Melchior Moreira terá patrocinado clube em troca de apoio à presidência da Liga

O presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal terá patrocinado o Vitória de Guimarães com o objetivo de poder contar com o apoio do clube numa eventual corrida à presidência da Liga Portuguesa de Futebol Profissional.

O presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal, Melchior Moreira, terá patrocinado o Vitória de Guimarães para que, quando se candidatasse à presidência da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, recebesse o apoio do clube em troca.

A notícia, avançada esta segunda-feira pelo Jornal de Notícias, que revela que as suspeitas de participação económica em negócio e de falsificação de documentos estão ligadas a este alegado patrocínio. Segundo o diário, um dos passos neste sentido era um patrocínio de 100 mil euros que o TPNP deu ao Vitória de Guimarães, supostamente para se aproximar do seu presidente e, assim, obter o seu apoio.

O jornal avança ainda que este suposto patrocínio foi celebrado aquando da participação do Vitória de Guimarães na final da Taça de Portugal, em 2017, num jogo contra  Benfica.

O objetivo de Melchior Moreira era aproximar-se do clube vimaranense de forma a assegurar o seu apoio caso decidisse concorrer à presidência da Liga Portuguesa de Futebol Profissional. Assim, segundo as informações recolhidas pelo JN no Ministério Público (MP) e na Polícia Judiciária (PJ), a ideia de Melchior Moreira era ficar bem visto perante o clube.

Para isso, avança o jornal, terá acordado com o clube que o principal patrocinador das camisolas do Guimarães, no jogo da final da Taça de Portugal, seria o Turismo do Porto e Norte de Portugal e, em troca, o clube receberia 100 mil euros.

Contudo, o TPNP não podia celebrar este contrato pelo valor em questão, já que no ano passado tinha feito um outro, igual a este, mas a metade do preço. Além disso, também não havia este montante nos cofres do organismo.

Assim, para contornar este problema, Melchior Moreira decidiu celebrar vários outros contratos paralelos, celebrados ao mesmo tempo que o das camisolas – que foi fechado por 67 mil euros -, cujos valores acumulados totalizavam os tais 100 mil euros.

Segundo a investigação, estes contratos não tinham um objetivo real, servindo apenas para diluir e despistar o valor do patrocínio. Este último facto justifica uma das acusações que recai sobre o presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal – a de falsificação de documentos.

Além destas acusações, Melchior Moreira terá viajado com o clube a Marselha, em França, para acompanhar um jogo da Liga Europa. De acordo com o Jornal de Notícias, a equipa terá tratado de todas as despesas da viagem, que aconteceu depois do patrocínio de 100 mil euros.

O presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal foi detido no passado dia 18 de outubro pela Polícia Judiciária, juntamente com outros dois dirigentes da entidade e dois empresários, no âmbito da Operação Éter. Em causa estão suspeitas de corrupção, tráfico de influências e participação económica em negócio.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. onde andam os justiceiros (Carlos Silva, PK, RATM, JM, MM, Raríssimas, Miguel Queiroz, Luis, Carlos Silva, Joca, Ramiro Araújo, i-li, PEDRO MANUEL CORREIA RIBEIRO PIMENTEL) deste forum que nada dizem deste abjeto e desprezível gajo será por pertencer ao psd (Partido Sem Dono, coisa privada que por falta dos fundos públicos se encontra abandonada). se a justiça e o jornalixo fossem sérios e jogassem limpo, como este, deste partido e do partido dos sobreiros submarinos haviam dúzias na tv e jornais.

RESPONDER

Mais de 40 pessoas mortas por grupos de “proteção às vacas” na Índia

Pelo menos 44 pessoas foram mortas por grupos de "proteção às vacas", entre maio de 2015 e dezembro de 2018, em 12 Estados da Índia, denuncia a organização não-governamental Human Rights Watch (HRW) num relatório …

Genoma do tubarão branco revela razões para resistência a doenças e longevidade

Uma equipa internacional de cientistas descodificou o genoma do tubarão branco, descobrindo razões para o sucesso evolutivo de um predador que está no topo da cadeia alimentar e que resiste a doenças e ferimentos. A equipa …

Morreu o cientista que tornou popular o termo “aquecimento global”

O cientista que fez soar os primeiros alarmes sobre as alterações climáticas e tornou popular o termo "aquecimento global", Wallace Smith Broecker, morreu aos 87 anos, foi anunciado esta terça-feira. O antigo professor e investigador da …

Descoberta super-Terra a apenas oito anos-luz do Sistema Solar

Uma equipa internacional de investigadores, em colaboração com o Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), no Porto, descobriu uma nova super-Terra, a "apenas" oito anos-luz de distância do Sistema Solar.  Segundo o IA, o …

Homem que assassinou uma mulher em 1993 foi detido graças a um guardanapo

O empresário Jerry Westrom foi preso e acusado de esfaquear uma mulher em Minneapolis em 1993, graças a um site de genealogia e um guardanapo que deitou fora depois de limpar a boca. O corpo de …

México vai converter ilha-prisão num centro educativo e cultural

O estabelecimento prisional foi construído em 1905 e vai ser encerrado por decreto presidencial, para dar lugar ao centro cultural Muros de Água Jose Revueltas. Dos 600 presos, 200 vão ser libertados. A prisão existente numa …

Depois de defender o Brexit, o homem mais rico do Reino Unido muda-se para o Mónaco

Jim Ratcliffe, o homem mais rico do Reino Unido e fundador da multinacional de produtos químicos Ineos, vai mudar-se para o Mónaco juntamente com dois dos seus principais executivos para poupar até 4,6 mil milhões …

Surto de sarampo nas Filipinas escala para 8.400 casos e 130 mortos

O surto de sarampo continua a agravar-se nas Filipinas, com 8.443 casos confirmados desde o início do ano e 136 mortes causadas pela doença, na maioria crianças menores de cinco anos, indicaram as autoridades. De acordo …

Estado deixa de apoiar compra de carros elétricos acima de 60 mil euros

O Estado vai deixar de apoiar a compra de carros elétricos com um preço superior a 60 mil euros. Esta alteração vai constar nas novas regras de incentivos à introdução no consumo de veículos de baixas …

Bolsas do IEFP para estagiários com mestrado e doutoramento vão aumentar

O programa Estágios Profissionais vai ser alterado com o objetivo de dar uma resposta mais célere às empresas, prevendo-se ainda um aumento do valor das bolsas para estagiários com mestrado e doutoramento, de acordo com …