Dinheiro por lixo: aldeia da Indonésia troca cultivo por reciclagem de resíduos

Sobrecarregada por um aumento nas importações de resíduos depois de a China ter fechado as suas portas ao lixo estrangeiro, a Indonésia endureceu as regras de importação e as inspeções aduaneiras, enviando centenas de toneladas de resíduos estrangeiros de volta aos seus países de origem.

Grupos ambientalistas elogiaram a ação repressiva, mas os moradores de Bangun, uma ilha de Java, na Indonésia, dizem que restringir o lixo de países como Estados Unidos (EUA), Canadá e Austrália vai acabar com uma fonte de receita vital, noticiou no domingo o Diário de Notícias.

“Se eles vão proibir-nos de o fazer, tem de haver uma solução. O governo não nos proporcionou empregos”, disse Heri Masud ao fazer uma pausa na triagem de lixo empilhado ao redor da aldeia de 3.600 pessoas.

As frentes e os quintais das casas em Bangun transbordam com lixo em terras que já foram usadas para cultivar arroz. Os habitantes procuram plástico e alumínio para vender a empresas de reciclagem. Os fabricantes de tofu também compram resíduos para queimar como combustível ao fazer os alimentos à base de soja.

Heri Masud disse que o dinheiro da separação do lixo é usado para financiar atividades como o envio de aldeões na peregrinação de Haj aos locais mais sagrados do islão na Arábia Saudita. “Todos os anos, 17-20 pessoas desta aldeia vão numa Haj. Isso é financiado a partir desses resíduos”, disse.

Salam, de 54 anos, disse que o lixo reciclado pagou os estudos dos seus filhos, e também comprou uma casa para a sua família e gado. “Tenho nove cabras agora”, indicou o homem, que trabalha como intermediário de resíduos entre os camponeses e uma fábrica de papel próxima e diz que o seu trabalho é mais fácil do que a agricultura.

ABr

Embora possa ser mais lucrativo, as pilhas de lixo são uma ameaça à saúde dos moradores, dizem ambientalistas. Uma investigação do grupo ambientalista ECOTON descobriu que os microplásticos haviam poluído a água subterrânea em Bangun e no vizinho rio Brantas, usado para beber água por cinco milhões de pessoas na região.

A Indonésia importou 283 mil toneladas de resíduos plásticos no ano passado, um aumento de 141% em relação ao ano anterior. O país é o segundo maior contribuinte de poluentes plásticos nos oceanos do mundo, de acordo com um estudo realizado em 2015.

Os resíduos domésticos também são um problema. A Indonésia gera 105 mil toneladas de resíduos sólidos urbanos todos os dias nas áreas urbanas, sendo que apenas 15% são reciclados, informou um relatório do Banco Mundial datado de junho. Muitos aterros sanitários urbanos estão perto da capacidade total e as praias de todo o arquipélago estão muitas vezes cheias de lixo.

“Já sabemos que a Indonésia está poluída, e agora a América está a acrescentar o seu lixo”, declarou Prigi Arisandi, diretor executivo da ECOTON, num recente protesto diante do consulado geral dos EUA em Surabaya, no leste de Java.

A Indonésia lançou um plano para reduzir em 70% o lixo plástico nos mares até 2025, comprometendo-se a gastar mil milhões de dólares, mas não é claro o progresso realizado até agora. O governo está atrasado na implantação de estações de co-geração de energia, enquanto um plano para impor um imposto sobre os sacos de plástico enfrenta forte oposição da indústria do plástico.

Taísa Pagno TP, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Pedro Nuno quer tirar carros das estradas (e que viagens de avião com menos de 600 quilómetros desapareçam)

Esta segunda-feira, foi lançado o Plano Ferroviário Nacional (PFN) numa sessão pública organizada no LNEC-Laboratório Nacional de Engenharia Civil, que deverá estar concluído em março de 2022. Na apresentação, o ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, …

Estas formigas encolhem o cérebro para se tornarem rainhas

Cientistas descobriram que as formigas saltadoras indianas reduzem o tamanho do seu cérebro para terem a oportunidade de se tornarem rainhas (e que são capazes de reverter esta mudança quando é preciso). Há muito que …

O "fantasma" de Sócrates pairou no aniversário do PS, mas ninguém o mencionou

O secretário-geral do PS, António Costa, homenageou esta segunda-feira, dia do 48.º aniversário do partido, os primeiros 115 autarcas socialistas eleitos em 1976 e afirmou que os militantes do partido são mais importantes do que …

"Sem paralelo em qualquer outra experiência externa". Marcelo elogia reuniões no Infarmed

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, considera que as reuniões do Infarmed, que juntam especialistas, líderes políticos e parceiros sociais, são realizadas “num quadro político e institucional sem paralelo em qualquer outra experiência …

Fotografia da NASA demonstra Teoria da Relatividade Geral de Einstein

O aglomerado Abell 2813 tem tanta massa que atua como uma lente gravitacional, fazendo com que a luz de galáxias distantes se curve à sua volta. A lente gravitacional acontece quando a massa de um objeto …

Astrónomos descobrem uma super-Terra perto de uma estrela gelada

Uma equipa de investigadores descobriu uma super-Terra a orbitar GJ 740, uma estrela anã fria localizada a cerca de 36 anos-luz do nosso planeta. Nos últimos anos, os cientistas têm levado a cabo uma busca exaustiva …

Já pode "adotar" um pedaço de Notre-Dame para ajudar na sua reconstrução

Uma organização está a dar a oportunidade de o público ajudar na reconstrução de artefactos específicos da catedral de Notre-Dame, em França, que foi parcialmente destruída por um incêndio em 2019. De acordo com a cadeia …

Proporção divina identificada na gerbera

Descobrir como se formam os padrões distintos e omnipresentes das cabeças das flores tem intrigado os cientistas há séculos. Quando se pede a alguém que desenhe um girassol, quase todas as pessoas desenham um grande círculo …

Audi apresenta o novo Q4 e-tron que traz uma autonomia até 520 km

Ainda antes do verão, a Audi vai colocar no mercado o seu primeiro SUV elétrico concebido de raiz e não adaptado a partir de uma plataforma concebida para motores a combustão. O Q4 e-tron destaca-se pela …

Vanuatu em alerta depois de um corpo com covid-19 ter dado à costa

Vanuatu proibiu viagens de e para a sua principal ilha três dias depois de ter dado à costa um corpo de um pescador filipino, que testou positivo à covid-19. De acordo com a Radio New Zealand, …