O que têm Donald Trump e Cristiano Ronaldo em comum? Centeno respondeu

Manuel de Almeida / Lusa

O ministro das Finanças, Mário Centeno

Em entrevista ao Der Spiegel, o ministro das Finanças português comparou os constantes “avanços e recuos” da administração norte-americana à imprevisibilidade do futebolista Cristiano Ronaldo.

Em 2017, Mário Centeno foi batizado de “Ronaldo do Ecofin” pelo então ministro das Finanças alemão, Wolfgang Schäuble. Agora, dois anos depois, o ministro das Finanças português deu uma entrevista ao Der Spiegel na qual comparou os constantes “avanços e recuos” da administração norte-americana à imprevisibilidade do futebolista Cristiano Ronaldo.

Questionado sobre se o abrandamento do crescimento da economia europeia pode agravar-se ainda mais caso o Presidente dos Estados Unidos concretize uma ameaça recorrente e imponha impostos sobre os automóveis, Centeno admitiu que “as tensões comerciais estão a prejudicar o crescimento” e “toda a gente está preocupada”, até face à constante incerteza.

“Temos assistido a muitos avanços e recuos por parte da administração norte-americana relativamente à sua política (comercial). Em futebol, é como quando o defesa tem pela frente um jogador nervoso”, disse.

Sobre se a Europa necessita então de um Cristiano Ronaldo, Centeno retorquiu que, seguindo essa analogia, a Europa precisa antes é de “aprender a defender contra alguém imprevisível como Cristiano Ronaldo“. “Para tal, precisamos de ser vigilantes, ao mesmo tempo que promovemos o multilateralismo e o comércio livre.”

Já em relação ao acentuado abrandamento da economia alemã, Mário Centeno afirmou-se convicto de que o motor da economia europeia irá ultrapassar este momento menos bom, até porque a Europa não está “de modo algum em modo de crise”, e “todas as previsões para 2020 são positivas, até para a Alemanha”.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Bem, se compararmos Ronaldo e Trump existe algo que ambos estão a fazer de forma correta, de acordo com os resultados.

    Ronaldo está no topo; a economia Americana está no topo.

    Infelizmente, a UE está em desaceleramento – a culpa é dos outros, ou de Bruxelas, dos Globalistas e das políticas que impedem um governo reduzido, um mercado verdadeiramente capitalista (baseado na vontade dos consumidores) em vez de políticas ocas e impostos e regulação que impede o crescimento.

    Não sou pro-Trump, muito menos pro-EU – os resultados são os que temos visto: lamentáveis, no mínimo!

    • A comparação foi com Trump (e o seu governo); não com os EUA!
      .
      Claro que o “milagre” económico dos EUA se deve ao Trump; a conjuntura/economia internacional não tem nada a ver e, o facto da EU ter que importar grande parte da sua energia (petróleo/gás natural) quando os EUA são o maior produtor do mundo de petróleo (com 15% da produção mundial) e o maior produtor mundial de gás natural, são detalhes insignificantes na economia!…
      Nem quero imaginar como estaria a economia americana sem o Trump, cujo único feito notável é o de conseguir envergonhar os americanos a cada vez que aparece em público!
      Também escapou à “analise” a particularidade do motor da economia americana ser o Estado da Califórnia cujas politicas, curiosamente (ou talvez não!), são praticamente contrárias às de Tump!
      Pormenores….
      .
      Sem impostos nem regulação é que se cresce muito e bem; basta olhar para paraísos como a Somália (que nem Estado tem, quanto mais regulação!) e ver que que é o caminho a seguir!…
      Coitada da Noruega, onde há bastante regulação e o Estado controla os sectores estratégicos – só são o país “mais rico” do mundo!!
      .
      A banca (portuguesa/europeia/mundial), com a sua falta de regulação, também tem dado tantas alegrias aos consumidores/contribuintes!…
      Na Islândia não querem outra coisa…

RESPONDER

O Oumuamua pode ser um icebergue de hidrogénio (e um dos objetos mais raros do Universo)

Uma equipa de astrónomos da Universidade de Yale e da Universidade de Chicago propôs uma nova descrição para o Oumuamua, o primeiro objeto interestelar a passar pelo nosso Sistema Solar. De acordo com a nova teoria …

A Via Láctea pode ter sido esmagada por campos magnéticos quando ainda era um "bebé cósmico"

Nos primeiros dias do Universo, quando a Via Láctea ainda era apenas um bebé cósmico, campos magnéticos poderosos podem tê-la esmagado e ter tido um grande impacto no seu crescimento. Em entrevista ao NewScientist, astrofísicos da …

Veneno de caracol marinho usado para criar insulina híbrida promissora no tratamento da diabetes

Cientistas criaram uma versão minimalista e híbrida de insulina, a partir da hormona humana e de um caracol marinho, que pode vir a melhorar o tratamento da diabetes, divulgou a universidade norte-americana de Ciências da …

Sequelas da covid-19 em doentes mais graves ainda estão por compreender

O acompanhamento depois da alta para doentes que estiveram internados com covid-19 é um dos grandes desafios do sistema de saúde para compreender que sequelas, por enquanto desconhecidas, a doença poderá deixar. “Só daqui a seis …

Criança nasce com duas bocas nos EUA. É o 35.º caso registado desde 1900

A menina, nascida nos Estados Unidos, foi operada ao seis meses para remover a cavidade oral secundária, que incluía dentes, língua e um lábio. Uma bebé nasceu nos Estados Unidos com duas bocas, devido a uma …

Funcionários do Facebook em "greve virtual" face à recusa de Zuckerberg em agir contra Trump

Os funcionários do Facebook estão insatisfeitos com a decisão do fundador da rede social de manter uma postura neutra perante as recentes publicações do Presidente dos Estados Unidos. De acordo com o jornal The Guardian, os …

Inteligência Artificial recria "verdadeiro" rosto de Napoleão Bonaparte

Recorrendo a uma técnica de Inteligência Artificial, um artista holandês criou um retrato em alta definição do imperador francês Napoleão Bonaparte. O fotógrafo freelancer holandês Bas Uterwijk, cujo pseudónimo é Gandbrood, recorreu a uma rede neuronal …

"Apito" da covid-19. Novo teste deteta novo coronavírus em apenas um minuto

Uma equipa de cientistas da Universidade Ben-Gurion, em Israel, desenvolveu um novo dispositivo que é capaz de detetar a presença do novo coronavírus no organismo humano em apenas um minuto. O novo teste, desenvolvido pelos investigadores …

"We Call it Alentejo". Novo filme promocional destaca as maravilhas alentejanas

A gastronomia e vinhos, as pequenas aldeias, a sustentabilidade e a natureza são atributos do Alentejo evidenciados no mais recente filme promocional do território, lançado pela agência regional de promoção turística para chamar visitantes estrangeiros. Com …

Curandeiro convocou cerca de 100 pessoas para se abraçarem contra a "farsa" da pandemia

Josep Pàmies, um agricultor espanhol defensor das terapias alternativas, convocou cerca de 100 pessoas a abraçarem-se a beijarem-se contra a "farsa" da pandemia. No sábado, cerca de uma centena de pessoas juntaram-se em Balanguer, na província …