Diplomacia da vacina. Índia doa milhões de doses a nações vizinhas do sul da Ásia

A Índia começou a vacinar a população no dia 16 de janeiro, mas está a usar a sua capacidade de fabrico para doar vacinas aos vizinhos. O Governo indiano concluiu que tem doses suficientes para partilhar e o resultado é a chamada “diplomacia da vacina”, uma forma de intensificar relações com as nações vizinhas do sul da Ásia.

Segundo o The Washington Post, o Governo enviou desde quarta-feira milhões de doses gratuitas da vacina AstraZeneca para Bangladesh, Nepal, Butão e Maldivas. As nações que se seguem são as Maurícias, Myanmar, Seychelles, Sri Lanka e Afeganistão.

Estas doações têm por trás um dos pontos fortes do país: uma robusta indústria de vacinas, incluindo o Serum Institute of India, um dos maiores fabricantes de vacinas do mundo.

Apesar de vários países estarem a usar a produção de vacinas para aumentar a sua influência global, o Governo indiano parece ser o primeiro a entregar “presentes” aos países vizinhos. Uma espécie de “diplomacia da vacina”.

A iniciativa diplomática da Índia tem a sua própria hashtag – #VaccineMaitri. No Twitter, o primeiro-ministro, Narendra Modi, escreveu que a Índia está “profundamente honrada por ser um parceiro de longa data para atender às necessidades de saúde da comunidade global”.

Os países que receberam as doses gratuitas da vacina expressaram os seus agradecimentos. Na quarta-feira, um avião de transporte militar indiano aterrou no único aeroporto internacional no Butão, com 150.000 doses da vacina AstraZeneca. Este número é suficiente para vacinar mais de um décimo da população.

Em comunicado, Lotay Tshering, primeiro-ministro do Butão, disse que o povo estava “imensamente grato” pelas doses. “É de valor inimaginável quando mercadorias preciosas são partilhadas antes mesmo de atender às suas necessidades.”

Com 10,6 milhões de casos e mais de 152 mil mortes, a Índia é um dos países mais afetados pela pandemia. Apesar de ser o segundo com mais infetados, ficando atrás dos Estados Unidos (24,4 milhões), os casos diários caíram significativamente desde o outono.

O país iniciou a 16 de janeiro a “maior campanha de vacinação do mundo“, assim caracterizada pelo Governo de Narendra Modi, com o objetivo de imunizar 300 milhões de cidadãos até julho.

Num discurso transmitido pela televisão, o governante apelou à população para não acreditar nos “rumores sobre a segurança das vacinas”. “Por favor, não sejam descuidados depois de serem vacinados. Não tirem a máscara e não se esqueçam do distanciamento social.”

Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

As abelhas-operárias reproduzem-se fazendo clones (quase perfeitos) de si mesmas

Uma equipa de investigadores da Universidade de Sydney descobriu que as abelhas-operárias, uma espécie encontrada na África do Sul, se reproduzem fazendo clones quase perfeitos de si mesmas. Algumas pesquisas anteriores indicavam que algumas abelhas-operárias se …

"Quero entender o que aconteceu comigo": Eriksen já reagiu ao colapso em campo

O internacional dinamarquês Christian Eriksen já reagiu à sua queda inanimada dentro do relvado, dizendo que está melhor e que quer entender o que aconteceu. O encontro entre Dinamarca e Finlândia, da primeira jornada do Grupo …

Segunda tentativa. Ricardo Salgado começa hoje a ser julgado no âmbito da Operação Marquês

O ex-banqueiro Ricardo Salgado, de 76 anos, deverá começar a ser hoje julgado por três crimes de abuso de confiança, devido a transferências de mais de 10 milhões de euros, no âmbito do processo Operação …

Partilha de publicação sobre recandidatura de Rui Moreira foi “erro de funcionária”

Autarquia portuense diz que publicação sobre recandidatura de Rui Moreira no site da Feira do Livro foi um erro já assumido por uma funcionária. Este domingo, o PSD-Porto acusou o independente Rui Moreira de “utilização de …

Teletrabalho deixa de ser obrigatório a partir de hoje. Exceto em quatro concelhos

O teletrabalho deixa de ser obrigatório a partir de hoje, passando a ser recomendado na generalidade do território de Portugal continental, exceto nos quatro concelhos que apresentam taxas de incidência de covid-19 superiores aos limites …

Variantes do coronavírus podem escapar dos anticorpos espalhando-se através de supercélulas

Variantes do coronavírus, como a britânica e a sul-africana, podem escapar dos anticorpos espalhando-se através de supercélulas, revela um novo estudo. Os anticorpos que criamos depois de sermos infetados com um vírus ou vacinados contra ele …

Estudo apresenta nova visão sobre a forma como os continentes se formaram

Um estudo liderado por geólogos da Monash University apresenta uma nova visão sobre a forma como os primeiros continentes da Terra se formaram. Apesar da Terra se ter formado há mais de 4,5 mil milhões de …

Cientistas descobrem novo exoplaneta semelhante a Neptuno

Uma equipa internacional de colaboradores, incluindo cientistas do JPL da NASA e da Universidade do Novo México, descobriram um novo exoplaneta temperado, do tamanho de Neptuno, com um período orbital de 24 dias orbitando uma …

Feira do Livro do Porto partilha recandidatura de Moreira. "Foi erro de funcionária"

A câmara do Porto explicou que a partilha do ‘post’ sobre a recandidatura de Rui Moreira feita este domingo na página de Facebook da “Feira do Livro do Porto” se deveu a “erro de uma …

Emma, uma pequena rinoceronte, viajou para o Japão para encontrar o amor

Uma pequena rinoceronte branca de cinco anos viajou de Taiwan para o Japão. Tudo para encontrar o amor. Tal como muitos humanos, os planos de viagem de Emma acabaram por ter de ser adiados devido ao …