Dinamarca investiga misterioso desaparecimento de jornalista sueca em submarino

Bax Lindhardt Denmark Out / EPA

Peter Madsen (à direita) foi resgatado, na sexta-feira, depois de o submarino ter tido problemas

A jornalista sueca encontrava-se a bordo do submarino Nautilus com o objetivo de escrever um artigo sobre o seu inventor. O submarino teve problemas durante a viagem e o seu dono foi resgatado. Mas a repórter não apareceu.

A notícia sobre o misterioso desaparecimento da jornalista sueca, Kim Wall, enquanto viajava no maior submarino privado do mundo, construído pelo inventor dinamarquês Peter Madsen, captou a atenção da imprensa internacional nos últimos dias.

O conhecido inventor e empresário de 46 anos convidou a jornalista, de 30, para uma viagem a bordo do seu submarino Nautilus na passada quinta-feira. A imprensa sueca refere que Wall, que escreve para jornais como o New York Times, The Guardian, The South China Morning Post e Vice Magazine, estava a trabalhar num artigo sobre Madsen.

Como a jornalista não regressou a casa, foi o namorado quem soou o alarme sobre o seu desaparecimento, o que levou ao início das buscar para localizar o submarino. Na manhã de sexta-feira, o submarino foi encontrado na baía de Koge, a 50 quilómetros da capital dinamarquesa, e pouco depois afundou-se em cerca de “30 segundos”.

O inventor, que foi resgatado pelas autoridades e se encontrava sozinho, afirmou que Wall tinha saído do navio três horas depois da partida. No entanto, mais ninguém voltou a ver a repórter desde então.

O incidente levantou suspeitas e Madsen foi detido pela polícia pelo possível assassinato da jornalista. Este sábado, o inventor esteve em tribunal, onde o acusam de ter matado Wall de “uma maneira desconhecida e num lugar desconhecido”. Por sua vez, o homem continua a negar e insiste na sua versão dos factos.

A polícia dinamarquesa suspeita que o inventor afundou o submarino de propósito para ocultar as provas da morte da jornalista.

ZAP // RT

PARTILHAR

RESPONDER

"Casa de animais". Escândalo sexual nos Dallas Mavericks abala NBA

O ex-presidente executivo da equipa da NBA foi acusado por várias funcionárias de assédio sexual, assim como o responsável pelo site da organização. Uma investigação levada a cabo pela Sports Illustrated revelou, esta quarta-feira, as práticas de …

Sporting vs Astana | Leão empata mas segue em frente

O Sporting cumpriu o esperado e apurou-se para os oitavos-de-final da Liga Europa, apesar de empatar com o Astana, em casa, por 3-3. Após uma primeira parte de alguns sustos, Bruno Fernandes “abriu o livro” após …

REN pode vir a pagar metade da fatura da tarifa social do gás

Esta quinta-feira, o jornal Público avança que o Governo quer que, em vez dos consumidores, sejam as "transportadoras" e "comercializadoras" a financiar a tarifa social do gás. A ERSE terá de adaptar as tarifas à …

Proteína BolA torna bactéria salmonela mais resistente

Uma equipa de cientistas portugueses está a estudar a proteína BolA, de forma a tentar combater o facto de a salmonela ser um dos grandes problemas existentes na atualidade, já que esta bactéria pode contaminar …

Presidente da Ford nos EUA demite-se por comportamento inadequado

Uma investigação interna concluiu que Raj Nair levou a cabo comportamento "inconsistente com o código de conduta da empresa". O Presidente da Ford nos EUA, Raj Nair, demitiu-se "com efeitos imediatos" depois de uma investigação interna …

PJ investiga contas bancárias de Bruno de Carvalho e de familiares

As contas bancárias de Bruno de Carvalho, presidente do Sporting, estão a ser passadas a pente fino por investigadores da Polícia Judiciária, no âmbito das suspeitas em torno de eventuais "luvas" nas transferências de jogadores. A …

Rúben Semedo em prisão preventiva acusado de tentativa de homicídio

O futebolista português Rúben Semedo, internacional sub-21 que joga no clube espanhol Villarreal, vai ficar em prisão preventiva, a aguardar julgamento, depois de ter sido acusado de tentativa de homicídio. Um juiz do tribunal de Líria, …

Opositor russo Alexei Navalny detido um mês antes das presidenciais

O líder da oposição russa Alexei Navalny anunciou ter sido detido pela polícia em Moscovo, a menos de um mês das eleições presidenciais, para as quais apelou ao boicote. Através do Twitter, Navalny disse ter sido …

Com 13 anos, Jack não conseguiu jogar na lotaria (mas comprou uma arma)

Jack, um rapaz norte-americano de 13 anos, tentou, sem sucesso, comprar cerveja, cigarros, revistas para adultos ou até jogar na lotaria. Mas quando se tratou de comprar uma arma, conseguiu-o em menos de dez minutos. O …

PCP sozinho na luta contra o Acordo Ortográfico

PSD, PS, CDS e BE demarcaram-se, esta quarta-feira, do projeto de resolução do PCP, que pretende a desvinculação de Portugal do Acordo Ortográfico de 1990, ainda que admitam a necessidade de o aperfeiçoar. Na defesa do …