Doença misteriosa que causa febre a cada duas semanas finalmente identificada

Cientistas da Austrália e dos Estados Unidos descobriram e identificaram a causa genética de uma doença auto-inflamatória anteriormente desconhecida.

Sete indivíduos, com idades entre os 10 e os 82 anos e pertencentes a três famílias norte-americanas, relataram ter febre a cada duas a quatro semanas desde que nasceram. Durante estes períodos em que se sentiam extremamente doentes, a temperatura corporal dos indivíduos atingia os 41 graus Celsius.

Apesar de terem sido avaliados por vários médicos, nenhum deles conseguiu chegar a um diagnóstico conclusivo. Uma análise genética recente revelou que todos os pacientes têm um distúrbio até agora desconhecido – a síndrome CRIA (cleavage-resistant RIPK1-induced autoinflammatory).

Além de febre alta, os pacientes tinham os gânglios linfáticos muito inchados a cada duas semanas e alguns apresentavam ainda outros sintomas como náuseas, diarreia e úlceras na boca.

Para descobrir o que causava estes sintomas, Najoua Lalaoui do Walter and Eliza Hall Institute of Medical Research, na Austrália, e a sua equipa analisaram os genes de todos os indivíduos. De acordo com o New Scientist, os investigadores estudaram mais especificamente os exomas – regiões do ADN que codificam as proteínas.



A equipa descobriu que os sete indivíduos têm uma mutação no gene RIPK1. O distúrbio causado por essa mutação nunca foi descrito até hoje.

Face a esta descoberta, os investigadores decidiram levar a cabo uma experiência: criaram ratos geneticamente modificados para transportar a mesma mutação. Quando estes ratos receberam fragmentos de bactérias, os sistemas imunológicos dos animais pareciam gerar uma resposta exagerada. Os ratos mostraram mais sinais de inflamação e morte celular.

Esta nova descoberta pode levar a tratamentos mais eficazes para os sete indivíduos afetados, assim como para outros que recebam o mesmo diagnóstico. Uma outra equipa de pesquisa, na China, identificou mais duas famílias com a mesma mutação genética. O artigo científico com as descobertas foi publicado dia 11 de dezembro na Nature.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Eu tenho febre mas é anual. Costuma ser mais cedo mas este ano com as eleições só agora me deu com a tradicional publicação do OE.

RESPONDER

Benfica 4-3 Sporting | Águia vence dérbi espectacular

Mas que grande dérbi! Benfica e o novo campeão Sporting presentearam os adeptos com um jogo espectacular, um dos melhores dos últimos anos em Portugal, com futebol de ataque e golos, muitos golos. Foram nada menos …

Portugal é o 2.º país com mais divórcios e menos casamentos na UE

A taxa de casamentos na União Europeia caiu drasticamente nos últimos 55 anos, ao mesmo tempo que a taxa de divórcios subiu. Portugal é o segundo país onde esta tendência mais prevalece. De acordo com dados …

"É parte da nossa identidade". Pequena cidade na Suécia luta para preservar uma antiga língua moribunda

A organização Ulum Dalska, sediada numa pequena cidade sueca chamada Älvdalen, tem uma missão. Durante décadas, os seus membros têm trabalhado arduamente para ajudar a salvar a língua elfedaliana, um remanescente do nórdico antigo. "Tivemos a …

Papa diz que abuso infantil é uma espécie de “assassinato psicológico”

O Papa Francisco criticou hoje o abuso infantil dizendo que é “uma espécie de ‘assassinato psicológico’ e, em muitos casos, um cancelamento da infância” e pediu para “parar de encobrir” o fenómeno da pedofilia. Francisco falava …

Jerónimo considera “precipitado” discutir Orçamento de 2022 e “deitar borda fora” o atual

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, considerou hoje “no mínimo precipitado” antecipar a posição do partido sobre o próximo Orçamento do Estado e “deitar borda fora” a concretização do atual. À margem de uma visita …

Plano da CIA para capturar Bin Laden originou um problema de saúde pública no Paquistão

Um novo estudo indica que um plano secreto da CIA para capturar Osama Bin Laden, no início de 2011, teve como consequência uma queda significativa das taxas de vacinação no Paquistão. O plano, que usava uma …

GNR deteve nove pessoas em Vilar Formoso por situações de emigração ilegal

A GNR deteve sete homens estrangeiros por permanência ilegal no país e dois homens, também estrangeiros, por suspeita de auxílio à emigração ilegal, com idades entre 30 e 40 anos, na fronteira de Vilar Formoso, …

Norte-americana ganhou 26 milhões na lotaria (mas destruiu bilhete durante lavagem de roupa)

A mulher garante que é a premiada da Loteria da Califórnia e, como tal, a dona dos 26 milhões de dólares. Contudo, segundo revela a imprensa americana, o bilhete ficou esquecido no bolso das suas …

Metrobus vai circular no Porto no final de 2023. Terá sete paragens da Boavista à Praça do Império

Ao que tudo indica, os autocarros 100% elétricos devem começar a circular no final de 2023. A ligação de metrobus entre a Rotunda da Boavista e a Praça do Império, no Porto, terá sete paragens …

Homem de 95 anos tornou-se o mais velho dador de órgãos na história dos EUA

Uma norte-americana que se encontra a recuperar de um transplante de fígado não só tem um novo órgão que provavelmente lhe salvou a vida, como também um que fez história. Segundo a cadeia televisiva CNN, esta …