Diogo Piçarra acusado de plagiar música (que afinal não é) da IURD

17

Diogo Piçarra / Facebook

O cantor Diogo Piçarra

O músico português, que é um dos favoritos à vitória no Festival da Canção, começou, esta segunda-feira, a sofrer acusações de plágio com a música “Canção do Fim”, que muitos dizem ser igual a um tema de um pastor da IURD.

Diogo Piçarra foi o vencedor da segunda semifinal do Festival da Canção, reunindo consenso entre o júri e o público em casa, e a sua “Canção do Fim” já está nas tendências do Youtube esta segunda-feira.

No entanto, o cantor português começou agora a ser acusado de plágio, com várias pessoas a apontar as grandes semelhanças do tema com “Abre os meus olhos”, música do pastor brasileiro Walter, inserida no Volume II do álbum “Cânticos do Reino”, da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD).

Diogo Piçarra já respondeu às acusações num comunicado. “A simplicidade tem destas coisas e só quem não cria arte é que nunca estará nesta posição. Faz parte da vida de um compositor e é algo que todos nós iremos ‘sofrer’ a vida toda“, pode ler-se.

“A ideia para a ‘Canção do Fim’ surgiu em 2016, juntamente com muitas outras do meu mais recente disco. Mantive-a guardada por achar algo especial, no entanto, a sua simplicidade e a sua progressão de acordes não é algo que não tenha sido inventado, tal como tudo na música”, continua.

“E é engraçado como a vida tem destas coisas, coincidência divina ou não, e perceber que a Internet é o verdadeiro juiz dos tempos modernos. Aclama mas também destrói“.

A minha consciência está tranquila na medida em que eu próprio sou quem está mais surpreendido no meio disto tudo: nasci em 1990, não sou crente nem religioso, e agora descobrir que uma música evangélica de 1979 da Igreja Universal do Reino de Deus se assemelha a algo que tu criaste, é algo espantoso e no mínimo irónico. Desconhecia por completo o tema e continuarei a defender a minha música por acreditar que foi criada sem segundas intenções”.

“Como disse, a simplicidade tem destas coisas, e as melodias na música não são ilimitadas. Nunca participaria num concurso nacional com a consciência de que estava a plagiar uma música da Igreja Universal. Teria agarrado na guitarra e feito outra coisa qualquer“.

“Afinal as pessoas ‘quando olham, veem tudo’, no entanto, só o lado mau que procuram destruir. Mas, infelizmente, informo que isso nunca acontecerá. Obrigado a esta família gigante que me apoia sempre”, conclui.

Esta terça-feira, porém, a imprensa portuguesa já começou a avançar que nem a música brasileira é a original. Trata-se, afinal, de uma versão da canção gospel “Open Our Eyes”, interpretada por Maranatha Singers, para o álbum Praise II [Calvary Chapel] de 1976.

A 4 de março, a RTP ruma a Guimarães para transmitir a grande final da competição. Para além das atuações das músicas finalistas, farão também parte do espetáculo homenagens a Simone de Oliveira e às Doce.

Alinhamento da grande final:

Canção n.º1: Sem Medo – Rui David
Canção n.º2: Canção do Fim – Diogo Piçarra
Canção n.º3: Sunset – Peter Serrado
Canção n.º4: Zero a Zero – Joana Espadinha
Canção n.º5: O Voo das Cegonhas – Lili
Canção n.º6: Para Sorrir eu Não Preciso de Nada – Catarina Miranda
Canção n.º7: Anda Estragar-me os Planos – Joana Barra Vaz
Canção n.º8: Amor Veloz – David Pessoa
Canção n.º9: Patati Patata – Minnie & Rhayra
Canção n.º10: (sem título) – Janeiro
Canção n.º11: Bandeira Azul – Maria Inês Paris
Canção n.º12: Para te dar Abrigo – Anabela
Canção n.º13: O Jardim – Cláudia Pascoal
Canção n.º14: Só por Ela – Peu Madureira

  ZAP // Move

17 Comments

  1. Uma coisa boa nisto tudo, ou talvez não, é que a Igreja Evangélica ficou a saber que existem milhares de crentes em Portugal. Sendo descaradamente um plágio, portanto segundo as regras do Festival Da Canção o próprio Diogo terá de colocar o lugar a disposição ou será forçado a abandonar o Festival. Infeliz coincidência ou não, seria injusto para os outros artistas que tentaram a sorte sem qualquer plágio.

