Domingues vai entregar declaração (mas contrariado)

João Relvas / Lusa

António Domingues, o novo presidente da Caixa Geral de Depósitos

António Domingues, o novo presidente da Caixa Geral de Depósitos

António Domingues e os restantes gestores da administração da Caixa Geral de Depósitos vão entregar as respectivas declarações de rendimentos no Tribunal Constitucional, embora contra a sua vontade.

A garantia foi dada por Marques Mendes, no seu habitual espaço de comentário na SIC Notícias, e entretanto confirmada pela TSF junto de “fonte próxima do processo”.

Ao cabo de um mês, a novela CGD poderá assim estar perto do fim, mas António Domingues ainda vai marcar a sua posição contra a apresentação da declaração, entregando no Tribunal Constitucional um parecer jurídico que salienta que não está obrigado a comunicar os seus rendimentos e património.

Este dado foi apurado pela TSF que assegura, contudo, que se este parecer for rejeitado, o presidente da CGD “não fará finca-pé” e entregará mesmo a declaração no TC.

Marques Mendes já tinha dito, no seu espaço de comentário na SIC, no domingo à noite, que “os gestores da Caixa já decidiram que vão cumprir a lei, que vão apresentar as suas declarações de rendimentos e património”.

O comentador político também garantiu que os gestores “vão pedir que haja confidencialidade”, ou seja, que o TC não divulgue os dados das declarações ao público.

E “se, como é provável, o Tribunal não autorizar este pedido e disser que as declarações são públicas como as de qualquer outra pessoa que tenha de as apresentar, os dirigentes da Caixa, na sua maioria, vão tomar a decisão de ficar em funções“, garantiu ainda Marques Mendes.

O comentador vaticinou também que “poderão sair, no máximo, três a quatro administradores, sendo que dois serão os estrangeiros”, mas que “António Domingues ficará em funções”.

ZAP

PARTILHAR

11 COMENTÁRIOS

  1. É pena não ter saído, era bom p/ todos os portugueses que não tinham que lhe pagar o ordenado super milionário que vai usufruir e ainda c/ benesses que pode duplicar!!! No final vamos ver se vai eliminar os prejuízos astronómicos que pessoas como passaram pela CGD que nada fizeram em beneficio, somente p/ GAMAR.

  2. Considerando o pressuposto de que “Estão ao serviço dos portugueses têm o direito de saber com o que começam ao serviço do estado!” todos os funcionários públicos têm obrigatoriamente de publicar num qualquer portal os seus rendimentos para que todos os portugueses possam escrutinar.

  3. Tanto tempo para entregarem a relação de patrimonio traz agua no bico . A esta hora já não teem nada de compremetedor nos seus nomes .

  4. Só precisava de acertar no totobola com a certeza com que já tinha dito que o Domingos nunca rejeitaria a taluda que todos os meses vai receber dos contribuintes portugueses.
    Contrariado, mas engole o sapo como está na moda, e mantêm o poleiro.
    Falta só saber se o TC vai aceitar a chantagem de manter os dados secretos.
    A divulgação dos dados ( igual para todos os funcionários do estado ) é uma forma de transparência e de garantia de idoneidade pelo escrutínio público. Mantê-los secretos é o mesmo que não os entregar.

  5. Vejam os ordenados milionários da RTP e vão-se aperceber que o ordenado do homem que tem pela frente uma missão tão importante, (salvar a CGD) é uma ninharia se o compararmos com alguns que também são pagos pelo erário publico…

  6. Se estão a esconder ao Povo uma simples declaração de rendimento então esconderão todos os negócios da CGD. Mas é certinho como vamos ser “comidos de cebolada” . Mas os políticos AMAM Portugal???…desenganem-se. O Zanal Bava tambem era o maior da rua dele e ficamos sem, pelo menos, 800 milhões.
    Este senhores já não tem crédito do Povo Português. É só negociatas. O CEO (Chief Executive Officer) já não tem a confiança de ninguém, exceto do primeiro ministro.

