Dinamarca vai desenterrar e incinerar cadáveres de milhões de martas

O Governo dinamarquês anunciou, esta sexta-feira, que está disposto a exumar e incinerar os cadáveres de milhões de martas enterradas à pressa, depois de terem sido sacrificadas.

Milhões de martas foram mortas porque poderiam ser a causa de uma mutação do novo coronavírus potencialmente problemática para seres humanos e, em seguida, foram enterrados, na sua maioria em valas comuns. Agora, o Governo dinamarquês anunciou que está disposto a exumar e incinerar os cadáveres dos animais.

Mette Frederiksen, primeira-ministra da Dinamarca, anunciou o abate, no início de novembro, de cerca de 15 a 17 milhões de martas no país, o maior exportador mundial de peles destes animais. No entanto, uma ordem judicial concluiu que a decisão do Executivo não tinha base legal, levando à renúncia do ministro da Agricultura.

Agora, surgiram novos receios, desta vez relacionados com o enterro dos animais em valas comuns. Os especialistas temem que substâncias como o fósforo e o nitrogénio possam ser libertados em grandes quantidades no solo ao redor das valas, na sequência do processo de decomposição, avança o Diário de Notícias.

À televisão pública TV2, Rasmus Prehn, novo ministro da Agricultura, disse ter “vontade de me livrar dos visons e queimá-los desde o primeiro dia”. Os deputados exigem que as carcaças sejam desenterradas e destruídas através da incineração.

O ministro da Agricultura alertou, no entanto, que qualquer decisão final sobre a incineração das martas só poderá ser tomada com a aprovação da agência ambiental local.

Esta quinta-feira, lavada em lágrimas, a primeira-ministra dinamarquesa pediu desculpas pela gestão da crise com as martas no país, depois de uma mutação do novo coronavírus encontrada em quintas de criação ter motivado o Governo a decretar o abate de milhões de visons.

De acordo com a última contagem, mais de dois terços dos cerca de 15 a 17 milhões de visons no país já foram abatidos. Vison ou marta é a designação comum de várias espécies de mamíferos mustelídeos, que se assemelham às doninhas da América do Norte.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Bonito!!!
    Depois do estrago feito, que é o de contaminarem o solo e cursos de água subterâneos, é que decidem queimar!!??
    Há cada mentalidade!!!!

RESPONDER

Junta militar de Myanmar está a sequestrar familiares de pessoas que pretende deter, diz especialista da ONU

A junta militar de Myanmar está a sequestrar familiares de pessoas que pretende deter, incluindo crianças com 20 semanas de idade, segundo o relator especial da Organização das Nações Unidas (ONU) destacado para o país, …

Regiões portuguesas entre as que mais colocaram trabalhadores em teletrabalho

  Apesar dos números elevados registados em Portugal, futuro do modelo está ainda em aberto, face à preferência dos patrões em ter os funcionários a trabalhar em ambiente de escritório. De acordo com dados revelados pelo Eurostat, …

Reino Unido em choque. Sabina Nessa pode ter sido assassinada por um estranho ainda em liberdade

Sabina Nessa, de 28 anos, terá sido assassinada enquanto caminhava pelo Cator Park, no sudeste de Londres, na passada sexta-feira. O percurso da sua casa até a um bar ia demorar apenas cinco minutos, mas …

A corrida a secretário-geral da UGT terá dois candidatos

É a primeira vez que a corrida à liderança da UGT conta com dois candidatos: além de José Abraão, atual dirigente da Federação de Sindicatos da Administração Pública (Fesap), Mário Mourão, presidente do Sindicato dos …

Colapso da Evergrande. China pede a governos regionais que se "preparem para a possível tempestade"

As autoridades chinesas estão a pedir aos governos regionais para se prepararem para um possível colapso da Evergrande. O The Wall Street Journal noticia, esta quinta-feira, que as autoridades chinesas estão a pedir aos governos regionais …

Governo vai testar 35 mil funcionários de creches e pré-escolar até 3 de outubro

Os funcionários das creches, do pré-escolar e a rede nacional de amas começaram esta quinta-feira a ser testados à covid-19, numa ação que até 3 de outubro abrangerá 35 mil pessoas em todo o país. O …

Bem-vindo à última fase do desconfinamento: fim do certificado em restaurantes, máscara em transportes e lares

"Estamos em condições para avançar para a terceira fase de desconfinamento." Foi com esta frase que António Costa deu início à conferência de imprensa após o Conselho de Ministros desta quinta-feira. Portugal vai avançar para a …

EUA reabrirá campo de detenção de migrantes perto da prisão de Guantánamo

A administração do Presidente dos Estados Unidos (EUA) Joe Biden se prepara para reabrir um campo de detenção de migrantes na Baía de Guantánamo, após um aumento de migrantes e requerentes de asilo no sul …

Défice desce para 5,3% do PIB no 2.º trimestre do ano

O défice orçamental do primeiro semestre deste ano é de 5,5% do PIB. A meta do ministro das Finanças para o ano de 2021 é de 4,5%.  O défice orçamental fixou-se em 5,3% do PIB no …

É a maior contração desde 1995. INE revê queda do PIB para 8,4%

A queda foi pior do que se esperava: o Produto Interno Bruto (PIB) recuou 8,4% e não 7,6%, indicam os recentes dados do Instituto Nacional de Estatística (INE). O Produto Interno Bruto (PIB) caiu 8,4% em …