/

Documentário inédito sobre Juan Carlos I vetado em Espanha

Aleph / Wikimedia

Juan Carlos I de Espanha

“Eu, Juan Carlos I” é o nome do documentário co-produzido pela TVE que está a criar polémica em Espanha, depois de ter sido aparentemente vetado pelo canal público espanhol.

O documentário sobre o ex-Rei de Espanha Juan Carlos foi exibido, nesta segunda-feira, pela televisão francesa France 3 e foi co-produzido pela TVE que agora salienta que não faz tensões de o mostrar aos espanhóis.

“Trata de um rei que já não é rei”, alega a televisão estatal do país vizinho, considerando que “não tem interesse e carece de actualidade” e que “não está programada, nem está prevista a sua emissão”.

Uma posição que causa estranheza, depois de o canal ter participado na realização do filme, nomeadamente com a cedência de imagens de arquivo sobre o monarca.

Além disso, o documentário inclui uma entrevista inédita de Juan Carlos pouco tempo antes de ter abdicado do trono em prol do seu filho Felipe.

O antigo monarca também faz declarações exclusivas sobre o seu pai e o irmão Alfonso de Borbón, que morreu acidentalmente, em 1956, e sobre a nora Letizia, com quem terá sempre mantido uma relação fria, segundo diz a imprensa cor-de-rosa espanhola, mas de quem diz que é “muito boa mãe”.

O jornal El Español defende que a aparente perda de interesse por parte da TVE em exibir o documentário prende-se com uma questão política.

A direcção da TVE, que “sucumbiu aos rigores da correcção política”, terá “bloqueado” o documentário por não incluir “um representante do PP”, enquanto os socialistas Alfredo Pérez Rubalcaba e Alfonso Guerra prestam os seus testemunhos, salienta a publicação.

O documentário, realizado pelo cineasta franco-espanhol Miguel Courtois – que escreveu o guião em parceria com a biógrafa do Rei, a jornalista e escritora Laurence Debray -, inclui uma entrevista de mais de cinco horas com Juan Carlos filmada ao longo de 2014, nos meses que antecederam a resignação do monarca, a 2 de Junho desse ano.

O ex-Rei de Espanha comenta os seus quase 40 anos de reinado. Entre lágrimas, confessa que os piores momentos que viveu foram os dos atentados terroristas e fala das reuniões que teve com o general Franco.

“Dias antes de morrer, Franco pegou-me na mão e disse-me: Alteza, a única coisa que lhe peço é que preserve a unidade de Espanha”, conta Juan Carlos.

SV, ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.