Mario Draghi vai formar Governo de emergência em Itália

europeancentralbank / Flickr

Mario Draghi

Sergio Mattarella, chefe de Estado italiano, convidou o ex-presidente do Banco Central Europeu, Mario Draghi, para formar um Governo de unidade em Itália, desafio que o italiano já aceitou.

A agência Ansa avança que Sergio Mattarella convocou Mario Draghi para uma reunião esta quarta-feira, no palácio Quirinale, para formar um Governo de emergência. A decisão do Presidente surge depois de as negociações dos partidos para formar um novo Governo terem falhado, na sequência do colapso da coligação liderada por Giuseppe Conte.

Mattarella “exige um Governo na plenitude das suas funções e não um Governo com atividade reduzida ao mínimo”. Nesse sentido, quer “atribuir o mais rápido possível” a uma alta personalidade “a tarefa de formar um Governo que enfrente rapidamente emergências graves que não podem ser adiadas”.

O objetivo do chefe de Estado italiano é que o novo Governo tenha apoio parlamentar. “Tenho o dever de apelar a todas as forças políticas [para apoiar] um Governo de alto nível.”

Segundo o Jornal de Negócios, Mario Draghi já aceitou o desafio lançado pelo chefe de Estado de Itália.

Segundo o Público, se esta nova tentativa fracassasse, Mattarella disse que terão que ser convocadas eleições antecipadas, alertando para a incerteza que delas pode resultar. Para além de a Liga de Matteo Salvini (extrema-direita) continuar na frente das sondagens, a votação teria que ser feita em plena crise de covid-19.

“Tenho o dever de enfatizar que o longo período de campanha eleitoral, assim como a redução da atividade governativa, seria coincidente com um momento crucial para o destino de Itália”, disse o Presidente italiano.

Giuseppe Conte demitiu-se do cargo de primeiro-ministro de Itália no dia 26 de janeiro, depois de o Italia Viva ter abandonado o acordo de coligação que tinha com o Governo, juntamente com o Movimento 5 Estrelas.

Liliana Malainho Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Mais de metade dos alunos LGBTQI sofre bullying na escola, diz relatório

Mais de metade dos alunos LGBTQI sofre 'bullying' na escola, alertou esta segunda-feira a UNESCO, por ocasião do Dia Internacional Contra a Homofobia, Bifobia e Transfobia. A Organização Internacional de Jovens e Estudantes LGBTQI (IGLYO) e …

Telescópio vai "caçar" a luz de 30 milhões de galáxias para mapear Universo e "revelar" energia escura

Um instrumento de um telescópio nos Estados Unidos vai capturar nos próximos cinco anos a luz de quase 30 milhões de galáxias e outros objetos cósmicos, permitindo aos cientistas mapearem o Universo e desvendarem os …

Portugal ficou acima da média europeia quanto ao teletrabalho

Dados do Eurostat sobre o teletrabalho durante a pandemia revelaram que Portugal registou uma média ligeiramente superior (13,9%) à da União Europeia (12,3%) entre as pessoas com idade dos 15 e os 64 anos. Em anos …

"Idiotas". Bolsonaro critica pessoas que mantêm isolamento social na pandemia

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, criticou os brasileiros que seguem as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e mantêm isolamento social na pandemia, a quem chamou de 'idiotas', em conversa com os seus …

SEF com 18 casos de exploração de imigrantes na agricultura na região Oeste

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) tem em investigação 18 casos associados a auxílio à imigração ilegal, angariação de mão-de-obra ilegal e tráfico de pessoas em explorações agrícolas da região Oeste desde 2017. Questionado pela …

Carlos Costa compara venda do Novo Banco a cabaz de fruta "parcialmente apodrecida"

O ex-governador do Banco de Portugal (BdP), Carlos Costa, considerou que o processo de venda do Novo Banco, em 2017, foi como alienar "um cabaz de fruta que está parcialmente apodrecida". "A questão é sempre a …

Irmãos presos injustamente durante 31 anos recebem 75 milhões de dólares

Henry McCollum e Leon Brown estiveram presos durante mais de 30 anos por um crime que não cometeram. Foram detidos em 1983 e condenados à pena de morte pela violação e homicídio de uma criança. …

"Há ali algumas coisas em que tem razão". Rui Rio concorda com críticas de Alberto João Jardim

Alberto João Jardim defendeu que o PSD nacional tem de "acordar" e "mudar já". Rui Rio ouviu o antigo governante madeirense "com atenção" e considera que tem razão. No artigo de opinião no jornal da Madeira …

Votar contra a reforma das Forças Armadas seria "uma contradição muito grande", diz Rio

O presidente do Partido Social Democrata (PSD), Rui Rio, afirmou esta segunda-feira que seria uma "contradição muito grande" votar contra a reforma das Forças Armadas, defendida pelo partido "há anos", só porque foi apresentada pelo …

Testes da vacina da Sanofi-GSK mostram eficácia do composto

Os testes preliminares da vacina contra a covid-19 da Sanofi e GalxoDmithKline demonstraram eficácia nos grupos de adultos inoculados pelos cientistas responsáveis pela Fase 2 do processo. Após as duas doses da vacina, os testes realizados …