segundo o jornal online …

Submarino civil transparente pode levá-lo ao local do naufrágio do Titanic

A Triton, uma empresa com sede na Florida, fabrica submarinos civis de última geração há mais de uma década. Agora, vai fazer nascer o Triton 13000/2 Titanic Explorer, que para além de oferecer aos passageiros …

Catorze detidos nos novos protestos em Barcelona a favor de Pablo Hasél

Pelo menos 14 pessoas foram detidas pela polícia catalã, este sábado, durante os distúrbios que se seguiram a mais uma manifestação em Barcelona a reclamar a libertação do rapper Pablo Hasél. Segundo o jornal Público, pelo …

Procuradores avançam para tribunal contra nomeações de chefias

O Conselho Superior do Ministério Público (CSMP) está envolvido numa nova polémica, depois do concurso que culminou na indigitação de José Guerra para a Procuradoria Europeia. Segundo avança o Jornal de Notícias, este domingo, um concurso para …

A partir de segunda-feira, eletrodomésticos vão ter novas etiquetas energéticas

As organizações não-governamentais ambientalistas saúdam as novas etiquetas energéticas, que entram em vigor esta segunda-feira, mas pedem “mais atenção” ao consumidor e “maior rapidez” na reclassificação de “mais produtos”. Em comunicado, a cooligação Coolproducts, um grupo …