Xula: de “carteirista respeitado” a dono de restaurantes com preços exorbitantes

(dr) TripAdvisor

Made in Correeiros, o restaurante em Lisboa acusado de enganar clientes

O dono do polémico restaurante “Made in Correeiros”, em Lisboa, que tem dado que falar por causa dos preços demasiado elevados, terá sido um conhecido carteirista nos transportes públicos da capital.

A informação foi apurada pelo Observador, que cita uma fonte policial, notando que o dono do “Made in Correeiros”, que chega a cobrar 250 euros por mistas de marisco, era conhecido como ‘Xula’ e como cabecilha de um grupo de carteiristas que actuava nos transportes públicos de Lisboa.

Entretanto, fruto do aumento da vigilância policial, ‘Xula’ ou José Cardoso ter-se-á especializado em roubar carteiras no eléctrico 28, avança a publicação.

Foi detido várias vezes pela polícia, mas nunca chegou a ser condenado, estando, nesta altura, apenas envolvido num processo judicial, por furto qualificado, que ainda decorre, segundo refere o jornal online.

“Era um carteirista muito respeitado no meio, andava sempre bem vestido, era bem falante, não era violento e deslocava-se em carros caros, como Mercedes e BMW. Tinha vários carteiristas a trabalhar para ele, era o rei da zona“, revela uma fonte policial.

Montou “esquema” com um sócio

Agora, ‘Xula’ é dono de dois restaurantes na Baixa de Lisboa – “Made in Correeiros” e “Obrigado Lisboa” – que cobram preços exorbitantes aos clientes e o sócio, Tiago Ribeiro, é dono de um terceiro – o “Tiagu’s” – que faz o mesmo.

O Observador atesta que o agora empresário de restauração montou com um sócio “um esquema num conjunto de restaurantes na zona histórica de Lisboa, no qual chegam a cobrar 250 euros por um prato, e espalharam um clima de intimidação nos negócios à volta desses estabelecimentos”.

Os clientes são angariados por funcionários na rua que lhes exibem um menu com preços apelativos.

Já no restaurante, os empregados sugerem pratos que não vêm no menu, sem que sejam informados do preço dos mesmos. No fim, a conta atinge valores exorbitantes, chegando aos 250 euros por mistas de marisco.

Os preços só são revelados aos clientes, numa das últimas páginas de um menu exaustivo, escrito em várias línguas, conforme verificou o Observador num dos restaurantes.

O Público apurou entretanto que o “Made in Correeiros” já foi alvo de três inquéritos da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), que se encontram ainda em “fase de averiguação”, confirma ao jornal a Inspectora-Chefe Ana Oliveira.

Esta fonte salienta que o restaurante foi fiscalizado por quatro vezes, entre 2016 e este ano.

ZAP //

PARTILHAR

25 COMENTÁRIOS

  1. A ser verdade, as autoridades têm de por fim a esta atrevida especialidade!
    Atenção, o TURISMO está atento a abusos e se os media dão expansão a estes tipos de notícia,
    adeus turismo de Portugal…

  2. >E que tal averiguar os rendimentos dos últimos anos desse senhor, para saber como ele arranjou o dinheiro para comprar os restaurantes? Estão todos a dormir?!

  3. Acho que não deve ter “ganho” o nome de Xula por acaso.
    Sabem que foi um carteirista respeitado no meio e nunca foi condenado. Grande justiça a nossa.
    Devem considerar estes tipos raia pequena para não gastarem dinheiro em investigações, entretanto o “lorde” vai vivendo à grande à custa desta ineficiência deste país.
    Este tipo de pessoas safam se sempre, o belo do trabalhador honesto descuida se um bocadinho da linnha normal e já lhes estão a cair em cima sem qualquer tipo de tolerância.

    • Em vez de andarem atrás do clientes eles entram pela porta já de carteiras abertas. LOL. É engraçado, mas, sem graça nenhuma. dão má reputação aos empreendedores, ao pais e à cidade. É levarem com a asae em cima, com a finanças, sef, etc, etc… Têm de estar a falhar em alguma coisa…

      • ah.. nao seja ingenuo.. as finanças e so para cobrarem a quem trabalha a asae so para tramar quem nao lavou as paredes na vespera ou para prejudicar algum concorrente de um amigalhaço …. ao pais e a cidade??? um pais que trata a perguiça e os fora da lei com solidariedade e deixa os velhos com pensoes de miseria e trata o cidadao com desprezo acha que vai para cima de um vigarista carteirista??? nao se esqueça que sao todos da mesma escola da xulisse.
        quem dera que eu pudesse ter uma opiniao diferente….

