Dinamarca investiga misterioso desaparecimento de jornalista sueca em submarino

Bax Lindhardt Denmark Out / EPA

Peter Madsen (à direita) foi resgatado, na sexta-feira, depois de o submarino ter tido problemas

A jornalista sueca encontrava-se a bordo do submarino Nautilus com o objetivo de escrever um artigo sobre o seu inventor. O submarino teve problemas durante a viagem e o seu dono foi resgatado. Mas a repórter não apareceu.

A notícia sobre o misterioso desaparecimento da jornalista sueca, Kim Wall, enquanto viajava no maior submarino privado do mundo, construído pelo inventor dinamarquês Peter Madsen, captou a atenção da imprensa internacional nos últimos dias.

O conhecido inventor e empresário de 46 anos convidou a jornalista, de 30, para uma viagem a bordo do seu submarino Nautilus na passada quinta-feira. A imprensa sueca refere que Wall, que escreve para jornais como o New York Times, The Guardian, The South China Morning Post e Vice Magazine, estava a trabalhar num artigo sobre Madsen.

Como a jornalista não regressou a casa, foi o namorado quem soou o alarme sobre o seu desaparecimento, o que levou ao início das buscar para localizar o submarino. Na manhã de sexta-feira, o submarino foi encontrado na baía de Koge, a 50 quilómetros da capital dinamarquesa, e pouco depois afundou-se em cerca de “30 segundos”.

O inventor, que foi resgatado pelas autoridades e se encontrava sozinho, afirmou que Wall tinha saído do navio três horas depois da partida. No entanto, mais ninguém voltou a ver a repórter desde então.

O incidente levantou suspeitas e Madsen foi detido pela polícia pelo possível assassinato da jornalista. Este sábado, o inventor esteve em tribunal, onde o acusam de ter matado Wall de “uma maneira desconhecida e num lugar desconhecido”. Por sua vez, o homem continua a negar e insiste na sua versão dos factos.

A polícia dinamarquesa suspeita que o inventor afundou o submarino de propósito para ocultar as provas da morte da jornalista.

ZAP // RT

PARTILHAR

RESPONDER

Último aviso da Cassini: se for a Saturno, leve guarda-chuva

Se está a pensar fazer uma viagem até Saturno deixamos um conselho: não se esqueça do guarda-chuva. Cientistas norte-americanos descobriram recentemente que os anéis de Saturno podem produzir uma espécie de chuva. A sonda Cassini viveu …

A bebé que nasceu com o coração fora do corpo sobreviveu

Uma bebé que nasceu com o coração fora do peito superou as expectativas que lhe davam menos de 10% de possibilidades de sobrevivência, e ultrapassou três cirurgias para resolver esta rara condição cardíaca. Vanellope Hope Wilkins …

Vieira da Silva implicado no escândalo Raríssimas

Paula Brito e Costa quis criar uma fundação, com o intuito de reforçar os seus poderes na associação Raríssimas. O pedido teve um parecer negativo, mas isso não a impediu de assinar um protocolo como …

PS contraiu mais um empréstimo e já deve 9 milhões de euros à banca

O PS contraiu, há cerca de duas semanas, mais um empréstimo bancário para fazer face às dificuldades financeiras que vem atravessando. O partido tem uma dívida à banca que ronda os 9 milhões de euros. A …

Casa dos Marcos corre o risco de fechar por falta de acesso às contas bancárias

Os trabalhadores da "Raríssimas" avisam que a associação está em risco de fechar por falta de acesso às contas bancárias e apelam ao primeiro-ministro para que envie uma direção idónea para permitir o seu funcionamento. A …

Rui Rio recebe 21 mil euros por ano da Ordem dos Contabilistas

Desde 2013, Rui Rio recebeu 1500 euros brutos mensais como vice-presidente da Assembleia Geral da Ordem dos Contabilistas Certificados (OCC). Por ano, são 21 mil euros ilíquidos: é esse o valor que o candidato à presidência …

Médicos Sem Fronteiras falam em 9 mil rohingyas mortos em apenas um mês

Pelo menos nove mil rohingyas morreram no Estado de Rakhine, em Myanmar, entre 25 de agosto e 24 de setembro, segundo investigações dos Médicos Sem Fronteiras em acampamentos de refugiados no Bangladesh. "Como 71,7% das mortes …

MAI dá à PSP uma semana para avaliar riscos de segurança na noite

A PSP tem até ao próximo dia 20 para realizar uma avaliação dos incidentes registados nos últimos dois anos em estabelecimentos de diversão noturna. Segundo o Diário de Notícias, a ordem de Eduardo Cabrita terá sido …

Três semanas depois, ainda não há pedidos de indemnização por mortes em incêndios

Passaram quase três semanas desde a abertura do processo de entrega de requerimentos, mas a Provedoria da Justiça ainda não recebeu nenhum pedido. A presidente da Associação das Vítimas do Incêndio de Pedrógão Grande (AVIPG) explica …

Mães querem processar Estado pelas adoções ilegais da IURD

As mães portuguesas de dez crianças que terão sido roubadas à família de um lar ilegal financiado pela Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) e adotadas por bispos e pastores da igreja ponderam lutar …