Melchior Moreira terá patrocinado clube em troca de apoio à presidência da Liga

O presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal terá patrocinado o Vitória de Guimarães com o objetivo de poder contar com o apoio do clube numa eventual corrida à presidência da Liga Portuguesa de Futebol Profissional.

O presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal, Melchior Moreira, terá patrocinado o Vitória de Guimarães para que, quando se candidatasse à presidência da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, recebesse o apoio do clube em troca.

A notícia, avançada esta segunda-feira pelo Jornal de Notícias, que revela que as suspeitas de participação económica em negócio e de falsificação de documentos estão ligadas a este alegado patrocínio. Segundo o diário, um dos passos neste sentido era um patrocínio de 100 mil euros que o TPNP deu ao Vitória de Guimarães, supostamente para se aproximar do seu presidente e, assim, obter o seu apoio.

O jornal avança ainda que este suposto patrocínio foi celebrado aquando da participação do Vitória de Guimarães na final da Taça de Portugal, em 2017, num jogo contra  Benfica.

O objetivo de Melchior Moreira era aproximar-se do clube vimaranense de forma a assegurar o seu apoio caso decidisse concorrer à presidência da Liga Portuguesa de Futebol Profissional. Assim, segundo as informações recolhidas pelo JN no Ministério Público (MP) e na Polícia Judiciária (PJ), a ideia de Melchior Moreira era ficar bem visto perante o clube.

Para isso, avança o jornal, terá acordado com o clube que o principal patrocinador das camisolas do Guimarães, no jogo da final da Taça de Portugal, seria o Turismo do Porto e Norte de Portugal e, em troca, o clube receberia 100 mil euros.

Contudo, o TPNP não podia celebrar este contrato pelo valor em questão, já que no ano passado tinha feito um outro, igual a este, mas a metade do preço. Além disso, também não havia este montante nos cofres do organismo.

Assim, para contornar este problema, Melchior Moreira decidiu celebrar vários outros contratos paralelos, celebrados ao mesmo tempo que o das camisolas – que foi fechado por 67 mil euros -, cujos valores acumulados totalizavam os tais 100 mil euros.

Segundo a investigação, estes contratos não tinham um objetivo real, servindo apenas para diluir e despistar o valor do patrocínio. Este último facto justifica uma das acusações que recai sobre o presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal – a de falsificação de documentos.

Além destas acusações, Melchior Moreira terá viajado com o clube a Marselha, em França, para acompanhar um jogo da Liga Europa. De acordo com o Jornal de Notícias, a equipa terá tratado de todas as despesas da viagem, que aconteceu depois do patrocínio de 100 mil euros.

O presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal foi detido no passado dia 18 de outubro pela Polícia Judiciária, juntamente com outros dois dirigentes da entidade e dois empresários, no âmbito da Operação Éter. Em causa estão suspeitas de corrupção, tráfico de influências e participação económica em negócio.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. onde andam os justiceiros (Carlos Silva, PK, RATM, JM, MM, Raríssimas, Miguel Queiroz, Luis, Carlos Silva, Joca, Ramiro Araújo, i-li, PEDRO MANUEL CORREIA RIBEIRO PIMENTEL) deste forum que nada dizem deste abjeto e desprezível gajo será por pertencer ao psd (Partido Sem Dono, coisa privada que por falta dos fundos públicos se encontra abandonada). se a justiça e o jornalixo fossem sérios e jogassem limpo, como este, deste partido e do partido dos sobreiros submarinos haviam dúzias na tv e jornais.

RESPONDER

Demissão em bloco dos chefes de equipa de urgência do hospital D. Estefânia

Os chefes de equipa de urgência do hospital D. Estefânia, em Lisboa, consideram que houve "quebra do compromisso" feito pela instituição de contratar mais médicos. O anúncio, feito esta quarta-feira, refere que os médicos consideram que …

Lidl aumenta salário mínimo para 670 euros

O Lidl decidiu aumentar “para 670 euros o valor do ordenado de entrada” no primeiro ano na empresa, acima do salário mínimo nacional, que é de 600 euros. O Lidl Portugal anunciou esta terça-feira que …

Sindicato dos estivadores prolonga greve até 2019

O Sindicato Nacional dos Estivadores e Atividade Logística (SEAL) vai avançar com o pré-aviso para que a greve às horas extraordinárias dos estivadores do Porto de Setúbal continue em 2019 por tempo indeterminado. A greve às …

Time elege Khashoggi e outros jornalistas "guardiões da verdade" como personalidades do ano

O jornalista saudita Jamal Khashoggi, assassinado a 2 de outubro deste ano no consulado da Arábia Saudita em Istambul, é uma das personalidades do ano eleitas pela revista norte-americana Time. O colunista do Washington Post, voz …

Função Pública: Nova modalidade pré-reforma propõe 25% a 100% do salário-base

O Governo quer avançar com uma nova modalidade de pré-reforma na Função Pública, permitindo assim que os funcionários com 55 anos ou mais possam deixar de trabalhar, mantendo parte do salário. O Governo quer avançar com …

Trump ameaça paralisar Governo caso não consiga fundos para o muro. Norte-americanos preferem que desista

O Presidente norte-americano, Donald Trump, ameaçou nesta terça-feira paralisar o próprio Governo caso não consiga fundos suficiente para a construção do muro na fronteira com o México, iniciativa contestada pelos democratas.  “Se não conseguir o que …

"Coletes Amarelos" chegam a Portugal a 21 de dezembro e querem parar o país

O evento, marcado para o dia 21 de dezembro e inspirado nos "Coletes Amarelos" franceses, ganha cada vez mais dimensão nas redes sociais: mais de 13 mil pessoas confirmaram presença. Depois de França, é a vez …

Ministério Público abre inquérito às incongruências no currículo de candidata à JS

O Ministério Público de Lisboa abriu um inquérito ao casos dos erros e incongruências no currículo de Maria Begonha, candidata à liderança da Juventude Socialista. O Ministério Público abriu um inquérito ao caso dos erros e …

"Agora, só falo de anos aos 100". Ninguém sabe como Marcelo vai celebrar os 70

Marcelo Rebelo de Sousa cumpre hoje 70 anos de vida e, como não é nada habitual, não tem agenda oficial, deixando de lado os compromissos como Presidente da República, e até recusou dar entrevistas, afastando-se …

Atentado em Estrasburgo faz três mortos. Atirador ainda em fuga

A França está em estado de "Alerta Atentado", depois do tiroteio em Estrasburgo. O atirador que matou 3 pessoas estava sinalizado por radicalização e continua em fuga. O movimento "Coletes Amarelos" lança no ar uma …