Xi Jinping é o “Dono Disto Tudo”, diz diplomata português

João Relvas / EPA

Xi Jinping em Portugal

Paulo Chaves, chefe de divisão de informação e imprensa do Ministério dos Negócios Estrangeiros, referiu-se ao Presidente chinês como “DDT”, sigla corrente para “Dono Disto Tudo”. O Ministério dos Negócios Estrangeiros vai averiguar a conduta do diplomata.

Paulo Chaves meteu os pés pelas mãos em plena rede social. O chefe da divisão de informação e imprensa do Ministério dos Negócios Estrangeiros não escondeu o seu contentamento com a visita de Xi Jinping a Portugal, tendo postado algumas fotografias do Presidente chinês no seu perfil pessoal de Facebook com a descrição “The dragon has landed”.

Num comentário a essa mesma publicação, em que um utilizador perguntou se “já estão todos de cócoras e prontos para beijar a barra do casaco?”, Paulo Chaves referiu-se ao Presidente chinês como “DDT”, uma sigla utilizada recorrentemente que significa “Dono Disto Tudo”.

Os comentários de Paulo Chaves despertaram algum mal-estar entre diplomatas que terão ficado muito desagradados. O diplomata carrega nos ombros a responsabilidade de não ser um diplomata qualquer, já que é um dos responsáveis pela missão para a Presidência portuguesa da União Europeia em 2021 e o chefe de informação e imprensa, responsável pelas redes sociais.

A conduta de Paulo Chaves não passará despercebida e será alvo de averiguações. Segundo o jornal Público, o gabinete de Augusto Santos Silva adiantou que “logo que soube deste episódio lamentável” através das perguntas endereçadas, “o ministro determinou ao organismo competente que averiguasse se foi cometida alguma infração”.

Mesmo que “em contexto de conversa privada ou em registo irónico”, este tipo de comentário não é “de todo” adequado para o MNE. Os diplomatas são obrigados a seguir à risca algumas regras de conduta nos seus comportamentos em público. Além disso, no caso de Paulo Chaves, acresce o facto de ser o responsável pela informação e imprensa do ministério.

“Tudo o que possa fazer, dizer ou partilhar nessa rede social será potencialmente visto em função dessa associação”, explicou o MNE, referindo ainda que podem existir “consequências futuras imprevisíveis“.

Marcando a sua posição e distanciando-se da de Paulo Chave, o MNE disse também que a forma como o diplomata se manifestou “não reflete a posição do Governo“.

LM, ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Nesta coisa a que chamam de país e que dizem democrático à certas coisas que não podem ser ditas em voz alta sob pena de ser escorraçado. viva a DEMOCRACIA!

  2. Desbocou-se todo e os fantoches que nos desgovernam e vendem a retalho não querem o povo a abrir os olhos, o pessoal deve é ver novelas, casa dos degredos, e futebol, para os políticos poderem tratar da vidinha deles, traírem os portugueses e Portugal enchendo os bolsos de dinheiro.

    Biba o Puerto carago!

RESPONDER

Há rochas "saltitantes" e colapsos de penhascos no cometa da Rosetta

  Cientistas que analisam o tesouro de imagens obtidas pela missão da Rosetta da ESA descobriram mais evidências de curiosas rochas "saltitantes" e quedas dramáticas de penhascos. A Rosetta operou no Cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko entre agosto de 2014 …

PS e BE afastados "porque dá jeito" (e os riscos de andar para trás)

O líder do PSD alertou este domingo para o distanciamento do PS em relação ao BE, porque “dá jeito para as eleições”, notando ser uma tentativa de “limpar” a proximidade dos últimos quatro anos e …

A KLM vai passar a "voar" de comboio

A KLM, que já tinha sugerido que se voasse menos e se viajasse mais de comboio, confirmou que vai retirar um dos voos Bruxelas-Amesterdão, passando os passageiros a efetuar a rota sobre carris, num comboio …

Cientistas fazem reconstrução facial de um guerreiro escocês do séc XV

Cientistas reconstruiram digitalmente o rosto daquele que terá sido um membro poderoso de um clã do século XV da Escócia, que terá morrido num violento conflito com um clã vizinho. Corria o ano de 1957 quando …

Estudo mostra que os golfinhos também já são resistentes aos antibióticos

Um novo estudo realizado nos Estados Unidos mostra que os golfinhos Tursiops truncatus também já mostram resistência aos antibióticos. Não é segredo que os seres humanos usam demasiados antibióticos, tanto que estamos a desenvolver uma resistência …

Indígenas famosos pela sua saúde cardíaca começaram a usar óleo de cozinha (e a engordar)

O povo Tsimane, que vive na Bolívia, tem permanecido relativamente afastado do mundo exterior durante várias gerações, prosperando da terra e praticando formas tradicionais de caça, pesca, agricultura e recolha de alimentos. Durante vários anos, sabe-se …

Mais de 150 detidos em protestos violentos em Paris. Desta vez, sem coletes amarelos

As autoridades francesas detiveram este sábado mais de 150 pessoas numa nova jornada de protestos em Paris, onde coincidiram uma manifestação dos coletes "amarelos" com outras dois em defesa do clima e contra a reforma …

UE deteta 50 a 80 casos de desinformação e fake news russas por semana

O grupo de trabalho do Serviço Europeu de Ação Externa contra a desinformação russa deteta, semanalmente, entre 50 e 80 casos, num total de mais de 6.300 situações identificadas desde 2015, que têm vindo a …

Moreirense 1-2 Benfica | Rafa abre caminho à reviravolta

O Benfica sofreu a bom sofrer para levar de vencida o Moreirense, em casa deste, por 2-1. Os homens da casa marcaram primeiro, por Luther Singh, logo no arranque do segundo tempo, e estiveram na …

Bernardo Silva faz o primeiro 'hat-trick' da carreira na maior goleada de sempre do City

O avançado português Bernardo Silva fez este sábado o primeiro ‘hat-trick’ da carreira na vitória por 8-0 do Manchester City frente ao Watford, em jogo da sexta jornada da Liga inglesa de futebol. David Silva abriu …