Diretor do MI5 alerta para ataques devastadores do Estado Islâmico na Europa

Neil Hall / Reuters

Pessoas abandonam a zona do ataque na London Bridge, em Londres, com as mãos na cabeça

O diretor dos serviços secretos britânicos MI5 afirma que o Estado Islâmico pretende levar a cabo ataques “devastadores” na Europa depois de ter perdido territórios no Médio Oriente.

Andrew Parker vai falar deste assunto durante uma conferência que vai decorrer hoje em Berlim e que reúne responsáveis pelo setor da segurança dos vários países europeus.

Nos extratos do discurso que foram publicados na imprensa britânica, o diretor do MI5 indica que os serviços secretos podem enfrentar as ameaças “através da força e da resistência dos sistemas democráticos” e dos valores que são partilhados pelos parceiros europeus.

O diretor dos serviços de contraespionagem britânico avisa sobre os perigos de novas ações radicais depois do ataque ocorrido, este fim-de-semana, em Paris em que quatro pessoas foram feridas à facada por um homem que acabou por ser abatido pela polícia.

Entre outros assuntos, o diretor do MI5 indica que 12 “atentados terroristas” foram evitados no Reino Unido desde o ataque que ocorreu frente ao Parlamento britânico, em 2017.

Sendo assim, o número total dos ataques que foram evitados pelos serviços de segurança britânicos ascende a 25 desde 2013.

Segundo os jornais, Andrew Parker vai ainda criticar a Rússia pelo envenenamento do ex-espião russo Sergei Skripal e da filha, em Salisbury, no passado dia 4 de março.

O caso Skripal demonstra uma flagrante violação das regras internacionais por parte das autoridades de Moscovo, refere ainda o diretor do MI5 que vai apelar à cooperação entre os países europeus no combate ao “terrorismo”.

// Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. O Skripal foi envenenado pelos Britânicos. Por alguma razão não deixam a filha dele abrir a boca. Nunca ninguém conseguiu provar que o veneno vinha de laboratórios Russos porque a análise espectométrica dos químicos do veneno tería de ter sido comparada com a de um veneno produzido no laboratório Russo. Como eles não têm como ir sacar à Rússia uma amostra do laboratório deles, não têm como comparar a que encontraram no Reino Unido.

    Mas isto é como a história das Armas Químicas do Assad. Nunca se provou que o Assad o fez e inclusivamente foram as forças da NATO que não deixaram os observadores internacionais lá irem, alegadamente pela sua segurança, imagine-se. Assim, não houve nehuma prova mas antes que houvesse, apressaram-se logo a bombardear e fugir com medo dos Russos, a dizer “a gente não está a provocar uma guerra, é só um castigozinho pelas armas químicas” – ou seja, eles não queriam uma guerra porque estão lá os Russos e quem tem cú tem medo. Eles queriam era influenciar a opinião pública, como fizeram relativamente ao caso Skripal.

  2. Este director mo MI5 pensa que uma mentira repetida mil vezes, torna-se verdade, mas nao torna. a opinião publica mundial, principalmente a maioria, já percebeu que a inglaterra está por detrás do suposto envenenamento, que penso até que nem existiu, foi só uma mentira para entalar mais uma vez a russia. Por outro lado diz ele que o EI prepara ataques devastadores na europa, a ser assim, que ataquem aqueles que cometeram o crime e acto terrorista do ataque na siria, e que já se percebeu que o ataque quimico também foi uma invenção, já repararam que à semanas que já nao se fala disso, nem dos resultados da comissao que foi investigar??? Mas sobre o possivel e hipotetico ataque do EI, a ser efectuado que seja sobre os 3 paises, porque estes nao podem ficar sem resposta, e que seja feito sobre alvos militares ou governantes e nunca sobre civis, porque nao foram estes que decidiram atacar a siria.

  3. Caríssimos Queiroz e Madureira, os vossos comentários são de quem não tem papas na língua. Independentemente de estarem ou não de acordo com o que efectivamente se tenha passado, levantam hipóteses perfeitamente legítimas. E se corresponderem à verdade, espero que sim e se venham a confirmar, serão pelo menos mais um alerta que nos impõe o dever de saber com que tipo de gentalha devemos contar para nos precavermos contra ela.

  4. Tenho família na Rússia, vivi 10 anos lá e sei que os governantes desse país são capazes de tudo, mesmo tudo pela grandeza dessa “grande” nação, como tal posso dizer-vos, estão enganados.

RESPONDER

Faca feita de fezes entre os vencedores deste ano dos prémios Ig Nobel

Uma faca feita com fezes congeladas e um jacaré a arrotar são alguns dos vencedores dos prémis Ig Nobel, que distinguem as invenções mais incomuns. Os prémios Ig Nobel – uma paródia dos prémios atribuídos pelas …

O hemisfério norte teve o verão mais quente de que há registo (e isso é um sinal de alerta para a Terra)

O hemisfério teve em 2020 o verão mais quente de que há registo. No geral, o Planeta Terra teve três dos meses mais quentes, e o mês de agosto foi o segundo mais quente que …

Há uma nova explicação para o naufrágio do Titanic: Uma fantástica Aurora Boreal

Todos conhecemos a história do Titanic. Também todos sabemos que o seu naufrágio aconteceu após o grande navio ter embatido num iceberg. Contudo, um investigador americano põe novas hipóteses em cima da mesa. E se …

Famalicão 1-5 Benfica | "Águia" faminta com nota artística

Após a desilusão de Salónica, que ditou um adeus precoce dos milhões da fase de grupos da Liga dos Campeões, o Benfica goleou na noite desta sexta-feira o Famalicão por 5-1, numa espécie de redenção. Neste …

O anonimato de Banksy teve um custo. Perdeu os direitos sobre uma das suas obras mais icónicas

O famoso artista de rua britânico Banksy perdeu uma longa batalha judicial pelos direitos autorais da obra "The Flower Thrower", contra a Full Colour Black, empresa que produz postais de felicitações. Banksy, o misterioso artista que, …

Reino Unido e Espanha aumentam restrições. Itália e Alemanha com quase dois mil casos

Madrid restringe movimentos de 850 mil pessoas, Itália regista um aumento dos casos de infeção nas últimas 24 horas, britânicos enfrentam novas restrições no país e Alemanha com dois mil novos casos de covid-19. A região …

Trump novamente acusado de assédio sexual. "Enfiou a língua na minha garganta", disse Amy Doris

O Presidente dos EUA, Donald Trump, foi acusado esta quinta-feira de agressão sexual por uma ex-modelo, num episódio que alegadamente terá ocorrido num torneio de ténis, em 1997. A ex-modelo Amy Dorris relatou ao jornal britânico …

Ventura pondera suspender mandato para se dedicar à campanha presidencial

O presidente do Chega afirmou hoje que o seu partido "está a analisar" no plano jurídico a questão da suspensão temporária do seu mandato de deputado para se dedicar às campanhas dos Açores e presidenciais. Em …

Schumacher está em estado vegetativo e dificilmente recupera, avisa neurologista

Um neurologista ouvido num documentário da RMC Sport diz que o ex-piloto de Fórmula 1 Michael Schumacher está em estado vegetativo e dificilmente recuperará. Já passaram quase sete anos desde que Michael Schumacher sofreu um acidente …

Processos com acórdãos a meias entre Rangel e Galante estão em risco

Durante dez anos, centenas de acórdãos do Tribunal da Relação de Lisboa foram feitos a meias entre Rui Rangel e Fátima Galante. Agora, esses processos estão em risco. A Procuradoria-Geral da República anunciou esta sexta-feira a …