/

Diretor do Centro Nacional de Cibersegurança demite-se

icannphotos / Wikimedia

O ex-administrador da extinta FCCN, Pedro Veiga

Pedro Veiga demitiu-se do cargo de coordenador do Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS). Motivo “não está relacionado” com Exercício Nacional de Segurança.

O coordenador do Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS), Pedro Veiga, demitiu-se do cargo, confirmou esta quarta-feira à Lusa o gabinete da ministra da Presidência e da Modernização Administrativa.

Ao Observador, o gabinete da ministra da Presidência e da Modernização Administrativa afirmou que a demissão de Pedro Veiga “não está relacionada” com o Exercício Nacional de Cibersegurança, que se realiza até quinta-feira. De acordo com o gabinete, o antigo coordenador terá apresentado a demissão “por outros motivos”.

No entanto, o Diário de Notícias adiantou outros motivos, nomeadamente ligados à falta de investimento. De acordo com fontes que têm acompanhado a atividade do CNCS, Pedro Veiga tinha manifestado, em privado, frustração por não conseguir capacitar o centro ao nível que entendia ser adequado.

“Os valores permitidos para a contratação de técnicos ficavam muito abaixo daquilo que podem e recebem no setor privado”, adiantou uma dessas fontes. Além disso, acrescenta que, desde que tomou posse, Pedro Veiga viu fugir vários quadros altamente qualificados.

O pedido de demissão foi anunciado em pleno simulacro de um ciberataque, o primeiro exercício que procura testar o grau de preparação de várias entidades públicas e privadas a um ciberataque.

Pedro Veiga foi pioneiro da Internet em Portugal, professor no Departamento de Informática da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, e ex-líder da extinta Fundação para a Computação Científica Nacional – FCCN, responsável pela gestão do domínio de topo “.pt”.

Foi nomeado em 2016 por Maria Manuel Leitão Marques como coordenador do Centro Nacional de Cibersegurança. O responsável do CNCS deveria ficar no cargo até 2019, mas, ainda assim, a ministra agradeceu “o contributo inestimável de Pedro Veiga para o trabalho nesta área, ao longo destes dois anos”.

A nomeação do substituto será anunciada brevemente, de acordo com uma informação do gabinete de Maria Manuel Leitão Marques.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.