  2. incrivel como é que este pseudo artista copia uma melodia na sua totalçidade,com a maior desfaçatez… e ainda fica incredulo por haver uma melodia ja escrita e cantada………
    ainda bem que deus existe!!!!
    e ainda bem que as regras do festival sao claras…..
    e ainda bem que este “jurizinho” composto por arrogantes e intelectualoides de meia tijela que a direçao da rpt escolheu sem concurso publico ficou completamente desacreditado…. na 1 meia final escolheu a pior cançao e o pior cantor..e na 2 meia final foi o que se viu escolheu o maior plagiador … eheheheheh!!! sera que querem voltar ao “gonçalvismo “musical???
    ja agora aconselhava os autores da intelectualidade e os criticos preconceituosos a copiar musicas famosas com mais de 50 anos…por exemplo ” meu pais” ” canto do desertor”……. ” portugal resiste” va vamos la.. escusao de queimar pestanas e perder horas de sono.. com um juri selecionado… ganham de certeza

    • Maria Vieira, és tu?!!
      A melhor parte da tua verborreia: “ainda bem que deus existe!!!!”
      Se deus existisse, se calhar seres da tua índole não andavam cá a espalhar malvadez e estupidez!…

      • ahhhh.. ja percebi o teu odio a tua raiva a tua exaltaçao…. foi porque falei em deus!!! tá certo. deixa estar.. se deus nao existe para ti deixa o em paz .
        nos que acreditamos sabemos como é dificil manter esse crença nos dias de hoje.. seja na china, na siria, no sudao na arabia saudita paquistao coreia do norte……provavelmente daqui a uns anos sera aqui.. se os como tu proliferarem muito.. o que vale e que gente com as tuas ideias apoia o aborto!!!!
        tem calma.. o piçarra tambem nao acredita… teve azar

        • Odio, raiva e exltação é mesmo o melhor resumo de tudo que aqui tens escrito!
          Esse teu deus deve estar orgulhoso!…
          Exacto, eu apoio o aborto e, como se vê pelo teu caso, essa opção está autmaticamente justificada!

          • pobre “eu”!!!!…. es muito triste…..odio de quem??? nao me move odio nenhum.. a nao ser que para ti sentido de justiça seja odio…. tenho raiva à mentira… embora seja um sentimento que nao devo alimentar, tenho raiva sim .. a pouca vergonha a mentira e a falta de etica e de moral. a outra palavra nao percebi.. mas de facto o que me faz comentar nao e apenas a injustiça e a mentira e o oportunismo.. mas o desabafo . tambem tenho direito….
            mas nao insulto como tu o fazes
            mas nao digo mentiras .. como tu
            mas nao tento transformar os factos reais… em suposiçoes, nem defender os amigalhaços so porque pertençem a mesma seita!!!!
            se estivesses caladinho neste caso o piça-rra agradecia te.. nao precisas de te ajoelhar em publico para a gente saber o que queres

