Dólar covid. Cidade norte-americana emite a sua própria moeda para reavivar a economia local

Com a chegada da pandemia aos Estados Unidos, a cidade de Tenino, no estado de Washington, tornou-se uma cidade fantasma. Para reavivar a economia local, as autoridades decidiram imprimir a sua própria moeda em finas tábuas de madeira.

A pandemia de covid-19 não causou apenas uma crise de saúde, mas também uma crise económico. Na cidade de Tenino, no estado norte-americano de Washington, as pequenas empresas lutavam para sobreviver quando as autoridades locais tiveram uma ideia não convencional, conta a Agência France-Press (AFP), citada pelo Tribune.

Para reavivar a economia local, foram emitidos “dólares covid”, “dólares Tenino” ou “dólares Wayne”, em homenagem ao presidente da cidade, em finas tábuas de madeira.

“Não havia comércio, vendas e as ruas da cidade estavam mortas. Eram as mesmas às três da tarde e as três da manhã”, disse Wayne Fournier, presidente da cidade onde habitam 1.800 pessoas.

“Recebemos muitas chamadas de empresas a dizer que não tinham certeza se conseguiriam aguentar”, contou Wayne, em declarações à AFP.

Foi assim que surgiu a ideia de emitir a sua própria moeda. O museu da cidade tinha uma prensa móvel, que foi usada para fazer notas no valor de 10 mil dólares em retângulos de madeira, cada uma com o valor nominal de 25 dólares.

As notas apresentam um retrato do Presidente George Washington e ostentam uma inscrição em latim que se traduz como “Temos tudo sob controlo”.

A proposta de emitir até 10 mil dólares em moeda local foi aprovada em abril e, até agora, 13 residentes inscreveram-se com sucesso nos fundos e foram impressos cerca de 2.500 dólares. Além disso, as doações elevaram o total de fundos disponíveis para 16 mil dólares.

O dinheiro está a ser dado como uma doação aos habitantes locais que demonstrarem que foram prejudicados economicamente pela pandemia. Cada residente pode receber até 300 dólares por mês.

As notas são negociadas em quase todas as lojas da cidade a uma taxa fixa equivalente a 1 dólares. A moeda só pode ser utilizada dentro dos limites da cidade.

De acordo com a agência Reuters, esta não é a primeira vez que Tenino emite a sua própria moeda. A pequena cidade alcançou importância nacional em 1931 quando líderes cívicos imprimiram notas de madeira para restaurar a confiança do consumidor depois de o banco local ter falido durante a Grande Depressão.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Toronto apresenta providência cautelar contra projeto que constrói "casas" para os sem-abrigo

Um carpinteiro canadiano decidiu construir abrigos para as pessoas que vivem nas ruas de Toronto. A autarquia considerou que são perigosos e apresentou uma providência cautelar. De acordo com a empresa de media Vice, Khaleel Seivwright, carpinteiro …

Trinta anos depois, MI6 pede desculpa por ter banido espiões gays

Richard Moore pediu desculpa " pela forma como colegas e concidadãos LGBT+ foram tratados", tendo-lhes sido negada a oportunidade de servir o país no MI6. O chefe do MI6, o serviço secreto de inteligência do Reino …

Já foram administradas 837.887 vacinas em Portugal

Um total de 837.887 vacinas contra a covid-19 foram administradas em Portugal desde 27 de dezembro, quando foi dada a primeira dose, indicou o Ministério da Saúde este sábado. Num comunicado de balanço do processo de …

Pintura de Van Gogh de Paris nunca antes vista exibida pela primeira vez

Uma pintura de Vincent Van Gogh de uma rua de Paris foi exposta pela primeira vez depois de passar mais de 100 anos "escondida" pelos seus proprietários. Uma cena de rua em Montmartre, em Paris, pertenceu …

Rúben Dias estreia-se a marcar pelo City no triunfo sobre o West Ham

O internacional português estreou-se a marcar pelo Manchester City, na vitória por 2-1, da equipa que lidera confortavelmente a liga inglesa de futebol frente ao West Ham, na 26.ª jornada da prova. No estádio Etihad, em …

Imagens mostram construção de instalação nuclear secreta em Israel

Está a ser construída uma instalação nuclear secreta em Israel, diz a Associated Press depois de analisar imagens de satélite. Os trabalhos estão a decorrer a poucos metros do antigo reator do Centro de Pesquisa …

Supremo confirma prisão efetiva de cinco anos e oito meses de João Rendeiro

O Supremo Tribunal de Justiça (STJ) rejeitou a nulidade do acórdão que proferiu em janeiro e confirmou, assim, a condenação do antigo presidente do BPP. Num acórdão datado da passada quarta-feira, e a que a agência …

Portugal regista mais 33 mortes e 1071 novos casos de covid-19

Portugal registou, este sábado, mais 33 mortes e 1071 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 1071 novos …

Ana Gomes revela que Europol está pronta para investigar o Chega

A Europol está disponível para "ajudar as autoridades portuguesas" a investigar eventuais ligações do Chega de André Ventura a "actividades criminais internacionais". É Ana Gomes quem o revela depois de ter enviado uma participação ao …

João Almeida termina Volta aos Emirados no pódio, o seu primeiro numa prova do World Tour

O ciclista português, da equipa Deceuninck-QuickStep, assegurou, este sábado, o primeiro pódio numa prova do World Tour, ao ser terceiro na Volta aos Emirados Árabes Unidos, após a sétima e última etapa. João Almeida concluiu a prova …