Arranca na Índia a “maior campanha de vacinação do mundo”

Começou este sábado, na Índia, aquela que é considerada a “maior campanha de vacinação do mundo” pelo Governo de Narendra Modi.

Depois de ter registado 175 mortes e 15.158 novos casos nas últimas 24 horas, a Índia deu início ao programa de vacinação contra a covid-19. O objetivo da “maior campanha de vacinação do mundo”, assim caracterizada pelo Governo de Narendra Modi, é imunizar 300 milhões de indianos até julho, num país com um total de 1,3 mil milhões de habitantes.

“Estamos a lançar a maior campanha de vacinação do mundo e isso demonstra a nossa capacidade”, referiu o primeiro-ministro indiano, num discurso transmitido pela televisão.

Modi apelou à população para não acreditar nos “rumores sobre a segurança das vacinas”. “Por favor, não sejam descuidados depois de serem vacinados. Não tirem a máscara e não se esqueçam do distanciamento social.”

De acordo com o Público, a primeira vacina foi administrada este sábado a um trabalhador do setor da saúde em Nova Deli, seguindo-se depois outros funcionários de hospitais em vários estados da Índia.

As vacinas administradas na campanha de vacinação indiana serão a Covaxin, desenvolvida pela empresa de biotecnologia Bharat Biotech e pelo Conselho Indiano de Pesquisa Médica, e a Covishield, da AstraZeneca e Universidade de Oxford, ambas produzidas pelo Instituto Serum da Índia.

O país contabilizou mais de 10,5 milhões de casos de covid-19 desde o início da pandemia, mantendo-se como o segundo país com mais infeções, atrás dos Estados Unidos, e o terceiro do mundo com mais óbitos (152.093).

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Um século de luta comunista comemorado com 100 ações pelo país

O mais antigo partido político comemora, esta sábado, 100 anos de existência. PCP vai festejar o aniversário com 100 ações pelo país. O PCP assinala, este sábado, os seus 100 anos com 100 ações, em mais …

Relações esfriadas. Moedas consultou Marcelo, mas dispensou conselhos de Passos

Antes de anunciar a sua candidatura a Lisboa, Carlos Moedas consultou Marcelo Rebelo de Sousa e falou com Paulo Portas. Com Pedro Passos Coelho só falou um dia depois de o seu nome ter sido …

Portugal não pode perder o comboio da Europa. Para Marcelo, é hora de aproveitar o novo ciclo

A crise que assolou o nosso país tem de ser aproveitada para "olhar para os problemas estruturais". A mensagem foi deixada pelo Presidente da República, nesta sexta-feira, na conferência de abertura do Festival P, com …

Santana não desiste e admite candidatar-se à Figueira (mesmo à revelia do PSD local)

Pedro Santana Lopes não fecha totalmente a porta e admite vir a candidatar-se à Figueira da Foz como independente. Mesmo que a concelhia do PSD já tenha tomado uma decisão e avance com Pedro Machado, Pedro …

Um Papa na "Terra de Abraão" pela primeira vez na História. Francisco em viagem inédita ao Iraque

Depois de 15 meses em Itália, o Papa Francisco regressou às viagens pastorais com uma visita de quatro dias ao Iraque, uma viagem inédita de um líder da Igreja Católica ao Iraque.  O Papa Francisco desafiou …

Jesus não "perdoa" Vlachodimos pelo erro no dérbi. Vieira já definiu preço para o guardião

O jornal O Jogo escreve este sábado que o treinador do Benfica, Jorge Jesus, ainda não esqueceu o erro do guardião Odysseas Vlachodimos frente ao Sporting, numa partida para o campeonato que acabou com a …

Abandonar Aeroporto do Montijo e apostar em Alcochete custará ao Estado tanto como "15 hospitais"

O Aeroporto do Montijo está, de novo, em águas de bacalhau, mas se o Governo tiver mesmo de abandonar o projecto, o Estado terá de desembolsar uma indemnização de 10 mil milhões de euros. Além …

Equipas móveis vão percorrer o país para testarem alunos, professores e funcionários de escolas públicas

Equipas móveis - compostas por enfermeiros, técnicos e administrativos - vão percorrer o país para testarem todas as escolas públicas do continente. Numa primeira fase, o universo de testados rondará as 500 mil pessoas. O Público …

Disse para mim mesma: "Auriol, o primeiro é o teu lugar" - e foi

A portuguesa Auriol Dongmo conquistou, esta sexta-feira, a medalha de ouro do lançamento do peso nos Campeonatos da Europa de atletismo de pista coberta, que se estão a disputar em Torun, Polónia. Auriol Dongmo conquistou a …

Eduardo Quaresma não tem o que é preciso para singrar, diz olheiro de topo

Um olheiro internacional de topo considera que Eduardo Quaresma não tem aquilo que é preciso para singrar ao mais alto nível. Em declarações ao ZAP, o scout argumenta que lhe faltam qualidades físicas. Eduardo Quaresma é …