Dois chefes da ETA detidos em França

EPA / EFE

Iratxe Sorzabal e David Pla, dois líderes do grupo terrorista ETA, que foram detidos em França

Iratxe Sorzabal e David Pla, dois líderes do grupo terrorista ETA, que foram detidos em França

Em colaboração com a Guarda Civil, a polícia francesa deteve esta terça-feira dois chefes do grupo terrorista espanhol ETA no sul de França.

A detenção ocorreu na manhã desta terça-feira, depois da operação levada a cabo numa casa rural localizada em Saint-Étienne-de-Baïgorry, no sul de França, avança o El País.

As autoridades francesas, juntamente com a Guarda Civil, prenderam David Pla e Iratxe Sorzabal, dois dos atuais líderes do grupo terrorista.

Apesar de o Ministério do Interior ter apenas confirmado duas detenções, o ministro Jorge Fernández Díaz disse, em Bruxelas, que foram quatro pessoas detidas.

“São a cúpula política da ETA, os dirigentes máximos e os mais procurados”, informou sobre os dois chefes capturados esta manhã, que encabeçavam a organização com Josu Ternera.

Chegou a pensar-se que entre os detidos estava o próprio Ternera, no entanto, essa hipótese já foi desmentida.

De acordo com o jornal espanhol, entre os outros detidos está o responsável da casa na qual se encontravam os líderes do grupo terrorista.

A operação já estava há muito organizada, sendo que os agentes vigiaram a residência durante dias porque já tinham a informação de que a organização se iria reunir naquele local.

A polícia espanhola considera que são menos de seis os membros do grupo que se encontram ainda a viver de forma clandestina em França.

Pla, de 40 anos, e Sorzabal, com 43, já acumulavam várias ordens de busca e detenção e foram dois dos três membros que, em 2011, terão lido o último comunicado da ETA, no qual fechavam 40 anos da sua atividade terrorista.

O ministro espanhol felicitou a Guarda Civil espanhola e agradeceu a colaboração das autoridades francesas nesta operação.

Apesar de acreditar que a ETA nunca vai emitir um comunicado de dissolução, o ministro Jorge Fernández Díaz considera que esta foi a passagem de uma “página negra”.

ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. De contornos políticos diferentes pelo que se sabe do ideário, do “manifesto”, da clandestinidade e teor terrorista puro da acção, lembra o “célebre grupo” FP25ABR (1980~87) !?!
    A “filha da mãe” da memória é futura… Condenados?
    -Decorria o ano 1996, a Assembleia da República cede ao apelo de Mário Soares (a popucos dias de terminar o seu último mandato de presidnte da república) aprovando a amnistia, o perdão das penas que pendiam sobre os implicados das FP-25 – investigação à custa de arrependidos. A lei que Soares promulgou, contou com os votos contra do PSD e CDS. Obviamente.

    http://www.ionline.pt/387774/A-hist%C3%B3ria-das-FP-25-de-Abril-contada-pelos-familiares-das-v%C3%ADtimas

RESPONDER

Fisco alerta para mensagens falsas enviadas a contribuintes

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) alertou os contribuintes, numa mensagem no portal das Finanças, para o envio de mensagens falsas para o telemóvel nas quais é pedido que se carregue em 'links' que são …

"Pandemia do medo". Crianças brincam cada vez menos e isso pode aumentar a ansiedade

A pandemia assim o obriga. Mais tempo fechadas em salas de aula e sem oportunidades para brincarem com os amigos, as crianças estão cada vez mais sedentárias e isso não é positivo para o seu …

Convívio deve ser limitado às pessoas com quem se vive, apela DGS

A diretora-geral da Saúde apelou aos portugueses, esta segunda-feira, na conferência de imprensa sobre a evolução da pandemia em Portugal, para limitarem os contactos físicos às pessoas com quem vivem. "Ao conviver em presença com familiares …

"Lembranças da Lua." China prepara missão para recolher amostras do solo lunar

A China vai fazer a primeira tentativa desde os anos 70 de ir à Lua recolher rochas. A missão ficará a cargo da Chang'e 5, que será lançada esta terça-feira. A Chang'e 5 vai realizar a …

Hotéis já podem ser usados como escritórios e centros de dia

Os estabelecimentos hoteleiros, de turismo de habitação e resorts já estão autorizados a serem temporariamente usados como escritórios, showrooms e centros de dia, segundo o decreto-lei publicado em Diário da República. O diploma publicado no domingo, …

Bolsonaro critica "ataques injustificados" sobre a desflorestação da Amazónia

O presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, considerou durante a cimeira virtual do G20, que as críticas sobre o aumento da desflorestação são "ataques injustificados" e "demagógicos" que surgem de países "menos competitivos". “Eu apresento factos, dados …

Dois novos casos de legionella diagnosticados no Grande Porto

Mais duas pessoas foram diagnosticadas com legionella, esta segunda-feira, na região do Grande Porto, elevando para 87 o número de casos identificados desde o início do surto. Fonte da Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-Norte) …

Reformaram-se 1.649 professores este ano. É o valor mais alto desde 2013

Este ano, reformaram-se mais 1.649 professores em Portugal continental. É o valor mais alto dos últimos sete anos. De acordo com o Correio da Manhã, entre janeiro e dezembro deste ano, aposentaram-se 1.649 professores em Portugal …

Já foram assassinadas 30 mulheres este ano, metade por violência doméstica

O Observatório das Mulheres Assassinadas (OMA) contabilizou 30 mulheres assassinadas entre 1 de janeiro e o dia 15 de novembro, 16 das quais em contexto de relações de intimidade, um valor abaixo das 21 registadas …

Netanyahu terá visitado Arábia Saudita (e reunido com Mike Pompeo e o príncipe herdeiro em segredo)

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, terá viajado no domingo em segredo à Arábia Saudita para se encontrar com o príncipe herdeiro saudita Mohammed bin Salman, divulgaram esta segunda-feira vários meios de comunicação de Israel. De acordo …