Diretor do Centro Nacional de Cibersegurança demite-se

icannphotos / Wikimedia

O ex-administrador da extinta FCCN, Pedro Veiga

Pedro Veiga demitiu-se do cargo de coordenador do Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS). Motivo “não está relacionado” com Exercício Nacional de Segurança.

O coordenador do Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS), Pedro Veiga, demitiu-se do cargo, confirmou esta quarta-feira à Lusa o gabinete da ministra da Presidência e da Modernização Administrativa.

Ao Observador, o gabinete da ministra da Presidência e da Modernização Administrativa afirmou que a demissão de Pedro Veiga “não está relacionada” com o Exercício Nacional de Cibersegurança, que se realiza até quinta-feira. De acordo com o gabinete, o antigo coordenador terá apresentado a demissão “por outros motivos”.

No entanto, o Diário de Notícias adiantou outros motivos, nomeadamente ligados à falta de investimento. De acordo com fontes que têm acompanhado a atividade do CNCS, Pedro Veiga tinha manifestado, em privado, frustração por não conseguir capacitar o centro ao nível que entendia ser adequado.

“Os valores permitidos para a contratação de técnicos ficavam muito abaixo daquilo que podem e recebem no setor privado”, adiantou uma dessas fontes. Além disso, acrescenta que, desde que tomou posse, Pedro Veiga viu fugir vários quadros altamente qualificados.

O pedido de demissão foi anunciado em pleno simulacro de um ciberataque, o primeiro exercício que procura testar o grau de preparação de várias entidades públicas e privadas a um ciberataque.

Pedro Veiga foi pioneiro da Internet em Portugal, professor no Departamento de Informática da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, e ex-líder da extinta Fundação para a Computação Científica Nacional – FCCN, responsável pela gestão do domínio de topo “.pt”.

Foi nomeado em 2016 por Maria Manuel Leitão Marques como coordenador do Centro Nacional de Cibersegurança. O responsável do CNCS deveria ficar no cargo até 2019, mas, ainda assim, a ministra agradeceu “o contributo inestimável de Pedro Veiga para o trabalho nesta área, ao longo destes dois anos”.

A nomeação do substituto será anunciada brevemente, de acordo com uma informação do gabinete de Maria Manuel Leitão Marques.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Fenómeno extremo ameaça corais na Grande Barreira na Austrália. E já matou quase metade

A Grande Barreira de Coral da Austrália pode estar a enfrentar a terceira "descoloração" no espaço de cinco anos, fenómeno provocado por um aumento da temperatura das águas do mar. Como avançou o Expresso, este fenómeno …

Trump critica cerimónia dos Óscares, "Parasitas" e Brad Pitt

O Presidente norte-americano criticou a cerimónia dos Óscares, esta quinta-feira, nomeadamente a atribuição do prémio de Melhor Filme para o sul-coreano "Parasitas" e ainda o ator Brad Pitt. Na noite desta quinta-feira, num comício em Colorado …

Paris lança número de emergência para fazer frente à crise de percevejos

O Governo francês lançou uma campanha, esta quinta-feira, para fazer frente à crise de percevejos que se instalou em Paris. Segundo a agência France-Press, citada pelo The Guardian, casas e hotéis da capital francesa estão a …

"Radical chique" e "ressentido". Filho de Paulo Branco pode ter sido o pivot do escândalo sexual em França

Juan Branco, o filho do produtor de cinema Paulo Branco, é o homem do momento em França. O advogado de 30 anos saltou para as luzes dos média no âmbito da divulgação do vídeo sexual …

Alcochete. "Se Mustafá estivesse lá aquilo não tinha acontecido"

O arguido Emanuel Calças disse, esta sexta-feira, em tribunal que, se Mustafá estivesse com o grupo que invadiu a academia do Sporting, "aquilo não tinha acontecido". "Tenho a certeza de que se o Mustafá estivesse presente …

Coronavírus ameaça o têxtil português (mas também é uma "oportunidade")

O sector têxtil nacional está ameaçado e pode parar a produção já em Março. Tudo devido à falta de matéria-prima que vem da China e que se deve à epidemia do novo coronavírus. A "situação …

Governo diz que prejuízo da TAP "não foi um desvio qualquer" e que já devia ter tido lucro em 2018 e 2019

O ministro das Infraestruturas disse, esta sexta-feira, que o orçamento que a comissão executiva da TAP apresentou ao Conselho de Administração para 2018 e 2019 previa lucro e que o prejuízo de 105,6 milhões "não …

João Lourenço duplica valor de subsídio de antigos Presidentes de Angola

O Presidente angolano, João Lourenço, duplicou o valor do subsídio de fim de mandato pago a antigos chefes de Estado, mas cortou outras regalias, nomeadamente a nível da segurança e quadro de pessoal. O decreto-presidencial 32/20, …

FC Porto castigado com um jogo à porta fechada

O FC Porto foi punido com um jogo à porta fechada, esta sexta-feira, devido a "um ato de ofensa corporal a agente desportivo" na final da Taça de Portugal. A punição aplicada pelo Conselho de Disciplina …

Cientistas condenam teorias da conspiração sobre a origem do surto do coronavírus

Um grupo de 27 cientistas da área de saúde pública condenou, através de um comunicado, o fluxo de histórias e um artigo científico que sigerem que um laboratório em Wuhan, na China, pode ser a …