/

Discurso semanal. Biden “ressuscita” tradição presidencial abandonada por Trump

O Presidente do Estados Unidos, Joe Biden, está a “ressuscitar” uma tradição presidencial iniciada por Franklin D. Roosevelt e reavivada por Ronald Reagan, prática essa que todos os seus sucessores continuaram até Donald Trump a abandonar 17 meses depois do início do seu mandato.

No Twitter, a Casa Branca publicou um vídeo de cerca de dois minutos e meio intitulado “Uma conversa semanal”, o Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, fala por telefone com Michele, uma mulher da Califórnia que perdeu o emprego numa loja de roupas por causa da pandemia de covid-19.

Biden descreveu a Michele as suas prioridades de política para ajudar inquilinos e proprietários, bem como trabalhadores e empresas em apuros devido à pandemia. “Admiro o seu senso de responsabilidade e desejo de trabalhar”, disse Biden.

De acordo com a NPR, Biden não é o primeiro Presidente a deixar a sua marca na divulgação da sua agenda de forma informal. Franklin D. Roosevelt foi o primeiro a usar as ondas de rádio para falar diretamente com os norte-americanos.

Com duas grandes crises na sua presidência – a Grande Depressão e a II Guerra Mundial -, Roosevelt aproveitou ao máximo a popularidade crescente da rádio para defender os seus programas do New Deal e o esforço de guerra dos Estados Unidos.

Nestes “Fireside Chats”, Roosevelt abandonou a retórica arrogante, optando por um tom casual e um vocabulário que pudesse ser facilmente compreendido pela maioria dos norte-americanos.

As conversas na rádio ficaram tão associadas a Roosevelt que assessores do seu sucessor, Harry S. Truman, incentivaram-no a ficar longe da rádio para evitar comparações com a “voz de rádio anormalmente boa [de Roosevelt] que nos manteve ao longo dos anos”.

O presidente Jimmy Carter tentou quebrar o formato, transformando a conversa unilateral num programa da CBS News apresentado por Walter Cronkite. Porém, segundo o Politico, embora Carter e Cronkite, que desenvolveram a ideia, a considerassem um sucesso, “Dial-a-President” nunca foi para o ar novamente.

Não foi até Ronald Reagan assumir a Casa Branca que um discurso regular de rádio ao público voltou. Ao contrário do Fireside Chats de Roosevelt, que podia levar meses entre as transmissões, o ator que virou político tornou uma prática semanal dirigir-se aos eleitores na rádio.

A tradição não foi devidamente mantida pelo seu sucessor imediato George H.W. Bush, mas os presidentes Bill Clinton e George W. Bush abraçaram o discurso semanal.

Barack Obama modificou a prática, lançando um vídeo nas redes sociais em vez de levar a sua agenda à rádio.

Donald Trump divulgou um discurso semanal durante a maior parte de 2017, mas depois acabou por abandonar a tradição, trocando os discursos semanais pelos seus comícios.

Uma conversa franca com um único eleitor é uma mudança nos discursos de rádio dos predecessores de Biden. Em comunicado, a Casa Branca revelou que os discursos do Presidente provavelmente assumirão “diversas formas” durante a sua presidência.

Maria Campos, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.