Sucessor de Conte? Há quem aponte Mario Draghi para primeiro-ministro de Itália

Matteo Renzi gostaria de ver Mario Draghi no cargo de primeiro-ministro de Itália. O antigo presidente do Banco Central Europeu (BCE) é o favorito do partido Italia Viva à sucessão de Giuseppe Conte.

Mario Draghi, antigo líder do Banco Central Europeu (BCE), já foi apontado como hipótese para assumir o cargo de primeiro-ministro de Itália. De acordo com a Reuters, a questão começou a ser trabalhada por Matteo Renzi, líder do partido Italia Viva.

Renzi vinha já há algum tempo a criticar a maneira como Guiseppe Conte estava a lidar com a pandemia de covid-19 no país. Agora, segundo uma fonte do Itália Viva citada pela agência de notícias, Renzi gostaria de ver Draghi a ocupar o cargo.

Crítico do antigo primeiro-ministro italiano, o partido Itália Viva acabou por se retirar do acordo de coligação que suportava o Governo. Sem o apoio parlamentar deste partido, Guiseppe Conte decidiu apresentar a sua demissão, esperando agora que o Chefe de Estado italiano lhe permita voltar a formar Governo.

A Reuters avança que Conte tem estado em negociações com as várias forças políticas.

Foi neste contexto que uma fonte do Itália Viva revelou que Matteo Renzi gostaria de ver agora Mario Draghi, ex-líder do Banco Central Europeu, como primeiro-ministro italiano. “Diria que é uma das nossas propostas.”

Desde que abandonou o BCE, em 2019, Draghi tem mantido a discrição e ainda não se pronunciou. O jornal italiano La Stampa garante que o Presidente da República italiano já questionou informalmente Draghi sobre essa possibilidade, mas Sergio Mattarella negou tais contactos.

Em aparições públicas recentes, Renzi rejeitou indicar nomes para a chefia do Governo, mas a mensagem oficial pode não passar de uma tática política. Alguns dirigentes do Italia Viva adiantaram à Reuters, sob anonimato, que apoiam a escolha de Mario Draghi.

Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Maiores de 40 anos vão poder agendar vacinação ainda esta segunda-feira

Os cidadãos com mais de 40 anos vão poder fazer o auto-agendamento para serem vacinados contra a covid-19 ainda esta segunda-feira. O auto-agendamento da vacina contra a covid-19 vai estar disponível a partir desta segunda-feira para …

Escócia 0-2 República Checa | Chapéu Schick deslumbra Glasgow

Um bis de Patrick Schick, rematado com um golo pouco à frente da linha do meio-campo, valeu hoje à República Checa o triunfo sobre a Escócia por 2-0, na primeira jornada do Grupo D do …

Dadores de sangue querem dispensa do trabalho no dia da dádiva

Os dadores de sangue devem voltar a ter direito à dispensa laboral no dia da dádiva, reivindicou esta segunda-feira a federação portuguesa que os representa, alertando que o país perdeu 40 mil dadores regulares entre …

Tiago Barbosa Ribeiro é o candidato do PS à Câmara do Porto

Tiago Barbosa Ribeiro, deputado e presidente da comissão política concelhia do PS-Porto, vai liderar a lista do partido à presidência da Câmara do Porto nas eleições autárquicas. Depois das desistências do secretário de Estado da …

Portugal com mais 625 novos casos e sem registo de mortes

Num dia em que Portugal não regista qualquer óbito, a Direção-Geral da Saúde (DGS) dá conta de que há 625 novos casos confirmados. De acordo com o último boletim da Direção-Geral da Saúde, não houve nenhuma …

Vacina da Novavax com eficácia de 90% comprovada em estudo

A empresa de biotecnologia Novavax anunciou, esta segunda-feira, que a sua vacina contra a covid-19 mostrou uma eficácia de 90%, em geral, num ensaio clínico de fase três com quase 30 mil participantes nos Estados …

Caso dos ativistas anti-Putin: "Ninguém tem dúvidas sobre a posição de Portugal em relação à Rússia"

Esta segunda-feira, à chegada à cimeira da NATO, o primeiro-ministro português, António Costa, pronunciou-se pela primeira vez sobre a polémica dos dados pessoais de ativistas anti-Putin enviados às autoridades russas pela Câmara Municipal de Lisboa. À …

Vereador de Gondomar acusado de usar carro para fins pessoais

O vereador da Câmara de Gondomar José Fernando Moreira está a ser vigiado pela PSP, por usufruir de uma viatura alugada para uso oficial, combustível, portagens e estacionamento. O vereador da Câmara de Gondomar foi acusado, …

"Compromisso renovado da América". Cimeira da NATO em Bruxelas conta com a presença de Joe Biden

Os chefes de Estado e de Governo da NATO reúnem-se esta segunda-feira em Bruxelas para renovar os votos com a defesa coletiva e reforçar o compromisso de futuro da aliança transatlântica. Será o primeiro encontro com …

"Pior que os comunistas". Iniciativa Liberal arrasado após arraial de Santo António

O arraial de Santo António organizado pelo partido Iniciativa Liberal (IL), em Lisboa, levantou uma onda de críticas. Há quem fale em "tolice completa" e Rui Rio diz que ainda foi "pior que os comunistas", …