Mãos no colo e janela aberta. DGS divulga orientações para os transportes públicos

Manuel de Almeida / Lusa

Desinfeção frequente das superfícies, distanciamento físico e uso de máscara são algumas das orientações divulgadas pela Direção-Geral da Saúde para os transportes públicos.

A Direção-Geral da Saúde (DGS) publicou esta quarta-feira as orientações de cuidados de saúde pública a manter em transportes públicos como autocarros, comboios, metros e táxis.

As empresas e operadoras de transportes públicos coletivos e individuais devem ter um plano de contingência próprio, ficando encarregues de acompanhar a sua implementação. O plano deverá garantir “aconselhamento técnico aos seus colaboradores, sensibilização para o cumprimento de medidas de proteção contra a covid-19 e materiais de limpeza, máscaras e equipamentos de proteção individual adequados”.

Os trabalhadores devem ser sensibilizados para o cumprimento das regras de etiqueta respiratória, lavagem correta de mãos, distanciamento físico e outras medidas de higienização e controlo ambiental.

“Os trabalhadores que estejam expostos ao público ou que partilhem o mesmo espaço com outras pessoas devem utilizar máscara facial, de preferência cirúrgica”, lê-se ainda no documento citado pelo SAPO24.

Em relação aos passageiros de transportes públicos, a DGS recomenda que sigam as medidas de segurança e de higiene recomendadas, entre as quais a utilização de máscara. Para além do apelo ao distanciamento físico, etiqueta respiratória e lavagem correta de mãos, os passageiros também devem “reduzir ao mínimo o contacto manual com as superfícies”.

Como tal, as empresas e operadoras deverão “disponibilizar, para trabalhadores e utilizadores, uma solução antissética de base alcoólica ou outra solução à base de álcool”.

O pagamento eletrónico deve ser privilegiado, evitando ao máximo o contacto direto com os motoristas e funcionários.

Nos veículos em que tal seja tecnicamente possível, a DGS determina a “abertura automática das portas, efetuando paragem em todas as estações/paragens, no sentido de evitar que os utilizadores tenham de carregar no botão de abertura de portas (botão stop), e privilegiar a entrada e a saída dos utilizadores pela porta traseira do veículo”.

Em táxis e veículos TVDE, os passageiros devem viajar apenas no banco de trás, “mantendo a janela aberta para permitir a circulação do ar”.

“Já os utilizadores deste tipo de transporte devem colocar os pertences próprios na bagageira de forma autónoma e independente, manter as mãos no colo durante a viagem e evitar o manuseamento e toque nas superfícies do interior do veículo e higienizar as mãos antes e após a utilização”, lê-se ainda no documento.

A limpeza e desinfeção das superfícies é também uma das prioridades apontadas pela DGS para todas as empresas e operadoras de transportes públicos.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Portanto que se ponham a pau as empresas privadas sujeitas a fiscalização e multas. As empresas de estado podem voltar ao modo “lata de sardinha”. Tal como na limpeza das matas, o zé povinho paga mas as matas do estado continuam na mesma…

RESPONDER

Estados Unidos anunciam novas sanções a Cuba. “É apenas o início”

Sanções dos Estados Unidos a Cuba têm como objetivo castigar “os indivíduos responsáveis pela opressão da população cubana”. Ministro dos Negócios Estrangeiros cubano, numa reação, fala em medidas "sem fundamento e caluniosas" e pede que …

Militantes do Chega acusados de agredir homossexual em Viseu

Militantes do Chega são acusados de terem agredido um homem homossexual no final da tarde de quarta-feira, na rua, em Viseu. Segundo informação avançada pelo Expresso, os agressores são afetos à candidatura do partido de …

Só Portugal e Lituânia é que ainda não têm 5G na União Europeia

Portugal e a Lituânia eram os dois países da União Europeia (UE) sem serviços de quinta geração (5G) no final de junho, de acordo com último relatório do Observatório Europeu para o 5G. "No final de …

Número três do Benfica suspeito de fraude fiscal

Os investigadores da Operação Saco Azul suspeitam que o Benfica desviou 1,4 milhões de euros, dos 1,8 milhões que pagou à empresa informática Questão Flexível. O semanário Expresso avança, na sua edição desta sexta-feira, que o …

OE2022: PCP já reuniu com o Governo, mas chuta discussões para pós-autárquicas. BE resgata propostas

O Governo já começa a apalpar terreno à esquerda para as negociações do Orçamento do Estado para 2022. O executivo reuniu com o PCP, mas o partido diz que só negoceia após as autárquicas. BE …

Harry Kane pode estar a caminho do Manchester City por 187 milhões de euros

A confirmar-se este valor, esta será a segunda maior transferência da história, superada apenas pela saída de Neymar do Barcelona para o PSG em 2017. Segundo avança o The Sun, Harry Kane está mesmo a caminho …

Benfica fez sondagem por Kaio Jorge

O jovem ponta-de-lança estará a ser cobiçado pelos italianos do AC Milan, mas os encarnados também não quiseram ficar para trás. De acordo com o jornal Record, o Benfica fez uma sondagem por Kaio Jorge, o …

Governo propõe que avós ou tios possam usufruir de licença parental

O Executivo propôs aos parceiros sociais que, quando a mãe ou o pai de uma criança estão impedidos de gozar a licença parental, os familiares diretos, como avós, tios ou irmãos, possam fazê-lo e receber …

"Jogo de passa-culpas". Detenção de Vieira abre guerra entre Novo Banco e Fundo de Resolução

O Novo Banco acusa o Fundo de Resolução pelo facto de a venda da dívida da Imosteps, empresa de Luís Filipe Vieira, não ter sido vendida isoladamente a um fundo. A detenção de Luís Filipe Vieira …

Santa Clara vence na Macedónia do Norte e está mais perto da Europa

O Santa Clara venceu esta quinta-feira por 3-0 na visita ao Shkupi, em jogo da primeira mão da segunda pré-eliminatória da Liga Conferência Europa, disputado em Skopje, na Macedónia do Norte. No estádio Arena Nacional Todor …