Homem armado com faca mata uma pessoa e fere quatro em Paris

Etienne Laurent / EPA

Uma pessoa morreu e quatro foram feridas este sábado à noite em Paris por um homem de origem chechena armado com uma faca. O atacante foi abatido e os seus pais estão detidos, indicou o comando da polícia da capital francesa.

O ataque ocorreu em pleno centro da capital francesa, perto da Ópera Garnier, num bairro de bares, restaurantes e teatros muito frequentado ao sábado à noite. O homem agrediu no total cinco pessoas, uma das quais morreu, segundo a mesma fonte.

Dos quatro feridos, dois foram transportados com “urgência absoluta” para o hospital e os outros dois com “urgência relativa”, precisou a polícia de Paris.

De acordo com a rádio Europe 1, o agressor gritou “Allah Akbar” (“Alá é grande”) ao esfaquear os transeuntes, antes de ser baleado duas vezes por um agente policial.

O Estado Islâmico reivindicou a autoria do ataque, num comunicado difundido pela agência Amaq, próxima do grupo terrorista, cuja autenticidade não pôde ser confirmada, e no qual assegura que o atentado foi praticado por “um soldado do Estado Islâmico”.

O atacante nasceu na Chechénia em 1997 e os pais foram detidos, adiantou uma fonte judicial francesa citada pela AP, que acrescentou que o atacante, que foi identificado graças às impressões digitais, tinha nacionalidade francesa, mas nasceu na república russa.

Segundo a AFP, o atacante estava sinalizado por radicalização. Não tinha antecedentes criminais, mas figurava nos ficheiros dos serviços secretos que incluem mais de 10.000 pessoas, entre as quais radicais islâmicos e com ligações a movimentos terroristas, bem como ‘hooligans’ e membros de grupos da esquerda radical ou da extrema-direita.

“França está a pagar mais uma vez com sangue”

O ministro do Interior, Gérard Collomb, declarou este domingo à imprensa que os feridos estão fora de perigo, mas especificou que dois, um homem de 34 anos e uma mulher de 54, têm ferimentos graves, e os outros dois, de 26 e 31 anos, têm lesões ligeiras.

Collomb, que avançou novos dados do atentado durante uma visita esta madrugada ao hospital Georges-Pompidou de Paris, prestou homenagem ao jovem falecido, que foi atingido pelo agressor enquanto caminhava na rua.

A juventude de França foi de novo golpeada esta noite“, lamentou o ministro, que convocou para hoje uma reunião do Estado-Maior, que inclui elementos da polícia e dos serviços secretos.

Também o presidente francês, Emmanuel Macron, lamentou este domingo que a França paguemais uma vez com sangue“, após um ataque com arma branca que fez um morto e quatro feridos em Paris, garantindo que não cederá aos “inimigos da liberdade”.

Todos os meus pensamentos vão para as vítimas e os feridos no ataque com uma faca perpetrado esta noite em Paris, bem como para as suas famílias”, escreveu Emmanuel Macron na rede social Twitter, após o ataque ocorrido hoje no centro da capital, que terminou com o agressor abatido com dois tiros por um agente policial.

“Saúdo, em nome de todos os franceses, a coragem dos polícias que neutralizaram o terrorista”, acrescentou o chefe de Estado francês.

O ataque ocorre numa altura em a França vive em permanente alerta terrorista, tendo o último ataque, em 23 de março em Carcassonne e em Trèbes (sul), elevado para 245 o número de vítimas mortas em atentados em solo francês desde 2015.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

"A Google sabe sempre onde são os primeiros surtos de gripe"

Hoje em dia, "há uma tendência para disponibilizar tudo na Internet", o que pode ser perigoso e ter consequências para toda a vida. O alerta é da presidente da Comissão Nacional de Protecção de Dados …

Queda de avião ligeiro causa três mortos no Brasil

Um avião ligeiro caiu hoje na cidade brasileira de Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, deixando três mortos e três pessoas feridas, segundo informações do corpo de bombeiros divulgadas pela imprensa local. O acidente aconteceu em …

Austrália pressionada a restituir 5000 milhões de dólares a Timor-Leste

A Austrália deve devolver cinco mil milhões de dólares (4470 mil milhões de euros) a Timor-Leste, defenderam entidades que foram depor num inquérito no Parlamento australiano, responsável por examinar a conduta do país durante as …

Joacine deverá ter tolerância devido a gaguez

Uma fonte parlamentar disse ao Expresso que Joacina Katar Moreira, deputada eleita pelo Livre, deverá ter "flexibilidade" pela mesa da Assembleia da República durante o seu discurso. A entrada de novos partidos para no Parlamento traz …

"Gostaram da geringonça." Manuel Alegre diz que eleitores de esquerda estão "desiludidos"

Em entrevista à Rádio Renascença, Manuel Alegre disse que quem votou à esquerda pode sentir-se desiludido por não haver uma nova geringonça. Manuel Alegre considera que, para existir um novo acordo entre os partidos de esquerda, …

Em Portugal, há 153 idosos para cada 100 jovens

O retrato estatístico da Pordata revela que há em Portugal 153 idosos por cada 100 jovens, o que equivale ao terceiro maior rácio da União Europeia. São 10,2 milhões, mais velhos que novos, num país em …

Estamos a viver um "apartheid climático" (e quem tem menos dinheiro vai sofrer ainda mais)

O mundo está a viver um "apartheid climático" e no futuro, serão os mais pobres os que mais vão sofrer as consequências das alterações climáticas. O alerta é do cientista Alexandre Quintanilha. "Estamos a viver um …

Catalunha. Manifestações provocam 199 detidos e 289 polícias feridos numa semana

Quase 200 pessoas foram detidas e 289 agentes da polícia ficaram feridos desde a passada segunda-feira nos protestos na Catalunha contra a sentença que condenou 12 dirigentes políticos catalães, segundo fontes policiais. Desde a passada segunda-feira, …

Quase metade do rendimento das famílias na Grande Lisboa é para pagar renda

A prestação derivada da compra de uma casa na Área Metropolitana de Lisboa (AML) representa uma taxa de esforço de 28% para as famílias. Contudo, arrendar é ainda mais dispendioso, com as rendas a representarem …

Portugal conquista ouro no basquetebol nos INAS Global Games

Portugal conquistou hoje quatro medalhas no último dia dos INAS Global Games, competição mundial para atletas com deficiência intelectual, através da seleção de basquetebol (ouro) e do ciclista Carlos Carvalho (três medalhas de prata). A equipa …