/

Donald Trump demite o conselheiro de Segurança Nacional, John Bolton

Gage Skidmore / Flickr

Gage Skidmore

John Bolton, ex-conselheiro nacional de segurança de Donald Trump

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, demitiu John R. Bolton, o seu terceiro consultor de segurança nacional esta terça-feira.

Trump anunciou a decisão no Twitter. “Informei John Bolton ontem à noite que os seus serviços já não são necessários na Casa Branca. Discordei fortemente de muitas das suas sugestões, assim como outras da administração, e, portanto, pedi a John a sua demissão, que me foi dada esta manhã. Agradeço muito a John pelo seu serviço. Vou nomear um novo consultor de segurança nacional na próxima semana”.

A saída de John Bolton ocorre quando Donald Trump procura aberturas diplomáticas com dois dos inimigos mais intratáveis ​​dos Estados Unidos, esforços que são divergentes das ideias de pessoas como Bolton, que vê a Coreia do Norte e o Irão como não confiáveis.

John Bolton trabalhou como advogado, colaborador da Fox News e membro do conservador American Enterprise Institute nos últimos anos desde que atuou como representante do presidente George W. Bush na ONU em 2005-2006. Bolton estava no cargo desde abril de 2018.

O despedimento de John Bolton acontece no meio das divergências fundamentais sobre como lidar com grandes desafios de política externa como o Irão, a Coreia do Norte e o Afeganistão.

O presidente continuou a cortejar, escreve o The New York Times, Kim Jong-un, o líder da Coreia do Norte, apesar da recusa de Kim em renunciar ao seu programa nuclear e apesar dos repetidos testes de mísseis de curto alcance do Norte que abalaram os seus vizinhos.

Trump manifestou vontade de se reunir com o presidente Hassan Rouhani, do Irão, sob as circunstâncias certas – e até de estender financiamento de curto prazo a Teerão, embora a oferta tenha sido até agora rejeitada.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.