/

Mario Draghi vai formar Governo de emergência em Itália

europeancentralbank / Flickr

Mario Draghi

Sergio Mattarella, chefe de Estado italiano, convidou o ex-presidente do Banco Central Europeu, Mario Draghi, para formar um Governo de unidade em Itália, desafio que o italiano já aceitou.

A agência Ansa avança que Sergio Mattarella convocou Mario Draghi para uma reunião esta quarta-feira, no palácio Quirinale, para formar um Governo de emergência. A decisão do Presidente surge depois de as negociações dos partidos para formar um novo Governo terem falhado, na sequência do colapso da coligação liderada por Giuseppe Conte.

Mattarella “exige um Governo na plenitude das suas funções e não um Governo com atividade reduzida ao mínimo”. Nesse sentido, quer “atribuir o mais rápido possível” a uma alta personalidade “a tarefa de formar um Governo que enfrente rapidamente emergências graves que não podem ser adiadas”.

O objetivo do chefe de Estado italiano é que o novo Governo tenha apoio parlamentar. “Tenho o dever de apelar a todas as forças políticas [para apoiar] um Governo de alto nível.”

Segundo o Jornal de Negócios, Mario Draghi já aceitou o desafio lançado pelo chefe de Estado de Itália.

Segundo o Público, se esta nova tentativa fracassasse, Mattarella disse que terão que ser convocadas eleições antecipadas, alertando para a incerteza que delas pode resultar. Para além de a Liga de Matteo Salvini (extrema-direita) continuar na frente das sondagens, a votação teria que ser feita em plena crise de covid-19.

“Tenho o dever de enfatizar que o longo período de campanha eleitoral, assim como a redução da atividade governativa, seria coincidente com um momento crucial para o destino de Itália”, disse o Presidente italiano.

Giuseppe Conte demitiu-se do cargo de primeiro-ministro de Itália no dia 26 de janeiro, depois de o Italia Viva ter abandonado o acordo de coligação que tinha com o Governo, juntamente com o Movimento 5 Estrelas.

Liliana Malainho, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.