Homem armado com faca mata uma pessoa e fere quatro em Paris

Etienne Laurent / EPA

Uma pessoa morreu e quatro foram feridas este sábado à noite em Paris por um homem de origem chechena armado com uma faca. O atacante foi abatido e os seus pais estão detidos, indicou o comando da polícia da capital francesa.

O ataque ocorreu em pleno centro da capital francesa, perto da Ópera Garnier, num bairro de bares, restaurantes e teatros muito frequentado ao sábado à noite. O homem agrediu no total cinco pessoas, uma das quais morreu, segundo a mesma fonte.

Dos quatro feridos, dois foram transportados com “urgência absoluta” para o hospital e os outros dois com “urgência relativa”, precisou a polícia de Paris.

De acordo com a rádio Europe 1, o agressor gritou “Allah Akbar” (“Alá é grande”) ao esfaquear os transeuntes, antes de ser baleado duas vezes por um agente policial.

O Estado Islâmico reivindicou a autoria do ataque, num comunicado difundido pela agência Amaq, próxima do grupo terrorista, cuja autenticidade não pôde ser confirmada, e no qual assegura que o atentado foi praticado por “um soldado do Estado Islâmico”.

O atacante nasceu na Chechénia em 1997 e os pais foram detidos, adiantou uma fonte judicial francesa citada pela AP, que acrescentou que o atacante, que foi identificado graças às impressões digitais, tinha nacionalidade francesa, mas nasceu na república russa.

Segundo a AFP, o atacante estava sinalizado por radicalização. Não tinha antecedentes criminais, mas figurava nos ficheiros dos serviços secretos que incluem mais de 10.000 pessoas, entre as quais radicais islâmicos e com ligações a movimentos terroristas, bem como ‘hooligans’ e membros de grupos da esquerda radical ou da extrema-direita.

“França está a pagar mais uma vez com sangue”

O ministro do Interior, Gérard Collomb, declarou este domingo à imprensa que os feridos estão fora de perigo, mas especificou que dois, um homem de 34 anos e uma mulher de 54, têm ferimentos graves, e os outros dois, de 26 e 31 anos, têm lesões ligeiras.

Collomb, que avançou novos dados do atentado durante uma visita esta madrugada ao hospital Georges-Pompidou de Paris, prestou homenagem ao jovem falecido, que foi atingido pelo agressor enquanto caminhava na rua.

A juventude de França foi de novo golpeada esta noite“, lamentou o ministro, que convocou para hoje uma reunião do Estado-Maior, que inclui elementos da polícia e dos serviços secretos.

Também o presidente francês, Emmanuel Macron, lamentou este domingo que a França paguemais uma vez com sangue“, após um ataque com arma branca que fez um morto e quatro feridos em Paris, garantindo que não cederá aos “inimigos da liberdade”.

Todos os meus pensamentos vão para as vítimas e os feridos no ataque com uma faca perpetrado esta noite em Paris, bem como para as suas famílias”, escreveu Emmanuel Macron na rede social Twitter, após o ataque ocorrido hoje no centro da capital, que terminou com o agressor abatido com dois tiros por um agente policial.

“Saúdo, em nome de todos os franceses, a coragem dos polícias que neutralizaram o terrorista”, acrescentou o chefe de Estado francês.

O ataque ocorre numa altura em a França vive em permanente alerta terrorista, tendo o último ataque, em 23 de março em Carcassonne e em Trèbes (sul), elevado para 245 o número de vítimas mortas em atentados em solo francês desde 2015.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Duas bonecas da NASA vão voar em redor da Lua para serem atingidas por radiação

Em 2020, quando a NASA lançar a nave Orion como parte da missão Artemis I - a primeira de uma série de missões que levarão a primeira mulher e o próximo homem a pousar na …

"Pontos quentes de radiação" detetados perto da zona olímpica de Fukushima

A Greenpeace disse esta quarta-feira que detetou "pontos quentes" de radiação perto do local partida do próximo lançamento da chama olímpica pelo Japão, escreve o jornal britânico The Guardian. A organização ambientalista diz que detetou …

Tubarões reúnem-se todos os anos em Israel (e não se sabe porquê)

Um grupo de investigadores iniciou a quinta temporada de um estudo de um fenómeno incomum: uma concentração de tubarões num lugar na costa mediterrânea de Israel. Os funcionários da Estação de Investigação Mrina Morris Kahn, da …

Casa Pia 0-3 FC Porto | Jogo desbloqueado na segunda parte

O FC Porto venceu hoje o Casa Pia por 3-0, na segunda jornada do Grupo D da Taça da Liga, mas precisou de 50 minutos para fazer o primeiro golo ao penúltimo classificado da II …

Quanto vale a vida do seu cão (e a importância que isso tem)

Quanto vale a vida do seu cão? A resposta a esta pergunta pode ser mais importante do que aquilo que pensa e pode mudar drasticamente o preço que pagamos pela sua saúde e bem-estar. Os norte-americanos …

Asteróide passará esta sexta-feira pela Terra a 27.000 km/hora

Um asteróide de grandes dimensões passará pela Terra, atingindo o seu ponto mais próximo do nosso planeta esta sexta-feira, dia 6 de dezembro. O corpo celeste, importa frisar, não representa qualquer perigo para o Homem. …

Banco de França vai testar moeda digital em 2020

O governador do Banco de França anunciou na quarta-feira o lançamento de testes no próximo ano para uma moeda digital, que pode servir de precedente para uma iniciativa do mesmo tipo à escala da zona …

Atlético de Madrid na corrida por Gabigol

O Atlético de Madrid entrou na corrida pela contratação de Gabigol, o artilheiro que está ao serviço do Flamengo por empréstimo do Inter de Milão. A notícia é avançada pelo jornal italiano Gazzetta Dello Sport, …

Australiana condenada a prisão por ter mentido no currículo

Uma australiana de 45 anos foi condenada a um ano de prisão efetiva por ter mentido no seu currículo para conseguir uma vaga no Governo regional, conta esta quinta-feira a ABC Australia. Veronica Hilda Theriault foi …

Homem da comunicação de Rui Rio pertence à maçonaria

João Tocha, o homem que o líder do PSD escolheu para fazer parte da sua comunicação, é maçon, avança a revista Visão esta quinta-feira. Em declarações à Visão, João Tocha, iniciado no Grande Oriente Lusitano …