Em 2018, um diplomata norte-coreano desapareceu em Itália. Fugiu para a Coreia do Sul

Jo Song-gil, ex-embaixador da Coreia do Norte em Itália, que desapareceu em 2018, vive secretamente na Coreia do Sul desde julho do ano passado.

O anúncio foi feito pelo presidente do comité de inteligência da Assembleia Nacional da Coreia do Sul esta quarta-feira, confirmando uma deserção de alto nível, segundo o Vice.

O legislador e presidente do comité de inteligência Jeon Hae-cheol disse a repórteres esta quarta-feira que Jo, o ex-embaixador interino em Itália, veio à Coreia do Sul voluntariamente no ano passado. Segundo Jeon, Jo expressou repetidamente seu desejo de viver no Sul.

Anteriormente, Ha Tae-keung, outro legislador e membro do comité, escreveu no seu Facebook que Jo entrou na Coreia do Sul e está sob a proteção do Governo.

하태) 조성길 대사 관련 추가 문의가 쇄도하고 있지만 지금 국방부 국정감사 중이라 간단히 입장 밝힙니다.어제 저녁 JTBC가 조대사 입국 언론 보도가 있었고 그 직후부터 이미 취재를 하던 언론들로부터 정보위…

Publicado por 하태경의 라디오하하 em Terça-feira, 6 de outubro de 2020

Porém, segundo o presidente, Jo não está bem, porque está preocupado com a permanência da família no Norte.

Em novembro de 2018, Jo e a sua esposa desapareceram do seu posto diplomático em Roma pouco antes de regressar a Pyongyang no final do seu mandato, mas a sua filha não conseguiu escapar e foi repatriada para o Norte.

Jo Song Gil é um dos diplomatas mais velhos a desertar para a Coreia do Sul desde que o líder norte-coreano Kim Jong-in assumiu o poder em 2011.

O último diplomata norte-coreano a desertar para o Sul foi Thae Yong-ho, vice-embaixador no Reino Unido, que foi eleito legislador do distrito de Gangnam, em Seul, durante as eleições deste ano.

Thae escreveu no Facebook que não sabia dos detalhes do caso, mas que, em geral, a família dos diplomatas deixada para trás estaria em risco. “O nível de punição imposto aos membros da família pode ser diferente dependendo de para onde os refugiados desertaram”, escreveu Thae.

Seul teme que o caso possa complicar as relações na península antes do 75º aniversário de fundação do Partido dos Trabalhadores do Norte da Coreia em 10 de outubro.

O desenvolvimento ocorre não muito depois de o líder norte-coreano Kim Jong-un ter feito um raro pedido público de desculpas pelos soldados norte-coreanos que dispararam e mataram um oficial sul-coreano no mar.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Engodo dos eleitores". Jerónimo acusa PS de usar aparelho do Estado para conquistar votos

O secretário-geral do PCP acusou o PS de estar a utilizar o aparelho do Estado, nomeadamente a “bazuca europeia”, para conquistar votos nas eleições autárquicas, e exigiu que seja garantida a neutralidade dos órgãos de …

Submarinos: Portugal expressa solidariedade com França (e diz que Austrália “furou compromissos”)

O ministro dos Negócios Estrangeiros português disse hoje à Lusa que a Austrália “furou compromissos” com a França, numa decisão “bastante discutível”, acrescentando que Portugal já transmitiu solidariedade ao país europeu. Augusto Santos Silva disse, em …

ADSE recua e volta a comparticipar atos prescritos pelo SNS

A Associação Nacional de Beneficiários (Associação 30 de Julho) revelou que a ADSE recuou, perante uma reclamação da entidade, e vai voltar a comparticipar atos prescritos pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS). “Na sequência da reclamação …

O maior sistema de cavernas do mundo é (ainda) mais extenso do que se pensava

O maior sistema de cavernas do mundo estabeleceu um novo recorde depois de uma equipa de topógrafos conseguir mapear mais 13 quilómetros das passagens no Parque Nacional de Mammoth Cave, em Kentucky, nos Estados Unidos. As …

"Por trás lá vem a facada". Costa critica "duplicidade" da postura do Governo da Madeira

O secretário-geral do PS, António Costa, defendeu que as autonomias precisam de “solidariedade e confiança mútua”, assente na verdade, criticando a “duplicidade” da postura do Governo da Madeira no relacionamento com a República. “As autonomias exigem …

Estrela foi banquete de um buraco negro e criou um fenómeno raríssimo

O resultado do encontro entre um buraco negro e uma estrela azarada deu origem a um fenómeno raríssimo detetado por astrónomos. Ao medirem a radiação X enquanto a estrela era devorada, perceberam que estavam perante um …

Um carro movido a energia solar? Bom. Um carro-casa movido a energia solar para fazer 3 mil km? Melhor ainda

Projeto foi desenvolvido por estudantes universitários holandeses, cujo trabalho em veículos movidos a energia solar é já conhecido. O Stella Vita será testado numa viagem de longo curso pelo sul de Espanha já este mês, …

Há uma rua no Texas onde todas as casas foram impressas em 3D

Esta é a primeira comunidade de casas impressas em 3D nos EUA que está pronta a receber habitantes. A construção torna as habitações mais resistentes ao fogo e a inundações. Chama-se East 17th Street e fica …

A filha de Picasso doou nove obras do artista espanhol a França

A família de Pablo Picasso doou nove obras do artista ao Estado francês, que serão agora integradas no Museu Picasso, em Paris. Maya, a filha de Pablo Picasso, doou nove obras do artista como parte de …

Dormir bem? Depois da pandemia, não

O novo coronavírus criou uma "nação" de pessoas com insónias. Trabalhar menos horas pode ajudar. Insónias. Já eram um problema para muita gente até ao início de 2020 mas a pandemia que mudou o mundo também …