Dono da Fosun detido para interrogatório (e desaparecido)

Fosun

Guo Guangchang, chairman do grupo chinês Fosun

Guo Guangchang, chairman do grupo chinês Fosun

O multimilionário chinês Guo Guangchang, presidente da Fosun, terá sido detido pela polícia chinesa, no âmbito de uma investigação relacionada com acusações de corrupção e manipulação de acções

Segundo a revista económica chinesa Caixin, citada pela Bloomberg, o empresário chinês está incontactável desde quinta-feira, desconhecendo-se o seu paradeiro.

Já esta sexta-feura, as ações do grupo Fosun foram suspensas nas praças financeiras da China. Tendo em conta as “informações sensíveis”, e empresa suspendeu temporariamente as negociações nas bolsas de Xangai, Hong Kong e Shenzhen.

De acordo com relatos dos media chineses, citados pela Agência Reuters, Guo Guangchang terá sido interceptado pela polícia no aeroporto de Xangai.

Em agosto, Guo Guangchang surgiu associado a um caso de corrupção envolvendo o ex-diretor-geral da Shanghai Friendship Group Incorporated Company, Wang Zongnan.

Segundo o SCMP, Guo Guangchang, considerado o Warren Buffet chinês, poderá ser suspeito de corrupção. O jornal chinês adianta também no entanto a possibilidade de que Guangchang estaja simplesmente a colaborar numa investigação, como testemunha.

De acordo com dados da Forbes, Guo Guangchang tem uma fortuna avaliada em 6,61 mil milhões de euros e é o 11.º homem mais rico da China.

Nascido na província de Zhenjiang, o empresário de 48 anos fundou em 1992 o grupo Fosun, que controla um grande número de empresas multinacionais do sector farmacêutico, imobiliário, comércio, aço, minas, seguros e fundos de investimento.

Em Portugal, o grupo detém a seguradora Fidelidade e os Hospitais da Luz, bem como uma participação na REN.

Há um ano, o Novo Banco foi alvo do interesse do grupo chinês, mas a Fosun viria em setembro a afastar-se do processo de venda do “banco bom”.

A oferta final do grupo chinês previa um encaixe líquido de apenas 1,5 mil milhões de euros para o Fundo de Resolução criado para gerir o Novo Banco – metade da fasquia mínima pretendida pelo Banco de Portugal.

ZAP

 

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Pode ter sido encontrada (e ignorada) vida em Marte em 1976, defende antigo cientista da NASA

O antigo cientista da agência espacial norte-americana Gilbert V. Levin afirma que foram encontradas evidências de vida em Marte na década de 70. No entender do especialista, deviam ter sido levado a cabo mais investigações …

Era marketing. Fortnite voltou (e está diferente)

Depois de 10 temporadas, um buraco negro engoliu a ilha na qual diariamente milhões de jogadores tentavam sobreviver, matando-se uns aos outros. Durante um dia e meio, ninguém podia jogar. O susto acabou esta terça-feira, …

Cientistas determinam o que diminui a fertilidade das mulheres com o avanço da idade

Investigadores da Universidade de Copenhaga mapearam alguns dos mecanismos que podem afetar a fertilidade das mulheres desde a adolescência até a menopausa. A fertilidade natural das mulheres flutua entre altos e baixos na forma de uma …

Dono do Paris Saint-Germain quer comprar o Leeds (e torná-lo no novo Manchester City)

A Qatar Sports Investments (QSI), empresa que é detida por Nasser Al Khelaifi, quer dar o salto para o mercado inglês e adquirir o Leeds United, emblema que milita atualmente no segundo escalão. Na semana em …

Município italiano proíbe Google Maps. App faz com que muitas pessoas se "percam"

O autarca do município italiano de Baunei, na Sardenha, proibiu o uso do Google Maps na região, argumentando que "muitas" pessoas se perderam por causa de "sugestões enganosas" do serviço de localização. A informação é …

Pedalar mais dá direito a prémios. Tecnologia portuguesa desperta interesse de Copenhaga

Depois de se ter estreado em Matosinhos e de ter despertado interesse em Nova Iorque, um programa português que premeia comportamentos de mobilidade ambientalmente sustentáveis chamou a atenção em Copenhaga. O AYR, desenvolvido pela empresa CEiiA …

Associação de Armas americana editou artigos da Wikipédia para desacreditar o Holocausto

A National Rifle Association (Associação Nacional de Armas) dos Estados Unidos tem estado a editar artigos da Wikipédia de forma a desacreditar o Holocausto. Um trabalho de investigação da Splinter identificou pelo menos 150 edições em …

Bebé recém-nascida encontrada enterrada viva numa sepultura na Índia

Uma bebé recém-nascida enterrada viva foi encontrada na Índia por um pai que estava a enterrar a filha, que morreu após o parto, revelou o chefe da polícia local, Abhinandan Singh. A menina foi encontrada dentro …

Reutilização é a verdadeira alternativa a plástico descartável

A alternativa aos produtos de plástico descartáveis tem sido outros produtos também descartáveis, mas a melhor solução passa pela reutilização, indica um relatório divulgado esta terça-feira, que dá exemplos de sucesso. O documento, “The Reusable solutions: …

Booking abandona a criptomoeda do Facebook

  Booking junta-se ao Mastercard, eBay, Visa, PayPal, Stripe e Mercado Pago e desiste do projeto da Associação Libra, promovida por Mark Zuckerberg, fundador do Facebook, para a desenvolver a infraestrutura financeira que está na base …