Dinamarca investiga misterioso desaparecimento de jornalista sueca em submarino

Bax Lindhardt Denmark Out / EPA

Peter Madsen (à direita) foi resgatado, na sexta-feira, depois de o submarino ter tido problemas

A jornalista sueca encontrava-se a bordo do submarino Nautilus com o objetivo de escrever um artigo sobre o seu inventor. O submarino teve problemas durante a viagem e o seu dono foi resgatado. Mas a repórter não apareceu.

A notícia sobre o misterioso desaparecimento da jornalista sueca, Kim Wall, enquanto viajava no maior submarino privado do mundo, construído pelo inventor dinamarquês Peter Madsen, captou a atenção da imprensa internacional nos últimos dias.

O conhecido inventor e empresário de 46 anos convidou a jornalista, de 30, para uma viagem a bordo do seu submarino Nautilus na passada quinta-feira. A imprensa sueca refere que Wall, que escreve para jornais como o New York Times, The Guardian, The South China Morning Post e Vice Magazine, estava a trabalhar num artigo sobre Madsen.

Como a jornalista não regressou a casa, foi o namorado quem soou o alarme sobre o seu desaparecimento, o que levou ao início das buscar para localizar o submarino. Na manhã de sexta-feira, o submarino foi encontrado na baía de Koge, a 50 quilómetros da capital dinamarquesa, e pouco depois afundou-se em cerca de “30 segundos”.

O inventor, que foi resgatado pelas autoridades e se encontrava sozinho, afirmou que Wall tinha saído do navio três horas depois da partida. No entanto, mais ninguém voltou a ver a repórter desde então.

O incidente levantou suspeitas e Madsen foi detido pela polícia pelo possível assassinato da jornalista. Este sábado, o inventor esteve em tribunal, onde o acusam de ter matado Wall de “uma maneira desconhecida e num lugar desconhecido”. Por sua vez, o homem continua a negar e insiste na sua versão dos factos.

A polícia dinamarquesa suspeita que o inventor afundou o submarino de propósito para ocultar as provas da morte da jornalista.

ZAP // RT

RESPONDER

Peixes estão a confundir plástico com comida e a introduzi-lo na cadeia alimentar

Um estudo norte americano divulga que várias espécies de peixes estão a "introduzir" na sua cadeia alimentar o plástico, por confundirem com comida. Todos os anos mais de oito milhões de toneladas de resíduos de …

Carrinha atropela várias pessoas nas Ramblas, em Barcelona. Imprensa local avança mais de dez mortes

Uma carrinha atropelou hoje dezenas de pessoas na zona turística das Ramblas, em Barcelona, fazendo vários feridos, anunciou a polícia espanhola. As autoridades já confirmaram que se trata de um atentado terrorista. Uma furgoneta branca atropelou …

Governo declara estado de calamidade pública

O Governo vai declarar o estado de calamidade pública face à "previsão do agravamento" nos próximos dias do risco de incêndio, nos distritos do interior das regiões Centro e Norte e alguns concelhos do distrito …

Cientistas criam teste sanguíneo que deteta cancro a partir de ADN

Investigadores anunciaram terem desenvolvido um teste sanguíneo capaz de detetar precocemente vários tipos de cancro, ao localizar material genético derivado de células tumorais. Investigadores anunciaram ter desenvolvido um teste sanguíneo capaz de detetar precocemente vários tipos …

Marcelo e Costa visitam Pedrógão, PSD quer é saber onde está o dinheiro

Dois meses depois do maior incêndio de Portugal, o Presidente da República e o primeiro ministro visitam o local. A oposição exige, por sua vez, saber "o que tem sido feito com o dinheiro doado". O …

Um ano depois, Rúben aguarda justiça (e nem o dinheiro aliviou a dor)

Um ano depois das agressões em Ponte de Sor, a mãe de Rúben Cavaco diz que o filho ainda espera justiça e que continua sem compreender porque razão os gémeos iraquianos tiveram imunidade diplomática. A mãe …

As bactérias percebem o ambiente como os humanos

As bactérias, assim como os seres humanos, sentem o ambiente, uma descoberta que pode levar ao desenvolvimento de melhores medicamentos contra infecções bacterianas, revelaram cientistas da Universidade do Colorado, em Boulder, nos Estados Unidos. A descoberta, …

Sismo em Lisboa (o mais forte dos últimos 45 anos) não fez feridos

O sismo registado hoje pelas 07:44 em Sobral de Monte Agraço, Lisboa, não provocou danos pessoais ou materiais, e foi "sentido com intensidade máxima III na escala de Mercalli modificada", adiantou o Instituto Português do …

Sem-abrigo "herói de Manchester" acusado de roubar vítimas do atentado

Ficou conhecido como um dos "heróis de Manchester" depois de ter ajudado as vítimas do atentado terrorista que matou 22 pessoas, após um concerto de Ariana Grande, mas, afinal, terá roubado as vítimas do ataque. Chris …

"Dinossauro Frankenstein" pode ser o elo perdido entre herbívoros e carnívoros

Uma equipa de cientistas acredita ter resolvido o mistério sobre o chamado "dinossauro Frankenstein", um esqueleto encontrado no Chile, em 2015, que parecia ser composto por partes de espécies diferentes. Um novo estudo, publicado na Royal …