Ex-director-geral das Artes está revoltado e pede explicações a Costa

Clara Azevedo / Portugal.gov.pt

O primeiro-ministro António Costa

Exonerado do cargo de Director-geral das Artes, Carlos Moura-Carvalho confessa-se “revoltado” e critica a decisão do Ministério da Cultura, considerando que “põe em causa os concursos públicos” e que já pediu explicações ao primeiro-ministro.

A exoneração de Carlos Moura-Carvalho foi decidida pelo ministro da Cultura, Luís Filipe Mendes, e tem efeitos a partir desta terça-feira, 31 de Maio. Ele tinha sido nomeado para o cargo por concurso público, para uma comissão de cinco anos, e sai do organismo que coordena e executa as políticas de apoio às artes ao cabo de 10 meses de trabalho.

Moura-Carvalho questiona o processo de afastamento e lamenta que “põe em causa todo este mecanismo dos concursos públicos”, em declarações à Rádio Renascença.

Com que legitimidade é que agora nos vamos candidatar a qualquer concurso público, como é que é, há garantia de que a pessoa fica pelo mandato para que vai ser escolhido ou é interrompido de uma forma muito pouco fundamentada, sem razões de fundo”, atesta Moura-Carvalho, assumindo também que não entende em que é que ele e o ministro da Cultura podem “estar divergentes”.

“Revolta-me e entristece-me porque é uma mudança às regras a meio do jogo“, diz ainda Moura-Carvalho, sublinhando que estava “à espera que houvesse uma palavra, um elogio ao trabalho que foi feito”, o que diz não ter acontecido. Assim, revela que enviou uma carta a António Costa, pedindo explicações para este processo.

O secretário de Estado da Cultura não prestou quaisquer esclarecimentos sobre o caso, mas uma fonte da Comissão de Recrutamento e Selecção para a Administração Pública (CRESAP), responsável pelo lançamento dos concursos públicos, refere à Renascença “estranhar a exoneração de Moura-Carvalho, bem como as nomeações provisórias que o Governo tem vindo a fazer, uma vez que a comissão tem forma de fazer os concursos em tempo útil”.

ZAP

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. por onde andam os srs do Bloco e do PCP? ah esqueci, como estão no desgoverno já não há qq problema.

    a esquerda radical é muito divertida, infelizmente nunca traz nada de bom.

    • Por acaso a direita é diferente ?
      Já a vários anos que para mim esquerda ou direita não trazem nada de muito bom ao Pais a não ser o mesmo de sempre, amigos amiguinhos e amigalhaços.

      • Senhor Garcia, acontece que nem BE nem PCP tinham apoiado nenhum governo, sempre estiveram na oposição, onde se têm fartado de barafustar contra tudo e contra todos e agora que estão como muletas do governo, que por acaso até tem estado a tomar algumas medidas que já tinham sido avançadas e contra as quais eles se levantaram contra e agora enfiaram a cabeça na areia ou hibernaram. Os portugueses só querem saber a razão da sua desaparição. Quem ainda depositava esperanças neles deve estar a perdê-las, pelo menos os que esperavam deles o repúdio a certas medidas. Eles desapareceram do mapa.

        • Estudaram na mesma universidade do Stipras, há meia-dúzia de meses criticavam por tudo e por nada agora são subservientes e cúmplices na mesma batotice governamental e mantêm-se caladinhos como um cachorrinho manso sempre que a batota vai ao encontro dos seus desejos ideológicos.

  2. Para o PS, a cunha e o saneamento politico tem mais força do que concursos públicos ou competência. Costa, está-se nas tintas para as regras e normas. Precisa de lugares vagos para os amigos. Mas note também que o BE e PCP estão igualmente nas tintas para estes assuntos. A moralidade deles é não verem, não ouvirem…..tem contrapartidas para a sua complexidade.

RESPONDER

Mutação do coronavírus pode ter tido origem em Espanha (e isso pode explicar a segunda vaga)

Análises realizadas pela Universidade de Basileia, a Escola Politécnica Federal de Zurique e o consórcio espanhol SeqCovid-Spain, liderado pelo Conselho Superior de Investigação Científica, mostram que a nova variante se espalhou pela Europa e outras …

Arqueólogos encontraram lamas sacrificadas pelos Incas no Peru

Arqueólogos encontraram, no Peru, restos mortais mumificados de cinco lamas que foram sacrificadas pelos deuses Incas há cerca de 500 anos. De acordo com o site Live Science, as lamas mumificadas ainda estão adornadas com os cordões …

"Nunca vi nada assim." Ameaça terrorista é mais intensa do que nunca em França (e mais difícil de travar)

O ataque terrorista dentro de uma Igreja em Nice, com a morte de 3 pessoas, veio reforçar a ameaça do terrorismo islâmico em França. Já havia sinais e alertas oficiais de perigo numa altura em …

Costa recebe partidos esta sexta-feira. "Nenhuma medida está excluída", garante Costa

O primeiro-ministro recebe esta sexta-feira, em São Bento, os partidos com representação parlamentar para procurar um consenso para a adoção de medidas imediatas de combate à pandemia de covid-19. Além disso, o Governo vai auscultar …

Ratos-toupeira-nus foram apanhados a raptar bebés de outras colónias

Cientistas descobriram dois casos em que ratos-toupeira-nus foram raptados da sua colónia, tendo sido transformados em escravos. De acordo com o site Science Alert, embora os ratos-toupeira-nus (Heterocephalus glaber) sejam pequenos, têm grandes colónias compostas por …

Não houve multas por falta de máscaras (e o Canhão da Nazaré não desiludiu)

Milhares de pessoas juntaram-se, algumas das quais sem máscaras, para ver as ondas gigantes da Nazaré, nesta quinta-feira, mas nenhuma delas foi multada, apesar de violarem as regras da Direcção-Geral da Saúde (DGS). No mar, …

Bolsonaro afirma que vai "erradicar o comunismo" do Brasil

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, afirmou na quinta-feira, num evento público, que "se Deus quiser, poderá comemorar-se em breve a erradicação do comunismo" no país. "Vamos, num curto espaço de tempo, expulsar o comunismo do país", …

Deslocações entre concelhos proibidas a partir de hoje. Marcelo desautoriza juridicamente o Governo

A circulação de pessoas para fora do concelho de residência está limitada em Portugal a partir das 0h desta sexta-feira até às 6h de terça-feira, no âmbito das medidas para conter a pandemia de covid-19. A …

Afinal, os bioplásticos não são mais seguros do que os plásticos tradicionais

Nos últimos anos, os bioplásticos surgiram no mercado como uma alternativa ao plástico convencional. O bioplástico tem algumas vantagens aparentes pois geralmente é feito de material reciclado ou celulose vegetal. Contudo, um novo estudo mostra …

Cristais do tempo poderiam permitir simular toda a Internet com poucos qubit

Uma equipa de cientistas japoneses propôs um método que usa cristais do tempo para simular redes massivas com muito pouco poder de computação. Os cristais do tempo podem ser o próximo grande salto na pesquisa de …