  4. que diferença faz o xula do made correeiros e os xulos deste pais??? pouca diferença…por isso la continuam uns e outros a cobrar preços exorbitantes, uns aos clientes outros aos contribuintes.
    imaginem so a fatura da eletricidade…. 40% sao taxas… e o irs???? e o emi??? e o iva ao menos quem nao quer nao almoça em restaurante… mas nos nao podemos deixar de entregar aos xulos o fruto do nosso trabalho. sob pena de fazerem uma penhora sumaria. viva o sucialismo

      • ignorancia????…. la a estupizes aceito… mas nao e possivel ignorar o que esta a frente dos olhos…. quanto as fronteiras essa frase e absolutamente cretina… ou achas que vivesse da xulisse…precisava de aturar este pais de terceiro mundo????. e pena que te divirtas a tentar desvalorizar a verdade… eu sei que ela doi mais que um par de socos e percebo que te tenhas doido….

          • muito claro… basta olhar para a venezuela, para o brasil para angola, para os paises onde uma oligarquia de multimilionarios se passeia de aviao particular…e a grande parte dos outros cidadaos tem que pagar os impostos e ou trabalhar por meia duzia de patacas….onde ser cachorro subserviente permite um estatuto de general as ordens, onde ser xula da estatuto de grande senhor…. ja percebi porque e que esse “eu” embora nao esteja no terceiro mundo deve ser um dos beneficiariios desse estado de coisas senao nao estava tao feliz!!!!

          • deves viver a conta do orçamento ja se ve… para desconversares assim!!!!!…mas se me queres fazer calar como faz o maduro e os jeronimos… nem penses……a verdade doi tanto , nao e????….. ate ja nem posso responder aos teus post… deves andar metido com a controleira do site

            • Ahahahaa!….
              Então a noticia é sobre um restaurante manhoso e tu já vais na Venezuela, e eu é estou a desconversar?!
              Vais bonito, vais…
              Eu não quero calar ninguém; em Portugal há liberdade e cá podes ser lerdo e escrever barbaridades à vontade!!
              Não sei o que é “viver a conta do orçamento”, mas eu já trabalho há cerca de 20 anos e NUNCA tive baixa ou fundo desemprego!!….

  5. Eu estou a pensar que se por acaso este ilustre senhor pensar em fechar os seus restaurantes possivelmente antes ainda lhes vai mudar de nome, ainda se vai dedicar à justiça e possivelmente chegar a um juiz bem conceituado ou quiçá chegar mesmo a ministro da justiça, é que tendo em conta a impunidade que reina à volta deste senhor por parte da justiça e da capacidade deste em mudar de ramo com sucesso deve ter bons padrinhos para viver como peixe na água; não abra o governo os olhos a tempo e brevemente começarão a ver o turismo a mudar de ares, por outro lado comer em Lisboa começa a meter medo e outros proprietários da restauração poderão sofrer as consequências sem qualquer culpa.

  6. percebem porque e que existem xulas??? percebem? leiam por favor o que alguem que nao deve ser robot escreveu… de apelido “EU”!!!!! …..podiam ser as justificaçoes do maduro do castro ou do socrates…..mas nao sao. esse eu deve ser algum lacaio ou algum mordomo de um amorim ou de algum desses lambe botas dos donos disto tudo.

    • Coitado… isso está mesmo mal!….
      Continuas a “assassinar” a Língua Portuguesa e insistes em escrever disparates sem sentido (e que nada tem a ver com a noticia)!!
      Podes continuar a disparatar à vontade, mas eu tenho algo de mais útil para fazer!…

      • sei como se comportam gente como tu… sem argumentos … tentam arranjar desculpas para mudar de conversa…erros ortograficos, etc etc.. nao e novidade nenhuma o comprotamento de quem nao sabe jogar a bola e so da caneladas e empurroes….
        mas olha se tens tanto que fazer deixa de responder aos meus post… ja que nao das uma para a caixa, reduz te a essa insignificancia de oportunista caladinho.ou sera que se deixares de escrever perdes o subsidio?ahahahahaah

      • olha atrasadinho semanal… falei da venezuela a proposito de comentar paises do 3 mundo.. n ao sei se te lembras.. concerteza que o restaurante ” manhoso”!!!!( provavelmente tao manhoso como certos governos e certos oportinismos fiscais) em paises do 1 mundo ja estaria fechados e tinha se acabado a polemica.. entendeste agora???? ou precisas de um boneco? alem disso falei na venezuela tambem porque acho que em paises onde imperam ditaduras ou onde a democacia é apenas formal, este tipo de situaçoes sao habituais e os xulas subsistem alegres e contentes….e as lagrimas de crocodilo de alguns parvos so servem para adiar soluçoes e desviar atençoes.

