Domingues vai entregar declaração (mas contrariado)

João Relvas / Lusa

António Domingues, o novo presidente da Caixa Geral de Depósitos

António Domingues, o novo presidente da Caixa Geral de Depósitos

António Domingues e os restantes gestores da administração da Caixa Geral de Depósitos vão entregar as respectivas declarações de rendimentos no Tribunal Constitucional, embora contra a sua vontade.

A garantia foi dada por Marques Mendes, no seu habitual espaço de comentário na SIC Notícias, e entretanto confirmada pela TSF junto de “fonte próxima do processo”.

Ao cabo de um mês, a novela CGD poderá assim estar perto do fim, mas António Domingues ainda vai marcar a sua posição contra a apresentação da declaração, entregando no Tribunal Constitucional um parecer jurídico que salienta que não está obrigado a comunicar os seus rendimentos e património.

Este dado foi apurado pela TSF que assegura, contudo, que se este parecer for rejeitado, o presidente da CGD “não fará finca-pé” e entregará mesmo a declaração no TC.

Marques Mendes já tinha dito, no seu espaço de comentário na SIC, no domingo à noite, que “os gestores da Caixa já decidiram que vão cumprir a lei, que vão apresentar as suas declarações de rendimentos e património”.

O comentador político também garantiu que os gestores “vão pedir que haja confidencialidade”, ou seja, que o TC não divulgue os dados das declarações ao público.

E “se, como é provável, o Tribunal não autorizar este pedido e disser que as declarações são públicas como as de qualquer outra pessoa que tenha de as apresentar, os dirigentes da Caixa, na sua maioria, vão tomar a decisão de ficar em funções“, garantiu ainda Marques Mendes.

O comentador vaticinou também que “poderão sair, no máximo, três a quatro administradores, sendo que dois serão os estrangeiros”, mas que “António Domingues ficará em funções”.

ZAP

PARTILHAR

11 COMENTÁRIOS

  1. É pena não ter saído, era bom p/ todos os portugueses que não tinham que lhe pagar o ordenado super milionário que vai usufruir e ainda c/ benesses que pode duplicar!!! No final vamos ver se vai eliminar os prejuízos astronómicos que pessoas como passaram pela CGD que nada fizeram em beneficio, somente p/ GAMAR.

  2. Considerando o pressuposto de que “Estão ao serviço dos portugueses têm o direito de saber com o que começam ao serviço do estado!” todos os funcionários públicos têm obrigatoriamente de publicar num qualquer portal os seus rendimentos para que todos os portugueses possam escrutinar.

  3. Tanto tempo para entregarem a relação de patrimonio traz agua no bico . A esta hora já não teem nada de compremetedor nos seus nomes .

  4. Só precisava de acertar no totobola com a certeza com que já tinha dito que o Domingos nunca rejeitaria a taluda que todos os meses vai receber dos contribuintes portugueses.
    Contrariado, mas engole o sapo como está na moda, e mantêm o poleiro.
    Falta só saber se o TC vai aceitar a chantagem de manter os dados secretos.
    A divulgação dos dados ( igual para todos os funcionários do estado ) é uma forma de transparência e de garantia de idoneidade pelo escrutínio público. Mantê-los secretos é o mesmo que não os entregar.

  5. Vejam os ordenados milionários da RTP e vão-se aperceber que o ordenado do homem que tem pela frente uma missão tão importante, (salvar a CGD) é uma ninharia se o compararmos com alguns que também são pagos pelo erário publico…

  6. Se estão a esconder ao Povo uma simples declaração de rendimento então esconderão todos os negócios da CGD. Mas é certinho como vamos ser “comidos de cebolada” . Mas os políticos AMAM Portugal???…desenganem-se. O Zanal Bava tambem era o maior da rua dele e ficamos sem, pelo menos, 800 milhões.
    Este senhores já não tem crédito do Povo Português. É só negociatas. O CEO (Chief Executive Officer) já não tem a confiança de ninguém, exceto do primeiro ministro.

