/

Dólar covid. Cidade norte-americana emite a sua própria moeda para reavivar a economia local

Com a chegada da pandemia aos Estados Unidos, a cidade de Tenino, no estado de Washington, tornou-se uma cidade fantasma. Para reavivar a economia local, as autoridades decidiram imprimir a sua própria moeda em finas tábuas de madeira.

A pandemia de covid-19 não causou apenas uma crise de saúde, mas também uma crise económico. Na cidade de Tenino, no estado norte-americano de Washington, as pequenas empresas lutavam para sobreviver quando as autoridades locais tiveram uma ideia não convencional, conta a Agência France-Press (AFP), citada pelo Tribune.

Para reavivar a economia local, foram emitidos “dólares covid”, “dólares Tenino” ou “dólares Wayne”, em homenagem ao presidente da cidade, em finas tábuas de madeira.

“Não havia comércio, vendas e as ruas da cidade estavam mortas. Eram as mesmas às três da tarde e as três da manhã”, disse Wayne Fournier, presidente da cidade onde habitam 1.800 pessoas.

“Recebemos muitas chamadas de empresas a dizer que não tinham certeza se conseguiriam aguentar”, contou Wayne, em declarações à AFP.

Foi assim que surgiu a ideia de emitir a sua própria moeda. O museu da cidade tinha uma prensa móvel, que foi usada para fazer notas no valor de 10 mil dólares em retângulos de madeira, cada uma com o valor nominal de 25 dólares.

As notas apresentam um retrato do Presidente George Washington e ostentam uma inscrição em latim que se traduz como “Temos tudo sob controlo”.

A proposta de emitir até 10 mil dólares em moeda local foi aprovada em abril e, até agora, 13 residentes inscreveram-se com sucesso nos fundos e foram impressos cerca de 2.500 dólares. Além disso, as doações elevaram o total de fundos disponíveis para 16 mil dólares.

O dinheiro está a ser dado como uma doação aos habitantes locais que demonstrarem que foram prejudicados economicamente pela pandemia. Cada residente pode receber até 300 dólares por mês.

As notas são negociadas em quase todas as lojas da cidade a uma taxa fixa equivalente a 1 dólares. A moeda só pode ser utilizada dentro dos limites da cidade.

De acordo com a agência Reuters, esta não é a primeira vez que Tenino emite a sua própria moeda. A pequena cidade alcançou importância nacional em 1931 quando líderes cívicos imprimiram notas de madeira para restaurar a confiança do consumidor depois de o banco local ter falido durante a Grande Depressão.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.