Diretor nacional da Easyjet diz que empresa não deve operar até final de maio

O diretor da Easyjet em Portugal, José Lopes, disse na segunda-feira que a companhia aérea ‘lowcost’ não deverá operar “até ao final do mês de maio”.

“Ainda não temos data [para voltar a operar]. Sinceramente, não espero que até ao final do mês de maio existam condições para podermos voltar a operar (…). Poucos são os hotéis que vão abrir em maio, a grande maioria abre em junho. Até final de junho espera-se que 75% da oferta hoteleira já estará aberta”, avançou o responsável, em entrevista à RTP3, citada pelo Observador.

José Lopes indicou que a data de retoma da atividade vai depender de diversos fatores, para “organizar o sistema” de forma a adequar a oferta ao que for decidido a nível de saúde pública. A Easyjet aguarda também orientações da Agência Europeia de Segurança sobre as regras de saúde a bordo.

Segundo o diretor, é “quase impossível operar de forma eficiente economicamente uma aeronave com limitação de capacidade, seja ela qual for”. Os inquéritos, continuou, têm mostrado que “existe pouca disponibilidade de as pessoas gastarem dinheiro no turismo neste momento”, pelo que é preciso “estimular” a procura. “Numa fase inicial, dificilmente os aviões se encherão”.

Em Portugal, a empresa tem 340 trabalhadores em layoff (14 mil na Europa – o equivalente a 95% da força de trabalho). Em termos de frota global, tem 350 aviões em terra.

O responsável adiantou que a Easyjet já identificou os “tipos de tráfego que, primordialmente, nos parecem mais resilientes” e que vão permitir “fazer voos de teste”. No caso português, a rota Lisboa-Funchal “é a rota doméstica mais forte a nível aeronáutico” e deverá ser a que vai arrancar “numa primeira fase”.

Sobre se a empresa vai pedir mais ajudas ao Estado além do ‘layoff’, referiu que a indústria “foi afetada de forma muito forte e aquilo que nos espera é um largo período de incerteza”. “Esta retoma não vai ser à semelhança de crises anteriores, do 0 para 100 automaticamente. Vai ser longa e penosa” e “não esperamos que até ao inverno se consiga uma retoma a 100%”, apontou ainda.

A Easyjet teve acesso a um empréstimo do Banco de Inglaterra no início da crise. “Temos garantias que podemos estar, no máximo, 9 meses parados, no pior cenário possível”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Do ruído à reciclagem. No Dia Mundial do Ambiente, associação Zero divulga dados preocupantes

As principais preocupações da associação ambientalista Zero em Portugal são ao nível do desperdício de água, do ruído e da reciclagem. Do excesso de lixo produzido por cada habitante ao ruído em excesso provocado pelo …

Esferográfica pessoal e máscara obrigatórios nas eleições do FC Porto

As eleições do FC Porto estão agendadas para este fim de semana e os sócios que quiserem exercer o seu direito de voto terão de levar uma máscara de proteção individual e uma esferográfica. No comunicado …

Açores sem infetados por covid-19. Último paciente internado recuperou

Os Açores estão oficialmente livres de covid-19. Dois meses e meio depois do primeiro caso na região, os Açores não têm qualquer registo de infetados por covid-19. Vasco Cordeiro, presidente do Governo Regional, anunciou no Facebook …

Miguel Albuquerque ainda pondera candidatura a Belém

O Presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, ainda está a ponderar uma eventual candidatura à Presidência da República. O presidente do Governo Regional da Madeira e da estrutura regional do PSD, Miguel Albuquerque, disse …

Governo reforça oferta de creches e lares com mais espaços e funcionários

O primeiro-ministro, António Costa, considera que "é necessário reforçar em equipamentos como creches, lares ou no apoio domiciliário". Os programas sociais de apoio a idosos vão criar três mil postos de trabalho, anunciou o primeiro-ministro esta …

Marcelo e Rio almoçaram a sós em frente ao Tejo

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, felicitou o líder do PSD, Rui Rio, pela apresentação do programa de recuperação económica. Marcelo Rebelo de Sousa e Rui Rio almoçaram, esta sexta-feira, num restaurante em frente …

75% dos hotéis em Portugal reabre em junho, mas com menos quartos

A maioria dos hotéis em território nacional vai abrir portas a partir de junho, sendo a expectativa dos feriados da próxima semana muito importante para esta reabertura. Segundo um inquérito da Associação da Hotelaria de Portugal …

Banco de Fomento precisa da luz verde de Bruxelas e do Banco de Portugal

O primeiro-ministro anunciou a criação do Banco de Fomento e já tem um acordo prévio com a Comissão Europeia. No entanto, para que funcione como um banco, também precisa de luz verde do Banco de …

Procurador-geral admite que há uma separação entre polícia e afro-americanos

O procurador-geral norte-americano reconheceu, esta quinta-feira, a existência de uma separação entre afro-americanos e a polícia e prometeu uma investigação sem limites do Departamento da Justiça para saber se houve um crime federal no assassínio …

Ministério Público pede suspensão de funções de Mexia e Manso Neto na EDP

O Ministério Público pediu, esta sexta-feira, a suspensão de funções do presidente da EDP, António Mexia, e do administrador Manso Neto. A notícia é avançada pela SIC Notícias, que dá conta de que a promoção das …