/

Melchior Moreira terá patrocinado clube em troca de apoio à presidência da Liga

2

O presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal terá patrocinado o Vitória de Guimarães com o objetivo de poder contar com o apoio do clube numa eventual corrida à presidência da Liga Portuguesa de Futebol Profissional.

O presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal, Melchior Moreira, terá patrocinado o Vitória de Guimarães para que, quando se candidatasse à presidência da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, recebesse o apoio do clube em troca.

A notícia, avançada esta segunda-feira pelo Jornal de Notícias, que revela que as suspeitas de participação económica em negócio e de falsificação de documentos estão ligadas a este alegado patrocínio. Segundo o diário, um dos passos neste sentido era um patrocínio de 100 mil euros que o TPNP deu ao Vitória de Guimarães, supostamente para se aproximar do seu presidente e, assim, obter o seu apoio.

O jornal avança ainda que este suposto patrocínio foi celebrado aquando da participação do Vitória de Guimarães na final da Taça de Portugal, em 2017, num jogo contra  Benfica.

O objetivo de Melchior Moreira era aproximar-se do clube vimaranense de forma a assegurar o seu apoio caso decidisse concorrer à presidência da Liga Portuguesa de Futebol Profissional. Assim, segundo as informações recolhidas pelo JN no Ministério Público (MP) e na Polícia Judiciária (PJ), a ideia de Melchior Moreira era ficar bem visto perante o clube.

Para isso, avança o jornal, terá acordado com o clube que o principal patrocinador das camisolas do Guimarães, no jogo da final da Taça de Portugal, seria o Turismo do Porto e Norte de Portugal e, em troca, o clube receberia 100 mil euros.

Contudo, o TPNP não podia celebrar este contrato pelo valor em questão, já que no ano passado tinha feito um outro, igual a este, mas a metade do preço. Além disso, também não havia este montante nos cofres do organismo.

Assim, para contornar este problema, Melchior Moreira decidiu celebrar vários outros contratos paralelos, celebrados ao mesmo tempo que o das camisolas – que foi fechado por 67 mil euros -, cujos valores acumulados totalizavam os tais 100 mil euros.

Segundo a investigação, estes contratos não tinham um objetivo real, servindo apenas para diluir e despistar o valor do patrocínio. Este último facto justifica uma das acusações que recai sobre o presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal – a de falsificação de documentos.

Além destas acusações, Melchior Moreira terá viajado com o clube a Marselha, em França, para acompanhar um jogo da Liga Europa. De acordo com o Jornal de Notícias, a equipa terá tratado de todas as despesas da viagem, que aconteceu depois do patrocínio de 100 mil euros.

O presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal foi detido no passado dia 18 de outubro pela Polícia Judiciária, juntamente com outros dois dirigentes da entidade e dois empresários, no âmbito da Operação Éter. Em causa estão suspeitas de corrupção, tráfico de influências e participação económica em negócio.

ZAP //

2 Comments

  1. onde andam os justiceiros (Carlos Silva, PK, RATM, JM, MM, Raríssimas, Miguel Queiroz, Luis, Carlos Silva, Joca, Ramiro Araújo, i-li, PEDRO MANUEL CORREIA RIBEIRO PIMENTEL) deste forum que nada dizem deste abjeto e desprezível gajo será por pertencer ao psd (Partido Sem Dono, coisa privada que por falta dos fundos públicos se encontra abandonada). se a justiça e o jornalixo fossem sérios e jogassem limpo, como este, deste partido e do partido dos sobreiros submarinos haviam dúzias na tv e jornais.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.