Dezenas de petroleiros acumulam-se nas costas dos EUA e Singapura. Carregam o petróleo que ninguém quer

(h) Guarda Costeira dos Estados Unidos

Dezenas de petroleiros estão a acumular-se nas costa da Califórnia (Estados Unidos) e Singapura. Carregam o petróleo que ninguém quer.

A situação é fruto da baixa procura. À boleia da covid-19, que parou indústrias em todo o mundo e confinou milhões de pessoas em causa, o consumo de petróleo baixou, fazendo com que esta matéria prima se acumulasse em armazéns.

Neste momento, escasseiam espaços para armazenar o produto, enquanto se aguarda que a economia mundial retome e alavanque as vendas de petróleo.

Foi esta mesma situação – falta de procura aliada à escassez de espaços de armazenamento da matéria prima – que fez com que o barril de petróleo americano – West Texas Intermediate (WTI) – pisasse terreno negativo.

Num dia inédito, que foi o pior da história para o crude de referência nos Estados Unidos, este produto chegou a fundar 300%, sendo cotado a -37 dólares.

Nesta segunda-feira, noticia a agência Bloomberg, estavam no Estreiro de Singapura cerca de 60 navios-tanques, em vez das habituais 30 ou 40 embarcações. Alguns destes navios são utilizados para armazenar petróleo que já não “cabe” na Terra, ao passo que outros aguardam que surja um comprador oriundo da Ásia.

Estes navios carregados com produtos petrolíferos – gasolina e combustíveis para a aviação – vão para o Estreito de Singapura depois de saírem das principais refinarias da Coreia do Sul e da China. Precisam de esperar agora semanas para descarregar as matérias. Antes da pandemia de covid-19, bastavam quatro a cinco dias.

Também a costa da Califórnia está a sentir os efeitos da pandemia. Cerca de 30 navios-tanques carregados com 20 milhões de barris de petróleo bruto foram observados entre Los Angeles e Long Beach, segundo avançou a NPR.

Em declarações aos jornalistas, o economista Reid I’Anson revelou que, normalmente, existem 5 milhões de barris “a flutuar” na área, dando conta que o aumento da carga está diretamente relacionado com os efeitos da pandemia.

O mar e os navios não são melhor local para armazenar esta matéria prima, até porque é extremamente caro. No entanto, sustentou, agora quase não existem alternativas. “Não podemos guardar este petróleo bruto para nenhum outro lugar (…) globalmente, ninguém precisa desta matéria prima neste momento”.

ZAP //

 

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Era interessante que usassem gente que saiba escrever e, mesmo assim, usassem correctores ortográficos. Na notícia aparece um tal estreito de Cingapura que só pode existir num mundo imaginário, e, logo de seguida, combustível para a viação.
    Eu falho, todos nós falhamos, mas o corrector ajuda

  2. Eu já estou a planear construir um tanque no quintal onde possa armazenar o conteúdo de um bom petroleiro, penso que mais portugueses deviam optar pela mesma solução, daqui por algum tempo o negócio será rentável!

RESPONDER

Pai de Rosa Grilo constituído arguido por suspeita de favorecimento pessoal

O pai de Rosa Grilo, Américo Pina, foi esta quarta-feira constituído arguido num segundo processo relacionado com a morte do triatleta Luís Grilo. Segundo o jornal Público, a notícia foi confirmada por fonte próxima do processo, …

NOS e Vodafone vão partilhar equipamentos de redes móveis

A NOS e a Vodafone fecharam acordos com vista à partilha de infraestruturas e equipamentos de rede móvel, abrangendo as tecnologias 2G, 3G e 4G. A NOS e a Vodafone anunciaram um acordo de partilha de …

Eutanásia começa a ser discutida. Deputados consideram pergunta "confusa" e "não" é quase certo

A discussão sobre a eutanásia começa hoje no Parlamento e estende-se até sexta-feira. A proposta, que conta com o apoio da Igreja Católica, deve ser chumbada, tendo em conta os sentidos de voto já conhecidos, mas …

Cabrita mantém auditoria sobre falhas na GNR e PSP em segredo

A auditoria "Cartografia de Risco", feita pela Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI) que detetou falhas na formação e organização na GNR e na PSP, continua em segredo no gabinete do ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita. Em …

Assassino publicou áudio a dizer que "vingou o profeta". Pai de aluna e dois menores podem ter sido cúmplices

O assassino do professor francês que mostrou caricaturas de Maomé numa aula divulgou uma mensagem de áudio nas redes sociais em que dizia ter vingado o profeta, após publicar uma fotografia da sua vítima, avança …

Avanços e ajustamentos em pezinhos de lã. Sem certezas, Governo tenta aproximar-se à esquerda

A tensão entre o PS e a esquerda já dura há duas semanas. O Governo já fez algumas cedências em troca do "sim" dos parceiros, mas falta a análise que tarda em chegar. Fonte do Governo …

"Bazuca" dá mais mil milhões para "revolução" nos transportes de Lisboa e Porto

O ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes, diz que estamos perante uma "revolução" que vai mudar muito a circulação das pessoas em Lisboa e no Porto. O dinheiro vindo da União …

"Médicos pela Verdade". Ordem abre processo contra movimento que desvaloriza gravidade da covid-19

A Ordem dos Médicos abriu processos disciplinares a 7 médicos do movimento Médicos pela Verdade, grupo que desvaloriza a gravidade da covid-19 e se mostra contra o uso generalizado de máscaras e de testes de …

"Esta é a crise das nossas vidas". Vieira da Silva diz que chumbo do OE seria "dificilmente compreensível"

O ex-ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, José António Vieira da Silva, elogiou, em entrevista ao jornal ECO, a proposta para Orçamento de Estado para 2021 (OE2021) e disse que seria "estranho" que não …

Podemos acusado de financiamento irregular, crime eleitoral e falsificação de documentos

O partido espanhol Podemos é acusado de financiamento irregular, crime eleitoral e falsificação de documentos comerciais. A acusação consta num despacho do juiz de instrução Juan José Escalonilla, datado de 10 de setembro, ao qual a …