Diplomacia da vacina. Índia doa milhões de doses a nações vizinhas do sul da Ásia

A Índia começou a vacinar a população no dia 16 de janeiro, mas está a usar a sua capacidade de fabrico para doar vacinas aos vizinhos. O Governo indiano concluiu que tem doses suficientes para partilhar e o resultado é a chamada “diplomacia da vacina”, uma forma de intensificar relações com as nações vizinhas do sul da Ásia.

Segundo o The Washington Post, o Governo enviou desde quarta-feira milhões de doses gratuitas da vacina AstraZeneca para Bangladesh, Nepal, Butão e Maldivas. As nações que se seguem são as Maurícias, Myanmar, Seychelles, Sri Lanka e Afeganistão.

Estas doações têm por trás um dos pontos fortes do país: uma robusta indústria de vacinas, incluindo o Serum Institute of India, um dos maiores fabricantes de vacinas do mundo.

Apesar de vários países estarem a usar a produção de vacinas para aumentar a sua influência global, o Governo indiano parece ser o primeiro a entregar “presentes” aos países vizinhos. Uma espécie de “diplomacia da vacina”.

A iniciativa diplomática da Índia tem a sua própria hashtag – #VaccineMaitri. No Twitter, o primeiro-ministro, Narendra Modi, escreveu que a Índia está “profundamente honrada por ser um parceiro de longa data para atender às necessidades de saúde da comunidade global”.

Os países que receberam as doses gratuitas da vacina expressaram os seus agradecimentos. Na quarta-feira, um avião de transporte militar indiano aterrou no único aeroporto internacional no Butão, com 150.000 doses da vacina AstraZeneca. Este número é suficiente para vacinar mais de um décimo da população.

Em comunicado, Lotay Tshering, primeiro-ministro do Butão, disse que o povo estava “imensamente grato” pelas doses. “É de valor inimaginável quando mercadorias preciosas são partilhadas antes mesmo de atender às suas necessidades.”

Com 10,6 milhões de casos e mais de 152 mil mortes, a Índia é um dos países mais afetados pela pandemia. Apesar de ser o segundo com mais infetados, ficando atrás dos Estados Unidos (24,4 milhões), os casos diários caíram significativamente desde o outono.

O país iniciou a 16 de janeiro a “maior campanha de vacinação do mundo“, assim caracterizada pelo Governo de Narendra Modi, com o objetivo de imunizar 300 milhões de cidadãos até julho.

Num discurso transmitido pela televisão, o governante apelou à população para não acreditar nos “rumores sobre a segurança das vacinas”. “Por favor, não sejam descuidados depois de serem vacinados. Não tirem a máscara e não se esqueçam do distanciamento social.”

Liliana Malainho Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Telescópio FAST detetou três misteriosos sinais rádio do ainda jovem Universo

O gigante telescópio chinês FAST (Five Hundred Metre Aperture Spherical Telescope) detetou três misteriosas rajadas rápidas de rádio (FRB) que ocorreram quando o Universo era ainda jovem. As rajadas rápidas de rádio são um dos …

Áustria reitera rejeição de acordo comercial UE-Mercosul

O Governo austríaco, numa carta enviada ao primeiro-ministro, António Costa, reiterou a sua rejeição do acordo comercial UE-Mercosul e apelou a que Portugal, enquanto presidência da União Europeia (UE), “assegure” que a sua votação seja …

Em Málaga, pode comer-se o pão mais caro do mundo. É feito com ouro e prata

É na padaria espanhola Pan Piña que se confeciona aquele que é, de momento, o pão mais caro de todo o mundo. Este é vendido por uma quantia que pode chegar até aos 3.700 euros …

Novas evidências apontam eventual localização dos destroços do MH370. Jornalista sugere que foi abatido

O chefe da busca fracassada pelo voo MH370 da Malaysia Airlines está a pedir um novo inquérito com base em novas evidências que podem finalmente resolver o mistério do desaparecimento da aeronave há sete anos. De …

Cidade nos EUA testou o rendimento básico universal. "Os números foram incríveis"

Além de a percentagem de pessoas que tinham um emprego a tempo inteiro ter subido, os participantes da iniciativa também relataram sentir-se menos ansiosos. De acordo com o estudo publicado esta quarta-feira, citado pela agência …

Belenenses 0-3 Benfica | Vendaval suíço após o descanso

O Benfica venceu o dérbi com a Belenenses SAD, em jogo a contar para 22ª jornada da Liga NOS, por 3-0. Uma partida que teve uma primeira parte mal jogada e com muitas dificuldades para as …

Investigador apresenta nova geração de drones minúsculos e ágeis. São inspirados em mosquitos

Os mosquitos são insetos incrivelmente acrobáticos e resistentes durante o voo, o que os ajuda a navegar entre rajadas de vento, obstáculos e incertezas. Agora, uma equipa de investigadores construiu um sistema que se aproxima …

OMS considera que a pandemia podia ter sido evitada se alguns países não tivessem sido lentos a reagir

O diretor-geral da OMS afirmou esta segunda-feira que alguns países reagiram lentamente à declaração de emergência sanitária global em janeiro de 2020, desperdiçando-se uma "janela de oportunidade" para evitar a pandemia de covid-19. "A 30 de …

Louvre recupera armadura do século XVI roubada há quase 40 anos

O peitoral e o capacete elaboradamente decorados, que estavam desaparecidos desde 1983, datam do século XVI e voltaram finalmente ao museu do Louvre, em França. Quase quatro décadas depois, um peitoral e um capacete do século …

Queixas por cibercrime disparam. Fraude com MB Way foi o crime mais denunciado

O Ministério Público (MP) da Comarca de Lisboa registou 6676 denúncias por crimes informáticos em 2020, um aumento de 15% (mais 998) face a 2019. MB Way é um dos sistemas onde estão associadas mais …