Doentes mais graves vão começar a ser vacinados nos hospitais

José Coelho / Lusa

Os doentes mais graves, sem limite de idade, que são seguidos em consultas hospitalares, vão começar a ser vacinados nos próprios hospitais.

O processo de vacinação contra a covid-19 em Portugal está finalmente a acelerar, sendo que, esta terça-feira, foi atingida a marca de quatro milhões de vacinas administradas à população.

“Foram precisos mais de dois meses para inocular o primeiro milhão de vacinas, 33 dias para o segundo, 19 dias para o terceiro. Agora, chegámos aos quatro milhões em apenas 14 dias. Isto é a evidência de que os nossos esforços de proteger o maior número de portugueses no mais curto espaço de tempo estão a surtir efeito”, disse o secretário de Estado da Saúde, Diogo Serras Lopes, à agência Lusa.

De acordo com o último relatório de vacinação da Direção-Geral de Saúde (DGS), cerca de 2,9 milhões são primeiras doses (29%) e 1,1 milhões são segundas (11%).

O Ministério da Saúde prevê que, a manter-se este ritmo, todas as pessoas com 60 ou mais anos sejam vacinadas, com pelo menos uma dose, até ao final de maio, havendo já algumas regiões onde estão já a ser vacinadas pessoas com idades entre os 50 e os 60.

A possibilidade de auto-agendar a vacinação na plataforma online criada para o efeito, que esta semana foi alargada para todas as pessoas a partir dos 60 anos, também foi determinante para se conseguir acelerar o ritmo.

Em pouco mais de duas semanas e até esta segunda-feira, já se tinham inscrito cerca de 280 mil pessoas, adianta o jornal Público, que acrescenta que, ainda este mês, está previsto que as pessoas na faixa etária entre os 55 e os 59 anos também possam começar a agendar a sua vacinação.

Segundo o mesmo diário, esta semana está ainda planeada arrancar a vacinação dos doentes de maior risco, sem limite de idade, que são seguidos em consultas hospitalares.

Tal como anunciou o coordenador da task force, Henrique Gouveia e Melo, estes doentes mais graves serão vacinados nos próprios hospitais, enquanto os outros pacientes incluídos na lista de patologias consideradas prioritárias (que inclui, entre outras, neoplasias malignas ativas, diabetes, obesidade, VIH-Sida, epilepsia refratária, paralisia cerebral e esquizofrenia) estão a ser convocados pelos centros de saúde.

Mais de cinco mil reações adversas em Portugal

Segundo o jornal online ECO, desde que arrancou a campanha de vacinação em Portugal, a 27 de dezembro do ano passado, foram registadas mais de cinco mil reações adversas no portal RAM, do Infarmed. Trata-se, assim, de uma taxa de notificação de apenas 0,15%.

Segundo o relatório de 7 de maio desta Autoridade Nacional do Medicamento, das 5359 reações adversas reportadas, a maioria continua a ser associada à vacina da Pfizer/BioNTech.

3942 dizem respeito à vacina da Pfizer (73,56%), 1122 da AstraZeneca (20,94%) e 295 da Moderna, não havendo, para já, qualquer reação adversa notificada após a toma da vacina da Janssen.

Tal como destaca o jornal digital, até à passada sexta-feira, já tinham sido administradas em território nacional mais de 2,5 milhões de doses da Pfizer, o que significa que a percentagem de reações adversas notificadas é de apenas 0,16%.

Entre os tipos de reações adversas reportadas, a maioria diz respeito a reações consideradas “não graves” – 2997 (55,92%) –, seguindo-se as reações “graves” – 2328 (43,44%) – e apenas 34 reações “fatais”, que incluem “notificações de casos de morte ocorridos após a vacinação sem relação causal direta demonstrada com a vacina administrada”, reforça o Infarmed, sublinhando que a maioria ocorre em idosos cujo historial clínico é mais frágil.

PSD propõe vacinação imediata dos profissionais do turismo

Segundo o jornal Público, num documento divulgado esta terça-feira, a secção do turismo do conselho estratégico nacional (CEN) do PSD propôs um conjunto de ações, “todas de curto prazo”, para “salvar a época turística do verão em Portugal”. Entre as 15 medidas destaca-se a vacinação imediata dos profissionais do turismo.

