Dois chefes da ETA detidos em França

EPA / EFE

Iratxe Sorzabal e David Pla, dois líderes do grupo terrorista ETA, que foram detidos em França

Iratxe Sorzabal e David Pla, dois líderes do grupo terrorista ETA, que foram detidos em França

Em colaboração com a Guarda Civil, a polícia francesa deteve esta terça-feira dois chefes do grupo terrorista espanhol ETA no sul de França.

A detenção ocorreu na manhã desta terça-feira, depois da operação levada a cabo numa casa rural localizada em Saint-Étienne-de-Baïgorry, no sul de França, avança o El País.

As autoridades francesas, juntamente com a Guarda Civil, prenderam David Pla e Iratxe Sorzabal, dois dos atuais líderes do grupo terrorista.

Apesar de o Ministério do Interior ter apenas confirmado duas detenções, o ministro Jorge Fernández Díaz disse, em Bruxelas, que foram quatro pessoas detidas.

“São a cúpula política da ETA, os dirigentes máximos e os mais procurados”, informou sobre os dois chefes capturados esta manhã, que encabeçavam a organização com Josu Ternera.

Chegou a pensar-se que entre os detidos estava o próprio Ternera, no entanto, essa hipótese já foi desmentida.

De acordo com o jornal espanhol, entre os outros detidos está o responsável da casa na qual se encontravam os líderes do grupo terrorista.

A operação já estava há muito organizada, sendo que os agentes vigiaram a residência durante dias porque já tinham a informação de que a organização se iria reunir naquele local.

A polícia espanhola considera que são menos de seis os membros do grupo que se encontram ainda a viver de forma clandestina em França.

Pla, de 40 anos, e Sorzabal, com 43, já acumulavam várias ordens de busca e detenção e foram dois dos três membros que, em 2011, terão lido o último comunicado da ETA, no qual fechavam 40 anos da sua atividade terrorista.

O ministro espanhol felicitou a Guarda Civil espanhola e agradeceu a colaboração das autoridades francesas nesta operação.

Apesar de acreditar que a ETA nunca vai emitir um comunicado de dissolução, o ministro Jorge Fernández Díaz considera que esta foi a passagem de uma “página negra”.

ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. De contornos políticos diferentes pelo que se sabe do ideário, do “manifesto”, da clandestinidade e teor terrorista puro da acção, lembra o “célebre grupo” FP25ABR (1980~87) !?!
    A “filha da mãe” da memória é futura… Condenados?
    -Decorria o ano 1996, a Assembleia da República cede ao apelo de Mário Soares (a popucos dias de terminar o seu último mandato de presidnte da república) aprovando a amnistia, o perdão das penas que pendiam sobre os implicados das FP-25 – investigação à custa de arrependidos. A lei que Soares promulgou, contou com os votos contra do PSD e CDS. Obviamente.

    http://www.ionline.pt/387774/A-hist%C3%B3ria-das-FP-25-de-Abril-contada-pelos-familiares-das-v%C3%ADtimas

RESPONDER

Presidente do Chile anuncia pacote de medidas sociais para travar protestos

O Presidente chileno anunciou na terça-feira um pacote de medidas sociais para travar os protestos que duram há cinco dias e que já causaram 15 mortos, após o anúncio de um aumento nos preços do …

Duarte Lima enfrenta novo acórdão no caso relativo a abuso de confiança

O Tribunal Criminal de Lisboa profere esta quarta-feira uma nova decisão no processo em que Duarte Lima é suspeito de se apropriar da fortuna de Rosalina Ribeiro, companheira e secretária do milionário Tomé Feteira, assassinada …

Misterioso vírus recentemente descoberto desafia evolução

https://vimeo.com/368044917 Cientistas japoneses descobriram um novo tipo de vírus que pode desafiar e redefinir a nossa compreensão dos vírus e do processo como se espalham e propagam. Uma equipa de cientistas da Universidade de Agricultura e Tecnologia …

SpaceX quer enviar mais 40.000 satélites para o Espaço

Depois de um primeiro lançamento em meados de maio, a Space X pretende agora colocar mais 30.000 pequenos satélites em órbita, revelam documentos apresentados pela empresa de Elon Musk às autoridades de telecomunicações. De acordo …

Bola de fogo que sobrevoou o Japão em 2017 é um fragmento de um asteróide que pode atingir a Terra

Na madrugada de 28 de abril de 2017, uma pequena bola de fogo passou pelo céu de Quioto, no Japão. Agora, graças a dados da SonotaCo, os invetivadores determinaram que a rocha espacial era um …

Cientistas produziram um processador quântico em larga escala feito apenas de luz

Uma equipa internacional de cientistas da Austrália, Japão e Estados Unidos produziu um protótipo de um processador quântico em larga escala feito apenas de luz laser. O mais recente processador quântico é baseado num projeto com …

FIFA investe 449 milhões de euros para desenvolver o futebol feminino

A FIFA anunciou que vai investir 500 milhões de dólares no desenvolvimento do futebol feminino. Em cima da mesa está uma Liga das Nações, um mundial de clubes e torneios para camadas jovens. A FIFA vai …

Escritor famoso escreve livro para ser lido apenas em 2114

O famoso escritor norueguês Karl Ove Knausgaard, autor de romances como A Morte do Pai e a Ilha da Infância, onde explora a sua história pessoal e o seu dia a dia, aceitou escrever um …

PS deverá aprovar recandidatura de Ferro à presidência da Assembleia da República

O Grupo Parlamentar do PS vai reunir-se na quinta-feira, com a presença do secretário-geral, António Costa, ocasião em que deverá aprovar a recandidatura de Ferro Rodrigues ao cargo de presidente da Assembleia da República. Fonte oficial …

Perito revela que arma que investigação diz que matou Luís Grilo foi adulterada

O perito que examinou a arma que, segundo o Ministério Público, António Joaquim usou para matar o triatleta Luís Grilo revelou hoje em tribunal que o revólver foi adulterado, não conseguindo garantir se essa foi …