/

Arranca na Índia a “maior campanha de vacinação do mundo”

Começou este sábado, na Índia, aquela que é considerada a “maior campanha de vacinação do mundo” pelo Governo de Narendra Modi.

Depois de ter registado 175 mortes e 15.158 novos casos nas últimas 24 horas, a Índia deu início ao programa de vacinação contra a covid-19. O objetivo da “maior campanha de vacinação do mundo”, assim caracterizada pelo Governo de Narendra Modi, é imunizar 300 milhões de indianos até julho, num país com um total de 1,3 mil milhões de habitantes.

“Estamos a lançar a maior campanha de vacinação do mundo e isso demonstra a nossa capacidade”, referiu o primeiro-ministro indiano, num discurso transmitido pela televisão.

Modi apelou à população para não acreditar nos “rumores sobre a segurança das vacinas”. “Por favor, não sejam descuidados depois de serem vacinados. Não tirem a máscara e não se esqueçam do distanciamento social.”

De acordo com o Público, a primeira vacina foi administrada este sábado a um trabalhador do setor da saúde em Nova Deli, seguindo-se depois outros funcionários de hospitais em vários estados da Índia.

As vacinas administradas na campanha de vacinação indiana serão a Covaxin, desenvolvida pela empresa de biotecnologia Bharat Biotech e pelo Conselho Indiano de Pesquisa Médica, e a Covishield, da AstraZeneca e Universidade de Oxford, ambas produzidas pelo Instituto Serum da Índia.

O país contabilizou mais de 10,5 milhões de casos de covid-19 desde o início da pandemia, mantendo-se como o segundo país com mais infeções, atrás dos Estados Unidos, e o terceiro do mundo com mais óbitos (152.093).

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.