O que têm Donald Trump e Cristiano Ronaldo em comum? Centeno respondeu

Manuel de Almeida / Lusa

O ministro das Finanças, Mário Centeno

Em entrevista ao Der Spiegel, o ministro das Finanças português comparou os constantes “avanços e recuos” da administração norte-americana à imprevisibilidade do futebolista Cristiano Ronaldo.

Em 2017, Mário Centeno foi batizado de “Ronaldo do Ecofin” pelo então ministro das Finanças alemão, Wolfgang Schäuble. Agora, dois anos depois, o ministro das Finanças português deu uma entrevista ao Der Spiegel na qual comparou os constantes “avanços e recuos” da administração norte-americana à imprevisibilidade do futebolista Cristiano Ronaldo.

Questionado sobre se o abrandamento do crescimento da economia europeia pode agravar-se ainda mais caso o Presidente dos Estados Unidos concretize uma ameaça recorrente e imponha impostos sobre os automóveis, Centeno admitiu que “as tensões comerciais estão a prejudicar o crescimento” e “toda a gente está preocupada”, até face à constante incerteza.

“Temos assistido a muitos avanços e recuos por parte da administração norte-americana relativamente à sua política (comercial). Em futebol, é como quando o defesa tem pela frente um jogador nervoso”, disse.

Sobre se a Europa necessita então de um Cristiano Ronaldo, Centeno retorquiu que, seguindo essa analogia, a Europa precisa antes é de “aprender a defender contra alguém imprevisível como Cristiano Ronaldo“. “Para tal, precisamos de ser vigilantes, ao mesmo tempo que promovemos o multilateralismo e o comércio livre.”

Já em relação ao acentuado abrandamento da economia alemã, Mário Centeno afirmou-se convicto de que o motor da economia europeia irá ultrapassar este momento menos bom, até porque a Europa não está “de modo algum em modo de crise”, e “todas as previsões para 2020 são positivas, até para a Alemanha”.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Bem, se compararmos Ronaldo e Trump existe algo que ambos estão a fazer de forma correta, de acordo com os resultados.

    Ronaldo está no topo; a economia Americana está no topo.

    Infelizmente, a UE está em desaceleramento – a culpa é dos outros, ou de Bruxelas, dos Globalistas e das políticas que impedem um governo reduzido, um mercado verdadeiramente capitalista (baseado na vontade dos consumidores) em vez de políticas ocas e impostos e regulação que impede o crescimento.

    Não sou pro-Trump, muito menos pro-EU – os resultados são os que temos visto: lamentáveis, no mínimo!

    • A comparação foi com Trump (e o seu governo); não com os EUA!
      .
      Claro que o “milagre” económico dos EUA se deve ao Trump; a conjuntura/economia internacional não tem nada a ver e, o facto da EU ter que importar grande parte da sua energia (petróleo/gás natural) quando os EUA são o maior produtor do mundo de petróleo (com 15% da produção mundial) e o maior produtor mundial de gás natural, são detalhes insignificantes na economia!…
      Nem quero imaginar como estaria a economia americana sem o Trump, cujo único feito notável é o de conseguir envergonhar os americanos a cada vez que aparece em público!
      Também escapou à “analise” a particularidade do motor da economia americana ser o Estado da Califórnia cujas politicas, curiosamente (ou talvez não!), são praticamente contrárias às de Tump!
      Pormenores….
      .
      Sem impostos nem regulação é que se cresce muito e bem; basta olhar para paraísos como a Somália (que nem Estado tem, quanto mais regulação!) e ver que que é o caminho a seguir!…
      Coitada da Noruega, onde há bastante regulação e o Estado controla os sectores estratégicos – só são o país “mais rico” do mundo!!
      .
      A banca (portuguesa/europeia/mundial), com a sua falta de regulação, também tem dado tantas alegrias aos consumidores/contribuintes!…
      Na Islândia não querem outra coisa…

RESPONDER

Estados Unidos vão transformar aeronaves obsoletas em "aviões arsenal"

Os Estados Unidos preparam-se para transformar algumas das suas maiores e mais obsoletas aeronaves em "aviões arsenal", que funcionarão como plataformas repletas de armas, revelaram fontes do Governo norte-americano. Foi em 2016 que esta ideia veio …

Imperador japonês paga 25 milhões de dólares por ritual secreto para dormir com deusa

Este ritual de sucessão do Imperador Naruhito aconteceu na quinta-feira e envolve dormir com uma deusa do Sol. O templo é construído para o efeito e é destruído depois. O ritual japonês altamente secreto conhecido como …

Para entrar nesta praia italiana, vai ser preciso pagar (e nem todos podem entrar)

Aos pés de uma antiga aldeia de pescadores, La Pelosa é uma atração turística muito célebre. Por isso, a autarquia decidiu tomar medidas para a proteger. A famosa praia tem sido uma vítima da erosão natural …

Laurent Simons será o mais novo licenciado do mundo. Tem 9 anos

O belga Laurent Simons tem apenas 9 anos e estás prestes a bater um recorde: em dezembro, deverá tornar-se o mais novo licenciado do mundo. O "menino prodígio", tal como é apontado pelos média internacionais, ingressou …

Preços dos passes Navegante ficam iguais em 2020

Os preços dos passes Navegante vão manter-se iguais em 2020, no âmbito da estratégia de “promoção da utilização dos transportes públicos coletivos”, anunciou esta sexta-feira a Área Metropolitana de Lisboa (AML). “A Área Metropolitana de Lisboa …

Os burros-táxi de Espanha vão ter horários de trabalho, estábulos novos e deixar de carregar turistas de 80 quilos

Os burros táxis são uma atração turística de Mijas, província de Málaga, no sul de Espanha. Agora foram definidas novas regras que têm em conta os direitos e o bem-estar dos animais. O serviço funciona como …

Vai ser preciso "ser-se rico" para visitar a famosa Ilha de Komodo

Em breve, os turistas que queiram visitar a Ilha de Komodo, o famoso lar de mais de 5.000 dragões de Komodo, terão de ser ricos. O aviso é do Governo local indonésio, que chegou mesmo …

Sócrates saúda saída da prisão de Lula. "Sei que estás em festa, pá"

O antigo primeiro-ministro José Sócrates, acusado de corrupção, considerou que a saída da prisão de Lula da Silva representou uma "reentrada no mundo" do ex-chefe de Estado brasileiro, acontecimento em relação ao qual o PS, …

Ministra da Justiça visitou mãe que abandonou bebé no lixo

A mãe que abandonou o bebé no caixote do lixo em Lisboa está bem de saúde e a receber apoio psicológico, constatou a ministra da Justiça, que esta sexta-feira visitou a jovem na cadeia de …

Ex-embaixadora dos EUA na Ucrânia acusa Trump de intimidação

Marie Yovanovitch, antiga embaixadora dos Estados Unidos na Ucrânia, denunciou esta sexta-feira a existência de uma campanha para a descredibilizar levada a cabo por Donald Trump com ajuda de ucranianos, no inquérito para a destituição …