/

Homem armado com faca mata uma pessoa e fere quatro em Paris

Etienne Laurent / EPA

Uma pessoa morreu e quatro foram feridas este sábado à noite em Paris por um homem de origem chechena armado com uma faca. O atacante foi abatido e os seus pais estão detidos, indicou o comando da polícia da capital francesa.

O ataque ocorreu em pleno centro da capital francesa, perto da Ópera Garnier, num bairro de bares, restaurantes e teatros muito frequentado ao sábado à noite. O homem agrediu no total cinco pessoas, uma das quais morreu, segundo a mesma fonte.

Dos quatro feridos, dois foram transportados com “urgência absoluta” para o hospital e os outros dois com “urgência relativa”, precisou a polícia de Paris.

De acordo com a rádio Europe 1, o agressor gritou “Allah Akbar” (“Alá é grande”) ao esfaquear os transeuntes, antes de ser baleado duas vezes por um agente policial.

O Estado Islâmico reivindicou a autoria do ataque, num comunicado difundido pela agência Amaq, próxima do grupo terrorista, cuja autenticidade não pôde ser confirmada, e no qual assegura que o atentado foi praticado por “um soldado do Estado Islâmico”.

O atacante nasceu na Chechénia em 1997 e os pais foram detidos, adiantou uma fonte judicial francesa citada pela AP, que acrescentou que o atacante, que foi identificado graças às impressões digitais, tinha nacionalidade francesa, mas nasceu na república russa.

Segundo a AFP, o atacante estava sinalizado por radicalização. Não tinha antecedentes criminais, mas figurava nos ficheiros dos serviços secretos que incluem mais de 10.000 pessoas, entre as quais radicais islâmicos e com ligações a movimentos terroristas, bem como ‘hooligans’ e membros de grupos da esquerda radical ou da extrema-direita.

“França está a pagar mais uma vez com sangue”

O ministro do Interior, Gérard Collomb, declarou este domingo à imprensa que os feridos estão fora de perigo, mas especificou que dois, um homem de 34 anos e uma mulher de 54, têm ferimentos graves, e os outros dois, de 26 e 31 anos, têm lesões ligeiras.

Collomb, que avançou novos dados do atentado durante uma visita esta madrugada ao hospital Georges-Pompidou de Paris, prestou homenagem ao jovem falecido, que foi atingido pelo agressor enquanto caminhava na rua.

A juventude de França foi de novo golpeada esta noite“, lamentou o ministro, que convocou para hoje uma reunião do Estado-Maior, que inclui elementos da polícia e dos serviços secretos.

Também o presidente francês, Emmanuel Macron, lamentou este domingo que a França paguemais uma vez com sangue“, após um ataque com arma branca que fez um morto e quatro feridos em Paris, garantindo que não cederá aos “inimigos da liberdade”.

Todos os meus pensamentos vão para as vítimas e os feridos no ataque com uma faca perpetrado esta noite em Paris, bem como para as suas famílias”, escreveu Emmanuel Macron na rede social Twitter, após o ataque ocorrido hoje no centro da capital, que terminou com o agressor abatido com dois tiros por um agente policial.

“Saúdo, em nome de todos os franceses, a coragem dos polícias que neutralizaram o terrorista”, acrescentou o chefe de Estado francês.

O ataque ocorre numa altura em a França vive em permanente alerta terrorista, tendo o último ataque, em 23 de março em Carcassonne e em Trèbes (sul), elevado para 245 o número de vítimas mortas em atentados em solo francês desde 2015.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.