/

Donald Trump nomeia Robert C. O’Brien como novo conselheiro de Segurança Nacional

Donald Trump nomeou esta quarta-feira Robert C. O’Brien, que servia até agora como negociador de reféns para o governo, como novo conselheiro de Segurança Nacional dos EUA.

Assim, O’Brien vai substituir John Bolton, que foi despedido no dia 10 de setembro. “Estou feliz por anunciar que vou nomear Robert C. O’Brien, atualmente a servir com muito sucesso como Enviado Especial do Presidente para os Negócios Estrangeiros no Departamento de Estado, como o nosso novo Conselheiro de Segurança Nacional”, escreveu Trump no Twitter. “Já trabalhei muito com o Robert. Ele vai fazer um bom trabalho!”, acrescentou.

O’Brien trabalhou como negociador em cenários no Afeganistão e no Médio Oriente e fundou também uma empresa de advogados em Los Angeles. O novo conselheiro especial tem elogiado Trump, a quem atribui “sucesso sem comparação” por levar reféns de volta aos EUA.

O Presidente norte-americano limitara, na terça-feira, a “lista final” de candidatos ao cargo a cinco personalidades, mas nenhuma era bem conhecida pelo público norte-americano. Segundo o The Washington Post, a Casa Branca considera O´Brien uma escolha segura.

Donald Trump anunciou a demissão de Bolton na semana passada, dizendo que discordou “fortemente”, como outras pessoas da Administração, de “muitas das sugestões” feitas pelo agora ex-conselheiro. Bolton desmentiu a ordem dos acontecimentos e afirmou que pediu a demissão na noite de segunda-feira — um dia antes do anúncio de Trump — e que foi o chefe da Casa Branca a atrasar a decisão.

A saída de John Bolton ocorre quando Donald Trump procura aberturas diplomáticas com dois dos inimigos mais intratáveis ​​dos Estados Unidos, esforços que são divergentes das ideias de pessoas como Bolton, que vê a Coreia do Norte e o Irão como não confiáveis.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.