Melchior Moreira terá patrocinado clube em troca de apoio à presidência da Liga

O presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal terá patrocinado o Vitória de Guimarães com o objetivo de poder contar com o apoio do clube numa eventual corrida à presidência da Liga Portuguesa de Futebol Profissional.

O presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal, Melchior Moreira, terá patrocinado o Vitória de Guimarães para que, quando se candidatasse à presidência da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, recebesse o apoio do clube em troca.

A notícia, avançada esta segunda-feira pelo Jornal de Notícias, que revela que as suspeitas de participação económica em negócio e de falsificação de documentos estão ligadas a este alegado patrocínio. Segundo o diário, um dos passos neste sentido era um patrocínio de 100 mil euros que o TPNP deu ao Vitória de Guimarães, supostamente para se aproximar do seu presidente e, assim, obter o seu apoio.

O jornal avança ainda que este suposto patrocínio foi celebrado aquando da participação do Vitória de Guimarães na final da Taça de Portugal, em 2017, num jogo contra  Benfica.

O objetivo de Melchior Moreira era aproximar-se do clube vimaranense de forma a assegurar o seu apoio caso decidisse concorrer à presidência da Liga Portuguesa de Futebol Profissional. Assim, segundo as informações recolhidas pelo JN no Ministério Público (MP) e na Polícia Judiciária (PJ), a ideia de Melchior Moreira era ficar bem visto perante o clube.

Para isso, avança o jornal, terá acordado com o clube que o principal patrocinador das camisolas do Guimarães, no jogo da final da Taça de Portugal, seria o Turismo do Porto e Norte de Portugal e, em troca, o clube receberia 100 mil euros.

Contudo, o TPNP não podia celebrar este contrato pelo valor em questão, já que no ano passado tinha feito um outro, igual a este, mas a metade do preço. Além disso, também não havia este montante nos cofres do organismo.

Assim, para contornar este problema, Melchior Moreira decidiu celebrar vários outros contratos paralelos, celebrados ao mesmo tempo que o das camisolas – que foi fechado por 67 mil euros -, cujos valores acumulados totalizavam os tais 100 mil euros.

Segundo a investigação, estes contratos não tinham um objetivo real, servindo apenas para diluir e despistar o valor do patrocínio. Este último facto justifica uma das acusações que recai sobre o presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal – a de falsificação de documentos.

Além destas acusações, Melchior Moreira terá viajado com o clube a Marselha, em França, para acompanhar um jogo da Liga Europa. De acordo com o Jornal de Notícias, a equipa terá tratado de todas as despesas da viagem, que aconteceu depois do patrocínio de 100 mil euros.

O presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal foi detido no passado dia 18 de outubro pela Polícia Judiciária, juntamente com outros dois dirigentes da entidade e dois empresários, no âmbito da Operação Éter. Em causa estão suspeitas de corrupção, tráfico de influências e participação económica em negócio.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. onde andam os justiceiros (Carlos Silva, PK, RATM, JM, MM, Raríssimas, Miguel Queiroz, Luis, Carlos Silva, Joca, Ramiro Araújo, i-li, PEDRO MANUEL CORREIA RIBEIRO PIMENTEL) deste forum que nada dizem deste abjeto e desprezível gajo será por pertencer ao psd (Partido Sem Dono, coisa privada que por falta dos fundos públicos se encontra abandonada). se a justiça e o jornalixo fossem sérios e jogassem limpo, como este, deste partido e do partido dos sobreiros submarinos haviam dúzias na tv e jornais.

RESPONDER

Pela primeira vez em 45 anos, uma casa vitoriana "flutuou" pelas ruas de San Francisco

A manhã de 21 de fevereiro em San Francisco, nos Estados Unidos, foi um pouco diferente do normal: uma casa vitoriana passou a "flutuar" pelas ruas da cidade. De acordo com o BuzzFeed News, uma equipa …

Nação Cherokee pede à Jeep que deixe de usar o nome da tribo nos seus carros

"É hora de a Jeep reconsiderar chamar os seus SUVs Cherokee e Grand Cherokee". Pela primeira vez, a tribo norte-americana Nação Cherokee pediu diretamente à Jeep para parar de usar o seu nome nos seus …

PCP quer apoios a 100% para pais "imediatamente e com efeitos retroativos"

O secretário-geral do PCP pediu ao Governo, este sábado, apoios a 100% para os trabalhadores que estão em casa com os filhos, pagos "imediatamente e com efeitos retroativos", e defendeu um plano de desconfinamento "setor …

Naufrágio grego que levava partes do Partenon está a revelar os seus segredos

A última expedição de mergulhadores ao navio grego Mentor, que naufragou perto da ilha Citera em 1802, recuperou várias peças do cordame, moedas, a sola de couro de um sapato, uma fivela de metal, uma …

Chega vai reagir "muito veementemente" na rua à tentativa de ilegalização

O líder do Chega disse, este sábado, que o partido vai responder "muito veementemente" e com "presença na rua", já em março, à tentativa de ilegalização da estrutura promovida por Ana Gomes. "Quero deixar claro aqui, …

Procura-se candidato para dormir. Site oferece 1650 euros e uma noite num resort

Este pode ser, literalmente, um emprego de sonho: fazer dinheiro enquanto se dorme, incluindo uma noite num resort de 5 estrelas. O site Sleep Standards, que se dedica a dar informação sobre pesquisas e produtos relacionados …

Catarina Martins faz apelo a Costa. "Moratórias têm de ser estendidas já"

A coordenadora do Bloco de Esquerda fez um apelo direto ao primeiro-ministro, este sábado, para que não espere que "seja tarde demais" e decida já estender as moratórias, evitando assim uma vaga de despejos e …

Toronto apresenta providência cautelar contra projeto que constrói "casas" para os sem-abrigo

Um carpinteiro canadiano decidiu construir abrigos para as pessoas que vivem nas ruas de Toronto. A autarquia considerou que são perigosos e apresentou uma providência cautelar. De acordo com a empresa de media Vice, Khaleel Seivwright, carpinteiro …

Trinta anos depois, MI6 pede desculpa por ter banido espiões gays

Richard Moore pediu desculpa " pela forma como colegas e concidadãos LGBT+ foram tratados", tendo-lhes sido negada a oportunidade de servir o país no MI6. O chefe do MI6, o serviço secreto de inteligência do Reino …

Já foram administradas 837.887 vacinas em Portugal

Um total de 837.887 vacinas contra a covid-19 foram administradas em Portugal desde 27 de dezembro, quando foi dada a primeira dose, indicou o Ministério da Saúde este sábado. Num comunicado de balanço do processo de …