            • Sim, sim…. eu é que sou “muito triste”, mas tu e que fazes essas figuras!…
              Claro que tu não insultas ninguém nem dizes mentiras – só “os outros” é que fazem isso; até porque tu até és um santinho que acredita em deus!…
              Além de uma total ignorância sobre o tema (musica), só mesmo alguém com muito ódio e raiva é que pode achar que uma melodia tão básica e comum a milhares de musicas foi plagiada!!
              Até parece que estamos a falar da 9ª sinfonia de Beethoven ou das Quatro Estações de Vivaldi!…
              Eu não faço parte de seitas – isso é típico de gente de quem acredita em deuses (ou/e em charlatães)!!
              Não me importa o Piçarra ou o Festival da Canção, mas só alguém de má índole para achar que um artista é capaz de copiar uma musica da igreja (ou lá que é!) e concorrer com ela ao festival da canção – ainda para mais, sabendo que só podem concorrer com temas originais!…
              Tu, além de acreditares em deus, gostas de estar constantemente a fazer de deus – para adjectivar e julgar assim de forma leviana uma pessoa que não conheces de lado nenhum (e quando a grande maioria das pessoas “de bem” facilmente percebe que não houve qualquer plágio)!!

      • sim sim….. todos conhecemos os argumentos de gente como tu… é basico e ja vem de longe .. todos tem o mesmo discurso… so quem nao ouviu o original a versao do pastor a o plagio do piça rra e que nao vem plagio…. a copia e fiel compasso a compasso e nao preciso que venham os amigalhaços do costume dizer que nao ha plagio….so porque a letra e diferente…. eu sei que os plagios nem sempre sao ” apanhados” nem “condenados”… por varios interesses e varios factores alheios a verdade e aos direitos de autor…. nao venhas com desculpas esfarrapadas para defender um ladrao de musica. e tao ladrao como quem rouba um banco ou uma maça…. no caso da maça ate pode ser para comer e nao seja penalizado pela justiça.. mas o piçarra nao fez isso por fome.. embora tenha ar de fominha!!!!!

  3. ja ouvi agora ” open your eyes”….. enquanto o original fala de jesus o senhor de tudo.. o plagio fala de si proprio com voz de “sufrençe”,mas com arrogancia!!!! ainda bem que deus existe!!!!

    • Pelos vistos escapou-lhe que a música foi escrita como uma crítica à sociedade atual, para criticar pessoas como você, e que ficam cegos de tanto veneno e arrogância que possuem!

      • a musica????? kkkkkkk.. bolas quem nao se sabe expressar e voce.. mas adiante que eu entendi. quanto a arrogancia, tem graça … quanto ao veneno!!!!! engraçado a tua moralidade..ou amoralidade…. querer desculpar um plagio com a justificaçao que a letra e uma critica a sociedade…. que seja o que for.. a musica continuara sempre a ser uma copia.. e roubar propriedade intelectual e um crime ainda na nossa sociedade… se nao queres assim vai para a china!!!!la talvez possas fazer um grupinho de tatuados, janados e revoltados.. exprimenta fazer uma critica a sociedade mesmo em verso na praça de tienanmen!!!!

  4. plagio deve trazer penalizaçao para quem o praticou trata se de um roubo descarado….. espero que esse convencido paguem bem caro e que a rtp seja penalizada tambem por apresentar a concurso uma cançao totalmente plagiada, especialmente o juri de seleçao.

  5. agora vem a bostaexpresso na vox maviosa do cadete indignar se pela acusaçao de plagio do piçarra….nao porque tenha havido fraude.. mas porque ninguem se queixou!!!!… bostaexpresso quem te viu e quem te ve!!!! com que entao….. só é crime se houver queixa???? ahahahaha….. a moralidade dos amorais esta cada vez mais na moda!!!!.tristes tempos em que temos que conviver com estas bostas!!!!

    • Bem, você está mesmo obcecado com este assunto! Para além de não saber português, muito menos percebe de música!…
      Santa ignorância…

      • sabe nao suporto injustiças, compadrios, desonestidade…e por ai vai… especialmente daqueles que fazem bandeira exatamente do contrario. posso nao perceber nada de musica, mas percebo bem de falsidade ideologica e esquermas de xicos espertos. quanto ao resto,obrigado pelo elogio….

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE