Dinamarca investiga misterioso desaparecimento de jornalista sueca em submarino

Bax Lindhardt Denmark Out / EPA

Peter Madsen (à direita) foi resgatado, na sexta-feira, depois de o submarino ter tido problemas

A jornalista sueca encontrava-se a bordo do submarino Nautilus com o objetivo de escrever um artigo sobre o seu inventor. O submarino teve problemas durante a viagem e o seu dono foi resgatado. Mas a repórter não apareceu.

A notícia sobre o misterioso desaparecimento da jornalista sueca, Kim Wall, enquanto viajava no maior submarino privado do mundo, construído pelo inventor dinamarquês Peter Madsen, captou a atenção da imprensa internacional nos últimos dias.

O conhecido inventor e empresário de 46 anos convidou a jornalista, de 30, para uma viagem a bordo do seu submarino Nautilus na passada quinta-feira. A imprensa sueca refere que Wall, que escreve para jornais como o New York Times, The Guardian, The South China Morning Post e Vice Magazine, estava a trabalhar num artigo sobre Madsen.

Como a jornalista não regressou a casa, foi o namorado quem soou o alarme sobre o seu desaparecimento, o que levou ao início das buscar para localizar o submarino. Na manhã de sexta-feira, o submarino foi encontrado na baía de Koge, a 50 quilómetros da capital dinamarquesa, e pouco depois afundou-se em cerca de “30 segundos”.

O inventor, que foi resgatado pelas autoridades e se encontrava sozinho, afirmou que Wall tinha saído do navio três horas depois da partida. No entanto, mais ninguém voltou a ver a repórter desde então.

O incidente levantou suspeitas e Madsen foi detido pela polícia pelo possível assassinato da jornalista. Este sábado, o inventor esteve em tribunal, onde o acusam de ter matado Wall de “uma maneira desconhecida e num lugar desconhecido”. Por sua vez, o homem continua a negar e insiste na sua versão dos factos.

A polícia dinamarquesa suspeita que o inventor afundou o submarino de propósito para ocultar as provas da morte da jornalista.

ZAP // RT

PARTILHAR

RESPONDER

Caracol carrega o menor computador do mundo (e desvenda mistério sobre extinção em massa)

A decisão de introduzir caracóis não nativos no Taiti levou à extinção de 56 espécies de caramujos arbóreos. Contudo, uma das espécies sobreviveu. Para perceber como este "milagre" aconteceu, uma equipa usou o menor computador …

Cientistas estudam a presença de água líquida em exoluas de planetas "fugitivos"

Astrofísicos calcularam que tais sistemas poderiam abrigar água suficiente para tornar a vida possível - e sustentá-la. A água - no estado líquido - é o elixir da vida. Tornou a vida possível na Terra e …

Portugal tem o segundo melhor ataque do Euro. E a terceira pior defesa

Fechada a segunda jornada da fase de Grupos do Euro 2020, a seleção nacional tem o segundo melhor ataque da prova, com 5 golos marcados, atrás apenas da Itália. Mas tem também a terceira pior …

Espanha 1-1 Itália | Hino ao desperdício trama La Roja

A Polónia, comandada pelo treinador português Paulo Sousa, empatou hoje a um golo com a Espanha, em Sevilha, em encontro da segunda jornada do Grupo E do Euro2020, mantendo-se ambas sem vitórias. A formação espanhola, que …

Já pode ajudar a NASA a batizar o manequim que vai até à Lua

A agência espacial norte-americana está a pedir ajuda para batizar o "Moonikin", o manequim que vai a bordo da nave Orion, durante a missão lunar Artemis I, ainda este ano. Quando a nave espacial Orion, da …

Portugal em Europeus: as últimas três derrotas foram (todas) contra a Alemanha

Em 90 minutos, Portugal não era derrotado numa fase final de um Europeu desde a estreia no Europeu 2012. Recorde as seleções que bateram Portugal, até agora. "Já não posso ver os franceses à frente". Esta …

Spotify lança Greenroom (e abre concorrência ao Clubhouse)

O Spotify lançou na quarta-feira, dia 16 de junho, uma app de conversas por áudio em direto chamada Greenroom, uma resposta do gigante sueco de streaming de música à popular plataforma Clubhouse. O Greenroom permite que …

"Médicos de árvores" em Singapura ajudam a preservar os seus pacientes gigantes

Arboristas como Eric Ong são responsáveis pelo bem-estar das milhares de árvores em Singapura. O seu trabalho é essencial para a preservação da natureza. A Singapura é uma cidade-estado insular situada ao sul da Malásia, com …

Novo primeiro-ministro de Israel dá 14 dias a Netanyahu para deixar residência oficial

O novo primeiro-ministro de Israel, Naftali Benet, deu duas semanas ao antecessor Benjamin Netanyahu para abandonar a residência oficial do chefe de Governo, em Jerusalém, segundo adianta hoje a imprensa local. Benet terá enviado na sexta-feira …

Ponte inca com mais de 500 anos é reconstruída após cair durante a pandemia

Peruanos da comunidade Huinchiri, localizada na região de Cusco, estão a reconstruir uma ponte inca com 500 anos. Esta foi feita a partir de técnicas tradicionais de tecelagem para criar uma passagem sob o Rio …