/

Diogo Piçarra desiste do Festival da Canção

7

Diogo Piçarra / Facebook

O músico Diogo Piçarra

O músico Diogo Piçarra

O cantor Diogo Piçarra desistiu hoje da participação no Festival da Canção, informou o músico na sua página oficial no Facebook, após acusações de plágio, que já desmentiu.

“A toda esta família, informo que decidi terminar a minha participação no Festival da Canção”, escreveu o músico português Diogo Piçarra, numa mensagem no Facebook.

A decisão acontece um dia depois de a sua “Canção do Fim”, apurada para a final do Festival, ter sido dada como plágio de um tema religioso da Igreja Universal do Reino de Deus, numa comparação que adquiriu dimensão viral nas redes sociais.

“A minha posição mantém-se em relação à minha música, a consciência tranquila e cabeça erguida. Mas não pretendo alimentar mais esta nuvem. Tudo isto que se criou em torno da minha participação já não é Música“, escreveu o músico, depois de ter rejeitado qualquer ideia de plágio, num comunicado divulgado na segunda-feira.

Na mensagem publicada terça-feira, afirma “o orgulho que poderia ser representar” o seu “país num concurso como a Eurovisão, mas já não faz sentido nenhum sequer tentar ganhar essa oportunidade”.

A minha carreira e vida não dependem disto“, prossegue. “Só depende de vocês e, nesse sentido, sei que estarei para sempre bem acompanhado”, escreveu, sublinhando em maíusculas a expressão “para sempre”.

Na mensagem desta terça-feira, divulgada pelas redes sociais e entretanto distribuída pela sua editora discográfica, a Universal, Piçarra agradece ainda “todo o apoio e carinho” que recebeu “nas últimas 24 horas de colegas de profissão, amigos, família e fãs”, e diz esperar que “saia do Festival da Canção o próximo vencedor da Eurovisão 2018”.

Estarei aqui, como todos os portugueses, a aplaudir de pé“, escreve o músico, na conclusão da sua mensagem de desistência.

Na segunda-feira, Diogo Piçarra rejeitara qualquer ideia de plágio de “Canção do Fim”. “Nunca participaria num concurso nacional com a consciência de que estava a plagiar uma música da Igreja Universal. Teria agarrado na guitarra e feito outra coisa qualquer”, afirmou, num comunicado divulgado pela Universal Music.

“Canção do fim” tinha passado à final do Festival da Canção com a pontuação máxima, tanto do júri como do público.

Segundo o músico, a ideia da canção surgira-lhe em 2016, a par de outras que acabaram incluídas no mais recente álbum, “do=s”.

Desconhecia por completo o tema da Igreja Universal e continuarei a defender a minha música, por acreditar que foi criada sem segundas intenções”, explicou Piçarra, dizendo estar de “consciência tranquila”.

Mantive-a guardada por achar algo especial, no entanto, a sua simplicidade e a sua progressão de acordes não é algo que não tenha sido inventado, tal como tudo na música. E é engraçado como a vida tem destas coisas, coincidência divina ou não, e perceber que a Internet é o verdadeiro juiz dos tempos modernos. Aclama mas também destrói”, afirmava, no comunicado de segunda-feira.

A RTP, que organiza o concurso, divulgou entretanto um comunicado em que afirma compreender e respeitar a decisão do compositor e intérprete de “Canção do Fim” de se afastar desta edição do festival.

“Independentemente dos argumentos e questões colocadas sobre o tema, a RTP não duvidou em momento nenhum da integridade do artista, cuja carreira já fala por si”, escreveu a televisão pública.

Segundo divulgou a RTP, e acordo com o regulamento, com o afastamento de Diogo Piçarra, passou à final a canção “Mensageira”, composta por Aline Frazão e interpretada por Susana Travassos.

A final do Festival da Canção realiza-se no domingo, no Pavilhão Multiusos de Guimarães, e será transmitida em direto na RTP1, RTP Internacional e RTP Play. O vencedor do Festival da Canção irá participar em maio no Festival da Eurovisão da Canção, que este ano se realiza em Lisboa.

Em 2017, Salvador Sobral venceu o Festival da Eurovisão da Canção com o tema “Amar pelos dois”, composto por Luísa Sobral.

// Lusa

7 Comments

  1. com esta unanimidade de um juri mais que duvidoso e de umas fans cegas de desejo….. so poderia terminar assim…e terminou muito bem… ja que desistindo protegeu a rtp do descredito total e um juri imcompetente , preconceituoso e arrogante.. do maior fiasco da historia das cançoes, que seria fazer ganhar uma cançao completamente e integralmente copiada.
    parabens a quem denunciou esta verdadeira tramoia!!!!!

    • Só quem não percebe nada de música, muito menos de composição musical, é que tem este tipo de reação. Ignorantes. Só destilam veneno por todo o lado, nem sequer sabem o que é um plágio e muito menos se preocupam em informar-se melhor. Palhaçada!…

      • ehehehe.. nao me digas que tambem es da tribo do janeiro e do piçarra? quanto a plagio… basta ir ao dicionario para saber o que significa… quanto a suposta musica que esse sujeitinho sem moral diz que compos.. basta ouvir os originais em ingles e no sotaque brasileiro… para constatar!!!! nao e plagio e copia!!!!! ainda bem que neste caso houve justiça .

      • Claro, agora não posso ir pela minha consciência porque se estou a defender o rapaz pelo que acho ser verdade, é porque faço logo parte de uma “tribo”!… Obrigado por provar que tenho razão, você está mesmo cego obcecado.
        Passe bem.

      • a tribo das consciencias tranquilas.eh…eheheeheheh. ou a virgens ofendidas ou tambem a dos janeiros a comer bananas……eheheheheeheh.. continue assim.. sabe que quando nao fazemos parte de tribos temos a liberdade de dizer o que achamos justo e nao aquilo que convem … mas isso nem todos tem tomates para fazer.

      • Percebes tanto de música como tens educação/cultura, ou seja: NADA!!
        O resultado está à vista!…

  2. eheheheeh… o teu estilo é conhecido… nao gosta de ler as verdades, isso leva o a debochar e insultar.. a tatica dos terroristas( nao aceitam as criticas … poe bomba)!!!!esta na moda, tambem deves fazer parte dessa quadrilha . mas cuidado….. as vezes vira se o feitiço contra o feiticeiro.. foi o que aconteceu ao piçarra!!!! eheheheheheheh embora ele pudesse tudo… nao consegui enganar ninguem a nao ser gentinha como tu

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.