Dólar covid. Cidade norte-americana emite a sua própria moeda para reavivar a economia local

Com a chegada da pandemia aos Estados Unidos, a cidade de Tenino, no estado de Washington, tornou-se uma cidade fantasma. Para reavivar a economia local, as autoridades decidiram imprimir a sua própria moeda em finas tábuas de madeira.

A pandemia de covid-19 não causou apenas uma crise de saúde, mas também uma crise económico. Na cidade de Tenino, no estado norte-americano de Washington, as pequenas empresas lutavam para sobreviver quando as autoridades locais tiveram uma ideia não convencional, conta a Agência France-Press (AFP), citada pelo Tribune.

Para reavivar a economia local, foram emitidos “dólares covid”, “dólares Tenino” ou “dólares Wayne”, em homenagem ao presidente da cidade, em finas tábuas de madeira.

“Não havia comércio, vendas e as ruas da cidade estavam mortas. Eram as mesmas às três da tarde e as três da manhã”, disse Wayne Fournier, presidente da cidade onde habitam 1.800 pessoas.

“Recebemos muitas chamadas de empresas a dizer que não tinham certeza se conseguiriam aguentar”, contou Wayne, em declarações à AFP.

Foi assim que surgiu a ideia de emitir a sua própria moeda. O museu da cidade tinha uma prensa móvel, que foi usada para fazer notas no valor de 10 mil dólares em retângulos de madeira, cada uma com o valor nominal de 25 dólares.

As notas apresentam um retrato do Presidente George Washington e ostentam uma inscrição em latim que se traduz como “Temos tudo sob controlo”.

A proposta de emitir até 10 mil dólares em moeda local foi aprovada em abril e, até agora, 13 residentes inscreveram-se com sucesso nos fundos e foram impressos cerca de 2.500 dólares. Além disso, as doações elevaram o total de fundos disponíveis para 16 mil dólares.

O dinheiro está a ser dado como uma doação aos habitantes locais que demonstrarem que foram prejudicados economicamente pela pandemia. Cada residente pode receber até 300 dólares por mês.

As notas são negociadas em quase todas as lojas da cidade a uma taxa fixa equivalente a 1 dólares. A moeda só pode ser utilizada dentro dos limites da cidade.

De acordo com a agência Reuters, esta não é a primeira vez que Tenino emite a sua própria moeda. A pequena cidade alcançou importância nacional em 1931 quando líderes cívicos imprimiram notas de madeira para restaurar a confiança do consumidor depois de o banco local ter falido durante a Grande Depressão.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Homem na casa dos 20 anos morre de peste no Novo México

Um homem na casa dos 20 anos morreu de peste septicémica no estado norte-americano do Novo México, anunciaram as autoridades de saúde deste estado. A vítima, cuja identidade não foi revelada publicamente, viva em Rio …

Cara do pintor italiano Rafael reconstruida para resolver mistério do seu túmulo

Uma equipa de especialistas fez uma reconstrução em 3D da cara do pintor italiano renascentista Rafael. Assim, confirmaram o seu aspeto físico e resolveram o mistério relativamente ao seu túmulo. O rosto do pintor italiano Rafael …

Novo método não-invasivo permite diagnosticar cancro cerebral sem fazer incisões

Diagnosticar tumores cerebrais pode ser difícil e muito invasivo. Agora, uma equipa de investigadores desenvolveu um método para detetar cancro no cérebro sem ser necessária qualquer incisão. Os tumores cerebrais são normalmente diagnosticados através de imagens …

A última plataforma de gelo intacta do Canadá colapsou. Criou um icebergue maior do que o Porto

A plataforma de gelo Milne, no Canadá, fragmentou-se no final do mês de julho, formando vários icebergues, dois dos quais de grandes dimensões. Cientistas ouvidos pela agência noticiosa AP referem que esta era uma plataforma especial, …

Ícones da moda de luto: a indústria fashion nunca mais será a mesma

Muitas são as áreas da economia a ser gravemente afetadas pela pandemia de covid-19. A indústria da moda não foge à tendência e já são muitos os líderes de grandes marcas a "declarar morte" à …

Covid-19: Cigarros eletrónicos aumentam riscos de infeção em cinco a sete vezes para jovens

O risco de contrair covid-19 entre adolescentes e jovens adultos que fumam cigarros eletrónicos é cinco a sete vezes superior, segundo um estudo liderado pela faculdade de Medicina da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos. O …

Apenas 10% da população escreve com a mão esquerda. Cientistas lutam para explicar porquê

Em praticamente qualquer lugar do globo, apenas 10% das pessoas são canhotas, isto é, têm maior habilidade com o lado esquerdo do corpo, especialmente com a mão, comparativamente com o lado direito. Os cientistas tentam há …

Para reavivar o turismo, esta pequena cidade está a contar com a ajuda dos "vampiros"

A pequena cidade de Forks, em Washington, nos Estados Unidos, é lar de 3.600 pessoas, cujos meios de subsistência nos últimos 15 anos foram impulsionados por uma indústria do turismo alimentada por "Crepúsculo", a série …

Tim Cook acaba de se juntar ao clube dos milionário à boleia de recorde histórico da Apple

O diretor-executivo (CEO) da Apple, Tim Cook, acaba de se juntar à lista de multimilionários do mundo, depois de a gigante tecnológica norte-americana atingir um valor de mercado histórico. De acordo com os cálculos da …

Cientistas calculam probabilidade de contágio ao viajar de comboio

Investigadores da Universidade de Southampton, no Reino Unido, calcularam a probabilidade de contrair covid-19 ao viajar numa carruagem de comboio com uma pessoa infetada. Em colaboração com a Academia Chinesa de Ciências, a Academia Chinesa de …