Xi Jinping é o “Dono Disto Tudo”, diz diplomata português

João Relvas / EPA

Xi Jinping em Portugal

Paulo Chaves, chefe de divisão de informação e imprensa do Ministério dos Negócios Estrangeiros, referiu-se ao Presidente chinês como “DDT”, sigla corrente para “Dono Disto Tudo”. O Ministério dos Negócios Estrangeiros vai averiguar a conduta do diplomata.

Paulo Chaves meteu os pés pelas mãos em plena rede social. O chefe da divisão de informação e imprensa do Ministério dos Negócios Estrangeiros não escondeu o seu contentamento com a visita de Xi Jinping a Portugal, tendo postado algumas fotografias do Presidente chinês no seu perfil pessoal de Facebook com a descrição “The dragon has landed”.

Num comentário a essa mesma publicação, em que um utilizador perguntou se “já estão todos de cócoras e prontos para beijar a barra do casaco?”, Paulo Chaves referiu-se ao Presidente chinês como “DDT”, uma sigla utilizada recorrentemente que significa “Dono Disto Tudo”.

Os comentários de Paulo Chaves despertaram algum mal-estar entre diplomatas que terão ficado muito desagradados. O diplomata carrega nos ombros a responsabilidade de não ser um diplomata qualquer, já que é um dos responsáveis pela missão para a Presidência portuguesa da União Europeia em 2021 e o chefe de informação e imprensa, responsável pelas redes sociais.

A conduta de Paulo Chaves não passará despercebida e será alvo de averiguações. Segundo o jornal Público, o gabinete de Augusto Santos Silva adiantou que “logo que soube deste episódio lamentável” através das perguntas endereçadas, “o ministro determinou ao organismo competente que averiguasse se foi cometida alguma infração”.

Mesmo que “em contexto de conversa privada ou em registo irónico”, este tipo de comentário não é “de todo” adequado para o MNE. Os diplomatas são obrigados a seguir à risca algumas regras de conduta nos seus comportamentos em público. Além disso, no caso de Paulo Chaves, acresce o facto de ser o responsável pela informação e imprensa do ministério.

“Tudo o que possa fazer, dizer ou partilhar nessa rede social será potencialmente visto em função dessa associação”, explicou o MNE, referindo ainda que podem existir “consequências futuras imprevisíveis“.

Marcando a sua posição e distanciando-se da de Paulo Chave, o MNE disse também que a forma como o diplomata se manifestou “não reflete a posição do Governo“.

LM, ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Nesta coisa a que chamam de país e que dizem democrático à certas coisas que não podem ser ditas em voz alta sob pena de ser escorraçado. viva a DEMOCRACIA!

  2. Desbocou-se todo e os fantoches que nos desgovernam e vendem a retalho não querem o povo a abrir os olhos, o pessoal deve é ver novelas, casa dos degredos, e futebol, para os políticos poderem tratar da vidinha deles, traírem os portugueses e Portugal enchendo os bolsos de dinheiro.

    Biba o Puerto carago!

RESPONDER

Antártida tem quase mais 20% de colónias de pinguins-imperador do que se pensava

Imagens de satélite revelam que há quase mais 20% de colónias de pinguins-imperador na Antártida do que se pensava anteriormente, totalizando 61, divulgou esta quarta-feira a Agência Espacial Europeia (ESA). Dados obtidos por dois satélites europeus …

De taxista a bombeiro. EHang lança drone para combater incêndios em arranha-céus

A chinesa EHang tem concentrado os seus esforços em serviços de táxi ou turismo aéreo. Agora, a empresa de mobilidade quer provar a versatilidade da sua plataforma de veículos autónomos com o lançamento de uma …

Netflix lidera mercado de streaming em Portugal e ranking do IMDb

A Netflix junta, neste momento, o melhor de dois mundos. Tem um catálogo maior, e por isso com mais produções bem cotadas no IMDb, e é também o serviço de streaming com maior número de …

"Estou cansada de ter medo". Candidata da oposição faz tremer presidenciais na Bielorrússia

Na Bielorrússia, Svetlana Tikhanovskaya, candidata da oposição de apenas 37 anos, está a fazer frente ao mais antigo líder da europa, na corrida as eleições presidenciais. Tikhanovskaya mantém-se firme na luta pelo poder contra o presidente …

Fauci revela que recebeu ameaças de morte e que as suas filhas foram assediadas

Anthony Fauci, um dos principais peritos em doenças infecciosas da Casa Branca, revelou esta quarta-feira que recebeu ameaças de morte e que as suas filhas foram assediadas por causa das suas declarações sobre a covid-19. "Receber …

Califórnia já tem uma estrada pavimentada com plástico

O que parece uma estrada comum é agora a mais recente novidade na cidade de Oroville, na Califórnia. A nova construção junta uma tecnologia que mistura garrafas de plástico com asfalto. Por cada quilómetro de …

Mais de mil operacionais combatem cinco grandes fogos em Portugal

Mais de 1100 operacionais e 16 meios aéreos estão a combater, esta quinta-feira, os cinco maiores incêndios rurais em território continental, concentrados sobretudo na região Centro, de acordo com dados da Proteção Civil. Segundo o site …

Coca-Cola financiou estudos científicos que minimizaram o papel das bebidas açucaradas na obesidade, revela investigação

A Coca-Cola terá financiado com milhões de dólares vários estudos científicos que minimizaram o impacto das bebidas açucaradas na obesidade. A conclusão é de uma investigação publicada na revista médica Public Health Nutrition, que conta …

André Ventura vai pedir suspensão temporária do mandato no Parlamento

O deputado do Chega vai pedir, em setembro, a suspensão do mandato parlamentar até fevereiro do próximo ano para se dedicar às campanhas eleitorais da região dos Açores e das Presidenciais. Em declarações à agência Lusa, …

Governo abre concursos para 800 novos técnicos especializados nas escolas

As escolas vão poder contratar mais de 800 novos técnicos especializados, um reforço de recursos humanos "englobado nas medidas excecionais de organização e funcionamento das escolas para o próximo ano letivo". "As escolas vão poder contratar …