Dezenas de petroleiros acumulam-se nas costas dos EUA e Singapura. Carregam o petróleo que ninguém quer

(h) Guarda Costeira dos Estados Unidos

Dezenas de petroleiros estão a acumular-se nas costa da Califórnia (Estados Unidos) e Singapura. Carregam o petróleo que ninguém quer.

A situação é fruto da baixa procura. À boleia da covid-19, que parou indústrias em todo o mundo e confinou milhões de pessoas em causa, o consumo de petróleo baixou, fazendo com que esta matéria prima se acumulasse em armazéns.

Neste momento, escasseiam espaços para armazenar o produto, enquanto se aguarda que a economia mundial retome e alavanque as vendas de petróleo.

Foi esta mesma situação – falta de procura aliada à escassez de espaços de armazenamento da matéria prima – que fez com que o barril de petróleo americano – West Texas Intermediate (WTI) – pisasse terreno negativo.

Num dia inédito, que foi o pior da história para o crude de referência nos Estados Unidos, este produto chegou a fundar 300%, sendo cotado a -37 dólares.

Nesta segunda-feira, noticia a agência Bloomberg, estavam no Estreiro de Singapura cerca de 60 navios-tanques, em vez das habituais 30 ou 40 embarcações. Alguns destes navios são utilizados para armazenar petróleo que já não “cabe” na Terra, ao passo que outros aguardam que surja um comprador oriundo da Ásia.

Estes navios carregados com produtos petrolíferos – gasolina e combustíveis para a aviação – vão para o Estreito de Singapura depois de saírem das principais refinarias da Coreia do Sul e da China. Precisam de esperar agora semanas para descarregar as matérias. Antes da pandemia de covid-19, bastavam quatro a cinco dias.

Também a costa da Califórnia está a sentir os efeitos da pandemia. Cerca de 30 navios-tanques carregados com 20 milhões de barris de petróleo bruto foram observados entre Los Angeles e Long Beach, segundo avançou a NPR.

Em declarações aos jornalistas, o economista Reid I’Anson revelou que, normalmente, existem 5 milhões de barris “a flutuar” na área, dando conta que o aumento da carga está diretamente relacionado com os efeitos da pandemia.

O mar e os navios não são melhor local para armazenar esta matéria prima, até porque é extremamente caro. No entanto, sustentou, agora quase não existem alternativas. “Não podemos guardar este petróleo bruto para nenhum outro lugar (…) globalmente, ninguém precisa desta matéria prima neste momento”.

ZAP //

 

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Era interessante que usassem gente que saiba escrever e, mesmo assim, usassem correctores ortográficos. Na notícia aparece um tal estreito de Cingapura que só pode existir num mundo imaginário, e, logo de seguida, combustível para a viação.
    Eu falho, todos nós falhamos, mas o corrector ajuda

  2. Eu já estou a planear construir um tanque no quintal onde possa armazenar o conteúdo de um bom petroleiro, penso que mais portugueses deviam optar pela mesma solução, daqui por algum tempo o negócio será rentável!

RESPONDER

PayPal resiste à pandemia. Volume de pagamentos cresce 30% no segundo trimestre

O volume de pagamentos através do PayPal cresceu 30% no segundo trimestre. A empresa parece resistir à pandemia de covid-19, que abalou o setor das viagens, cujos pagamentos estão muitas vezes associados a meios eletrónicos. …

Quatro pessoas morreram nos Estados Unidos depois de beberem desinfetante para as mãos

Quatro pessoas morreram nos Estados Unidos depois de ingerirem desinfetante para as mãos à base de álcool, revelou um relatório do Centros de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) do país esta quarta-feira publicado. De …

Jim Hackett deixa a Ford após três anos de liderança

Ao fim de três anos como CEO da Ford, Jim Hackett será substituído por Jim Farley. Um mandato que fica marcado por problemas financeiros, de produção e pela morte dos três volumes e utilitários. O mandato …

Covid-19: Portugal tem mais 186 casos e quatro pessoas morreram desde sexta-feira

Portugal regista hoje mais quatro mortos e 186 novos casos de infeção por covid-19 em relação a sexta-feira, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde. De acordo com o relatório da DGS sobre a situação …

Versão americana da Eurovisão chega em 2021

O Festival Eurovisão da Canção — o maior espetáculo de entretenimento televisivo do mundo — vai chegar aos Estados Unidos no final do próximo ano. A novidade foi divulgada, esta sexta-feira (7), em comunicado oficial. A …

Contratações na TVI após apoios financeiros "suscitam preocupação"

O professor universitário e ex-ministro Miguel Poiares Maduro manifestou "preocupação" relativamente às contratações na TVI, da Media Capital, grupo que beneficia do apoio do Estado, através da compra antecipada de publicidade institucional. Em entrevista à Lusa, …

Invocando Sá Carneiro, Miguel Albuquerque também defende diálogo entre PSD e Chega

O Presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, defendeu que o PSD deve dialogar com vários partidos, incluindo o Chega de André Ventura. Depois de Rui Rio admitir em entrevista à RTP que poderá vir …

Sobe para 18 o número de mortos no acidente de avião na Índia

As autoridades indianas atualizara para 18 o número de mortes no acidente com o avião da Air India Express, que voava do Dubai para Kozhikode, no sul da Índia, e que se partiu em dois …

Luz verde para reabertura de centros de dia. DGS sugere dois metros de distância entre idosos

Os centros de dia vão poder reabrir a partir de 15 de agosto, mas de forma faseada e condicionados a uma avaliação prévia da Segurança Social e entidade de saúde local sempre que funcionem juntamente …

Vacina russa para a covid-19 preocupa cientistas. País pode estar a saltar etapas

Países de todo o mundo continuam na corrida por uma vacina contra a covid-19. A Rússia diz estar prestes a anunciar a vacina, deixando preocupada a comunidade científica, ao passo que Itália avança para os …