Sucessor de Conte? Há quem aponte Mario Draghi para primeiro-ministro de Itália

Matteo Renzi gostaria de ver Mario Draghi no cargo de primeiro-ministro de Itália. O antigo presidente do Banco Central Europeu (BCE) é o favorito do partido Italia Viva à sucessão de Giuseppe Conte.

Mario Draghi, antigo líder do Banco Central Europeu (BCE), já foi apontado como hipótese para assumir o cargo de primeiro-ministro de Itália. De acordo com a Reuters, a questão começou a ser trabalhada por Matteo Renzi, líder do partido Italia Viva.

Renzi vinha já há algum tempo a criticar a maneira como Guiseppe Conte estava a lidar com a pandemia de covid-19 no país. Agora, segundo uma fonte do Itália Viva citada pela agência de notícias, Renzi gostaria de ver Draghi a ocupar o cargo.

Crítico do antigo primeiro-ministro italiano, o partido Itália Viva acabou por se retirar do acordo de coligação que suportava o Governo. Sem o apoio parlamentar deste partido, Guiseppe Conte decidiu apresentar a sua demissão, esperando agora que o Chefe de Estado italiano lhe permita voltar a formar Governo.

A Reuters avança que Conte tem estado em negociações com as várias forças políticas.

Foi neste contexto que uma fonte do Itália Viva revelou que Matteo Renzi gostaria de ver agora Mario Draghi, ex-líder do Banco Central Europeu, como primeiro-ministro italiano. “Diria que é uma das nossas propostas.”

Desde que abandonou o BCE, em 2019, Draghi tem mantido a discrição e ainda não se pronunciou. O jornal italiano La Stampa garante que o Presidente da República italiano já questionou informalmente Draghi sobre essa possibilidade, mas Sergio Mattarella negou tais contactos.

Em aparições públicas recentes, Renzi rejeitou indicar nomes para a chefia do Governo, mas a mensagem oficial pode não passar de uma tática política. Alguns dirigentes do Italia Viva adiantaram à Reuters, sob anonimato, que apoiam a escolha de Mario Draghi.

Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Jerónimo pede "mais tento" a Costa nas críticas aos autarcas do PCP

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, sugeriu hoje a António Costa que tenha “mais tento” e “mais cuidado” nas críticas apontadas aos autarcas comunistas, considerando que é “inquestionável” o trabalho da CDU ao serviço …

China e Vietname devem "evitar aumento das disputas" no Mar do Sul da China

A China e o Vietname devem se abster de ações unilaterais em relação ao Mar do Sul da China para não potenciar as disputas já existentes, afirmou o conselheiro de estado chinês Wang Yi. Segundo o …

Covid-19: Governo convoca para quinta-feira reunião no Infarmed sobre situação epidemiológica

As reuniões sobre a evolução da situação epidemiológica da covid-19 em Portugal, juntando políticos e especialistas, vão ser retomadas esta quinta-feira no Infarmed, em Lisboa, disse à agência Lusa fonte do executivo. A reunião de quinta-feira, …

Portugal estreia-se no Mundial de Futsal com uma vitória por 4-1 frente à Tailândia

A selecção lusa estreou-se com uma goleada frente à Tailândia e garantiu o segundo lugar do grupo, estando apenas atrás de Marrocos devido à diferença de golos. Não havia melhor maneira de começar a campanha do …

Um novo nanomaterial continua seco submerso - e pode tornar o combustível mais eficiente

A nova criação distingue-se de descobertas anteriores semelhantes porque mantém-se completamente seca mesmo depois de estar submersa durante várias horas - e tem muito potencial. Parece coisa de ficção científica, mas tornou-se realidade. Uma equipa de …

Israel prepara eventual quarta dose das vacinas

Um responsável do Ministério da Saúde de Israel já colocou em cima da mesa uma quarta dose, depois do país já ter começado a administrar terceiras doses em Agosto. Apesar dos repetidos apelos da Organização Mundial …

11 de Setembro. Documento do FBI relata encontros entre terroristas e diplomatas da Arábia Saudita

Apesar de não dar provas directas do envolvimento do governo da Arábia Saudita no 11 de Setembro, um relatório do FBI que foi desclassificado no âmbito do 20º aniversário dos atentados detalha contactos e apoio …

Plano para desativar centros de vacinação "está a ser desenhado"

Desmobilização deverá acontecer quando 85% da população estiver dispor do esquema vacinal contra a covid-19 completo. A task-force que coordena o programa de vacinas contra a covid-19 anunciou hoje que “está a ser desenhado um plano” …

Portugal começa a administrar vacina da gripe a 4 de Outubro

Portugal comprou 2,2 milhões de doses da vacina contra a gripe. Os grupos prioritários incluem profissionais de saúde, idosos e doentes crónicos. Numa entrevista ao Público, Graça Freitas avança que as 2,2 milhões de doses da …

PSP vai participar ao Ministério Público insultos de negacionistas a Ferro Rodrigues

A Polícia de Segurança Pública (PSP) vai participar ao Ministério Público (MP) os insultos proferidos no sábado contra o presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, por um grupo de negacionistas da covid-19, disse esta …