Demissão em bloco no Turismo do Porto e Norte após detenção do presidente

Três dos cinco elementos da comissão executiva do Turismo do Porto e Norte de Portugal apresentaram a sua demissão.

Três dos cinco elementos da comissão executiva do Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP) apresentaram esta quarta-feira a sua demissão, provocando a marcação de eleições antecipadas para 18 de janeiro. O presidente da mesa da assembleia geral, Eduardo Vítor Rodrigues, também apresentou a demissão, pelo que aquele órgão também vai a votos na mesma data.

O presidente da Comissão Executiva da TPNP, Melchior Moreira, que foi detido em outubro, está atualmente em prisão preventiva no âmbito da Operação Éter, uma investigação em curso da Polícia Judiciária sobre uma alegada viciação de procedimentos de contratação pública que culminou com a indiciação de cinco arguidos.

Entre os restantes quatro arguidos encontra-se Isabel Castro, diretora operacional do TPNP, que ficou suspensa de funções e com proibição de contactos, e Gabriela Escobar, jurista na mesma entidade, que ficou sujeita a proibição de contactos. Nenhum, exceto Melchior Moreira, está em prisão preventiva.

Eduardo Vítor Rodrigues afirmou que a votação do orçamento para 2019 ficou suspensa em resultado da queda da direção.

“Apresentei uma proposta para que fosse suspensa a votação por não fazer sentido que se votasse um plano para 2019 quando vai haver eleições. Deve ser a nova direção a apresentar um orçamento no qual se reveja e não ser confrontada com um previamente aprovado”, disse, adiantando que esta sugestão foi aprovada por unanimidade.

A decisão foi comunicada aos jornalistas no final de uma assembleia geral na quarta-feira na sede da TPNP em Viana do Castelo. Eduardo Vítor Rodrigues revelou que as demissões foram apresentadas pelos presidentes das câmaras de Santa Maria da Feira e Vila Real e pelo representante da ARESPH, que integram a comissão executiva do TPNP.

O responsável explicou que com estas três demissões e a ausência de Melchior Moreira o órgão cai por falta de quórum. O vice-presidente do TPNP, Jorge Magalhães, que na ausência de Melchior Moreira estava a conduzir internamente os destinos da instituição, não apresentou a sua demissão.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Operações Marquês. Justiça ainda não conseguiu notificar o milionário Carlos Slim

A Justiça portuguesa ainda não conseguiu notificar o milionário mexicano Carlos Slim, que foi já considerado um dos homens mais ricos dos mundo, avança a SIC Notícias esta terça-feira. Carlos Slim, que tem negócios no …

Bomba da II Guerra fez uma cratera num campo de milho e causou um pequeno sismo

Uma bomba da Segunda Guerra Mundial explodiu na madrugada de domingo num campo de milho junto à aldeia alemã de Limburg-Ahlbach, a noroeste de Frankfurt. O rebentamento deixou uma cratera com dez metros de largura …

Descoberta uma nova forma de poluição com plástico na Madeira

Investigadores do Centro de Ciências do Mar e do Ambiente (MARE) descobriram na ilha da Madeira rochas com crostas de plástico que acreditam poder ser uma nova forma de poluição. Denominado "Plasticrusts" ou "plasticrosta" pela equipa …

Bilionários norte-americanos querem pagar mais impostos (e Soros é um deles)

Dezanove bilionários norte-americanos, incluindo George Soros, divulgaram uma carta onde pedem aos candidatos às presidenciais dos Estados Unidos de 2020 que seja aplicado um imposto sobre as famílias do país com as maiores fortunas. “Escrevemos para …

Em Lisboa ganha-se mais 450 euros do que no resto do país

Os salários na região da grande Lisboa no setor público são superiores à média nacional, segundo apontam dados da Segurança Nacional relativos a 2017. Os números, que são esta terça-feira avançados pelo Jornal de Notícias na …

Pais já não precisam de entregar prova escolar para receberem abono. Processo vai ser automático

Os pais dos alunos do ensino básico, secundário e superior vão deixar de ter de entregar a prova escolar necessária para atribuição do abono de família. O processo vai ser automático. A prova escolar exigida para …

Vários enjoos “anormais” a bordo dos novos aviões da TAP

Vários episódios "anormais" de má disposição, enjoos e vómitos foram registados bordo dos novos aviões da TAP Airbus A330neo nos últimos meses, escreve a TSF. De acordo com a rádio, que avança com a notícia …

GNR detém suspeitos que se fariam passar por enfermeiros para roubar idosos

Numa megaoperação levada a cabo pela GNR, foram detidos 13 suspeitos que se fariam passar por enfermeiros para roubar idosos. As rusgas estão a ser feitas em Lisboa e na Margem Sul. A Guarda Nacional Republicana …

Atrasos no Cartão de Cidadão. Governo culpa quem vai para a porta antes de abrir

A secretária de Estado da Justiça fala no "fenómeno" dos cidadãos que vão aos "mesmos serviços, à mesma hora" para pedir ou renovar o Cartão de Cidadão. Os problemas de atendimento nos registos para tratar do …

Irão acusa aliados de Trump de estarem "sedentos por uma guerra"

O Presidente dos EUA assinou esta segunda-feira um decreto que, referiu, impõe sanções "duras" dirigidas ao Guia Supremo do Irão, ayatollah Ali Khamenei, e círculo próximo, além de um reforço generalizado das medidas punitivas à …