        • Bem… tens mesmo necessidade de escrever disparates e de mostrar toda a tua boçalidade e ignorância!!
          E, já devias ter percebido que eu me estou borrifando para as tuas tristes e deacabidas opiniões!!…

          • doi te a verdade nao e???? quando nao se pratica o dialogo e apenas se tenta denegrir o outro…. estamos perante personalidades de indole despotica e de valores duvidosos… o que eo teu caso, que nao coseguiste rebater nenuma das minhas afirmaçoes… apenas tentaste denegrir as minhas abordagens a realidade dos factos. ja percebi que es pago para isso… mas nao deixo de recriminar quem ganha a vida a defender a mentira e a pouca vergonha.
            as opinioes sao descabidas????… volta a tras e ve la isso bem…. e as tuas sao o que .. no minimo estupidas e absurdas…e fora do contexto.

  7. o eu deve ser um dos mercenarios da pt….provavelmente colega obscuro do granadeiro bava e soares…. o eu deve servir de lambe botas da geringonça…..de tapa buracos ja nao sei bem, pois para isso teria de ter o tamanho de uma manada de elefantes africanos. quanto a palha( e nao palla)… nao te importes,pois essa palha deve saber a sangue !!!! nunca fui vampiro ( ai zeca afonso se viesses ca de novo terias de mudar a letra da cançao ou mudar de partido)

RESPONDER

Barack Obama vai publicar um livro de memórias (mas só depois da eleições de novembro)

O livro de memórias do antigo Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, só vai ser publicado depois das eleições presidenciais de novembro. Uma enxurrada de livros políticos chegou às prateleiras nas últimas semanas, no final da …

Confrontos em Londres entre polícia e opositores das restrições devido à pandemia

A polícia de Londres, Inglaterra, entrou hoje em confronto com manifestantes que protestavam contra as restrições que visam conter a disseminação do novo coronavírus. De acordo com a agência Associated Press (AP), os confrontos ocorreram quando …

Milhares infetados por bactéria após fuga em fábrica farmacêutica chinesa

Milhares de pessoas no noroeste da China contraíram uma doença bacteriana depois de uma fuga que causou um surto numa biofarmacêutica no ano passado. De acordo com a CNN, que cita relatos dos media locais, mais …

Guardas da Revolução do Irão prometem vingar morte do general Soleimani

O chefe dos Guardas da Revolução, o exército ideológico do Irão, garantiu hoje que a morte do general Qassem Soleimani, alvo de um raide aéreo dos Estados Unidos, será vingada em “todos os seus implicados”. “Senhor …

"O mundo está no momento mais perigoso da história humana", diz Noam Chomsky

O professor norte-americano Noam Chomsky, conhecido como o pai da linguística moderna, advertiu que o mundo está no momento mais perigoso da história da humanidade devido à crise climática, à ameaça de guerra nuclear e …

Portugal com 849 novas infecções por covid-19. Há 20.722 casos activos

Portugal registou 849 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas, mantendo-se a tendência de subida verificada nos dias anteriores. Mas o número de pacientes recuperados também não era tão alto desde Julho. O boletim da …

A Grândola Vila Morena abafou "a maior marcha alguma vez vista" do Chega

Com a Praça do Giraldo, em Évora, dividida por barreiras anti-motim, os participantes da concentração "Pela Liberdade" receberam os apoiantes do Chega de André Ventura ao som de "Grândola Vila Morena" e empunhando cravos vermelhos …

Pandemia assola Irão. EUA com mais 888 mortos. 19 países europeus bateram recorde de casos

Naquele que é o número mais elevado de casos diários desde abril, a Alemanha registou 2.297 novos contágios, 19 países europeus já ultrapassaram o recorde de casos do pico da pandemia. O Irão ultrapassou as …

Rangel "é um turista do carago". SMS atestam que Vieira usou Benfica em "benefício pessoal"

Luís Filipe Vieira é um dos acusados da Operação Lex, com o Ministério Público (MP) a alegar que o presidente do Benfica utilizou o clube em "benefício pessoal" para obter uma cunha do juiz Rui Rangel. O …

Farmácias em risco de não ter vacinas da gripe para tantos pedidos

As farmácias privadas receiam não ter doses suficientes de vacina contra a gripe para dar resposta a todos os pedidos. As encomendas da vacina já sãocinco vezes mais do que as registadas em 2019. A preocupação …