Dois chefes da ETA detidos em França

EPA / EFE

Iratxe Sorzabal e David Pla, dois líderes do grupo terrorista ETA, que foram detidos em França

Iratxe Sorzabal e David Pla, dois líderes do grupo terrorista ETA, que foram detidos em França

Em colaboração com a Guarda Civil, a polícia francesa deteve esta terça-feira dois chefes do grupo terrorista espanhol ETA no sul de França.

A detenção ocorreu na manhã desta terça-feira, depois da operação levada a cabo numa casa rural localizada em Saint-Étienne-de-Baïgorry, no sul de França, avança o El País.

As autoridades francesas, juntamente com a Guarda Civil, prenderam David Pla e Iratxe Sorzabal, dois dos atuais líderes do grupo terrorista.

Apesar de o Ministério do Interior ter apenas confirmado duas detenções, o ministro Jorge Fernández Díaz disse, em Bruxelas, que foram quatro pessoas detidas.

“São a cúpula política da ETA, os dirigentes máximos e os mais procurados”, informou sobre os dois chefes capturados esta manhã, que encabeçavam a organização com Josu Ternera.

Chegou a pensar-se que entre os detidos estava o próprio Ternera, no entanto, essa hipótese já foi desmentida.

De acordo com o jornal espanhol, entre os outros detidos está o responsável da casa na qual se encontravam os líderes do grupo terrorista.

A operação já estava há muito organizada, sendo que os agentes vigiaram a residência durante dias porque já tinham a informação de que a organização se iria reunir naquele local.

A polícia espanhola considera que são menos de seis os membros do grupo que se encontram ainda a viver de forma clandestina em França.

Pla, de 40 anos, e Sorzabal, com 43, já acumulavam várias ordens de busca e detenção e foram dois dos três membros que, em 2011, terão lido o último comunicado da ETA, no qual fechavam 40 anos da sua atividade terrorista.

O ministro espanhol felicitou a Guarda Civil espanhola e agradeceu a colaboração das autoridades francesas nesta operação.

Apesar de acreditar que a ETA nunca vai emitir um comunicado de dissolução, o ministro Jorge Fernández Díaz considera que esta foi a passagem de uma “página negra”.

ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. De contornos políticos diferentes pelo que se sabe do ideário, do “manifesto”, da clandestinidade e teor terrorista puro da acção, lembra o “célebre grupo” FP25ABR (1980~87) !?!
    A “filha da mãe” da memória é futura… Condenados?
    -Decorria o ano 1996, a Assembleia da República cede ao apelo de Mário Soares (a popucos dias de terminar o seu último mandato de presidnte da república) aprovando a amnistia, o perdão das penas que pendiam sobre os implicados das FP-25 – investigação à custa de arrependidos. A lei que Soares promulgou, contou com os votos contra do PSD e CDS. Obviamente.

    http://www.ionline.pt/387774/A-hist%C3%B3ria-das-FP-25-de-Abril-contada-pelos-familiares-das-v%C3%ADtimas

RESPONDER

As árvores não existem. Quem o diz são os terraplanistas

Uma teoria da conspiração sobre árvores está agora a intrigar o mundo. Um terraplanista explica que as árvores não existem e que não passam de arbustos. A teoria surgiu num vídeo publicado em 2016 no YouTube, …

CGTP convoca “grande manifestação” para 10 de julho

A CGTP-IN convocou uma “grande manifestação” em Lisboa, para dia 10 de julho, data em que se discute o Estado da Nação, como forma de luta à proposta de revisão do Código Laboral. Numa conferência de …

A Liberdade Iluminando o Mundo chegou a Nova Iorque há 134 anos. Vinha em 214 caixas

https://vimeo.com/342845039 A 17 de junho de 1885, a fragata Isere aportava em Nova Iorque levando a bordo 350 peças, que seguiam em 214 caixas. Depois de montado, este gigante puzzle daria forma a um dos monumentos …

INE chumba pergunta sobre origem étnico-racial no censos

O Instituto Nacional de Estatística (INE) não vai incluir no Censos 2021 uma pergunta sobre a origem étnico-racial dos cidadãos, como pretendia a maioria dos membros do grupo de trabalho criado pelo Governo para avaliar …

Já morreram 100 crianças na Índia devido a um vírus cerebral associado à lichia

Já morreram 100 crianças devido a um surto de encefalite aguda no estado de Bihar, na Índia. Destas, 20 morreram em apenas um dia, a 16 de junho, escreve a imprensa local esta segunda-feira. As primeiras …

Praça de Touros da Póvoa de Varzim vai ser demolida

A Praça de Touros da Póvoa de Varzim vai ser demolida para dar lugar a um pavilhão multiusos. O presidente da Câmara, Aires Pereira, aproveitou o Dia da Cidade, no domingo, para apresentar o novo …

Autoridade dos Transportes defende sanções quando há falhas no metro

A Autoridade da Mobilidade e dos Transportes defende a "definição de requisitos mínimos de qualidade e de sanções em caso de incumprimento" por parte das operadoras do metro junto dos utentes. Após uma avaliação dos metros …

Oliveirense sagra-se bicampeã nacional de basquetebol

A Oliveirense sagrou-se pela segunda vez consecutiva campeã portuguesa de basquetebol, ao vencer em casa do Benfica, por 97-72, no quarto jogo da final. A Oliveirense, que chegou ao intervalo com uma vantagem de 53-41, conquistou …

Ivo Vieira é o novo treinador do Vitória de Guimarães

Ivo Vieira vai orientar o Vitória de Guimarães, depois de ter assinado um contrato válido para 2019/2020, anunciou o emblema vimaranense no site oficial. "A Vitória SAD informa que chegou a acordo com o treinador Ivo …

Dono da Altice compra leiloeira Sotheby's

O dono da Altice comprou a leiloeira Sotheby's, numa operação no valor de 3,7 mil milhões de dólares, cerca de 3,3 mil milhões de euros. O acordo definitivo foi assinado entre a Sotheby's e a BidFair …