  7. nomeiem-me a mim que eu entrego a declaração imediatamente, e tomo posse imediatamente, e transformo a CGD no banco que tinha de ser, e não nesse elefante branco que é, e que nos vai custar ainda tantos bilhões…

  8. O ditado é antigo, “Quem não deve não teme”, mas depois deste filme todo, por que razão o nosso governo se sujeita a estes caprichos de quem pensa que está acima da lei. Não é bom pronúncio do que para aí vem, se a insistência nestes senhores continua, provavelmente vamos assistir a empresas fantasmas sediadas em offshores que vão cobrar serviços de consultoria e estudos de mercado por valores astronómicos, para ajudar na gestão da CGD, e esses valores não vão aparecer nas declarações de IRS de ninguém.
    E já agora, no meio de 10 000 000 de portugueses não se encontra ninguém mais honrado, sério, competente e barato que aceite um ordenado de lei para exercer a mesma função.
    Ao primeiro ministro, gostaria de deixar o seguinte recado, no contrato com esta administração responsabilize-se pessoalmente pelo trabalho que lá for desenvolvido e assine por baixo. É assim que eu gostaria de ver.

  9. Como contribuinte português para mim estes indivíduos já nem a trabalhar de graça serviam. Deve haver alguma… entre eles e quem os contatou.
    Agora anda o governo a tentar tapar o sol com uma peneira, infelizmente é o país e governantes que temos.

RESPONDER

A nova aquisição da NASA é uma "balança" para exoplanetas

No ponto mais alto das montanhas Quinlan, com vista para o deserto de Sonora, que se estende pelo sul do Arizona, o NEID recolheu as suas primeiras observações, conhecidas coloquialmente pelos astrónomos como a "primeira …

Dois satélites "reformados" podem estar prestes a colidir na órbita da Terra

Dois satélites desativados passarão muito próximos um do outro em 29 de janeiro e, de acordo com a empresa de rastreamento de satélites LeoLabs Inc, há uma probabilidade de 1 em 100 de colidirem. Embora a …

FC Porto 2-1 Gil Vicente | “Dragão” afasta crise com reviravolta

O FC Porto voltou a sorrir. Após dois desaires – ambos diante do Braga – nos últimos três jogos, os “azuis-e-brancos” regressaram aos triunfos e derrotaram o Gil Vicente por 2-1 esta terça-feira, num embate …

Aeroporto de Southampton tem uma equipa canina para acalmar os passageiros

O Aeroporto de Southampton, no Reino Unido, tem uma equipa canina para acalmar os nervos dos passageiros que não gostam muito de andar de avião. Se alguma vez aterrar em Southampton, no Reino Unido, não se admire …

"Padres-robôs" dão bênçãos, fazem casamentos e até funerais

A Inteligência Artificial está a pavimentar o seu caminho em várias religiões espalhadas pelo mundo. "Padres-robôs" são capazes de dar bênçãos, fazer casamentos e até funerais. Há um novo padre em Kodaiji, um templo budista com …

Livro sugeria que o 11 de setembro tinha sido "orquestrado pela CIA". Editora obrigada a corrigir

A editora francesa Ellipses Publications teve que corrigir um livro de História no qual era sugerido que os ataques terroristas de 11 de setembro de 2001, nos Estados Unidos (EUA), foram "orquestrados pela CIA". Segundo noticiou …

Paulo Coelho vai destruir rascunho de livro infantil escrito com Kobe Bryant

O escritor brasileiro Paulo Coelho anunciou hoje que pretende apagar o rascunho de um livro infantil que se encontrava a escrever em conjunto com o antigo basquetebolista norte-americano Kobe Bryant, que morreu no domingo num …

Encontrado famoso navio que desapareceu misteriosamente no Triângulo das Bermudas há 95 anos

Os destroços de um navio que desapareceu misteriosamente no Triângulo das Bermudas há 95 anos foram descobertos na costa da Florida, nos Estados Unidos. O SS Cotopaxi - um navio mercante norte-americano - deixou Charleston, na …

Ana Gomes diz que diretiva europeia sobre branqueamento de capitais é aplicável a Rui Pinto

A ex-eurodeputada socialista Ana Gomes disse hoje em Lisboa que pode aplicar-se ao ‘hacker’ Rui Pinto a diretiva europeia sobre branqueamento de capitais e financiamento do terrorismo, sem esperar pela transposição de legislação sobre o …

"Há grandes chances de Jesus sair em maio para o FC Porto", diz Carlos Alberto

Carlos Alberto, atual comentador desportivo e antigo jogador do FC Porto, acredita que os 'dragões' vão avançar para a contratação de Jorge Jesus, em maio. Recentemente, a ideia de Jorge Jesus no FC Porto tem ganho …