Dia D: Britânicos decidem hoje se querem continuar na União Europeia

fatedsnowfox / Flickr

-

Urnas estão abertas desde o início da manhã e encerram às 22 horas. Já começou o referendo que vai ditar o futuro do Reino Unido na União Europeia.

Os britânicos decidem esta quinta-feira se pretendem ficar ou sair da União Europeia, num referendo que há vários meses tem deixado a comunidade europeia na corda bamba.

As urnas abriram às sete da manhã e, segundo a Comissão Eleitoral britânica, espera-se que cerca de 46,5 milhões de pessoas participem na votação.

A contagem dos votos dá-se depois do encerramento das mesmas, às 22 horas, e na madrugada do dia seguinte devem começar a ser divulgadas as primeiras projeções dos resultados.

Inicialmente, as sondagens mostravam que os defensores da saída estavam em vantagem mas, depois do homicídio da deputada trabalhista Jo Cox, os resultados alteraram-se ligeiramente.

As últimas sondagens têm previsto um empate técnico entre os defensores do “Ficar” e do “Sair”, algumas com um ligeiro crescimento dos que preferem a permanência.

Nas vésperas daquele que é o referendo mais importante dos últimos anos no Reino Unido, a campanha para que o país fique na comunidade europeia intensificou-se.

Contra o chamado “Brexit”, estão membros do governo britânico, encabeçados pelo primeiro-ministro David Cameron, e empresários que alertam para uma recessão iminente, aumento dos preços e dos impostos.

Numa das últimas entrevistas, o chefe do governo apelou mesmo aos britânicos para que não tomem uma decisão errada, pois poderá ser definitiva e “sem volta a dar”.

Por seu lado, os defensores da saída acusam os que se opõem à proposta de aterrorizar a população e de manipular a informação, entre os quais se destaca o antigo mayor de Londres, Boris Johnson.

A pergunta que se impõe nos boletins de voto é “Deve o Reino Unido continuar a ser membro da União Europeia ou deixar a União Europeia?”. Seja qual for a resposta, uma coisa é certa: a Europa nunca mais será a mesma.

ZAP / ABr

PARTILHAR

RESPONDER

Porsche e Boeing unem-se em projeto de táxi aéreo premium

A Porsche e a Boeing estão a unir esforços para explorar o mercado de mobilidade área urbana. Aproveitando os seus pontos fortes, as duas empresas prometem desenvolver um táxi aéreo para o futuro. Numa verdadeira fusão …

Fotografia com pombos? Na Tailândia, há "profissionais" contratados para assustá-los

A área de uma das portas da cidade, Tha Pae, parte do que resta da muralha vermelha que protegia a cidade antiga em Chiang Mai, na Tailândia, é uma das maiores atrações turísticas locais. Os turistas …

Sky News lança canal sem qualquer notícia sobre o Brexit

O canal Sky News Brexit-Free foi esta quarta-feira para o ar às 17h horas, sendo que os seus programas serão transmitidos até às 22h, de segunda a sexta-feira. O grupo de televisão britânico Sky vai lançou …

Vacina contra o cancro da mama pode estar disponível dentro de 8 anos

Investigadores da Clínica Mayo desenvolveram uma vacina contra o cancro ovário e da mama que poderá estar disponível comercialmente dentro de apenas oito anos. A ideia da vacina é estimular o próprio sistema imunológico dos pacientes …

Busca pelo avião de Amelia Earhart só encontrou chapéus, detritos de um naufrágio e uma lata de refrigerante

A mais recente busca pelos restos do avião de Amelia Earhart, a famosa aviadora americana que desapareceu sobre o Pacífico em 1937, terminou sem resultados. De acordo com o jornal norte-americano The New York Times, a investigação …

Protestos em Hong Kong. LeBron acusado de apoiar regime chinês

A super estrela do basquetebol LeBron James juntou-se à polémica entre a NBA e a China, após apelidar de “mal-informado” o treinador dos Houston Rockets, Daryl Morey, que expressou apoio aos manifestantes em Hong Kong …

Acordo para o Brexit está "prestes a ficar fechado"

A chanceler alemã, Angela Merkel, e o Presidente francês, Emmanuel Macron, disseram esta quarta-feira que um acordo para o Brexit está em finalização e poderá ser apresentado quinta-feira para aprovação no Conselho Europeu. "Quero acreditar que …

Em Chernobyl, estão a desaparecer "as memórias que as pessoas deixaram para trás"

Chernobyl é, atualmente, a maior atração internacional da Ucrânia e o novo presidente, Volodymyr Zelenski, já apresentou um projeto para trazer ainda mais turistas. No entanto, estão a desaparecer "as memórias que as pessoas deixaram …

Huawei afirma que a tecnologia 6G vai estar disponível daqui a 10 anos

O CEO da Huawei, Ren Zhengfei, assinalou, durante uma entrevista à CNBC, que a sua empresa está a trabalhar em redes móveis 6G, que estarão completamente desenvolvidas daqui a 10 anos.   "Trabalhámos em 5G e 6G …

Nazismo e comunismo classificados em pé de igualdade pelo Parlamento Europeu

No passado dia 19 de setembro, a União Europeia colocou comunismo e nazismo em pé de igualdade, depois de aprovar no Parlamento Europeu uma resolução condenando ambos os regimes por terem cometido "genocídios e deportações …