Dois chefes da ETA detidos em França

EPA / EFE

Iratxe Sorzabal e David Pla, dois líderes do grupo terrorista ETA, que foram detidos em França

Iratxe Sorzabal e David Pla, dois líderes do grupo terrorista ETA, que foram detidos em França

Em colaboração com a Guarda Civil, a polícia francesa deteve esta terça-feira dois chefes do grupo terrorista espanhol ETA no sul de França.

A detenção ocorreu na manhã desta terça-feira, depois da operação levada a cabo numa casa rural localizada em Saint-Étienne-de-Baïgorry, no sul de França, avança o El País.

As autoridades francesas, juntamente com a Guarda Civil, prenderam David Pla e Iratxe Sorzabal, dois dos atuais líderes do grupo terrorista.

Apesar de o Ministério do Interior ter apenas confirmado duas detenções, o ministro Jorge Fernández Díaz disse, em Bruxelas, que foram quatro pessoas detidas.

“São a cúpula política da ETA, os dirigentes máximos e os mais procurados”, informou sobre os dois chefes capturados esta manhã, que encabeçavam a organização com Josu Ternera.

Chegou a pensar-se que entre os detidos estava o próprio Ternera, no entanto, essa hipótese já foi desmentida.

De acordo com o jornal espanhol, entre os outros detidos está o responsável da casa na qual se encontravam os líderes do grupo terrorista.

A operação já estava há muito organizada, sendo que os agentes vigiaram a residência durante dias porque já tinham a informação de que a organização se iria reunir naquele local.

A polícia espanhola considera que são menos de seis os membros do grupo que se encontram ainda a viver de forma clandestina em França.

Pla, de 40 anos, e Sorzabal, com 43, já acumulavam várias ordens de busca e detenção e foram dois dos três membros que, em 2011, terão lido o último comunicado da ETA, no qual fechavam 40 anos da sua atividade terrorista.

O ministro espanhol felicitou a Guarda Civil espanhola e agradeceu a colaboração das autoridades francesas nesta operação.

Apesar de acreditar que a ETA nunca vai emitir um comunicado de dissolução, o ministro Jorge Fernández Díaz considera que esta foi a passagem de uma “página negra”.

ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. De contornos políticos diferentes pelo que se sabe do ideário, do “manifesto”, da clandestinidade e teor terrorista puro da acção, lembra o “célebre grupo” FP25ABR (1980~87) !?!
    A “filha da mãe” da memória é futura… Condenados?
    -Decorria o ano 1996, a Assembleia da República cede ao apelo de Mário Soares (a popucos dias de terminar o seu último mandato de presidnte da república) aprovando a amnistia, o perdão das penas que pendiam sobre os implicados das FP-25 – investigação à custa de arrependidos. A lei que Soares promulgou, contou com os votos contra do PSD e CDS. Obviamente.

    http://www.ionline.pt/387774/A-hist%C3%B3ria-das-FP-25-de-Abril-contada-pelos-familiares-das-v%C3%ADtimas

RESPONDER

"Pé de guerra". Quatro ministros exigem mais verbas a Centeno

Há quatro ministros em "pé de guerra" com Mário Centeno, exigindo ao responsável pela pastas das Finanças mais verbas no Orçamento de Estado para 2020 (OE2020) para os ministérios que tutelam, escreve o Correio da …

Trump formalmente acusado de abuso de poder e obstrução ao Congresso

Ao fim de vários audições, a Câmara dos Representantes decidiu formalmente acusar Donald Trump de abuso de poder e obstrução ao Congresso. O presidente norte-americano, Donald Trump, vai ser formalmente acusado de abuso de poder e …

EDP: Variar IVA em função do consumo de energia é "justo" e "lógico"

O presidente executivo da EDP, António Mexia, considerou esta terça-feira em Madrid "lógica" e "socialmente mais justa" a intenção do Governo de permitir a variação da taxa de IVA sobre a energia em função dos …

Protestos prosseguem em França na véspera da apresentação da reforma do sistema de pensões

Ao sexto dia consecutivo de greve geral em França, centenas de milhares de pessoas voltaram hoje a protestar nas ruas contra a revisão do sistema de pensões, com o Governo e os sindicatos a anunciaram …

Após o ataque a Alcochete, Bruno Fernandes ficou "mais nervoso" e com "mais ansiedade"

O futebolista disse, esta terça-feira, ter ficado "mais nervoso" e com "mais ansiedade" depois do ataque à academia do Sporting, no qual viu agressões a Rui Patrício, William Carvalho, Acuña e Bataglia. Bruno Fernandes foi ouvido, …

"Abusei da amizade". Santos Silva confessa que pediu ajuda a Sócrates num concurso público

O empresário Carlos Santos Silva confessou no primeiro dia de interrogatório com Ivo Rosa que chegou a sugerir ao antigo primeiro-ministro José Sócrates que o ajudasse num concurso público em que o Grupo Lena participou. De …

O Nepal proibiu, mas mulheres continuam a ser forçadas a dormir em "cabanas menstruais"

"Chaupadi" é uma tradição hindu, característica do Nepal, que força as mulheres a dormirem num abrigo quando estão menstruadas por serem consideradas impuras. Segundo o IFLScience, uma nova investigação mostra que 77% das raparigas que vivem …

O golo "doloroso" de Ansu Fati que fez dele o mais jovem jogador a marcar na Champions

Ansu Fati, avançado do Barcelona, tornou-se no mais jovem jogador de sempre a marcar um golo na Liga dos Campeões. Com 17 anos e 40 dias de idade, o espanhol faz mais uma vez história …

Almeida Henriques suspeito de receber avença enquanto esteve no Governo por favores a empresário

Almeida Henriques, antigo secretário de Estado Adjunto da Economia e Desenvolvimento Regional do Governo de Passos Coelho, e atual presidente da Câmara de Viseu, é suspeito de ter recebido dinheiro por favores ao empresário Agostinho …

Costa responde a Ventura: Programa do Governo não muda "semana sim semana não"

Recorrendo à ironia, o primeiro-ministro, António Costa, respondeu esta terça-feira ao deputado único do Chega, afirmando que o programa do Governo não muda "semana sim, semana não" consoante as críticas. No debate quinzenal na Assembleia da …