Dono da Fosun detido para interrogatório (e desaparecido)

Fosun

Guo Guangchang, chairman do grupo chinês Fosun

Guo Guangchang, chairman do grupo chinês Fosun

O multimilionário chinês Guo Guangchang, presidente da Fosun, terá sido detido pela polícia chinesa, no âmbito de uma investigação relacionada com acusações de corrupção e manipulação de acções

Segundo a revista económica chinesa Caixin, citada pela Bloomberg, o empresário chinês está incontactável desde quinta-feira, desconhecendo-se o seu paradeiro.

Já esta sexta-feura, as ações do grupo Fosun foram suspensas nas praças financeiras da China. Tendo em conta as “informações sensíveis”, e empresa suspendeu temporariamente as negociações nas bolsas de Xangai, Hong Kong e Shenzhen.

De acordo com relatos dos media chineses, citados pela Agência Reuters, Guo Guangchang terá sido interceptado pela polícia no aeroporto de Xangai.

Em agosto, Guo Guangchang surgiu associado a um caso de corrupção envolvendo o ex-diretor-geral da Shanghai Friendship Group Incorporated Company, Wang Zongnan.

Segundo o SCMP, Guo Guangchang, considerado o Warren Buffet chinês, poderá ser suspeito de corrupção. O jornal chinês adianta também no entanto a possibilidade de que Guangchang estaja simplesmente a colaborar numa investigação, como testemunha.

De acordo com dados da Forbes, Guo Guangchang tem uma fortuna avaliada em 6,61 mil milhões de euros e é o 11.º homem mais rico da China.

Nascido na província de Zhenjiang, o empresário de 48 anos fundou em 1992 o grupo Fosun, que controla um grande número de empresas multinacionais do sector farmacêutico, imobiliário, comércio, aço, minas, seguros e fundos de investimento.

Em Portugal, o grupo detém a seguradora Fidelidade e os Hospitais da Luz, bem como uma participação na REN.

Há um ano, o Novo Banco foi alvo do interesse do grupo chinês, mas a Fosun viria em setembro a afastar-se do processo de venda do “banco bom”.

A oferta final do grupo chinês previa um encaixe líquido de apenas 1,5 mil milhões de euros para o Fundo de Resolução criado para gerir o Novo Banco – metade da fasquia mínima pretendida pelo Banco de Portugal.

ZAP

 

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

BCE pode vir a sugerir criação de "banco mau" para absorver malparado, revela Moody's

A Moody's avançou, esta segunda-feira, que o Banco Central Europeu está a equacionar a criação de um "banco mau" para acomodar o crédito malparado. A Moody’s considera que o Banco Central Europeu (BCE) pode vir a …

Comissário da UE defende "taxa de acesso" às multinacionais para financiar recuperação

O responsável pelo Orçamento da União Europeia (UE), Johannes Hahn, defendeu que deve ser aplicada uma "taxa de acesso" ao mercado único às multinacionais, ajudando assim a financiar a recuperação do bloco comunitário. Ao Financial Times, citado …

Kremlin intrigado com convite de Trump para próxima reunião do G7

Donald Trump anunciou que vai adiar a cimeira do G7 para o outono devido à pandemia da covid-19, e convidar outros países a participar na reunião. O Kremlin ficou intrigado com o convite. O Kremlin admitiu, …

Companhia aérea Emirates também vai despedir

A companhia aérea Emirates anunciou este domingo a intenção de suprimir postos de trabalho, em consequência da pandemia da covid-19, sem especificar quantos trabalhadores deverão ser despedidos. “Examinámos todos os cenários possíveis para manter as nossas …

Ana Gomes. "Estou à espera de ver o Presidente ir ao bairro da Jamaica"

A ex-eurodeputada socialista afirmou, este domingo, que espera ver o Presidente ir ao bairro da Jamaica, que, na semana passada, registou um surto de covid-19. No habitual espaço de comentário na SIC Notícias, Ana Gomes abordou …

Viúva do médico Li Wenliang não quer o seu nome na rua da embaixada chinesa em Washington

A viúva do médico chinês que alertou para a existência do novo coronavírus em Wuhan está contra uma proposta de políticos norte-americanos para dar o nome do marido à rua onde fica a embaixada chinesa …

TAP é a terceira empresa nacional com mais emissões de dióxido de carbono

A companhia aérea TAP passou de quinto para terceiro lugar no ranking das empresas portuguesas com mais emissões de dióxido de carbono, entre 2018 e 2019. De acordo com a associação ambientalista Zero, a TAP é …

PCP também não quer assessores do Governo como interlocutores

Na opinião de Jerónimo de Sousa, o Governo tem o direito de se rodear de assessores e especialistas, mas "deve ser sempre alguém do Governo" a discutir com os partidos na Assembleia da República. O secretário-geral …

10 de Junho vai ser celebrado no Mosteiro dos Jerónimos

As comemorações do Dia de Portugal, no dia 10 de junho, vão ser celebradas com uma "cerimónia simbólica" no Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa. O Dia de Portugal vai ser assinalado com uma “cerimónia simbólica” …

Oposição condena aumento do preço do combustível na Venezuela e apela a protestos

A oposição condenou no domingo a decisão do Presidente Nicolás Maduro de aumentar o preço da gasolina, que pela primeira vez será afixado em dólares norte-americanos e apelou à população para "levantar a voz de …