Homem armado com faca mata uma pessoa e fere quatro em Paris

Etienne Laurent / EPA

Uma pessoa morreu e quatro foram feridas este sábado à noite em Paris por um homem de origem chechena armado com uma faca. O atacante foi abatido e os seus pais estão detidos, indicou o comando da polícia da capital francesa.

O ataque ocorreu em pleno centro da capital francesa, perto da Ópera Garnier, num bairro de bares, restaurantes e teatros muito frequentado ao sábado à noite. O homem agrediu no total cinco pessoas, uma das quais morreu, segundo a mesma fonte.

Dos quatro feridos, dois foram transportados com “urgência absoluta” para o hospital e os outros dois com “urgência relativa”, precisou a polícia de Paris.

De acordo com a rádio Europe 1, o agressor gritou “Allah Akbar” (“Alá é grande”) ao esfaquear os transeuntes, antes de ser baleado duas vezes por um agente policial.

O Estado Islâmico reivindicou a autoria do ataque, num comunicado difundido pela agência Amaq, próxima do grupo terrorista, cuja autenticidade não pôde ser confirmada, e no qual assegura que o atentado foi praticado por “um soldado do Estado Islâmico”.

O atacante nasceu na Chechénia em 1997 e os pais foram detidos, adiantou uma fonte judicial francesa citada pela AP, que acrescentou que o atacante, que foi identificado graças às impressões digitais, tinha nacionalidade francesa, mas nasceu na república russa.

Segundo a AFP, o atacante estava sinalizado por radicalização. Não tinha antecedentes criminais, mas figurava nos ficheiros dos serviços secretos que incluem mais de 10.000 pessoas, entre as quais radicais islâmicos e com ligações a movimentos terroristas, bem como ‘hooligans’ e membros de grupos da esquerda radical ou da extrema-direita.

“França está a pagar mais uma vez com sangue”

O ministro do Interior, Gérard Collomb, declarou este domingo à imprensa que os feridos estão fora de perigo, mas especificou que dois, um homem de 34 anos e uma mulher de 54, têm ferimentos graves, e os outros dois, de 26 e 31 anos, têm lesões ligeiras.

Collomb, que avançou novos dados do atentado durante uma visita esta madrugada ao hospital Georges-Pompidou de Paris, prestou homenagem ao jovem falecido, que foi atingido pelo agressor enquanto caminhava na rua.

A juventude de França foi de novo golpeada esta noite“, lamentou o ministro, que convocou para hoje uma reunião do Estado-Maior, que inclui elementos da polícia e dos serviços secretos.

Também o presidente francês, Emmanuel Macron, lamentou este domingo que a França paguemais uma vez com sangue“, após um ataque com arma branca que fez um morto e quatro feridos em Paris, garantindo que não cederá aos “inimigos da liberdade”.

Todos os meus pensamentos vão para as vítimas e os feridos no ataque com uma faca perpetrado esta noite em Paris, bem como para as suas famílias”, escreveu Emmanuel Macron na rede social Twitter, após o ataque ocorrido hoje no centro da capital, que terminou com o agressor abatido com dois tiros por um agente policial.

“Saúdo, em nome de todos os franceses, a coragem dos polícias que neutralizaram o terrorista”, acrescentou o chefe de Estado francês.

O ataque ocorre numa altura em a França vive em permanente alerta terrorista, tendo o último ataque, em 23 de março em Carcassonne e em Trèbes (sul), elevado para 245 o número de vítimas mortas em atentados em solo francês desde 2015.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Camisola da princesa Diana leiloada por quase 48 mil euros

A camisola de ginástica da princesa Diana, a "Princesa do Povo", foi leiloada online, esta quarta-feira, por quase 48 mil euros. Uma das sweatshirts de ginástica preferidas da princesa Diana foi leiloada online e vendida por …

Vem aí o novo supercarro elétrico da Lotus. É o mais potente do mundo

https://vimeo.com/348855966 O Lotus Evija terá quatro motores e será o supercarro elétrico mais potente do mundo com 2 mil cavalos. A sua produção está prevista para começar já no próximo ano. Depois de anos sem oferecer novidades …

Depois da Área 51, 17.000 preparam-se para "assaltar" o Triângulo das Bermudas

Quase 18.000 pessoas aderiram ao evento do Facebook "Assalto ao Triângulo das Bermudas, não nos pode engolir a todos", um projeto que parece inspirar-se num outro plano recente que visa também tomar de assalto a …

Copos menstruais são tão fiáveis como os tampões

Os copos menstruais são seguros e tão ou até mais fiáveis em termos de fugas que os tampões ou os pensos higiénicos. A conclusão chega após um primeiro grande estudo científico sobre este produto que analisa …

Empresário de Casillas condenado a quatro anos de prisão

Santos Márquez, o agente que mediou a transferência do futebolista Iker Casillas para o FC Porto, foi condenado esta quinta-feira a quatro anos de prisão, escreve o jornal espanhol El Confidencial.  O Tribunal Provincial de Palma …

Islândia está a tentar trazer de volta árvores cortadas pelos Vikings

Numa tentativa de reflorestar o país, a Islândia está a tentar trazer de volta as árvores derrubadas pelos Vikings no passado. É o país menos florestado da Europa. As árvores na Islândia são tão raras e …

Parlamento encerra trabalhos com reunião-maratona de sete ou oito horas

O parlamento encerra, na sexta-feira, a legislatura com uma reunião plenária que começa às 09:00, para vários debates e uma “maratona” de votações, e deverá prolongar-se, no total, sete a oito horas, até às 17:00. A …

EUA. Florida recruta insetos para matar plantas invasoras

A Florida, nos Estados Unidos (EUA), está a importar insetos para travar as espécies invasoras que estão a destruir as plantas do Parque Nacional de Everglades. Estes insetos parecem ser menos prejudiciais do que as …

Falcao colocado na órbita do FC Porto

O avançado do Mónaco está a ser apontado pela imprensa francesa como possível reforço do FC Porto. De acordo com o portal Le10Sport, os dragões estão no mercado a tentar garantir a contratação de Radamel Falcao, internacional …

TAP deu prémios em ano de prejuízos quando era totalmente pública

O presidente executivo da TAP disse que os prémios atribuídos relacionam-se com a melhoria de indicadores e que não é a primeira vez que a companhia paga prémios em ano de prejuízos, incluindo quando era …