  7. nomeiem-me a mim que eu entrego a declaração imediatamente, e tomo posse imediatamente, e transformo a CGD no banco que tinha de ser, e não nesse elefante branco que é, e que nos vai custar ainda tantos bilhões…

  8. O ditado é antigo, “Quem não deve não teme”, mas depois deste filme todo, por que razão o nosso governo se sujeita a estes caprichos de quem pensa que está acima da lei. Não é bom pronúncio do que para aí vem, se a insistência nestes senhores continua, provavelmente vamos assistir a empresas fantasmas sediadas em offshores que vão cobrar serviços de consultoria e estudos de mercado por valores astronómicos, para ajudar na gestão da CGD, e esses valores não vão aparecer nas declarações de IRS de ninguém.
    E já agora, no meio de 10 000 000 de portugueses não se encontra ninguém mais honrado, sério, competente e barato que aceite um ordenado de lei para exercer a mesma função.
    Ao primeiro ministro, gostaria de deixar o seguinte recado, no contrato com esta administração responsabilize-se pessoalmente pelo trabalho que lá for desenvolvido e assine por baixo. É assim que eu gostaria de ver.

  9. Como contribuinte português para mim estes indivíduos já nem a trabalhar de graça serviam. Deve haver alguma… entre eles e quem os contatou.
    Agora anda o governo a tentar tapar o sol com uma peneira, infelizmente é o país e governantes que temos.

RESPONDER

Jerónimo frisa que passes de transportes mais baratos foram obra da CDU

O secretário-geral comunista vincou o papel do PCP e "Os Verdes" na redução dos preços dos passes dos transportes públicos, numa sessão pública com trabalhadores das empresas do setor, na estação de comboios de Santa …

Morte de menina de oito anos com bala perdida revolta Brasil

A morte de Ágatha Félix, uma menina de oito anos atingida, alegadamente, por uma bala perdida da polícia do Rio de Janeiro, está a provocar indignação no Brasil. Ágatha Felix tinha oito anos e foi baleada …

Nós, Cidadãos! defende mudanças na escolha do PGR para combater corrupção

O presidente do partido Nós, Cidadãos! defende mudanças na escolha do Procurador-Geral da República, afirmando que boa parte dos 42 mil milhões de euros que a corrupção custou aos portugueses se deveu à inoperância desta …

"Estranhos sintomas" que afligiam diplomatas em Cuba podem ter sido causados por pesticidas

A misteriosa origem dos estranhos sintomas (entre eles, zumbidos, tonturas, náuseas, perdas de audição e de memória e outras dificuldades cognitivas) que afligiram diplomatas canadianos e norte-americanos em Cuba entre 2016 e 2018 dever-se-á a …

Testes rápidos ao VIH já podem ser feitos em casa

A partir da próxima semana vai ser possível comprar nas farmácias autotestes ao vírus da SIDA para fazer em casa. Os resultados demoram apenas 15 minutos. As farmácias portuguesas vão começar a vender, a partir da …

Polícia dispara balas de borracha sobre manifestantes em Hong Kong

A polícia disparou no domingo balas de borracha em confrontos com manifestantes pró-democracia, em Hong Kong, perto de um centro comercial no qual causaram distúrbios. Pelo décimo sexto fim de semana de mobilização, milhares de manifestantes …

Portugal já paga juros mais baixos que Itália e Espanha, diz Costa

"Todos em Portugal estão hoje a viver melhor do que viviam há quatro anos", afirmou António Costa, durante uma ação de campanha do PS. António Costa disse, este domingo, que Portugal já está a pagar a …

Os últimos cinco anos foram os mais quentes de sempre

Um relatório das Nações Unidas revelou que, entre 2015 e 2019, foram atingidos níveis históricos. Desde 1850, as temperaturas aumentaram 1,1ºC. O período entre 2015 a 2019 é o mais quente alguma vez registado, indicou este …

Duarte Lima perde último recurso e deve ser julgado pela morte de Rosalina Ribeiro em Portugal

O Supremo Tribunal brasileiro indeferiu um novo recurso de Duarte Lima que assim está mais próximo de ser julgado em Portugal, pelo homicídio de Rosalina Ribeiro, em Maricá, em 2009. Ao recurso extraordinário, interposto de uma …

Governo britânico cumprirá decisão do Supremo sobre suspensão do Parlamento

O Governo britânico cumprirá a decisão do Supremo Tribunal do Reino Unido sobre a legalidade ou ilegalidade da suspensão do Parlamento, uma decisão que deverá ser anunciada esta semana. A garantia foi dada este domingo à …