Dólar covid. Cidade norte-americana emite a sua própria moeda para reavivar a economia local

Com a chegada da pandemia aos Estados Unidos, a cidade de Tenino, no estado de Washington, tornou-se uma cidade fantasma. Para reavivar a economia local, as autoridades decidiram imprimir a sua própria moeda em finas tábuas de madeira.

A pandemia de covid-19 não causou apenas uma crise de saúde, mas também uma crise económico. Na cidade de Tenino, no estado norte-americano de Washington, as pequenas empresas lutavam para sobreviver quando as autoridades locais tiveram uma ideia não convencional, conta a Agência France-Press (AFP), citada pelo Tribune.

Para reavivar a economia local, foram emitidos “dólares covid”, “dólares Tenino” ou “dólares Wayne”, em homenagem ao presidente da cidade, em finas tábuas de madeira.

“Não havia comércio, vendas e as ruas da cidade estavam mortas. Eram as mesmas às três da tarde e as três da manhã”, disse Wayne Fournier, presidente da cidade onde habitam 1.800 pessoas.

“Recebemos muitas chamadas de empresas a dizer que não tinham certeza se conseguiriam aguentar”, contou Wayne, em declarações à AFP.

Foi assim que surgiu a ideia de emitir a sua própria moeda. O museu da cidade tinha uma prensa móvel, que foi usada para fazer notas no valor de 10 mil dólares em retângulos de madeira, cada uma com o valor nominal de 25 dólares.

As notas apresentam um retrato do Presidente George Washington e ostentam uma inscrição em latim que se traduz como “Temos tudo sob controlo”.

A proposta de emitir até 10 mil dólares em moeda local foi aprovada em abril e, até agora, 13 residentes inscreveram-se com sucesso nos fundos e foram impressos cerca de 2.500 dólares. Além disso, as doações elevaram o total de fundos disponíveis para 16 mil dólares.

O dinheiro está a ser dado como uma doação aos habitantes locais que demonstrarem que foram prejudicados economicamente pela pandemia. Cada residente pode receber até 300 dólares por mês.

As notas são negociadas em quase todas as lojas da cidade a uma taxa fixa equivalente a 1 dólares. A moeda só pode ser utilizada dentro dos limites da cidade.

De acordo com a agência Reuters, esta não é a primeira vez que Tenino emite a sua própria moeda. A pequena cidade alcançou importância nacional em 1931 quando líderes cívicos imprimiram notas de madeira para restaurar a confiança do consumidor depois de o banco local ter falido durante a Grande Depressão.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Lar de Reguengos de Monsaraz diz ter feito tudo para salvar vidas

A direção do lar de Reguengos de Monsaraz (Évora) onde surgiu o surto de covid-19 que causou 18 mortos garantiu ter feito “tudo” ao seu “alcance” para “salvar vidas”, nesta “crise” com “contornos dramáticos”. A Fundação …

Israel fecha os olhos e deixa palestinianos cruzarem a fronteira para ir a banhos

As autoridades israelitas têm deixado milhares de palestinianos cruzar a barreira de separação entre os dois territórios para poderem ir às praias. Este foi um fim-de-semana muito especial para Siham e os seus cinco filhos. …

Diabéticos e hipertensos voltam a ter faltas justificadas

Os diabéticos e hipertensos sem condições para desempenharem funções em teletrabalho voltam a ter direito a justificar as faltas ao trabalho devido à pandemia de covid-19, segundo um diploma publicado em Diário da República. “Os imunodeprimidos …

Deputada da Coreia do Sul debaixo de fogo. Usou um vestido no Parlamento

Na semana passada, a deputada sul-coreana Ryu Ho-jeong usou um vestido numa assembleia legislativa, sendo bombardeada com críticas que gerou um debate sobre sexismo e a cultura patriacal do país. De acordo com a CNN, na …

SC Braga oficializa "top gun" Gaitán por duas temporadas

O internacional argentino Nicolas Gaitán assinou um contrato com o Sporting de Braga válido por uma época, com outra de opção, informou esta terça-feira o clube minhoto da I Liga de futebol. Formado no Boca Juniors, …

Vacina russa chama-se "Sputnik V" e foi já pedida por 20 países

A vacina russa contra a covid-19, cujo registo foi esta terça-feira anunciado pelo Presidente, Vladimir Putin, chama-se "Sputnik V", vai começar a ser fabricada em setembro e já foi encomendada por 20 países. De acordo com …

Rui Pinto no Twitter: "Travessia do deserto” terminou mas a “luta continua”

Rui Pinto assumiu que a “árdua e longa ‘travessia do deserto’” chegou ao fim, aludindo à sua libertação, mas avisou que “a luta continua”, pois Portugal “continua um paraíso para a grande corrupção” e branqueamento …

PJ deteve suspeita de atear fogo florestal no Parque Nacional da Peneda-Gerês

A Polícia Judiciária (PJ) de Braga deteve uma mulher de 57 anos suspeita de atear um incêndio florestal registado em 4 de agosto no Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG), no concelho de Terras de Bouro. Em …

Mais duas mortes e 120 novos casos. Lisboa com 60% dos novos infetados

Portugal regista esta segunda-feira mais duas mortes, 120 novos casos de infeção por covid-19 e 160 curados em relação a segunda-feira, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS). O número de pessoas internadas é …

Encontrado cadáver com 30 anos em mansão abandonada em Paris

As obras de reforma numa mansão abandonada em Paris tiveram de ser suspensas inesperadamente depois de trabalhadores terem descoberto um cadáver a decompor-se na cave há 30 anos. De acordo com o jornal britânico The Guardian, …