DGS e Infarmed pedem aos portugueses que tomem menos antibióticos

A Autoridade Nacional do Medicamento (Infarmed) enviou cartas aos profissionais de saúde a pedir que informem os doentes sobre o perigo de usarem antibióticos de forma inadequada e pede que a prescrição dos mesmos seja feita de uma maneira responsável.

A notícia é avançada esta sexta-feira pelo “Diário de Notícias”, que informa que o uso excessivo de antibióticos tem levado ao aparecimento de bactérias multirresistentes, responsáveis por mais de 700 mil mortes no mundo.

Em 2013, as bactérias que não são suscetíveis aos antibióticos estiveram associadas à morte de 4600 pessoas em Portugal.

Felizmente, em 2014, o consumo de antibióticos em Portugal reduziu, e o país está agora no 16.º lugar entre 30 países europeus quando estava em nono, em 2012.

“Portugal tem melhorado globalmente no consumo de antibióticos e estamos abaixo da média europeia. Mas continuamos longe dos melhores países”, afirma ao DN Carlos Palos, do Programa de Prevenção e Controlo de Infeções e Resistência aos Antimicrobianos (PPCIRA).

De acordo com dados do Infarmed, o número de embalagens de antibióticos dispensados em 2015 aumentou 3,5% em relação a 2014, passando de “cerca de 7,7 milhões para cerca de 8 milhões”.

Já comparando o primeiro semestre de 2015 com o primeiro semestre de 2016, a tendência é de descida. “As embalagens de antibióticos diminuíram 3,4%, de 4,4 milhões para 4,3 milhões”, destaca o Infarmed.

Apesar do consumo nacional ter descido no último ano, entre outubro de 2015 e setembro de 2016 foram vendidas em Portugal cerca de 8,5 milhões embalagens de antibióticos em farmácias, segundo dados da empresa QuintilesIMS.

A venda destes medicamentos ascendeu aos 61 milhões de euros, abaixo dos 65 milhões de euros registados no ano anterior.

Segundo Carlos Palos, um dos problemas que provoca o aumento da resistência aos antibióticos, em Portugal, é a informação falsa.

“Cerca de 60% dos portugueses continuam a achar que os antibióticos servem para tratar vírus e cerca de 50% acham que tratam gripes e constipações. É muito acima da média europeia”, aponta o especialista ao DN.

Resistência aos antibióticos pode vir a matar mais dez milhões de pessoas por ano

Um relatório conduzido pelo economista Jim O’Neill, apresentado em maio, indica que a resistência aos antibióticos poderá vir a matar, em 2050, mais dez milhões de pessoas por ano face ao que acontece atualmente – ou seja, uma pessoa a cada três segundos.

“É preciso que isso se torne uma prioridade para todos os chefes de Estado”, afirmou na altura O’Neill, citado pela agência France Presse, ao propor uma bateria de medidas a implementar.

O relatório apela à mudança drástica na maneira de utilizar os antibióticos, cujo consumo excessivo e má utilização favorece a resistência das “super-bactérias”.

A primeira investigação sobre a resistência aos antibióticos, publicada há um ano em Genebra, revelou que todas as pessoas podem um dia ser afetadas por uma infeção resistente a estes medicamentos.

Na apresentação deste estudo, a diretora geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Margaret Chan, referiu que o aumento da resistência aos antibióticos representa “um imenso perigo para a saúde mundial”.

A resistência ocorre quando as bactérias evoluem e ficam resistentes aos antibióticos utilizados para tratar as infeções, algo que “atinge níveis perigosamente elevados em todas as partes do mundo”.

Este flagelo mundial deve-se, sobretudo, ao consumo excessivo de antibióticos e à sua má utilização.

BZR, ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas foram à procura de matéria escura e acabaram por encontrar energia escura

Uma equipa de cientistas foi à procura de matéria escura e pode ter encontrado energia escura em vez disso. Os investigadores querem ter a certeza que não foi uma casualidade. A energia escura é uma forma …

Role play ao serviço da Ciência. Investigadores fingem ser Neandertais para estudar caça a aves

Uma equipa de investigadores espanhóis decidiu adotar a "dramatização" científica para reconstruir um novo elemento do comportamento Neandertal: a cooperação com os membros do grupo enquanto usa fogo e ferramentas para caçar gralhas no interior …

Estoril 0-1 Sporting | Figueira deu o fruto que saciou o leão

Foi preciso surgir um erro crasso do guarda-redes estorilista (até então a fazer uma belíssima exibição) para o campeão nacional poder respirar de alívio e festejar a quarta vitória na Liga, esquecendo por agora a …

A tinta mais branca do mundo ajuda a poupar energia nas casas - e pode eliminar de vez o ar condicionado

Uma equipa de investigadores da Universidade de Purdue desenvolveu uma tinta tão branca que revestir um prédio com ela pode reduzir, ou até mesmo eliminar, a necessidade de ter ar condicionado. Depois de testar mais de …

Costa promete "lição exemplar" à Galp depois de "tanto disparate" em Matosinhos

O secretário-geral do PS, António Costa, considerou hoje que “era difícil imaginar tanto disparate, tanta asneira, tanta insensibilidade” como a Galp demonstrou no encerramento da refinaria de Matosinhos, prometendo uma “lição exemplar” à empresa. Falando em …

Porto 5-0 Moreirense | Días, Taremi e Fábio, o trio maravilha

O Porto foi o primeiro dos “grandes” a entrar em campo e deu o mote, e que mote. Os “dragões” receberam o Moreirense e golearam sem apelo nem agravo, por 5-0, graças a uma segunda …

Ronaldo volta a marcar pelo United em jogo com final frenético

O português Cristiano Ronaldo voltou hoje a marcar pelo Manchester United, mas foram Lingaard e David de Gea que ‘brilharam’ na vitória sobre o West Ham, por 2-1, em jogo da quinta jornada da Liga …

O Cumbre Vieja, num dos complexos vulcânicos mais ativos nas Canárias, entrou em erupção

O vulcão Cumbre Vieja, na ilha espanhola de La Palma, entrou hoje em erupção na zona de Las Manchas, depois de mais de uma semana em que foram registados milhares de sismos na região. Na zona, …

Portugal regista 677 novos casos de covid-19 e cinco mortes

Portugal registou, este domingo, 677 novos casos e cinco mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, Portugal …

Estudo mostra como diferentes espécies de polvos coexistem no mesmo ambiente

Existem mais de 300 espécies de polvos a viver em diversos habitats que abrangem recifes de coral, leitos de ervas marinhas, planícies de areia e regiões de gelo polar. Mas de que forma cefalópodes tão …