O partido liderado por Rui Rio sugere que se dê prioridade a estes trabalhadores na inoculação, sobretudo os que têm contacto direto com clientes, informando que esta é uma medida que já está a ser aplicada em países como a Croácia, Turquia ou República Dominicana.

O PSD propõe também que se tente “acelerar tanto quanto possível” a vacinação nas “populações das regiões de maior relevância turística” e sugere também a reabertura imediata das fronteiras, para a realização de “viagens por razões não essenciais para todas as pessoas vacinadas, com teste à covid-19 negativo e provenientes de países com uma boa situação epidemiológica”.

Os sociais-democratas defendem ainda, entre outras propostas, a disponibilização de testes a um preço simbólico aos turistas, que vão necessitar deles para o seu regresso a casa, e a sua realização em hotéis e farmácias.

O PSD avisa que a adoção destas medidas “exigirá ao Governo mais do que retórica, e sim foco, coragem e determinação, tendo implícito o reconhecimento, pelos vários níveis da administração do Estado e das diversas áreas sectoriais, que o turismo, é, de facto, um setor estratégico na economia nacional, e que não perdeu esse estatuto na pandemia”, lê-se no documento.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Mais de metade dos rios do mundo não flui todo o ano

Entre 51% e 60% dos 64 milhões de quilómetros de rios e riachos do planeta Terra não fluem periodicamente ou secam durante parte do ano. De acordo com a agência Europa Press, este é o resultado …

Astrónomos podem ter detetado as maiores estruturas giratórias do universo

Pela primeira vez, astrónomos acabam de encontrar evidências de que algumas das maiores estruturas do cosmos giram numa escala de centenas de milhões de anos-luz. A estrutura em questão é um filamento cósmico, uma estrutura longa …

"A melhor seleção do mundo é a Bélgica"

Elogios do selecionador da Dinamarca ao adversário, mas ainda mais elogios aos seus jogadores, apesar de nova derrota dinamarquesa. Dois jogos em casa, duas derrotas. Apesar de realizar os seus encontros em Copenhaga, a Dinamarca está …

Se extraterrestres visitassem a Terra "não estariam vivos", diz astrónomo do SETI

Especialistas do Search for Extraterrestrial Intelligence (SETI), entidade que tem por objetivo a busca de vida no espaço, estão a afastar-se cada vez mais da ideia de encontrar inteligência extraterrestre igual à humana. Num artigo de …

Cientistas ajudam enxames de drones a evitar obstáculos (copiando o instinto dos pássaros)

Uma equipa de engenheiros da EPFL, na Suíça, desenvolveu um modelo de controlo preditivo que permite que enxames de drones voem em ambientes confusos com rapidez e segurança. Usar enxames de drones tem imensas vantagens, mas …

Países Baixos 2-0 Áustria | Laranja embala e carimba oitavos

Os Países Baixos venceram hoje a Áustria por 2-0, em jogo da segunda jornada do Grupo C do Euro2020 de futebol, e são a terceira seleção a garantir o apuramento para os oitavos de final …

Espanhol condenado a 15 anos por matar a mãe e alimentar-se dos seus restos mortais

Um espanhol de 28 anos foi condenado a 15 anos de prisão por matar a mãe e alimentar-se dos seus restos mortais, que partilhou com o cão. Em maio deste ano, um júri do tribunal da …

Mistério do "Tremor de Céu" em San Diego desvendado. Foram os Marines

Há fortes indícios de que o misterioso estrondo ouvido a semana passada na região de San Diego foi causado por uma aeronave supersónica em missão de treino ao largo da costa californiana. Os US Marines …

Federação arquivou caso Diakhaby

Valência não gostou da decisão e vai tentar prolongar o processo à volta do alegado insulto racista no jogo com o Cádiz. O Comité de Competição da Real Federação Espanhola de Futebol arquivou a denúncia de …

Um orangotango ameaçado de extinção vagueou por uma aldeia remota da Indonésia

Um orangotango de Bornéu vagueou por uma aldeia remota da Indonésia e foi ajudado pelos residentes locais durante vários dias. Apesar de ligeiramente alarmados, os habitantes foram acolhedoras naquele que foi um encontro improvável entre …